16 de maio de 2009

Vinte curiosidades inúteis que podem mudar sua vida

Você vai ficar surpreso com algumas curiosidades que andam pela rede. São informações que muita gente não conhece. Algumas pessoas dizem que não servem para nada ou são inúteis. Mas pode ser que seja falta de imaginação desta gente.

Se uma pessoa gritar durante 8 anos, 7 meses e seis dias, produzirá energia sonora suficiente para esquentar uma xícara de café... Será que vale a pena? 

gritocafe

Se uma pessoa soltar peidos direto durante 6 anos e 9 meses, produzirá gás suficiente para criar a energia de uma bomba atômica...Será?

atomica

A pressão produzida pelo coração humano ao bater é suficiente para espirrar sangue a uma distancia de 9 metros...

coracao

O orgasmo de um porco dura 30 minutos!!!!!!! Na próxima encarnação, quero ser um porco!

porcoscasal

Bater com a cabeça contra a parede consome 150 calorias por hora... Ainda não consegui esquecer aquele lance do porco!

bush

Os humanos e os golfinhos são as únicas espécies que copulam por prazer... Deve ser por isso que o Flipper está sempre sorrindo. E porque o porco não está incluído nessa lista???

golfinho14

De um modo geral, a pessoa tem mais medo de aranhas do que da morte... Achei a do porco mais interessante!

aranha

O músculo mais forte do corpo é a língua. De algumas mulheres com certeza!

lingua

O crocodilo não consegue mostrar a língua... Mas o porco heim?

crocodilo

A formiga consegue levantar 50 vezes o seu peso, puxar 30 vezes o seu peso e sempre cai para o lado direito quando intoxicada... Ah! Mas o porco tem um orgasmo de 30 minutos!

formiga

Os ursos polares são canhotos...Quem descobriu isso? Quem liga?! Quem pagou pela pesquisa??? Boa mesmo foi a do porco!!!

ursos

A pulga consegue pular a uma distância correspondente a 350 vezes o comprimento do seu corpo. É como se um ser humano pulasse a distância de um campo de futebol... Grande coisa, o porco consegue um orgasmo de 30 minutos!!!

pulgas

A barata consegue sobreviver por nove dias sem a cabeça antes de morrer de fome...Mas o porco...

baratas9

O louva-a-deus macho não consegue copular com a cabeça presa ao corpo, pois a fêmea inicia o ritual de acasalamento arrancando fora a cabeça do macho...Vamos voltar ao assunto do porco... é mais interessante!

louva_deus

Alguns leões copulam mais de 50 vezes por dia. Na próxima encarnação, eu continuo querendo ser um porco... Prefiro qualidade a quantidade!!! Mas, se não puder ser um porco, com certeza quero ser um leão!

leaoII

O paladar das borboletas está nos pés...É diferente mas o porco...

borboleta

Os elefantes são os únicos animais que não conseguem pular...Onde está a novidade?? Continuo pensando no porco!

elefantes

O olho de uma avestruz é maior do que o seu cérebro... De algumas pessoas também...

avestruzG

Estrelas do mar não têm cérebro... Conheço algumas pessoas que também não!

estreladomar

E por fim, se alguém encher o seu saco, você precisa usar 42 músculos da face para franzir a testa. Mas, só precisa de 4 para esticar o braço e dar um soco na cabeça desse imbecil... Mas vamos deixar a violência de lado e vamos voltar ao caso do porco, que coisa...

Recebido por email

Leia Mais ►

Observatório Astronômico de Brusque recebe muitas visitas

O Observatório Astronômico de Brusque registrou 42 visitas de escolas, entidades e instituições, somando 1.557 visitantes no espaço, desde janeiro até o final de abril deste ano. Destes, 39 grupos são de outros municípios.

De acordo com o responsável pelo espaço, Silvino de Souza, ao visitar o Observatório as pessoas assistem a uma palestra que tem como tema os planetas e o espaço, conhecem um acervo de estudos com a mesma temática e ainda podem conferir de perto os equipamentos que há no local, como telescópios entre outros.

