21 de agosto de 2010

Rede empresarial permite economia de 30%

A obtenção de 30% de economia nas compras das mercadorias junto às indústrias é um dos primeiros resultados da recém-instalada Rede Agroforça de Lojas Agropecuárias que reúne –de forma consorciada e cooperativa – empresas de Santa Catarina e do Paraná. As lojas consorciadas na rede faturam cerca de 50 milhões de reais ao ano e sustentam 74 empregos diretos. Em 2011, a rede será ampliada para o Rio Grande do Sul. A instalação oficial da Agroforça ocorreu em solenidade no Clube Cultural e Recreativo Xanxerense, em Xanxerê (SC), nesta semana, na presença de 300 empresários, autoridades e convidados.

“A concorrências das grandes empresas estava afetando a competitividade das agropecuárias independentes que, em sua maioria, constituem-se em micro e pequenas empresas familiares”, expôs o presidente da Rede Agroforça e co-proprietário da Celeiro Agropecuária, de Francisco Beltrão (PR),Vilmar Bottin. Antecipa que foram fechadas “excelentes negociações” com fornecedores de produtos comprados em conjunto” e está otimista com as perspectivas de negócios. Com a rede, “as lojas da rede estão em pleno aperfeiçoamento técnico no varejo e buscam melhores condições de sobrevivência e crescimento nos mercados onde atuam”.

Os preparativos para formação de rede iniciaram em 2009, em Xanxerê, com o apoio do Sebrae que implantou o Programa Central de Negócios. No início de 2010 foi juridicamente formalizada a sociedade, que já opera nas compras conjuntas. “A assessoria e o apoio do Sebrae foram determinantes na concretização da rede”, enfatiza Bottin.

A Agroforça reúne 14 empresas e outras 20 empresas desejam ingressar, mas, a expansão será gradual e criteriosa. “Admitiremos apenas as empresas sérias e de excelente conduta comercial”, informa o presidente. A meta é admitir dez novos sócios para 2010, com base na idoneidade das empresas. “Queremos empresas idôneas para desenvolvermos grandes parcerias com nossos fornecedores”, antecipa o tesoureiro da Rede e co-proprietário da Agropecuária Polli e Borin, de Xaxim (SC), Roberto Polli.

Os primeiros resultados da rede Agroforça são animadores: já há escritório em funcionamento e área de depósito (em breve a Rede terá uma filial no Paraná). Foram obtidos descontos acima de 30% em alguns produtos comprados em conjunto, melhoria da gestão das empresas, mudanças tributárias que melhor qualificarão as empresas, e perspectiva da manutenção e ampliação dos negócios no mercado. Outras ações consistiram na contratação de um comprador e criação e aplicação de identidade visual corporativa para padronização das lojas e seus materiais.

O diretor técnico do Sebrae/SC, Anacleto Ângelo Ortigara, realça que o programa Central de Negócios que inspirou a criação da Rede Agroforça tem como fio condutor a confiança e, como tripé de sustentação, a compra conjunta, o marketing e a venda integrada. “O potencial de negócios da Rede Agroforça está concentrado em 3 importantes pilares: a idoneidade dos sócios; a vivência e o conhecimento do ramo; e o potencial de crescimento das empresas”, sublinha Ortigara.

O secretário da Agricultura de Santa Catarina, Enori Barbieri, destaca que “o Sebrae está cumprindo seu verdadeiro papel ao apoiar e viabilizar as pequenas empresas do comércio de produtos agropecuários, pois são geradoras de empregos e disseminadoras de tecnologias para o setor rural.

Quais são as lojas agropecuárias fundadoras são: Agropecuária Cadore(Faxinal dos Guedes/SC), Agropecuária Campo Nativo (Clevelândia/PR), Agropecuária Kleimpaul (Xavantina/SC), Agropecuária Polli e Borin (Xaxim/SC), Agropecuária Quatro I (Abelardo Luz/SC), Agropecuária Verde Vale (Galvão/SC), Bikaro Agropecuária (Xanxerê/SC), Celeiro Agropecuária (Francisco Beltrão/PR), Gerecel Agroveterinária (Irani/SC), Agrovema (Mariópolis/PR), Zanca Agropecuária (São Domingos/SC), MCC Agroveterinária (São João/PR), Veterinária Schimar (Coronel Vivida/PR) e Agropecuária Agroponto (Chapecó/SC).

