24 de outubro de 2009

Sexo oral no ônibus

A escola patrocinou, entre seus 40 melhores alunos, uma viagem ao Museu da Pontifícia Universidade Católica e ao Planetário na cidade de Porto Alegre.

A história tem, sucessivamente, quatro cenários: um ônibus escolar, um sóbrio colégio de freiras em uma cidade do sul do Brasil de  colonização italiana, justiça da mesma cidade e a sessão de uma câmara cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul formada por desembargadores de riso contido e rubor facial.

Já no retorno, início da noite de uma sexta-feira hibernal, aconteceu o que "não estava no programa": um casal de jovens, recém ingressados na maioridade, praticou sexo oral no último banco do ônibus. Ela, ativa; ele passivo. 
Apropriadamente, duas colegas coniventes mantinham-se de pé, no corredor, numa tentativa para que a visão do panorama fosse obstada pelos demais partícipes da viagem.


No dia seguinte, a direção da pia instituição determinou uma investigação. A diretora ouviu dez excursionistas e decidiu pela aplicação de pena de suspensão de oito dias dos dois alunos. O que já era um diz-que-diz na cidade se transformou numa notícia bombástica. Cumprida a pena de suspensão, o jovem se conformou. Já a companheira - inflada pelo incentivo de colegas quanto à liberdade sexual - foi ao escritório de notório advogado e não deixou por menos: - Quero fazer uma ação por dano moral contra as freiras!

Assim foi feito - o advogado caprichou na argumentação, calcando que tudo não passara de fofocas e que ninguém teria visto libertinagem alguma. A juíza, por prudência, ordenou segredo de justiça. Colheu a contestação da escola e ouviu a autora e oito testemunhas. A sentença, embora singela, calcou no puntum dollens do caso:
"houve sexo oral no ônibus, sabidamente um local impróprio para essa intimidade, mesmo considerada a maioridade dos envolvidos".

Houve apelação no Tribunal de Justiça, o desembargador relator, após minudente relatório e conciso voto, concluiu:
- Colegas, vou usar só uma frase do depoimento de uma das testemunhas para concluir pelo improvimento do apelo. 

E desfiou:
-
"Fulana era um pouco largada, falava palavrões e sobre coisas do sexo. Disse para a depoente que já havia transado com uns caras há tempos atrás. E confirmou que tinha feito sexo oral no ônibus com o beltrano e tinha sido muito gostoso".

A desembargadora-revisora ficou corada, enquanto resumida e tecnicamente dizia:
-
"Restando assente que a punição ocorreu com lastro em justa causa, a indenização pelos danos morais igualmente não merece acolhida, na medida em que a responsabilidade civil é afastada quando há culpa exclusiva da própria vítima". O magistrado  vogal foi sintético: - Se a autora ficou mal vista na cidade, tal ocorreu por sua exclusiva culpa. 

Um dia depois de publicado o acórdão, ingressou no TJ petição de desistência de todo e qualquer recurso. Então, o processo subiu, de retorno, à serra gaúcha. Ali, depois de consultar as partes - e receber a concordância dos advogados - a juíza determinou que os autos fossem incinerados. Mas há quem tenha em mãos cobiçadas cópias de peças processuais.


O romance é até hoje comentado na cidade, onde ficou conhecido como "o caso do picolé".

Fonte: Espaço Vital

Leia Mais ►

23 de outubro de 2009

Mapa mostra os impactos das mudanças climáticas

Um novo mapa ilustrando as conseqüências globais, caso não seja mantida a variação de temperatura em 2 ° C, foi lançado ontem, 22 de outubro, pelo governo britânico, em parceria com o Met Office.

O mapa destaca alguns dos impactos que podem ocorrer se o aumento da temperatura média global for aquecimento210de 4 ° C acima da média. Antes das negociações internacionais sobre mudança climática, que acontecerão no mês de dezembro em Copenhague, o governo britânico está apontando para um acordo que limita as alterações climáticas, tanto quanto possível a 2 ° C. Aumentos de mais de dois graus terão enormes impactos sobre o mundo.

O mapa mostra que um aumento de quatro graus médio não vai se espalhar uniformemente em todo o globo. A terra vai aquecer mais rapidamente do que o mar e as altas latitudes, em particular no Ártico, terão maiores aumentos de temperatura. A temperatura média da terra estará 5,5 graus acima dos níveis pré-industriais.

Os impactos sobre a atividade humana mostrados no mapa são apenas uma amostra do que poderá ocorrer, e destaca os graves efeitos na disponibilidade de água, na produtividade agrícola, nas temperaturas extremas e secas, nos riscos de incêndios florestais e o aumento do nível do mar. Clique aqui ou na imagem para acessar o mapa.

Fonte: Met Office

Leia Mais ►

Vídeo: jogador machucado sai de campo em cima de uma porta

Como diz um antigo ditado: Quem não tem cão, caça com gato. Este fato acontecido na Espanha é mais uma prova disso.