O Observatório Astronômico de Brusque(SC), é considerado um dos mais importantes do país na área de pesquisa e divulgação de estudos astronômicos. O Observatório é um complexo didático, cultural e científico interessado em pesquisar e compreender os mistérios do Universo.observatorio

Inaugurado em 03 de novembro de 1979 , no Convento Sagrado Coração de Jesus, por iniciativa dos padres Pedro Canísio Rauber e Tadeu Cristovam Mikowski, como Observatório do Convento SCJ. Na época, o Observatório recebeu um telescópio refletor newtoniano de 200mm com a interveniência do Pe.Raymundo Weihermann, da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus. Logo depois o Observatório passou a chamar-se Observatório Kappa Scorpii, uma das estrelas representadas na constelação do Escorpião.

Com o crescente interesse dos estudantes e da própria comunidade brusquense e regional em torno das atividades do Observatório, em 19 de março de 1988, com o apoio do então Pe. Tadeu Cristovam Mikowski, foi fundado o Clube de Astronomia de Brusque - CAB, com a união do Observatório Kappa Scorpii com o Grupo de Estudos Astronômicos Antares.

Neste ano, o Observatório de Brusque integra a campanha de divulgação do programa IYA2009 – Ano Internacional da Astronomia – O Universo Para Você Descobrir, que comemora os 4 séculos desde as primeiras observações telescópicas do céu feitas por Galileu Galilei. O Ano Internacional da Astronomia, proclamado pela ONU, Organização das Nações Unidas, será uma celebração global da astronomia e suas contribuições para o conhecimento humano. Uma das metas do programa é dar forte ênfase à educação, ao envolvimento do público e ao engajamento dos jovens na ciência, através de atividades locais, nacionais e globais.

Para garantir a manutenção do local, desde o início do ano, a Prefeitura de Brusque firmou convênio, para o repasse de 12 parcelas no valor de R$ 1,2 mil mensais.

Para mais informações sobre o Ano Internacional da Astronomia clique aqui.

Para acessar o site do Observatório de Brusque, aqui.

Fontes de pesquisa: Observatório de Brusque e Prefeitura Municipal de Brusque

Leia Mais ►

15 de maio de 2009

Chapecó ainda aguarda as câmeras de segurança

Anunciada em janeiro deste ano e até agora não concretizada, a instalação de câmeras de segurança no centro da cidade de Chapecó com monitoramento e controle da Polícia Militar está sendo objeto de cobrança pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (Acic).

“A comunidade aguarda a efetivação desses investimentos, anunciados e assegurados pela cúpula do sistema de segurança pública do Estado, mas até agora não realizados”, reclama o presidente Vincenzo Mastrogiacomo.camera

Em janeiro deste ano, o presidente Mastrogiacomo e o vice-presidente da Acic, João Stakonski, receberam uma comissão de autoridades locais e regionais, para apresentação de projetos de melhoria da segurança pública de Chapecó. Com prazo de três meses para viabilização foram anunciados a instalação de nova delegacia no bairro Efapi e o monitoramento com câmeras nas principais ruas e avenidas de Chapecó.

Participam daquela reunião o diretor geral da polícia civil catarinense, Maurício Eskudlark, o diretor da academia da polícia civil de Santa Catarina, André Luís Mendes da Silveira, o delegado regional, Mauro Rodrigues, o secretário municipal de defesa do cidadão, Sérgio Wallner, o presidente da Câmara de Vereadores de Chapecó, Márcio Sander, o então vereador Américo Nascimento Júnior, o diretor da Acic, Gelson Dalla Costa, e dirigentes empresariais.

“Nossa constatação, porém, é de que nenhuma das medidas foi, até agora, implementada, enquanto crescem a violência, a delinqüência e a criminalidade em nosso município”, ressalta o empresário João Stakonski.

A Associação encaminhará expedientes ao governador Luiz Henrique, à Secretaria de Segurança Pública, ao comando da Polícia Militar e a Chefia da Polícia Civil reiterando que a melhoria da segurança pública em Chapecó continua na pauta das prioridades da Associação visto que persevera a escassez de recursos humanos e materiais para uma atuação mais eficiente tanto da polícia civil como da polícia militar, situação que vem sendo reiterada e detalhadamente exposta às autoridades de Santa Catarina,pela Acic, desde 2004.

