3 de janeiro de 2013

Transporte saudável = vida saudável!

Nos dias de hoje, é muito comum nos preocuparmos com o nosso bem-estar. Mas um dos maiores vilões da nossa saúde continua por aí, cada vez mais presente: o carro! Um estudo realizado pela Associação Média Britânica, publicado na revista Popular Science, comprovou com fatos e dados concretos que os carros engordam e diminuem a expectativa de vida. Segundo o estudo, batizado de ‘Transporte Saudável = Vidas Saudáveis‘, o aumento no número de veículos nas últimas décadas teve os seguintes impactos negativos na saúde:
                 - Mais risco de acidente, deixando pedestres e ciclistas mais vulneráveis;
                 - Mais exposição a poluentes do ar, diminuindo a expectativa de vida;
                 - Quem usa apenas o carro para se locomover apresenta um maior índice de obesidade;
                 - Áreas com mais trânsito apresentam maior mortalidade por doenças relacionadas à poluição do ar;
                 - O trânsito provoca distúrbios causados pela poluição sonora.


E como evitar todos esses malefícios causados pelo uso intenso do carro como meio de transporte? O estudo da Associação Média Britâbikenica mostra que o caminho é apostar em formas mais ativas de locomoção sempre que possível, como caminhar ou pedalar. “Caminhar e pedalar são as formas de transporte mais sustentáveis e são associadas com um grande número de reconhecidos benefícios para a saúde”, diz a pesquisa. Veja alguns benefícios comprovados abaixo:
                - Aumenta a saúde mental;
                - Melhora o humor;
                - Reduz o risco de morte prematura; 
                - Ajuda a emagrecer;
                - Previne doenças crônicas como hipertensão, diabetes, osteosporose, depressão e câncer;


Apesar de defender a bicicleta e a caminhada sempre que possível, o estudo entende que para trajetos mais longos, o transporte público deve ser usado para evitar o uso do automóvel. “Combinar meios ativos (bicicleta e caminhada) com o transporte público pode ajudar a população a atingir o nível de atividade física diária recomendada”, dizem os pesquisadores. Com esses resultados cientificamente comprovados, a Associação Média Britânica sugere um maior investimento do governo na criação de incentivos para as formas mais ativas de transporte, não fazendo do automóvel a melhor opção para viagens curtas dentro das cidades.


Agora, sabendo que usar o carro na maior parte do tempo faz mal para a saúde, não chegou a hora de racionalizar e repensar o estilo de vida que levamos? Não seria hora de começar a usar mais o transporte público da cidade, começar a pedalar para trajetos curtos ou até começar a caminhar para alguns compromissos? A sua saúde certamente vai agradecer! 

Fonte: Eu Vou de Bike

Leia Mais ►

30 de dezembro de 2012

Feliz 2013!

Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.

Feliz20131

Não se acostume com o que não o faz feliz,
revolte-se quando julgar necessário.
Alague seu coração de esperanças, 
mas não deixe que ele se afogue nelas.
Se achar que precisa voltar, volte!
Se perceber que precisa seguir, siga!
Se estiver tudo errado, comece novamente.
Se estiver tudo certo, continue.
Se sentir saudades, mate-a.
Se perder um amor, não se perca!
Se o achar, segure-o!

(Fernando Pessoa)

Feliz20132 Feliz20133

Feliz 2013!

Leia Mais ►

Recomendo

Arquivo do Blog