6 de abril de 2010

Dor do crescimento é sinônimo de doença?

A “dor do crescimento” trata-se de uma disfunção que acomete crianças e adolescentes entre três e 15 anos e varia de intensidade e frequência dependendo de cada caso. Essas dores estão presentes nos membros inferiores (pés e pernas) e podem estar associadas a uma jornada de grande atividade física, o que explica a incidência no final do dia.

        "Não existe exame para diagnosticar a dor do crescimento", explica o médico ortopedista e traummenino-sentindo-doratologista, Joaquim Reichmann, diretor da Clínica Reichmann de Chapecó, especializada em ortopedia, cirurgia do joelho, ombro, quadril, traumatologia dos esportes e videoartrocopia. No entanto, segundo ele, é importante a realização de exames para descartar a possibilidade de diagnóstico de doenças reumatológicas, hematológicas ou endocrinológicas, que possuem sintomas semelhantes às “dores do crescimento”.

        As crises podem ser diárias ou esporádicas e podem estar presentes por longos períodos antes de desaparecerem. Depois de confirmado o diagnóstico, o tratamento deve ser feito através de analgésicos e aplicação de massagens e compressas quentes. “As crianças não devem ser vistas como doentes, pois as dores do crescimento ocorrem em crianças saudáveis, desaparecem com o passar do tempo e não deixam sequelas”, explica Reichmann.

Fonte: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

5 de abril de 2010

Presos poderão começar de novo em Blumenau

Um grupo de 20 presos que cumpre pena em regime semiaberto no Presídio Regional de Blumenau iniciará, em breve, um processo de reinserção social que poderá mudar substancialmente suas vidas, junto a uma das unidades fabris da Hering S.A.. Eles vão realizar um curso profissionalizante que, bem aproveitado, poderá significar a abertura das portas do mercado de trabalho em curto prazo.


   Um termo de cooperação técnica neste sentido foi firmado na tarde desta segunda-feira (5/04), na sede da empresa, em Blumenau, entre o Conselho Nacional de Justiça e a Hering S.A., com a interveniência do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.prisao150

   O presidente do TJ, desembargador José Trindade dos Santos, e o corregedor-geral de Justiça, desembargador Solon d’Eça Neves, acompanharam a solenidade no Vale do Itajaí, que contou com a participação do ministro Gilmar Mendes, presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), e da alta direção daquela empresa.


   "Vejo esse ato como de grande importância efetiva e simbólica: primeiro, por representar esperança para 20 homens; segundo, por sinalizar aos demais segmentos da sociedade que todos devemos buscar melhorias sociais neste país", comentou o ministro, em seu breve discurso.

   O presidente do Conselho da Hering, Ivo Hering, por sua vez, destacou que os aspectos éticos e humanos embutidos na proposta do projeto "Começar de Novo", idealizado pelo CNJ, coincidem com os valores que norteiam o desenvolvimento da empresa em toda sua trajetória.


   O presidente do TJ, desembargador Trindade dos Santos, acha que projetos desta natureza devem servir de exemplo e atrair outros setores empresariais do Estado, na busca pela reinserção social de um número cada vez maior de presos.


   Caberá ao Judiciário estadual intermediar e supervisionar as atividades e os trabalhos desenvolvidos pelas partes dentro do termo de cooperação firmado.

Fonte: Poder Judiciário de Santa Catarina

Leia Mais ►

4 de abril de 2010

O Senar e o produtor rural

A migração da população rural para as áreas urbanas - fenômeno universal conhecido como êxodo rural – tem sua gênese no crônico empobrecimento do produtor rural e na conseqüente queda de sua qualidade de vida. Estancar o êxodo rural exige investimentos na capacitação do produtor para que, com seus próprios recursos, obtenha renda e conquiste as condições materiais para uma vida digna no campo.

Essa é a linha de atuação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC) – vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina/Faesc – exemplo de eficiência e produtividade: capacitou 194.137 produtores rurais em 5.939 eventos realizados nas microrregiões catarinenses, em 2009. Nesse período, o número de participantes cresceu 15,1% e, o de ações, 10,4%.

O Senar distingue-se dos demais membros da família “S” pelo seu elevado nível de eficiência, pois opera com um volume de recursos ínfimo, tem um quadro funcional reduzidíssimo e aplica mais de 90% dos recursos na atividade-fim. Para conseguir esses resultados, trocou as salas dos suntuosos centros de formação (que geralmente consomem a maior parte dos orçamentos) pelo campo. A propriedade rural, a lavoura, o criatório de animais transformaram-se em sala de aula. Os técnicos e instrutores do Senar transferem-se para a zona rural e, usando os recursos, ferramentas e utensílios do produtor e do trabalhador rural, empregam a velha e infalível metodologia do “ensinar a fazer fazendo”.senar

Realiza, assim, um processo de ensino-aprendizagem que leva em conta as características do meio rural, ocupando um valioso espaço na educação do cidadão do campo e criando defesas para esses novos tempos marcados pela competitividade ditada pela globalização, onde a qualificação profissional faz a diferença.

Para obter esses resultados altamente estimulantes, o SENAR mantém parcerias com instituições públicas e privadas – Sindicatos Rurais, Cooperativas, Prefeituras, Associações etc – que colaboraram na identificação de necessidades, interesses e possibilidades de qualificação profissional.

O Senar desenvolveu seu plano de trabalho nas áreas de formação profissional rural, promoção social, gestão de recursos humanos e outras atividades. Para atingir suas metas, realizou eventos em 282 dos 293 municípios catarinenses, cobrindo 96,2% do território barriga-verde. O número médio de eventos por município cresceu 10,5% passando de 19 para 21 ações.

A maior parcela do esforço instrucional esteve direcionada para a formação profissional rural (FPR) que beneficiou 99.165 pessoas com 85.205 horas de treinamento. As 1.858 atividades de promoção social (PS) atingiram 65.592 participantes com 32.984 horas em seis áreas de atividades. Na área de recursos humanos (RH) foram realizados 26 eventos com 434 horas de capacitação destinados aos parceiros do Senar na execução de atividades instrucionais e pedagógicas que qualificaram 378 participantes.

A ação do Senar tornou-se relevante para elevar a qualidade de vida da população rural catarinense.

Por: José Zeferino Pedrozo, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (FAESC)

MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

Recomendo

Arquivo do Blog