Texto de: Marcos A. Bedin
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

Igrejas foram omissas na escravatura

Organizações vinculadas ao movimento negro pedem, em manifesto divulgado na quarta-feira, 13, que as igrejas históricas se pronunciem sobre os 121 anos da abolição inacabada, e peçam perdão “pela cumplicidade e omissão diante da escravidão e racismo sofrido pelo povo negro”.

O Brasil lembrou, na quarta-feira, o dia em que foi assinada lei que terminava com a escravidão formal. O manifesto negro sustenta, contudo, que o país “mantém uma das mais acentuadas desigualdades social e econômica do mundo” e que a população negra está à margem da riqueza produzida pela sociedade brasileira.

“Conclamamos a Igreja brasileira a romper com o silêncio e com o mito da democracia racial, a fim de que ocorra uma profunda transformação em toda a sociedade”, diz o manifesto. Tal pedido de perdão, aponta o texto, deve vir acompanhado de ações afirmativas e de reparações.escravidao

Dentre as ações afirmativas o manifesto propõe a garantia do acesso de afrodescendentes nos seminários e cursos teológicos, a ampliação de sua participação em cargos de direção das igrejas, o aumento do número de bispos e bispas, pastores e pastoras, e a criação e fortalecimento de pastorais e de ministérios de combate ao racismo.

No campo teológico, o documento pede uma releitura da Bíblia, levando em conta a história do povo negro desde os tempos bíblicos, e que seja produzida uma hermenêutica bíblica negra, que deve ser entendida como uma causa política.

O manifesto, assinado por dez organizações, dentre elas a Comissão Ecumênica Nacional de Combate ao Racismo, os Fóruns de Lideranças Negras Evangélicas e de Afrodescendentes Evangélicos, e a Aliança de Negros e Negras Evangélicos do Brasil, solicita das igrejas históricas um programa de ação que inclua o diálogo inter-religioso.

“As igrejas devem agir como uma vigorosa força para a conversão individual e coletiva dos corações, sem a qual o ódio, a intolerância e o racismo jamais conseguirão ser eliminados”, assinala o documento.

Fonte: ALC

Leia Mais ►

15 de maio - Dia do Assistente Social

Assistente social é o profissional que tem em mente o bem-estar coletivo e a integração do indivíduo na sociedade. Sua atuação é muito ampla: o assistente social estará onde for necessário, orientando, planejando e promovendo uma vida mais saudável - em todos os sentidos.

 
Mesmo quando atende a um indivíduo, o assistente social está trabalhando com um grupo social, pois entende que esta pessoa está inserida em um contexto no qual não se pode dissociar o individual do coletivo. 
Esta "mãozinha" do assistente social é fundamental. Utilizando uma metáfora popular, podemos dizer que este profissional não é aquele que doa um peixe, mas o que ensina a pescar. É preciso diferenciar assistência de assistencialismo. atendimento1


Em uma comunidade, por exemplo, o assistente social pode atuar incentivando a tomada de consciência dos integrantes. Isto significa ajudá-los a perceber sua capacidade de expansão e crescimento, para que aprendam a satisfazer suas necessidades e utilizar melhor seus próprios recursos.


No setor público, que emprega a maioria desses profissionais - 80% da categoria -, ele desenvolve campanhas de saúde, educação e recreação. Em grandes empresas privadas, por sua vez, pode prestar assessoria na área de recursos humanos.


Em uma penitenciária, por exemplo, ou em abrigos de menores, o assistente social desenvolve um trabalho de reintegração social. A idéia é fazer com que esses indivíduos marginalizados sintam-se parte da sociedade, eliminando ou reduzindo o sentimento de exclusão.


Princípios da profissão: Reconhecimento da liberdade como valor ético central; Defesa dos direitos humanos; A democracia como valor universal; A equidade e a justiça social; O pluralismo e o direito à diferença; Combate a todas as manifestações de discriminação e preconceito A busca da inserção social de todos os indivíduos; Compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população.

O que faz o Assistente Social?

