27 de novembro de 2010

Carinho de Verdade

O Brasil ganhou uma nova estratégia de mobilização para combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes: a campanha “Carinho de Verdade”. A iniciativa é do Conselho Nacional do SESI, por meio do projeto Vira Vida, que conta com o apoio da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e do Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

O objetivo é ampliar o debate a exploração sexual de crianças e adolescentes e envolver a iniciativa privada e a sociedade civil na busca de soluções que garantam o direito a ter uma vida protegida da violência sexual.

De acordo com dados do Disque 100, há uma média de 80 denúncias diárias no Brasil sobre abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Entretanto, o número exato de meninas e carinhodeverdademeninos que vivem essa realidade no País não é oficialmente contabilizado, o que leva a crer que o número pode ser bem maior. 

A campanha, lançada no dia 19 de outubro, tem o apoio da apresentadora Xuxa Meneghel e conta com a participação de inúmeras outras personalidades, celebridades, artistas, empresários, atletas e outras lideranças que emprestaram suas imagens e “abraçaram” a causa.

O “Carinho de Verdade” focará sua ação na divulgação de iniciativas realizadas por organizações da sociedade civil no enfrentamento à violência sexual de meninas e meninos, além dos serviços públicos de denúncia, como o Disque 100 e os Conselhos Tutelares. A campanha buscará desenvolver ações que levem informação e promovam o debate em diferentes grupos da população, tendo como principal instrumento as redes sociais (Orkut, Facebook, Twitter etc.).
Você também pode participar e contribuir para divulgar a campanha Carinho de Verdade. Para saber como, clique
aqui.

Fonte: Portal Brasil

Leia Mais ►

26 de novembro de 2010

Empresas em Santa Catarina têm vida mais longa

As empresas criadas em Santa Catarina têm vida mais longa e uma taxa de sucesso mais alta. Essa realidade vem sendo constada por respeitados institutos de pesquisa. Neste ano, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que as empresas catarinenses tem 82% de taxa de sobrevivência – a maior do país.

Nessa mesma linha converge extenso trabalho científico do diretor técnico do Sebrae/SC, Anacleto Ângelo Ortigara. Ele concluiu tese de doutorado sobre as causas que condicionam ao sucesso e/ou fracasso das micro e pequenas empresas em Santa Catarina. O estudo foi motivado pela forte participação dessas empresas na economia barriga-verde, nas conseqüências do seu fechamento e na importância do fortalecimento do segmento.

A pesquisa investigou as causas de mortalidade e/ou sucesso das micro e pequenas empresas no Estado por meio de dois instrumentos de coleta de dados, junto a uma amostra de empresas que se registraram na Junta comercial do Estado nos anos de 2000 a 2004. De acordo com o estudo de Ortigara, os sintomas mais relevantes de sucesso apontados foram o bom conhecimento do mercado, boa estratégia de vendas, empresário com persistência e perseverança, além do aproveitamento das oportunidades do negócio. Os sintomas mais relevantes responsáveis pela mortalidade das micro e pequenas empresas foram carga tributário elevada, falta de capital de giro e inadimplência dos clientes.SCat

As causas que podem conduzir tanto ao sucesso como ao fracasso das empresas são os fatores relevantes na história do empreendimento, o conhecimento do produto/mercado, foco no negócio, identificação de oportunidades, organização e adequação dos produtos.

A pesquisa do IBGE divulgada recentemente revela que, atrás de Santa Catarina, aparecem os Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, com 80,5% e 79,5%, respectivamente. Os dados são referentes aos anos de 2007 e 2008. Entre as regiões brasileiras, o sul apresenta a maior taxa de sobrevivência (79,8%), seguido pelo sudeste (79,1%). A média nacional ficou em 78,1% no período analisado. A pesquisa foi feita com base no Cadastro Geral de Empresas do IBGE.

Outro dado relevante do estudo refere-se ao número de empresas de alto crescimento. Em 2008, elas representavam 8,3% dos empreendimentos com 10 ou mais funcionários e, nesse segmento, totalizavam 30.954 empresas. O sul do país contava com 22% das unidades locais dessas empresas.

Entre 2005 e 2008, as empresas de alto crescimento foram responsáveis pela geração de 2,9 milhões empregos formais, o que representa 57,4% dos 4,9 milhões de vagas criadas no período. Na média, o número de postos de trabalho oferecidos neste segmento cresceu 173%, contra 22% da média geral de todos os empreendimentos nacionais.

