3 de dezembro de 2011

1º Desafio de Games

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali), por meio do curso de Design de Jogos e Entretenimento Digital, irá realizar o 1º Desafio Univali de Games, com a temática advergames (jogos publicitários). O evento ocorrerá no Campus Balneário Camboriú e terá início às 18 horas do dia 8 de dezembro, seguindo até as 18 horas do dia 9.


Os participantes do campeonato deverão formar equipes de no máximo quatro alunos, que estejam cursando ensino superior, para a elaboração de um jogo, com base no tema proposto pelo patrocinador. O objetivo do Desafio é destacar a nova geração de desenvolvedores dGamee jogos no mercado brasileiro, aproximando os estudantes e a empresa. O projeto vencedor irá receber uma premiação validada pela empresa participante.

 
O 1º Desafio de Games faz parte do Salão do Design e será realizado no Laboratório de Criatividade, sala 101, no bloco 2 do Campus da Univali, em Balneário Camboriú. As inscrições devem ser feitas até o dia 4 de dezembro, pelo e-mail ajlf@univali.br, enviando o nome, CPF, curso e e-mail de cada integrante, além do nome da equipe.


Mais informações: (47) 3261-1358, com a coordenação dos cursos de Design.

por Joana Menezes/Univali

Leia Mais ►

30 de novembro de 2011

Picolé de camu-camu: O Rei da Vitamina C

Por trás de uma casca roxinha, opaca e grossa se esconde uma frutinha  ainda pouco conhecida pelos brasileiros, mas que já tem um título nobre
mundo afora: O Rei da Vitamina C. Estamos falando do camu-camu, ou  caçari, como é conhecido em Roraima. Essa fruta amazônica, que brota em  áreas alagadas ao longo de rios, lagos e igarapés, apresenta elevado potencial nutricional, mas ainda é pouco explorada pela população local  por apresentar sabor ácido e adstringente.


Foi pensando em virar esse jogo que os pesquisadores da Embrapa Roraima,  Maria Fernanda Durigan e Edvan Alves Chagas, resolveram investir em  diferentes formas de preparo da fruta. ‘A ideia é contribuir para melhorar a dieta da população e também gerar renda para a região’,  revela Maria Fernanda. Assim, surgiram deliciosas receitas de picolé de  camu-camu.

camu200
Segundo Maria Fernanda, o picolé contém ingredientes de fácil acesso nas  regiões amazônicas e é também de fácil preparo para os comerciantes  locais. Para a obtenção da polpa de camu-camu, que é a base do picolé,  foram coletados frutos maduros, nativos do Estado de Roraima, em  diversos rios e igarapés. Ainda de acordo com a pesquisadora, o picolé de camu-camu manteve seu alto teor de vitamina C, que na fruta, é o dobro da acerola e pode chegar a 60 vezes mais que na laranja. Não é à toa que é considerada a  frutinha com o maior teor dessa vitamina em todo o mundo.


Mas os benefícios não param por aí. A fruta também é rica em antocianina, que, além de dar a ela uma coloração arroxeada, apresenta propriedades antiinflamatórias. “A população em geral desconhece o potencial nutricional da fruta e as alternativas para o seu consumo. No Peru, o camu-camu já é bastante usado no preparo de sucos e doces, mas no Brasil ainda há pouca pesquisa nesta área, completa Maria Fernanda. Os dois alimentos com maior concentração de vitamina C são a acerola e o  camu-camu. Enquanto a acerola tem entre 1 g e 1,3 g de vitamina C para
cada 100 g de polpa, o camu-camu varia numa faixa de 2,5 g a 6 g a cada  100 g.

Fonte: Embrapa

Leia Mais ►

29 de novembro de 2011

Dor de cabeça pode ser resultado de problemas bucais

A dúvida sempre surge sobre qual especialista procurar na hora em que a dor de cabeça não passa. No início, as dores podem ser eventuais, esporádicas e associadas a diversas causas, desde emocionais, digestivas e até climáticas. Porém, quando se tornam frequentes, em intensidade que aumenta gradativamente ou acompanhadas de outros sintomas, é preciso procurar um profissional para entender a origem do problema e tratá-lo. “Geralmente as pessoas procuram um médico, mas muitas vezes a dor de cabeça pode estar relacionada à saúde bucal”, explica o especialista em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial e mestre em lasers em odontologia, Silvio Mauro Gallon, da Clínica Arte e Face de Chapecó.

        Procurar um médico é sem dúvida uma escolha coerente. Entretanto, nem todas as dores de cabeça são de responsabilidade médica. O diagnóstico nem sempre é simples e o método de obtê-lo é pela eliminação das causas mais prováveis. “Pacientes que já fizeram várias consultas e exames nas diversas áreas, chegam com frequência nos consultórios odontológicos, muitas vezes, até desesperançosos na busca por tratamento”, ressalta Gallon.

        As alterações de função, presença de infecções, formação de cálculos (pedra) nas glândulas salivares e outras causas podem gerar dores de cabeça e devem ser motivos de investigação para as situações em que as causas mais comuns não são encontradas. Muitas cefaleias podem estar associadas aos dentes, músculos e ossos faciais.dorcabe200

O especialista alerta que pela intimidade da face com o crânio, e por seus músculos estarem interligados, muitos problemas como o apertamento dental podem refletir em dores na região da cabeça e do pescoço. “O apertamento contínuo dos músculos, por vezes involuntário, leva ao aumento do tônus muscular, que o deixa mais forte para apertar mais. Forma-se um círculo vicioso que mantém a dor”, assinala.

Fatores como a depressão, o estresse e a ansiedade estão fortemente associados às dores agudas da articulação temporomandibular (ATM). Muitas dores são diretamente da estrutura muscular, como a fadiga, pelo excesso de carga durante o apertamento. Outras são mais agudas, difíceis de suportar e muito intensas. Elas ocorrem diretamente na articulação, entre a mandíbula e o crânio, logo à frente do ouvido, e são decorrentes de processos inflamatórios ou degenerativos da articulação.

Outras dores comuns são as de origem puramente dental, por conta do sofrimento do feixe nervoso existente dentro de cada dente ou até a sua morte, chamada necrose pulpar. Essas dores quando ocorrem com muita intensidade podem irradiar a dor para os ossos da face e do crânio, levando o paciente a pensar em algo além dos dentes. Quando acomete dentes localizados mais ao fundo da arcada dentária superior, pode ocorrer uma sinusite infecciosa, também acompanhada de dor e desconforto.

Uma vez diagnosticada a relação entre as cefaleias e problemas da boca e da face, muitas formas de tratamento podem ser necessárias. No caso de infecção dentária, o tratamento do canal do dente infectado é suficiente para a solução do problema. “Nas dores de origem muscular, fisioterapia, relaxantes musculares e dispositivos que desprogramam a musculatura são importantes para reverter o quadro. Quando há um quadro de depressão associado, o psiquiatra ou psicólogo deverão ser consultados e, muitas vezes, é indicada alguma medicação antidepressiva”, complementa.

Em casos mais severos, onde a ATM já sofreu alterações físicas, a alternativa pode ser cirúrgica, em que o objetivo vai desde recolocar o disco articular na posição normal até a troca da articulação doente por uma artificial, através de uma prótese de ATM. “É preciso compreender que o tratamento das cefaleias depende do seu diagnóstico correto. Quando as dores são constantes, o paciente deve saber da necessidade de uma avaliação odontológica, que poderá, muitas vezes, tratar o problema”, finaliza.

Fonte: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

Recomendo

Arquivo do Blog