No último domingo, dia 18 de outubro, em uma partida válida pela quarta divisão do campeonato espanhol, o improviso chamou mais a atenção do que o jogo em si. Na partida entre Badajoz e Extramudura, um jogador se machucou e precisou ser retirado de campo pela maca. Como não tinha maca no estádio os maqueiros inovaram, usando a porta do vestiário como maca. Veja no vídeo.

Leia Mais ►

22 de outubro de 2009

Avicultura brasileira será a maior do planeta

O Brasil responde por 41% do mercado mundial de frango, fornecendo carne de aves para mais de 160 países

O Brasil, que já é o maior exportador, será a maior avicultura do planeta, apesar do crescente protecionismo dos grandes mercados mundiais e, nesse cenário, Santa Catarina continuará em destaque como grande produtor e exportador de aves. Essa visão é compartilhada pelas duas maiores lideranças do setor, os presidentes da Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frango (ABEF), Francisco Sérgio Turra e da União Brasileira de Avicultura (UBA), Ariel Mendes, e foi manifestada no 8º Simpósio de Avicultura que a Associação Catarinense de Avicultura (AVAC) e a Embrapa promovem em Balneário Camboriú, nesta semana. Mais de 480 técnicos e empresários participam do evento.galinha140

Turra mostrou que o Brasil é o maior exportador e responde por 41% do mercado mundial de frango, fornecendo carne de aves para mais de 160 países. Novos mercados são incorporados a cada ano, como Congo e Paquistão, que não querem apenas comprar o frango brasileiro, mas querem que empresários brasileiros instalem indústrias de processamento de frango em seus territórios.

O dirigente da ABEF assinalou que nos próximos dez anos, o consumo de alimento cárneo que mais aumentará no mundo será de carne de frango: 24%. Logo em seguida estão as carnes de suíno (22%), de ovinos (20%) e de bovinos (18%). O incremento da demanda mundial de alimentos é assustador: em 50 anos a população mundial dobrará e, portanto, exigirá crescimento em 100% na oferta de alimentos. De acordo com Turra, 70% desse incremento sairá de tecnologias que aumentam a produtividade.

Francisco Turra destacou que, além das vantagens nutricionais da carne de aves, a produção de frango apresenta o menor impacto relativo da produção avícola no meio ambiente, em comparação à produção de bovinos e de suínos – especialmente nos critérios de consumo de energia e de impacto no aquecimento global.

Uma operação para salvar a avicultura em 2010 foi colocada em marcha pelo presidente da União Brasileira de Avicultura (UBA), Ariel Mendes. Ações e diretrizes estão sendo articuladas pela entidade para evitar erros clássicos do setor, como o excesso de produção que perturba o mercado, faz os preços despencarem, derruba a lucratividade dos agentes econômicos e leva à falência produtores e indústrias.

A UBA orienta para um quadro de equilíbrio no qual a produção nacional ficaria em terno de 900 mil toneladas por ano, das quais 600 mil toneladas seriam consumidas no mercado doméstico e 300 mil exportadas. Mendes lembra que o consumo nacional atingiu 39 kg por pessoa ao ano, aproximando-se de seu limite – o brasileiro também consome 37 kg de carne bovina e 14 kg de carne suína por ano. “Daqui para a frente, o crescimento da renda familiar levará as famílias ao consumo de outros itens”, prevê.

A avicultura industrial brasileira teve um ano difícil e está operando no limite da viabilidade comercial nos mercados interno e mundial. A situação cambial, com real sobrevalorizado, deprimiu os resultados financeiros nas vendas externas e, o preço da carne bovina em baixa, manteve também em baixa os preços da carne de frango.

O coordenador geral do 8º Simpósio Técnico de Incubação, Matrizes de Corte e Nutrição, Bento Zanoni, observou que o governo e a sociedade brasileira precisam conhecer e apoiar o agronegócio que representa 25% (642 bilhões de reais) do PIB nacional (2,5 trilhões de reais), sustentando 37% dos empregos e 36% das exportações.

Fonte: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação empresarial/organizacional

Av. Getúlio Vargas, 870-N, Ed. Central Park, sala 21, 2° andar, CHAPECÓ (SC)

telefax (49) 3323-4244, celular (49) 9967-4244

mb@mbcomunicacao.com.br

marcos.bedin@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

O planeta está doente

A região Sul do Brasil é mostra das desgraças ambientais. Ora chove em demasia, causando cheias, ora a chuva não aparece, provocando grande seca. “Já não se tem meio termo.”

A análise é do vice-presidente do Instituto Ecológica e consultor em mercado de carbono, Divaldo Rezende. “O planeta está doente”, declarou em entrevista para o Instituto Humanitas, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

“É muito importante todo o trabalho de informação, de educação ambiental, para que as pessoas possam ter a percepção do que está acontecendo hoje no planeta”, defendeu.