re

Foto: Presidente da rede, Vilmar Bottin, coordenador regional do Sebrae/ SC, Enio Parmeggiani, tesoureiro da rede, Roberto Polli e o vice-presidente da rede, Antonio Carminatti

Fonte: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

20 de agosto de 2010

Dicas para evitar a osteoporose

Uma alimentação balanceada e rica em cálcio pode evitar a osteoporose, doença que causa a diminuição da massa óssea e a deterioração estrutural provocadas pela carência de cálcio, muitas vezes só percebida quando acontece uma fratura. as não é só a alimentação a grande aliada na prevenção da doença. A adoção de hábitos saudáveis no cotidiano como atividade física regular, exposição ao sol em horários adequados e a eliminação do cigarro ajudam na diminuição da perda óssea.


Outro fator importante, tanto na prevenção quanto no tratamento da doença, é o esclarecimento. A osteoporose é cercada de mitos, o que muitas vezes leva a um diagnóstico tardio e à falta de orientação para lidar com a doença. Portanto, esclarecer as dúvidas significa ter mais saúde e qualidade de vida.osteoporose


Segundo o Dr. Salo Buksman, responsável pelo Programa de Osteoporose Masculina (Proma) do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), é preciso explicar alguns pontos importantes para que as pessoas possam se cuidar desde cedo. Dados da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) mostram que as fraturas por osteoporose ocorrem três vezes mais do que doenças coronárias; sete vezes mais do que derrame cerebral e oito vezes mais do que câncer de mama.


Confira abaixo algumas perguntas frequentes sobre a osteoporose:


1 - Quem não gosta de leite apresenta maior risco de ter osteoporose?
Não. Uma das dicas de prevenção da doença é preocupar-se com a ingestão mínima de cálcio necessário para manter os ossos saudáveis. São recomendados 1.200 mg por dia. E para quem não gosta de leite é só recorrer a outros laticínios como queijo, por exemplo.


2 - A osteoporose não tem cura e não pode ser tratada?
A osteoporose não tem cura, mas o tratamento deve ser feito por médicos especializados capazes de dar orientações sobre medicamentos capazes de estabilizar o quadro da doença ou melhorar o problema. Isso significa evitar maiores complicações e reduzir significantemente o risco de fraturas.


3 - Quem tem osteoporose não pode praticar atividade física?
Pelo contrário. Praticar exercícios físicos é essencial. Neste caso, os exercícios devem ter impacto mínimo. Caminhada é a atividade mais recomendada.

4 – Devo me preocupar com a osteoporose somente após a menopausa?
Não. O nível de cálcio no organismo é de fato menor após a menopausa, mas a sua incidência não está ligada a esta fase. Sua prevenção deve ser preocupação ao longo da vida. E para isso basta seguir algumas ações cotidianas como expor-se à luz do sol sem filtro, durante 15 minutos todos os dias. O sol deve incidir sobre a face, tronco superior e braços. Atenção: deve-se evitar o sol após às 10 horas. Vale ainda ingerir vitamina D diariamente. Verduras e laticínios fortificados fornecem este tipo de vitamina.


5 - A osteoporose é uma doença feminina?
Mulheres têm mais osteoporose que os homens, pois tem os ossos mais finos e mais leves e apresentam perda importante durante a menopausa. No entanto, homens com deficiência alimentar rica em cálcio e vitaminas estão sujeitos à doença. Inclusive, o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) criou o Programa de Osteoporose Masculina (PROMA), desde março de 2004, com o objetivo de quantificar as vítimas da doença para tratá-las e estudar sua incidência.


6 – A osteoporose é hereditária?
Não significa dizer que se o histórico familiar é favorável à osteoporose que todos vão desenvolver a doença. Mas é importante, sim, identificar se os pais são portadores de osteoporose. Em caso positivo, deve-se manter cuidado redobrado na prevenção da doença. Explicação: a vitamina D é mais eficiente na absorção do cálcio em algumas pessoas do que em outras e essa característica é hereditária. Descendentes de pessoas que tem menor capacidade de absorção do cálcio no organismo e apresentaram osteoporose quando adultas tem maior probabilidade de apresentar a doença. Mas nada que bons hábitos alimentares não possam mudar este quadro.