A indústria de transformação teve maior participação entre as empresas que mais cresceram, com 27%. Comércio (26,4%) e construção (12,2%) vêm em seguida. Na geração de empregos, o setor de construção foi o que mais gerou postos de trabalho (196 mil). Limpeza em prédios e domicílios (117 mil) e locação de mão-de-obra temporária (114 mil) aparecem em seguida.

Segundo o IBGE, as empresas com maior número de empregados possuem uma maior chance de permanecer no mercado. Entre as empresas com 10 ou mais trabalhadores, a taxa de permanência no mercado é de 96%. Para aquelas sem funcionários, essa taxa cai para 66%.

Por: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

25 de novembro de 2010

Um clique pela vida

Não custa nada...

O Site do câncer de mama está com problemas, pois não tem o número de acessos e cliques necessários para alcançar a cota que lhes permite oferecer Uma mamografia gratuita diariamente a mulheres de baixa renda. Demora menos de um segundo, ir ao site e clicar na tecla cor-de-rosa que diz 'Campanha da Mamografia Digital Gratuita'.sitecancermama

Não custa nada e é por meio do número diário de pessoas que clicam que os patrocinadores oferecem a mamografia em troca de publicidade.

Repassem esta postagem para pelo menos 10 amigos para que eles repassem a mais 10 ou mais amigos, ainda hoje!

E assim estaremos ajudando a salvar este site tão importante.

Este gesto fará uma enorme diferença.

Entre no site abaixo e clique no quadrinho rosa do lado esquerdo da página onde diz mamografia gratis.

http://cancerdemama.com.br

Leia Mais ►

24 de novembro de 2010

Verão sem lesões

Procurar academias para um programa intensivo de malhação, buscando conseguir a melhor forma física para veranear nas praias do litoral brasileiro ou nos clubes sociais. Essa é uma atitude comum nesta estação. Porém, muitas pessoas não tem noção sobre perigo residente em atitudes como esta: quem passou o ano todo sem praticar exercícios, passa a fazê-lo com grande intensidade, sem orientação de um profissional.

O médico Joaquim Reichmann, diretor da Clínica Reichmann, de Chapecó, especializada em ortopedia e traumatologia, cirurgia de joelho, ombro e quadril, adverte que esses “atletas de temporadas” podem se machucar: lesões musculares como distensões, edema e dolorimento dos músculos, dor nas articulações devido a encurtamento muscular-tendinoso e retração das cápsulas articulares são algumas das seqüelas desse comportamento.Sol_I.30

As articulações mais atingidas, nesses casos, são a coluna vertebral, joelhos, os ombros e cotovelos. As pessoas devem reiniciar a prática de exercícios de maneira progressiva, de acordo com sua idade, peso e condições gerais de saúde. Joaquim Reichmann lembra que, após os 40 anos, sempre se deve fazer uma avaliação médica prévia devido ao risco de comprometimento do sistema cardiorrespiratório.

Não existem regras, mas recomenda-se que as atividades físicas sejam praticadas pelo menos uma hora três vezes pôr semana. “Não é necessário mais de uma hora por sessão para manter-se em forma”, assegura o médico.

O praticante deve atentar para a alimentação. “A dieta deve ser balanceada, pois precisamos nutrir ossos, músculos, tendões. A ausência de cálcio nos ossos pode provocar osteoporose, já os músculos necessitam de aminoácidos e proteínas.”

A orientação segura de um profissional é essencial, mostra o médico, exemplificando que exercícios mal-conduzidos podem causar problemas nas pernas: se os músculos ísquiotibiais (posterior das coxas e pernas) forem só fortalecidos e não alongados, os joelhos poderão vir a sofrer sobrecarga na parte anterior porque necessitam vencer a resistência dos músculos posteriores fortes e encurtados.

Antes de começar qualquer atividade física é importante que se faça um aquecimento de 5 a 10 minutos, junto com exercícios de alongamentos. Deve-se alongar e aquecer os principais grupos musculares dos membros inferiores, coluna vertebral e membros superiores.