A Conferência da ONU sobre mudanças climáticas, de 7 a 18 de dezembro, em Copenhague, deverá tomar decisões importantes para o futuro do planeta. Dentre esses temas, Rezende arrola a questão das energias renováveis, a mudança do uso da terra, a biodiversidade e a expansão da pesquisa e transferência de tecnologia para diminuir a emissão de carbono e contar com matriz elétrica limpa, sem queima de combustíveis.

Cerca de 80% das emissões dos gases de efeito estufa ainda são provenientes da queima de combustíveis fósseis, lembrou Rezende. Desmatamentos e queimadas, que dizem respeito ao uso da terra, também contribuem para a emissão dos gases de efeito estufa.

A biodiversidade, explicou Rezende, “tem uma relação muito direta com mudanças do clima. Muitas espécies acabam sendo extintas em função do clima, ou alteração do volume de água, de secas, e uma série de outros acontecimentos.”

Para o desenvolvimento de tecnologias limpas, a pergunta é de onde vem o dinheiro, de onde vêm os recursos para a transferência de tecnologia para reduzir os gases de efeito estufa. “Vários especialistas estão falando que o tamanho da conta é entre 200 e 400 bilhões de dólares”, informou Rezende.

O consultor espera que a COP15 (Conferência das Partes, e leva o número 15 pois é a décima quinta vez que ocorre uma discussão geral sobre mudanças climáticas), agendada para Copenhague, defina diretrizes a respeito da Redução às Emissões por Desmatamento e Degradação, programa que leva o nome de REDD.

As partes, às quais se refere a sigla COP15, são os países signatários, 89 Estados, entre eles o Brasil.

Reunidos em Belém do Pará no início do mês, representantes de organizações e movimentos sócio-ambientais, de quilombolas e de povos originários, de estudantes e de trabalhadores da agricultura famíliar pediram que o governo brasileiro rejeite a utilização de REDD “como mecanismo de carbono e que o mesmo não seja aceito como compensação às emissões dos países do Norte”.

O seminário “Clima e floresta – REDD e mecanismos de mercado como solução para a Amazônia?” defendeu a transição para um novo modelo de produção, distribuição e consumo, baseado na agroecologia, na economia solidária e numa matriz energética diversificada e descentralizada, que garantam segurança e soberania alimentar.

“Precisamos de acordos que obriguem os países do Norte a reconhecerem a sua dívida climática e a se comprometerem com a reparação da mesma”, defende o documento tirado do encontro.

Fonte: ALC

Leia Mais ►

21 de outubro de 2009

Desta vez Lula se deu mal

O presidente Lula, que nos últimos anos vem acumulando índices altíssimos de popularidade, desta vez se deu mal.

O blog Hottest Heads of State, elaborou uma polêmica lista, de líderes mundiais classificados de acordo com o sex appeal. Yulia Tymoshenko, primeira-ministra da Ucrânia, é a primeira colocada. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ocupa a 67ª colocação, atrás de Cristina Kirchner, Alvaro Uribe, Evo Morales, Tabaré Vásquez, mas na frente de Hugo Chávez.

Conheça os top 10:


1 - Yulia Tymoshenko, primeira-ministra da Ucrânia, 49 anos. Em 2010 ela concorrerá à presidência.

2 - Jens Stoltenberg, primeiro-ministro da Noruega, 50 anos. Membro do Parlamento de Oslo desde 1993.

3 - Jigme Khesar Namgyel Wangchuck é o líder da dinastia Wangchuck no Butão, 29 anos. Tornou-se rei em 14 de dezembro de 2006 e foi oficialmente coroado em 8 de novembro de 2008.

4 - Joseph Kabila, presidente da República Democrática do Congo, 38 anos. Kabila venceu as primeiras eleições gerais realizadas em 40 anos no país.

5 - Cristina Fernández de Kirchner, presidente da Argentina, 56 anos. Ela é casada com o ex-presidente argentino Néstor Kirchner e foi a primeira mulher eleita por voto no país.

6 - Rafael Correa, presidente do Equador, 46 anos. Foi assessor do ex-presidente Alfredo Palacio e depois ministro de Economia e Finanças.

7 - Grão-duque Henri, chefe de estado de Luxemburgo, 54 anos. Filho mais velho do Grão-duque João de Luxemburgo e da Grã-duquesa Josefina Carlota.

8 - Roosevelt Skerrit, primeiro-ministro da Dominica, 37 anos. Ele é presidente da Organização dos Estados Caribenhos do Leste.

9 - Gloria Macapagal-Arroyo, presidente das Filipinas, 62 anos. Ela é a segunda presidente de seu país depois de Corazón Aquino e filha do ex-presidente Diosdado Macapagal.

10 - Bamir Topi, presidente da Albânia, 52 anos. É o vice-presidente do Partido Democrático da Albânia, cujo principal líder é seu primeiro-ministro, Sali Berisha.