Estuda e analisa a realidade das pessoas e grupos de pessoas, propondo medidas e prestando serviços sociais (que venham ao encontro às suas necessidades). Informa aos usuários de seus serviços sobre programas sociais disponíveis na Instituição onde atua, tornando-os acessíveis a todos os que deles necessitam; Elabora, coordena e executa ações nas áreas de Saúde, Previdência, Educação, Habilitação, Assistência Social e seu público-alvo, crianças e adolescentes, portadores de necessidades especiais e segmentos de baixa renda; Elabora a gerencia políticas públicas; Formula e executa planos programas e projetos sociais; Presta orientação social (consultoria) a indivíduos e grupos sociais.

O município Indaial, atualmente conta com um grupo de assistentes sociais em seu quadro de funcionários, nas mais variadas áreas (criança e adolescente, saúde, benefícios, terceira idade, entre outros). Queremos agradecer de forma carinhosa á todos os assistentes Sociais do Município de Indaial pelo trabalho que realizam no seu dia-a-dia junto a nossa comunidade.

Parabéns a todos os assistentes sociais do Brasil.

Fonte: Prefeitura Municipal de Indaial

Leia Mais ►

14 de maio de 2009

Projetec 2009: inovações para todos os estágios da obra

A Projetec 2009 - Feira da Construção Civil e Habitação que encerra neste sábado, dia 16 de maio, no Parque de Exposições da Efapi, em Chapecó, está oferecendo ao público visitante as últimas inovações do mercado para todos os estágios da obra. A Projetec é uma feira setorial, dedicada a toda cadeia produtiva da construção civil e da habitação, organizada e realizada pela Green Sul e que conta com o apoio da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (Acic).Estande

Na abertura da Feira o presidente da Acic, Vincenzo Mastrogiacomo, destacou o empreendedorismo dos expositores e realizadores do evento que, mesmo diante de um quadro de crise econômica, ousaram e apostaram na Projetec como instrumento de incremento para os negócios.

O empresário de Balneário Camboriú, Mario Luis Rambo, da Construtora Rambo, está apresentando na Projetec o conceito do “edifício verde”, cuja concepção ambientalmente responsável vem atraindo a atenção do público. “Nossos projetos são concebidos pensando numa mudança de comportamento. Desde a definição da planta com aproveitamento da luz solar até a captação e filtragem de 100% da água da chuva para reutilização no condomínio”, explica Rambo.

O chamado “edifício verde” possui cobertura vegetal composta por diversos tipos de folhagens até mesmo pequenas árvores frutíferas, cujas raízes filtram a água da chuva que ainda percorrerá por camadas de areia, argila e brita, para depois ser destinada aos reservatórios onde será utilizada inclusive para consumo humano.

A empresa possui política de reciclagem no canteiro de obras com destinação correta dos resíduos, medidas de redução de impacto para a vizinhança da obra, fornecedores com certificação ambiental e orientação aos colaboradores, que não fumam no local de trabalho.Estande 2

Uma tecnologia desenvolvida em União da Vitória também está em destaque entre os expositores. A Airo Esquadrias de PVC apresenta as portas que se integram à decoração das casas e apartamentos. Com isolamento termoacústico, limpeza fácil e segura, facilidade na instalação e resistência a ações químicas e biológicas, as portas de PVC são consideradas ecológicas. Também estão expostas janelas em PVC com persianas automatizadas importadas, além de guarnições e rodapés.

O empresário Marcelo Tymus, da Airo Esquadrias, visualiza a feira como uma excelente oportunidade de negócios e espera se inserir no mercado imobiliário do oeste catarinense que considera bastante promissor.

Para quem já está finalizando a obra e prioriza a tecnologia, a Schiel Imagem do Som, de Porto União, demonstra na Projetec equipamentos de última geração para home theater, como as caixas acústicas da marca inglesa BeW, automação de luzes e dois modelos de amplificador para i pod . “Nós vendemos emoção para as pessoas, não apenas o equipamento”, resume o empresário Fernando Schiel, que montou na feira um ambiente “sala de tv”, com móveis das lojas Tom Sobre Tom e Favorita, e climatização da Casa Castor, todas de Chapecó. “Sempre participamos de feira através de parcerias para reduzir custos e proporcionar um ambiente confortável para quem vai ver nossos produtos”.