Se a pessoa sentir dores nas articulações e, mesmo assim, continuar insistindo na prática das atividades, poderá sofrer problemas mais sérios, como danos nas cartilagens articulares e sinovites (inflamação da membrana sinovial). Poderá sofrer tendinites e rupturas tendinosas e musculares – tendão patelar e tendão de Aquiles, principalmente.

As lesões podem ocorrer em ambos os sexos dependendo da intensidade do exercício, mas esse cuidado deve ser maior com as mulheres. A mulher, constitucionalmente, tem menos massa muscular que o homem o que a torna mais suscetível a lesões se houver muita demanda do aparelho locomotor. Já o homem tem mais massa muscular, porém se expõe mais em esportes agressivos sendo grande o número de lesões.

Fonte: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

23 de novembro de 2010

Blumenau tem Festival Brasileiro da Cerveja e Feira de Artesanato

O Festival Brasileiro da Cerveja, que inicia nesta quinta-feira, dia 25, e vai até o dia 27, em Blumenau, apresenta mais uma novidade para os apaixonados pela bebida. Para facilitar o manuseio de dinheiro no evento, o Festival terá moeda própria, a Ninkasi (Deusa da Cerveja), que poderá ser adquirida nas seis bilheterias da entrada, além dos 14 caixas internos.

A Ninkasi tem o mesmo valor do real (um por um) e estará a disposição nos valores de N$ 0,5; N$1,0ninkasi0; N$ 2,00 e N$5,00. Os valores praticados pelas cervejarias e pontos de alimentação ficarão a critério de cada estabelecimento. De acordo com a organização do evento a moeda própria é uma forma de facilitar a compra de tickets, uma vez que o Festival apresentará uma grande quantidade de produtos e valores diferenciados.


O Festival Brasileiro da Cerveja será realizado no setor 2 do Parque Vila Germânica. O ingresso para ter acesso ao evento custará R$ 5,00 ou R$ 15,00 (com o caneco de vidro exclusivo) e será vendido no local.

Já no Setor 1 do Parque Vila Germânica, acontece a Feira de Artesanato de Natal. O horário de funcionamento da Feira é de segunda a sexta das 14 as 21 horas. Aos sábados das 10 as 21 horas e domingos das 10 as 19 horas, e a entrada é franca.

DSC02627

Confira a programação musical do Festival:
Quinta-feira, dia 25
19h - Trio Mazzaropp – Música instrumental, possui um repertório composto por bossa nova, samba, jazz, baião, entre outros estilos.
21h - The Beetles – Banda da Argentina, os mais famosos covers dos Beatles.

Sexta-feira, dia 26
17h - Banda Carlos May and the Fast Jumpers – Uma das poucas bandas brasileiras voltadas ao West Coast Blues (um tipo de música que se caracteriza por jazz, com fortes influências de piano, dominando sons e solos de guitarras)
19h - Eu e minha banda – Possui um amplo repertório de Pop/Rock, sendo hoje, um dos maiores nomes no estado.
22h - Orquestra Brasileira de Tango “De Puro Guapos” – Apresenta um repertório instrumental de tangos e milongas. De Puro Guapos é uma expressão argentina que significa uma pessoa corajosa, de fibra.
Sábado, dia 27
13h - Alegria do Choro – O grupo se dedica a pesquisar e difundir o chorinho, gênero que, segundo Villa-Lobos, é "a verdadeira encarnação da alma brasileira".
15h - Confraria do Samba - É um grupo formado por amigos que comungam de um mesmo sentimento: o samba na sua essência, desde o nascedouro do ritmo, com o objetivo de reunir aqueles que gostam de samba de raiz.
20h - Casino de Sevilla – A Orquestra Española de Espetáculo Casino de Sevilla foi criada em 1810 e possui um repertório variado, executado por 12 músicos.


Fonte: Assessora de Comunicação Rafaella Fernandes/PMB

Leia Mais ►

22 de novembro de 2010

Pirão Catarina

Álbum será lançado no dia 3 (Arte: Laboratório de Criatividade UP!)
Diferentes gêneros musicais, com os principais nomes da música de Itajaí-SC, estão reunidos no álbum Pirão Catarina, que será lançado pela Rádio Educativa Univali FM, no dia 3 de dezembro, às 20 horas, no auditório do Porto de Itajaí. 

O disco traz o nome e a proposta do programa, transmitido pela rádio da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), abrindo espaço para que músicos do Estado apresentem suas composições. 