E se você não concorda com  o ranking é só acessar o Blog Hottest Heads of State e deixar seu comentário.

Fonte: Espaço Vital 

Leia Mais ►

Cuidado ao adquirir um imóvel

Geralmente, a aquisição de um imóvel é um passo importante e bastante planejado.

Novo, usado ou na planta, casa, terreno ou apartamento, independente da escolha de cada um, alguns aspectos precisam ser observados com atenção para que problemas, que porventura, possam aparecer mais tarde não causem dor de cabeça ao comprador.

De acordo com o presidente do Sindicato do Mercado Imobiliário, Secovi/Oeste, o comprador precisa reunir o máximo de informações sobre o imóvel antes de fechar o negócio e, de preferência, contar com a avaliação de um corretor de confiança. “O corretor terá condições de avaliar as condições do imóvel e para não ser enganado o comprador deve procurar um profissional que seja credenciado junto ao Conselho Regional de Corretores de Imóveis, Creci”, alerta Lise.

Na hora de adquirir um imóvel novo, aspectos como localização, ventilação, incidência do sol, procedência e qualidade dos materiais utilizados, documentação podem fazer toda a diferença. “Antes de assinar o contrato é importante sanar todas as dúvidas, inclusive procurando o Procon para verificar se não existem registros contra a empresa construtora ou incorporadora”, observa o presidente do Secovi/ Oeste.

Quando o imóvel for usado, Lise recomenda que além de observar os mesmos aspectos de um novo, a pressão da água nas torneiras, a instalação elétrica e as condições físicas do imóvel devem ser avaliadas com cuidado. “O ideal é agendar visitas para conhecer o imóvel durante o dia, já que problemas na construção, rachaduras, infiltrações e mofo podem passar despercebidos em outro horário”, destaca.

Lise chama atenção para a compra de imóveis na planta. Como a oferta desse tipo de empreendimento tem ganhado espaço no mercado, junto com empresas sérias surgem os chamados “picaretas” que devem ser identificados com antecedência para não ter prejuízos. A orientação é que o comprador leia com atenção o memorial descritivo do imóvel, compare os materiais de divulgação com a planta para ver se estão de acordo. “É importante guardar todo o material promocional, que pode ser útil na hora da negociação e, em caso de dúvida, o comprador pode procurar um advogado para esclarecê-las”, pondera.

Se o imóvel a ser adquirido se trata de um lote, o comprador precisa conferir os documentos, verificar junto ao plano diretor do município se a área é residencial, comercial ou industrial, e avaliar se serve para o que se pretende construir no local. “O parecer de um engenheiro sobre as especificações do terreno também são importantes”, observa Paulo Jorge Lise.


Fonte: Marcos A. Bedin
MB Comunicação Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

20 de outubro de 2009

Como tratar o desalinhamento da coluna vertebral

Os desalinhamentos da coluna atingem 30% da população e o principal sintoma é dor nas costas.

A cada ano, maior número de pessoas sofre de um mal conhecido como desalinhamento da coluna vertebral, que se manifesta em três versões: escoliose, cifose e lordose. O médico ortopedista e traumatologista Joaquim Reichmann, aponta que em média 30% da população sofre desse mal.

Os desvios da coluna vertebral são de origem genética e do processo de desenvolvimento óssedori140o, mas também podem ocorrer como contratura de defesa num traumatismo. Nos desvios da coluna, as vértebras se deformam e provocam desvios angulares, rotacionais ou angulares-rotacionais.

O principal sintoma é dor nas costas. Os sinais são desalinhamentos, ombro mais baixo que o outro, aumento de volume anterior do tórax de um lado e o oposto atrás. Quando o ângulo for maior que 45º existe necessidade de tratamento cirúrgico.

Joaquim Reichmann expõe que o tratamento concentra-se na difícil busca do realinhamento. A parte genética, ao nível ósseo, não pode ser corrigida totalmente. Na fase de crescimento, o tratamento permite diminuir o ângulo formado pela estrutura óssea, como na escoliose por exemplo, restituindo qualidade de vida ao portador dessa patologia.

Com programas de correção postural como RPG (reeducação postural global ) ou Iso Stretching pode-se compensar e melhorar o problema, obtendo-se um bom resultado estético e funcional

Para prevenir é necessário uma avaliação precoce, quando criança, acompanhando o desenvolvimento da coluna vertebral do indivíduo.

A escoliose se caracteriza pelo desvio da coluna vertebral para um lado.

Na cifose ocorre a curvatura da coluna vertebral dorsal de convexidade posterior (para trás).

Na lordose manifesta-se uma curvatura exagerada, de convexidade anterior (para frente) da coluna vertebral lombar, e que também pode-se originar como compensação de patologias musculares ou articulares.

Marcos A. Bedin
MB Comunicação Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

Preservação de rio será o pedido de crianças ao Papai Noel

Acostumado a receber cartas com pedidos de brinquedos, computadores ou viagens, o Bom Velhinho deve ganhar uma carta especial neste Natal.