Clique e ouça a entrevista com o Dr. Salo Buksman realizada pela Web Rádio Saúde

Fonte: Portal da Saúde

Leia Mais ►

19 de agosto de 2010

Eleições 2010: TRE-SC lança o Guia do Eleitor

Durante a sessão desta quarta-feira (18), o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina lançou o Guia do Eleitor, uma publicação para difundir, por meio de uma linguagem simples e acessível, conceitos relacionados ao exercício da cidadania e promover a conscientização política. A edição também busca estimular o pensamento crítico dos eleitores para que participem ativamente das decisões políticas de suas comunidades.

O guia foi dividido em dois grandes tópicos, intitulados "Conhecendo o Nosso Sistema Eleitoral" e "Exercendo a Cidadania". A primeira parte apresenta as principais normas do sistema eleitoral, enquanto a segunda esclarece eventuais dúvidas do eleitor ou do futuro eleitor sobre o exercício de sua cidadania.

Durante o lançamento, o presidente em exercício, desembargador Sergio Torres Paladino enalteceu o trabalho dos servidores na elaboração de mais uma publicação da Justiça Eleitoral catarinense. "Essa obra terá repercussão certamente não apenas aqui no nosso estado mas, a exemplo de outras publicações desse Tribunal, deverá ser muito requisitada por demais interessados no país todo", disse Paladino.

Na avaliação do presidente em exercício, a distribuição do guia para alunos de 1º e 2º graus servirá de estímulo para a formação de futuros cidadãos. "Tenho a certeza de que os futuros eleitores, após o manuseio da edição, poderão aprofundar seus conhecimentos sobre o sistema eleitoral e se tornarão, no futuro, eleitores com melhor formação política".

Com tiragem de 50 mil exemplares, a publicação será utilizada para fins didáticos com alunos do Ensino Básico (últimas séries) e do Ensino Médio de escolas públicas e particulares em Santa Catarina. A distribuição será proporcional ao número de alunos e eleitores em cada município.

A publicação também estará disponível nos cartórios eleitorais do estado. Cada município com cartório receberá, no mínimo, 100 exemplares e, no máximo, 2 mil.

O projeto da publicação foi concebido pela Coordenadoria de Gestão da Informação do TRESC, assim como a seleção e a revisão do seu conteúdo. Já a arte, o projeto gráfico e a diagramação foram desenvolvidos pela Assessoria de Imprensa do Tribunal.

Por: Elstor C. Werle e Rodrigo Brüning Schmitt/Assessoria de Imprensa do TRESC

Leia Mais ►

18 de agosto de 2010

A importância do georreferenciamento para os proprietários rurais

Os imóveis rurais com área inferior a 500 hectares terão que ter georreferenciamento a partir de 21 de novembro de 2011. Os produtores rurais são obrigados a fazer o georreferenciamento de seus imóveis rurais somente em casos de transferência (compra e venda, doação, dação em pagamento, inventários, arrolamentos e demais situações), divisão, desmembramento ou remembramento da área.

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) esclarece que a partir da Lei 10267, de 2001, passou a ser exigida a apresentação ao Incra da planta georreferenciada para a emissão de uma certificação que comprove que seu imóvel não se sobrepõe a outro ou a áreas de conservação ambiental, reservas indígenas ou áreas quilombolas. No entanto, nem todos os proprietários de imóveis rurais precisam fazer essa apresentação. O presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo, alerta que “a obrigatoriedade do georreferenciamento é somente para os casos de mudanças de domínio do imóvel, desmembramento, remembramento ou parcelamento do imóvel”, ressalta.geo

A Faesc também esclarece que o georreferenciamento consiste na descrição dos limites geográficos de imóveis rurais para atualização da situação cartorial e cadastral da propriedade trazendo segurança jurídica aos registros públicos.

Os prazos (fixados nos Decretos 4.449/02 e 5.570/05) são os seguintes: após noventa dias da publicação do Decreto, para os imóveis com área acima de 5.000 hectares, ou seja, desde 29 de janeiro de 2003. Após um ano, para os imóveis com área entre 5.000 e 1.000 hectares, ou seja, desde 1º de novembro de 2003. Após 21 de novembro de 2008, para os imóveis com área entre 500 e 1.000 hectares e 21 de novembro de 2011, para os imóveis com área abaixo de 500 hectares.

Os procedimentos para o georreferenciamento do imóvel rural obedecem a três etapas: a primeira envolve o profissional habilitado e credenciado para a execução dos serviços de campo e elaboração do material. A segunda etapa se dá junto ao Incra, com a apresentação do material, anuência dos confinantes e demais documentos e a terceira e última etapa se processa junto ao Cartório de Registro de Imóveis.