O horário de visitação no dia 15 será das 14 às 22 horas e no dia 16, sábado, das 10 às 20 horas. O acesso é permitido para maiores de 16 anos e a entrada é gratuita.Estande 3

A Projetec tem, entre os objetivos, discutir aspectos relevantes do atual momento da construção civil; aspectos da habitação de interesse social e intensificar o desenvolvimento do setor, ampliando o intercâmbio de informações e idéias entre empresários, engenheiros, arquitetos, gerentes, fornecedores, pesquisadores, professores, estudantes e demais profissionais que atuam na área.

Texto e fotos: Marcos A. Bedin
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

Primeira audiência virtual na Justiça do Trabalho de SC

O processo entre uma trabalhadora e uma empresa de segurança privada deu início, nesta quarta-feira (13), a uma mudança na forma como advogados e partes vão se relacionar com a Justiça do Trabalho. É nesta ação trabalhista que aconteceu a primeira audiência da nova fase do Provi, o processo virtual, sem papel, da Justiça do Trabalho de Santa Catarina.

Nova fase porque passa a valer para todos os tipos de processos distribuídos para a 1ª e a 2ª Vara do Trabalho de Florianópolis, e não somente para aqueles de rito sumaríssimo (com valor de causa de até 40 salários mínimos), como vinha acontecendo desde janeiro. A audiência marcada para às 9h30min, na 2ª Vara do Trabalho de Florianópolis, foi presidida pelo juiz Roberto Basilone Leite, titular da unidade.justavirtual

O Provi representa uma mudança cultural drástica tanto para advogados, que não têm mais contato com o processo físico, quanto para partes, que agora podem ver todo o conteúdo de suas ações na internet, além do costumeiro acompanhamento processual.

Não há mais páginas para virar, folhas para numerar ou autos para levar em carga. Os prazos processuais, ao invés de terminarem às 18 horas, vão se estender até meia-noite. Acabam-se também as fotocópias, já que petições e documentos necessários para instruir a ação podem ser digitalizados e enviados pela internet.

O principal ganho para o usuário da Justiça do Trabalho, porém, é a agilidade nos julgamentos. Rotinas antes feitas de forma manual, como carimbos, juntadas de petições e conferência de prazos, por exemplo, passam a ser automatizadas pelo próprio sistema, fazendo com que o processo chegue mais rápido para análise do juiz.

O Corregedor-Geral da Justiça do Trabalho no Brasil, o ministro do TST Carlos Alberto Reis de Paula, vai estar presente para conhecer a novidade, que, por enquanto, está sendo desenvolvida apenas pelos TRTs de Santa Catarina e Paraíba. O Provi vai passar por uma nova avaliação em setembro, quando a Administração do TRT/SC irá decidir para quais unidades irá expandir o processo sem papel.

Fonte: Assessoria de Comunicação do TRT/SC
Leia Mais ►

Software promete prever risco de deslizamentos

A empresa RomanaTec apresentou à equipe da Epagri/Ciram no dia 12 de maio o Adonis, um software de funcionamento online (via site) para prevenção de riscos de deslizamentos em encostas. A apresentação faz parte das atividades do GTC (Grupo Técnico Científico de Prevenção às Catástrofes Naturais em SC), cujos coordenadores emitirão parecer para o governo estadual analisando se o produto é ou não adequado às necessidades dos catarinenses.


A proposta do software é calcular os risco de deslizamentos por meio de uma análise matemática. Os dados seriam carregados pelos agentes municipais da Defesa Civil, que seriam os responsáveis por mapear as áreas de risco em todo o estado. Um site possibilitaria o acesso da população a estas informações, o que configuraria um recurso inédito no mundo.

deslizamentos
Com um clique o cidadão poderia, com apoio do Google Earth, localizar os pontos vulneráveis a deslizamentos, com as informações técnicas relacionadas e a classificação de nível de risco, hierarquizada por meio de uma escala de cores. Uma parceria com o setor de meteorologia da Epagri/Ciram possibilitaria ainda a variação de nível de risco de acordo com o índice recente de precipitação em cada ponto.


Além de informar o nível de risco de deslizamentos o software se propõe a indicar qual a melhor solução técnica para cada caso, levando em conta desde uma simples proteção superficial até uma intervenção geotécnica imediata. 