Por meio do Projeto Lapônia, lançado na última segunda-feira (19), a Guarda Municipal da cidade de Tubarão, em Santa Catarina, pretende mobilizar alunos de 20 escolas das redes municipal, estadual e particular do município, com o objetivo de escrever a maior carta do mundo ao Papai Noel.

O grande diferencial, no entanto, o pedido desta vez será totalmente voltado à conscientização. As crianças não poderão pedir brinquedos, e sim proteção ambiental ao rio Tubarão, a preservação do leito e a despoluição deste patrimônio natural que pertence a todos os tubaronenses. A ideia é sensibilizar os representantes políticos e instituições privadas a tomarem medidas que viabilizem tais ações.riotuba

A Guarda Municipal de Tubarão, com o apoio do departamento de Meio Ambiente, vai visitar as escolas e efetuar palestras sobre o assunto, com o objetivo de motivar os alunos a escreverem a carta ao Papai Noel. “Essa carta não será como as outras. As crianças aqui estarão pedindo ao bom velhinho proteção ambiental para o nosso rio e para o planeta. É um mecanismo para chamarmos atenção para o problema no meio ambiente, que é uma questão mundial, haja vista a quantidade de catástrofes climáticas que tem ocorrido nos últimos anos”, explica o idealizador e coordenador do projeto, o GM Maciel Brognoli.

No dia 21 de novembro, no ginásio Paulo Jacob May, o bom velhinho estará recebendo simbolicamente a carta escrita pelos alunos. No mesmo dia, haverá uma grande festa para as crianças participantes do projeto, com sorteio de três bicicletas, vídeo games, camisetas e diversos outros brindes.

A carta gigante será enviada via correio para a residência do Papai Noel, na Lapônia, Finlândia.

Fonte: Secom/PMT

Leia Mais ►

Público e negócios surpreendem na Efapi 2009

Com uma visitação pública de 68 mil pessoas no último dia, a décima-sétima Exposição-Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó encerrou domingo com resultados positivos em termos de público (501 mil visitantes) e de negócios (110 milhões de reais), confirmando sua vocação para integrar e sintetizar a economia de Chapecó e do oeste de Santa Catarina.

No período de 9 a 18, apesar do mau tempo que imperou em vários dias, visitantes originários de todo o sul do país lotaram o parque Tancredo Neves, onde 650 expositores exibiram a pujança da produção econômica regional.

O comando da feira esteve sob responsabilidade do prefeito João Rodrigues, do vice-prefeito e presidente da Comissão Central Organizadora (CCO), José Cláudio Caramori, e do coordenador geral Américo do Nascimento Júnior, à frente de 21 comissões setoriais.

O prefeito João Rodrigues destacou que os resultados foram positivos, apesar das condições adversas do clima em alguns dias. Na área econômica, havia uma previsão de que a expo-feira oportunizasse negócios da ordem de 110 milhões de reais. Negociações efetivamente fechadas durante a Efapi e negócios agendados para os meses seguintes permitem concluir que essa meta foi atingida. Veículos, máquinas, implementos, equipamentos e animas foram os bens econômicos mais vendidos neste ano. “Destacam-se máquinas e equipamentos agrícolas, o que revela que a economia catarinense e sulbrasileira encontra-se em uma fase de expansão e crescimento, apesar das previsões pessimistas”, assinalou.

O setor agropecuário foi muito valorizado nesta edição, recuperando o velho prestígio das primeiras edições da Efapi. Estava previsto que cerca de 200 criadores trariam 2.000 animais para exposição, julgamento e leilão, mas a chuva atrapalhou e alguns criadores não conseguiram participar para mostrar toda a exuberância genética das raças de corte e de leite, entre bovinos, ovinos e equinos.

O presidente da CCO disse que a frequência com que as chuvas de outubro atrapalham a Efapi, recomenda-se a transferência da expo-feira para novembro. Essa questão foi discutida e é muito provável que, em 2011, a data da feira seja alterada.

INOVAÇÕES

Uma série de inovações está definida para as próximas edições da Efapi, antecipou Caramori. Serão construídos dois novos pavilhões no setor pecuário mediante investimentos de 700 mil reais. O atual pavilhão de suínos, edificação histórica da primeira Efapi, será transformado em restaurante.

Outra inovação importante já confirmada pelo prefeito João Rodrigues: em 2011 haverá três dias de entrada franca. Em face da dimensão que atingiu a Efapi, será necessário, em 2011, um centro de serviços bancários com terminais eletrônicos de saque de dinheiro; uma farmácia e um minimercado para atender expositores e visitantes. Os serviços de alimentação foram ampliados, mas, em face da crescente demanda, precisarão de novo aporte de investimentos.