Quanto ao CCIR (certificado de cadastro de imóvel rural) é o documento emitido pelo Incra, que constitui prova do cadastro do imóvel rural, sendo indispensável para desmembrar, arrendar, hipotecar, vender ou prometer em venda o imóvel rural e para homologação de partilha amigável ou judicial (sucessão causa mortis) de acordo com as Leis nº 4.947, de 6 de abril de 1966 e 10.267, de 28 de agosto de 2001.

Sem apresentação do Certificado de Cadastro, não poderão os proprietários, sob pena de nulidade, desmembrar, arrendar, hipotecar, vender ou prometer em venda imóveis rurais. É também exigido nos casos de sucessão causa mortis.

O cadastro do imóvel rural e a emissão do CCIR podem ser feitos na Superintendência regional do Incra, em Florianópolis ou nas Unidades Avançadas do Incra localizadas em alguns municípios. O Incra possui termo de cooperação técnica firmado com Prefeituras para o funcionamento das UMC (unidades municipais de cadastramento), possibilitando aos detentores fazer o cadastro de seus imóveis e emitir o CCIR, no local onde residem. A emissão do CCIR também poderá ser feita pela internet. O proprietário rural poderá ter maiores informações junto aos Sindicatos Rurais filiados a FAESC de seu município.

Fonte: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

17 de agosto de 2010

9º Festival Lixo e Cidadania

De 16 a 21 de agosto, Belo Horizonte irá receber mais de 1,5 mil catadores de materiais recicláveis de todas as regiões do país, além de delegações internacionais, para a realização do 9º Festival Lixo e Cidadania. O evento, que já é uma tradição na cidade, tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o papel do catador enquanto agente social, ambiental e econômico.


Este ano, o evento promoverá espaços de intercâmbio e debate em torno do desenvolvimento sustentável, do multiculturalismo, do empreendedorismo e da educação ambiental. A programação traz estéticas, técnicas, conteúdos e intervenções diversas, e é composta por seminários, debates, oficinas, apresentações teatrais de grupos formados por catadores e ex-moradores de rua, feira de produtos reciclados e ainda shows de artistas que orientam seus trabalhos pela ideia da reciclagem musical.9festival_lixo


A 9ª edição do Festival inova ao oferecer aos participantes um formato mais dinâmico para o debate de temas importantes como sustentabilidade, Economia Solidária e as políticas Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos Urbanos. Além de ouvir especialistas da área pública, privada e da Academia, catadores e representantes da sociedade civil poderão participar oferecendo ao público a sua visão sobre os assuntos. “Queremos dar voz àqueles que efetivamente são protagonistas da cadeia da reciclagem no país e que costumam não ser ouvidos pela sociedade”, afirma o Coordenador-Geral do Festival Lixo e Cidadania, José Aparecido Gonçalves.


A programação é dividida em duas partes: temática e cultural. Entre os dias 16 e 18 de agosto, segunda a quarta-feira, catadores, ambientalistas, acadêmicos e demais interessados vão debater assuntos importantes para o desenvolvimento sustentável. Este ano, os debates serão sobre os temas da logística reversa, pagamento pelos serviços ambientais urbanos e a incorporação formal dos empreendimentos dos catadores na prestação de serviços da coleta seletiva.

De quinta a domingo, a programação é cultural, com exposições de artistas plásticos brasileiros e franceses e shows com Pedro Luis e a Parede, Orquestra Contemporânea de Olinda, Bossa Cuca Nova, Casuarina, Banda Del Rey e Instituto Especial Soul Music com Thalma de Freitas e Kamau. Para a programação noturna, os ingressos custam R$ 20 inteira e R$ 10 com meia-entrada para estudantes.

As atividades públicas acontecerão na Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte (MG) e o atendimento educativo no Centro Mineiro de Referência em Resíduos. A entrada é gratuita. As inscrições podem ser feitas pelo site www.festivallixoecidadania.com.br.

O 9º Festival Lixo e Cidadania é uma realização do Instituto Nenuca de desenvolvimento sustentável (INSEA), Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, Fórum Estadual Lixo e Cidadania, Rede de Educação Cidadã e Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), com apoio da Petrobras, CBMM, Sebrae-MG, Fundação Banco do Brasil, Coca-Cola, Caixa Econômica Federal, CRB, Santa Maria, Banco do Nordeste, Mendes Junior, Produflex Minas Industria de Borracha, UEMG, CREA-MG, CEMPRE e participação dos Ministérios da Cultura, do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Fonte: www.festivallixoecidadania.com.br.

