Por: Carlos Tonet
Movimento de empresas e entidades quer garantir compra de terrenos para construção de unidades habitacionais para vítimas da calamidade no Vale do Itajaí. Recursos devem vir do Fundo Social e de doações.
Uma iniciativa de empresários e entidades catarinenses resultou na criação do Fundo de Solidariedade Volta ao Lar, um projeto que prevê a compra de terrenos para a construção de pelo menos 5.000 novas unidades habitacionais em toda a região do Vale do Itajaí, assolada com a mais trágica calamidade de sua história. O valor das áreas necessárias e sua infra-estrutura deve alcançar R$ 50 milhões.
O Fundo de Solidariedade de Volta ao Lar foi criado nesta quinta-feira, dia 27, e já conta com um grande parceiro. O Bradesco, banco que abriu uma conta para receber doações, já depositou R$ 100 mil por iniciativa de seu presidente, Márcio Cypriano. A conta está vinculada à Fiesc – Federação das Indústrias de Santa Catarina, uma das entidades responsáveis pela iniciativa.
A empresária Sônia Regina Hess de Souza, presidente da Dudalina, explica que o fundo será destinado a aquisição de terrenos em áreas seguras dentro das diversas cidades atingidas pela catástrofe. Sônia é integrante do Consult - Conselho Consultivo Superior de Governo de Santa Catarina.
"Os terrenos serão comprados e repassados a instituições públicas para a construção das unidades habitacionais", destaca a empresária. "Serão escolhidas áreas próximas aos locais atingidos, para que as pessoas relocadas possam ficar perto das comunidades onde viviam. A disponibilização dos terrenos é a primeira etapa. Posteriormente, os imóveis poderão ser erguidos com recursos do PAR – Programa de Arrendamento Residencial, da Caixa Econômica Federal".
Para que os terrenos possam ser comprados, os empresários enviaram ao governador Luis Henrique da Silveira uma proposta para que 100% da arrecadação do Fundo Social proveniente das empresas da região sejam destinados ao programa.
Contribuições para a aquisição de terrenos já podem ser feitas através da seguinte conta:
Banco BradescoAgência: 2186-5 -
Agência TrindadeConta Corrente: 36000-7
CNPJ: FIESC - 83.873.877/0001-14
Solidariedade Volta ao Lar
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu recado.