VISITAÇÃO PÚBLICA

No primeiro dia (sexta-feira, dia 9), 54.000;

No segundo dia (sábado, dia 10), 46.000;

No terceiro dia (domingo, dia 11), 82.000;

No quarto dia (segunda-feira, dia 12), 38.000

No quinto dia (terça-feira, dia 13), 72.000

No sexto dia (quarta-feira, dia 14), 17.000

No sétimo dia (quinta-feira, dia 15) 35.000

No oitavo dia (sexta-feira, dia 16), 40.000

No nono dia (sábado, dia 17), 49.000

No décimo dia (domingo, dia 18), 68.000

Total:  501.000


Fonte: Marcos A. Bedin
MB Comunicação Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

19 de outubro de 2009

Celular pode ser carregado com energia solar

Esta e outras invenções estarão na I Feira do Inventor da Universidade Federal de Santa Catarina

Um interruptor que pode ser acionado sem que o criminoso perceba, alertando policiais ou vigias instalados em viaturas ou guaritas sobre uma ação ou iminência de sequestro, é um dos trabalhos selecionados para a I Feira do Inventor da UFSC, que será realizada paralelamente à Semana do Ensino, Pesquisa e Extensão, entre os dias 21 e 24 deste mês em Florianópolis. O dispositivo, criado por Christian Elias Tanajura Goulart, também pode ser útil em situações de risco envolvendo passageiros de automóveis ou ônibus e donos de casas comerciais, porque aciona um circuito gerador e temporizador de emissão de sinais infra-vermelhos que são captados por câmara de vídeo instalada num monitor em viaturas e sistemas de segurança públicos ou privados.


Outra invenção que promete chamar a atenção é um celular que pode ser carregado com energia solar ou luz artificial. Seu criador, Flávio Crusius Bueno, adaptou uma célula fotovoltaica no aparelho celular móvel, que quando entra em contato com o sol permite o carregamento da bateria.


Já o NinarBaby é um banco que permite o balanço vertical dos bebês, simulando a estimulação recebida em útero materno durante a gestação. Por meio de observações empíricas, mas com base em estudos sobre estimulação vestibular, o inventor Emílio Takase constatou que seu uso correto tranqüiliza e acalma o bebê, reduzindo sua irritabilidade e estimulando o sono. Essa resposta foi percebida quando o choro não pôde ser atribuído a desconfortos causados por dor, fome ou febre. “Nessas situações, o NinarBaby age como um instrumento terapêutico”, explica ele.


O estojo prático para higiene bucal, também a ser apresentado na feira, é um kit dental criado por Marcos Antonio Mendes Morais com o objetivo de facilitar a condução e a utilização da escova, do gel e do fio dental pelos usuários no seu dia a dia, no trabalho ou em viagens. E há ainda o cinto salva-vidas, invenção de Arnaldo Braga que permite ao usuário se banhar, se divertir ou trabalhar em águas revoltas sem o perigo se afundar, mesmo não sabendo nadar.


Outra invenção, apresentada por Renato Kieling Junior, consta de uma vara de pescar com espera compreendida de duas varas, uma principal flexível e outra auxiliar rígida e de menor comprimento, que possibilita a pesca e a captura do peixe de forma automática, sem interferência ou cuidado excessivo do pescador, e ainda dotada de dispositivo sinalizador sonoro de captura do peixe, disposto numa das varas.


Se a invenção anterior é um prato cheio para pescadores preguiçosos, o aparelho elétrico engendrado por Maria José de Lima Kurovski para lavar panelas, fogões e grelhas vai fazer a alegria das donas de casa. Trata-se de um modelo de eletrodoméstico de corpo injetado em material plástico, com um formato anatômico em forma de empunhadura, dotado de botão liga/desliga para acionamento de um motor interno cujo eixo, projetado do próprio aparelho, acopla um terminal giratório com material abrasivo, formando um conjunto inteiramente portátil para que o usuário possa, por meio de esponjas, arear peças metálicas de difícil limpeza.


A Feira do Inventor reúne 32 trabalhos selecionados pelo seu ineditismo, possibilidade de inserção no mercado e criatividade. Contar com depósito de patente junto ao Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (Inpi) foi requisito obrigatório para participação. Durante a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC, os inventos serão expostos e votados, por mérito técnico e votação popular, e receberão premiações.


Mais informações sobre a Feira podem ser obtidas com Aluizia Aparecida Cadori, fone (48) 3721-9628 e e-mail aluizia@reitoria.ufsc.br. Sobre a Sepex: (48) 3721-9915 e sepex@reitoria.ufsc.br.

Fonte: Paulo Clóvis Schmitz / Jornalista na Agecom/UFSC

Leia Mais ►

Oktoberfest 2009 supera expectativa de público

A 26ª Oktoberfest de Blumenau, que encerrou ontem, dia 18 de outubro, superou a expectativa de público da organização do evento.