Leia Mais ►

16 de agosto de 2010

Agrotóxicos com alto risco para a saúde são utilizados no Brasil

Agrotóxicos que apresentam alto risco para a saúde da população são utilizados, no Brasil, sem levar em consideração a existência ou não de autorização do governo federal para o uso em alimentos. É o que apontam os novos dados do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (Para), divulgados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) dia 23 de julho  de 2010, em Brasília.

Em 15 das 20 culturas analisadas, foram identificados agrotóxicos ativos e prejudiciais à saúde humana. "Encontramos agrotóxicos, que estamos reavaliando, em culturas para os quais não estão autorizados, o que aumenta o risco tanto para a saúde dos trabalhadores rurais como para a dos consumidores", afirma o diretor da Anvisa, Dirceu Barbano. Nessa situação, chama a atenção a grande quantidade de amostras de pepino e pimentão contaminadas com endossulfan; de cebola e cenoura com acefato; e de pimentão, tomate, alface e cebola com metamidofós. Além de serem proibidas em vários países do mundo, essas três substâncias já começaram a ser reavaliadas pela Anvisa e tiveram indicação de banimento do Brasil.agrotoxico

De acordo com o diretor da Anvisa, "são ingredientes ativos com elevado e comprovado grau de toxicidade e que causam problemas neurológicos, reprodutivos, de desregulação hormonal e até câncer". "Apesar de serem proibidos em vários locais do mundo, como União Europeia e Estados Unidos, há pressões do setor agrícola para manter esses três produtos no Brasil, mesmo após serem retirados de forma voluntária em outros países", pondera Barbano.

A Anvisa faz a reavaliação toxicológica de ingredientes ativos de agrotóxicos sempre que existe algum alerta nacional ou internacional sobre o perigo dessas substâncias para a saúde. Em 2008, a agência colocou em reavaliação 14 ingredientes ativos, entre eles o endossulfan, o acefato e o metamidofós.

Houve amostras, ainda, que apresentaram as duas irregularidades: resíduos de agrotóxicos acima do permitido e ingredientes ativos não autorizados para aquela cultura. No balanço geral, das 3.130 amostras coletadas 29% apresentaram algum tipo de irregularidade.

Os casos mais problemáticos foram os do pimentão (80% das amostras insatisfatórias), uva (56,4%), pepino (54,8%), e morango (50,8%). Já a cultura que apresentou melhor resultado foi a da batata, com irregularidades em apenas 1,2% das amostras analisadas

Fonte e maiores informações:  http://portal.anvisa.gov.br

Leia Mais ►

15 de agosto de 2010

Concurso público para Guarda Municipal de Brusque

Foi lançado na última quinta-feira, 12 de agosto, o edital para o concurso público da Guarda Municipal de Brusque. Serão oferecidas 30 vagas para o cargo de Agente de Autoridade de Trânsito. As inscrições vão até o dia 13 de setembro e somente serão efetuadas via internet, no endereço eletrônico do concurso http://transitobrusque.fepese.org.br onde estrá disponível o edital completo. O valor da inscrição é de R$ 70,00.

A remuneração inicial é de R$ 1.231,20, por 40 horas semanais de trabalho e para o provimento das vagas, entre os pré-requisitos, o candidato deve ter ensino médio completo e carteira de habilitação categoria AB. A prova escrita já está marcada para 26 de setembro de 2010, às 14h, em local a ser divulgado após as inscrições. Serão 40 questões objetivas sendo 10 de português, 10 estudos sociais, 10 de legislação, 5 de matemática e 5 de informática básica.

Maiores informações sobre o concurso podem ser obtidas no e-mail transitobrusque@fepese.org.br ou nos seguintes locais:

1. Sede da FEPESE

Campus Professor João David Ferreira Lima.guardaBQ

Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

Trindade – Florianópolis – SC.

Telefones (48) 3953-1000.

Horário de atendimento: dias úteis das 9h às 18h.

 

2. Posto de Atendimento ao candidato em Brusque.

Rua Prefeito Germano Schaefer, 135

Centro – Brusque – SC

Junto ao Terminal Urbano de Brusque – Piso Superior

Horário de Atendimento: dias úteis das 13h às 17h30min

Fonte: PMB

Leia Mais ►

Recomendo

Arquivo do Blog