Em sua primeira edição o disco apresenta, em 16 faixas, os músicos de Itajaí. A mistura reúne desde o som tipicamente peixeiro do grupo Tarrafa Elétrica até o heavy metal de Steel Warrior, passando pelo Reggae de Nego Joe, embalando-se no rock de Lenzi Brothers, marcando espaço no protesto da banda Manifesto até o aconchego instrumental de Arnou de Melo. 

O álbum, produzido com recursos captados por meio da lei municipal de incentivo à cultura de Itajaí, teve projeto aprovado pela Fundação Cultural de Itajaí e apoio do Porto de Itajaí. Ele pode ser adquirido pelo e-mailpiraocatarina@univali.br. Posteriormente as músicas do álbum deverão ser disponibilizadas gratuitamente para download. 





Sobre o programa Pirão Catarina No ar desde março de 2000, o programa Pirão Catarina acompanha a evolução das tendências da música no cenário catarinense, abrindo espaço para os compositores locais mostrarem seu trabalho, combinando apresentação de músicas e entrevistas. 

O programa é resultado de projeto de extensão do curso de Jornalismo Univali e permite aos estudantes praticarem a produção de programas de rádio com a supervisão de professores. 

Mais de 400 músicos ou grupos musicais já passaram pelos microfones do programa, que este ano completou dez anos no ar. Ele vai ao ar aos domingos, a partir das 18 horas, e pode ser acompanhado pela freqüência de 94.9 MHz ou nowww.univali.br/radio

Mais informações: (47) 3341-7752, com Liza Lopes Corrêa, coordenadora do programa.

Leia Mais ►

21 de novembro de 2010

17º Festival Internacional de Corais de Criciúma ao vivo pela web

Começa nesta segunda-feira, 22 e termina no sábado, 27, o 17º Festival Internacional de Corais de Criciúma. Os espetáculos iniciam sempre às 19h30 no Teatro Municipal Elias Angeloni. A entrada é um quilo de alimento, em prol das instituições de caridades da cidade de Criciúma.

Uma novidade para este ano é que o evento será transmitido ao vivo pelo internet, todas as noites, em áudio e vídeo, através da web pela Rádio Criciúma. Internautas poderão assistir através de seus computadores, telefones celulares e outros dispositivos móveis com suporte à Windows Media.


Segundo a Fundação Cultural de Criciúma , organizadora do Festival, todas as apresentações serão inéditas e o grande diferencial será a desmistificação de corais. As atrações internacionais ficarão por conta do Coral La Quercia, di Fossalta, da Itália; Coro Professores de Victoria, do Chile; Coral Procantus, do Uruguai; e Associação Coral Miguelete, Grupo da Colônia de Uruguai. Além das internacionais, serão 17 grupos nacionais com a participação de um coral de Minas Gerais, que virá com uma orquestra, e que pretende mostrar muita música erudita. Haverá ainda, 18 grupos de Santa Catarina.

No primeiro dia (22), o coral La Quercia di Fossalta, da Itália irá fazer uma apresentação no hall do Paço Municipal, às 11 horas. Nesta edição o público poderá esperar inúmeras novidades, uma delas, serão as atividades paralelas, ou seja, apresentações que serão realizadas durante o dia e à noite nos municípios vizinhos, shoppings e terminais de passageiros. “A intenção é valorizar o canto, divulgando, assim, a cultura e todos os grupos coralistas”, destacou o presidente da FCC, Sergio Zappelini.

A outra será um workshop, que ocorrerá na Livraria Fátima no dia (26), das 9 horas às 17 horas. Maestros estarão no local ensinando técnicas de projeção vocal, orientações para coros iniciantes e a música barroco de Minas Gerais com técnicas de regência experimental. “Como teremos profissionais de primeira, vamos aproveitar a presenças deles e oferecer essas aulas”, comentou a diretora de cultura da FCC, Solange Jorge Scotti.

Haverá, também, a "Tarde Encanto" que será destinada para as crianças de toda a rede de ensino do município. “Corais infanto-juvenis irão fazer belíssimas apresentações no teatro para todas as crianças. Nosso objetivo é estimular a participação delas na área cultural”, completou Solange.

Fonte: Rádio Criciúma
Leia Mais ►

Recomendo

Arquivo do Blog