Em 18 dias, 731.934 pessoas passaram pelos setores do Parque Vila Germânica, trazendo ainda mais alegria para a maior festa alemã das Américas. O número de público foi o maior dos últimos 14 anos, quando em 1995 a festa registrou mais de 929 mil pessoas.

De acordo com o presidente da Vila Germânica, Norberto Mette, os dados são bastante positivos, já que eram esperadas cerca de 700 mil pessoas.


O consumo de chope, sem contar as cervejas importadas, cujo balanço de vendas ainda não foi divulgado, fechou na marca de 450.814 litros, uma média de 0,6 litros per capita. O número superou em mais de 100 mil litros, o consumo do ano passado.

A Banda Cavalino foi uma das atrações da festa. Ein Prosit!

Fonte: Acessoria de imprensa da Prefeitura de Blumenau

Leia Mais ►

Mel brasileiro bate recorde

O valor das exportações de mel alcançado nos dez primeiros meses de 2009 já superou o valor total exportado em 2008 e bateu o recorde do ano de 2003, quando a receita chegou a US$ 45,57 milhões

A cada ano, o mel brasileiro vem ganhando espaço no mercado internacional. Entre os meses de janeiro a setembro deste ano, já foram exportados 21,16 mil toneladas de mel, o que corresponde a uma receita de US$ 52,7 milhões. “O valor das exportações de mel alcançado nos dez primeiros meses de 2009 já superou o valor total exportado em 2008, com US$ 43,57 milhões, que corresponderam a 18,27 toneladas e bateu o recorde do ano de 2003, quando a receita chegou a US$ 45,57 milhões”, comemora Reginaldo Resende, da Unidade de Agronegócios do Sebrae Nacional e coordenador da Rede Apicultura Integrada Sustentável (Rede Apis).


De setembro a outubro, o valor do quilo do mel aumentou de US$ 2,54 para US$ 2,57. Os dados são de levantamento realizado pelo Sebrae e a Rede Apis junto à Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic). “Ao comparar 2009 com 2003, de fato, houve grande avanço. Fizemos um trabalho intenso para voltarmos ao mercado europeu. Hoje, todos os outros países são favoráveis ao produto brasileiro”, afirma a presidente da Associação Brasileira dos Exportadores de Mel (Abemel), Joelma Lambertucci.


Ela destaca como aspectos favoráveis ao mel nacional, o fato do Brasil ser bem visto internacionalmente e pela grande procura do produto no mercado externo. Ela demonstra preocupação quando o assunto é concorrência. “Países como Índia, China, México e Argentina, ao longo prazo, poderão produzir um bom mel e com preços inferiores aos do Brasil”, afirma. Outros dois fatores que têm preocupado os produtores, segundo Joelma, “são as quebras de safra, devido às alterações climáticas, e a baixa do dólar. Este ano, cerca de 80% da safra foi perdida devido às mudanças do clima. Os produtores também não contavam com a queda do dólar”, destaca.


Na comparação com o último mês de agosto o aumento nas vendas ao exterior ficou em 34,2% em valor (US$ 5,03 milhões) e 32,4% em quantidade (1.955.148 quilos). Em setembro, São Paulo permanece liderando as exportações de mel, com o valor de US$ 1,27 milhão. Em seguida, vem Ceará (US$ 1 milhão), Santa Catarina (US$ 921 mil), Rio Grande do Sul (US$ 768.35 mil), Rio Grande do Norte (US$ 528.18 mil), Paraná (US$ 342.22 mil), Piauí (US$ 135.89 mil), Minas Gerais (US$ 42.72 mil) e Mato Grosso do Sul (US$ 846).


O mel brasileiro teve como principal destino os Estados Unidos. O país americano comprou, no mês de setembro, US$ 2,9 milhões, absorvendo 59,55% da produção exportada. Embora bons compradores, os americanos pagam US$ 2,50 pelo quilo do mel, valor abaixo da média US$ 2,57 o quilo. O segundo maior comprador é a Alemanha com US$ 1,14 milhão, o equivalente a 20,17% das exportações do produto. O País é o que melhor paga pelo mel nacional, US$ 2,79 o quilo. O terceiro lugar entre os compradores ficou com Reino Unido, com US$ 443.737 mil (8,4%), e o quarto, com o Canadá, com US$ 344.536 mil (3,8%). Também estão na lista de importadores Suíça, França, Japão, Coréia do Sul e Bolívia.

Mel orgânico


O Ceará, que em setembro respondeu por um quinto das exportações brasileiras de mel, obteve o melhor preço pelo mel exportado em setembro (US$ 2,74/kg), acima da média nacional de US$ 2,57/kg. Assim, como Rio Grande do Sul (US$ 2,68/kg), Santa Catarina (US$ 2,62/kg) e Paraná (US$ 2,59/kg). Os demais estados tiveram preços abaixo da média, sendo que o menor preço foi o recebido por Minas Gerais (US$ 2,28/kg). A Região Nordeste exportou US$ 1,7 milhão em mel, representando um terço do valor total das exportações brasileiras nesse mês (US$ 5.030.419,00).


O mel produzido no Ceará não é o mais caro por acaso. Cerca de 90% do mel produzido no Estado possui certificação orgânica, assim explica Paulo Levy, diretor-presidente da empresa Cearapi, situada na cidade de Crato, no sul do Ceará. “O mel orgânico agrega valor”, diz. Além da questão da certificação orgânica, segundo ele, outros fatores que demonstram a qualidade do mel é a cor. Quanto mais claro, melhor é o mel. Outro aspecto avaliado é a questão da umidade. O mel deve conter o mínimo de água. E, por fim, são levados em conta o aroma e o sabor.


“Tudo isso é determinado a partir da florada. No caso do mel orgânico, a florada é nativa e não recebe agrotóxico”, afirma Paulo. A Cearapi estima exportar, até o fim de 2009, 1,8 mil toneladas de mel. A empresa conta com 33 funcionários e mil produtores integrados, inspecionados e com certificação orgânica. Na visão de Paulo Levy, o mel orgânico ainda é difícil de ser comercializado, mas que possui mercado promissor. “O Ceará tem condições de produzir 100% mel orgânico, porém, hoje, ainda precisamos produzir 10% de mel comercial para manter as vendas”, disse. Os principais compradores da Cearapi são países da Europa e os Estados Unidos.

Fonte: Regina Xeyla/Agência Sebrae de Notícias

Leia Mais ►

18 de outubro de 2009

Border Collie: um show a parte

A raça Border Collie existe há mais de 400 anos e auxilia criadores na contenção de animais, que podem ser ovelhas, cabras e até mesmo bovinos.

Eles são extremamente dóceis, não costumam latir e nem morder sem a orientação do dono. Marcio Boza, veterinário e coordenador da atividade, explica que esses cães não servem para ser companhia ou animais de estimação, pois gostam de trabalho: “eles tem muita energia e precisam descarregar isso. A melhor maneira de gastar essa energia é com trabalho pesado”.bordercolie

Na Efapi 2009, quatro cães da raça Border Collie fizeram várias apresentações, na Arena Multiuso e no pavilhão de remate. A atividade foi coordenada pelo Núcleo de Criadores de Ovinos.

Os cães vieram de Florianópolis e foram adestrados por Breno Funcker, que trabalha há mais de 15 anos na área. Funcker conta que os animais começam a ser treinados quando já atingiram capacidade de desenvolver uma velocidade maior do que os animais que estão tentando conduzir. “Se eles não alcançam o animal, se sentem frustrados e perdem a motivação para o trabalho. Quando percebem que podem ser mais velozes sentem-se mais fortes” afirma.

O adestrador explica que cada cão é treinado sozinho, para que possa aprender a observar e agir por conta própria. “Eles são capazes de perceber as reações dos animais e agem muito rápido, impedindo, dessa forma, as tentativas de fuga”.

Redação: Danubia Piva/Convênio Unochapecó/ Efapi

Fonte e foto: Marcos A. Bedin
MB Comunicação Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

18 de outubro: Dia do Médico

O dia 18 de outubro é considerado o dia do médico, em muitos países.

Esta data foi escolhida em homenagem a São Lucas, padroeiro da medicina, e consta como dia do santo pela tradição litúrgica. Lucas além de ser pintor, músico e historiador, teria estudado medicina em Antioquia; era um dos mais intelectuais discípulos de Cristo. Discípulo de São Paulo, o seguiu em missão, sendo chamado por este de colaborador e médico amado.

O profissional da área médica é um dos mais importantes em nossa sociedade. Sua função estámedicina ligada à manutenção e restauração da saúde. Este profissional utiliza seus conhecimentos, técnicas e abordagens que lhe permitem promover a saúde e o bem-estar físico, mental e social de todas as pessoas.

A medicina é a ciência que investiga a natureza e a origem das doenças do homem de modo a preveni-las, controlá-las e curá-las, preservando assim a saúde das pessoas. A palavra deriva do verbo latino mederi que significa curar e tratar. Ela surgiu de forma experimental, como resultado de experiências com técnicas ainda rudimentares. Desenhos rupestres mostram que na pré-história o homem já reconhecia algumas doenças e o efeito terapêutico de plantas curativas, além do calor, frio e luz solar.

Hipócrates, considerado o Pai da Medicina, nasceu na ilha de Cos, 460 anos a.C. O avô de Hipócrates, também médico, chamava-se Hipócrates, mas nunca alcançou a fama daquele que tornou-se conhecido como o pai da medicina. Até hoje os recém-formados fazem o juramento de Hipócrates no dia da colação de grau, no qual prometem exercer a medicina com ética, seriedade e respeito aos pacientes.

Parabéns a todos os médicos.

Fonte de pesquisa: IBGE

Leia Mais ►

Recomendo

Arquivo do Blog