A RomanaTec é uma empresa catarinense, que usou os dados de um trabalho acadêmico nos taludes adjacentes à Barragem do Rio São Bento para calibrar o software. A ferramenta oferece ainda outro diferencial, que seria a possibilidade de uso por não técnicos, bastando conhecimentos básicos para levantamento das informações necessárias (distância, altura, cor do solo, tempo transcorrido da última chuva etc).

Fonte: Gisele Dias - Assessoria de Comunicação Epagri/Ciram

Leia Mais ►

13 de maio de 2009

Saiba como fazer o auto-exame da tireóide

A tireóide é a glândula responsável pela produção de hormônios que auxiliam o controle do metabolismo no corpo humano. Ela interfere na função de órgãos importantes como coração, cérebro, fígado e rins. Influencia ainda no crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes, na regulação dos ciclos menstruais, na fertilidade, no peso, na memória, no sono e no humor.

As principais doenças da tireóide são hipertireoidismo, hipotireoidismo e os nódulos. Esses distúrbios são muito prevalentes na população. Estudos ultra-sonográficos têm demonstrado que 30 a 50% dos adultos assintomáticos apresentam algum tipo de nódulo na tireóide. Cerca de 10% das mulheres acima dos 40 anos e em torno de 20% daquelas com mais de 60 manifestam alguns problemas tireoidiano. É importante ressaltar que todas as pessoas, independente da idade e sexo, estão sujeitas a alterações na glândula tireóide.

O hipotireoidismo ocorre quando a tireóide produz uma quantidade de hormônio abaixo dos níveis considerados normais. Pode ser causado por doença auto-imune (em que o próprio corpo produz anticorpos contra a tireóide), após cirurgias tireoidianas ou pelo tratamento com iodo radioativo. As principais queixas são: cansaço, depressão, pele ressecada, unhas quebradiças, constipação intestinal, aumento de peso e inchaço.tireoide

O hipertireoidismo se desenvolve quando há um excesso de hormônios tireoidianos. São sintomas da doença o nervosismo, fraqueza muscular, palpitações, sudorese, perda de  peso, tremores e queda de cabelos. As causas mais comuns são doença auto-imune e bócio multinodular tóxico.

Os nódulos tireoidianos, únicos ou múltiplos, são frequentes e, geralmente, assintomáticos. Embora a grande maioria desses nódulos seja benigna, todos eles precisam ser avaliados cuidadosamente, já que cerca de 5% dos casos são malignos.

Todos os sintomas descritos anteriormente podem ser acompanhados ou não de alterações na forma de tireóide, como aumento de volume ou presença de nódulos. Esses achados podem ser pesquisados em um auto-exame:

                             Material necessário: um copo com água e um espelho

                              1) Segure o espelho e procure no seu pescoço a região logo abaixo

                                  do Pomo de Adão (popularmente conhecido como gogó). Sua tireóide

                                  está localizada aí.

                               2) Estenda a cabeça para traz para que esta região fique mais exposta.

                                   focalize-a pelo espelho.

                               3) Beba um gole de água e engula.

                               4) Com o ato de engolir, a tireóide sobe e desce. observe se há alguma

                                   protrusão ou nódulos na sua tireóide.

Ao observar alterações no auto-exame ou em caso de sintomas compatíveis com doenças tireoidianas, procure seu Endocrinologista, para que seja realizado o correto diagnóstico destas disfunções e instituído o tratamento mais adequado, de acordo com as particularidades de cada paciente.

 

Fonte: Folha da Saúde

Texto por: Da. Carolina Wust do N. Gaya/Endocrinologista/Fone:(47)3037-1127

Leia Mais ►

Mostrando talento com eficiência

Escolhido como melhor funcionário de 2008, Antonio Gilvan Bernardino, que trabalha como auxiliar de almoxarifado em uma empresa paulistana de material de construção, também acumula outras conquistas. Aos 26 anos, ajuda a família financeiramente e, com suas economias, deu de presente uma máquina de lavar para a mãe. Essa trajetória tem um valor emblemático, porque Antonio é portador de deficiência mental.


As habilidades para conseguir um emprego no mercado formal de trabalho e ser respeitado como um profissional, ele conquistou graças à Associação para o Desenvolvimento, Educação e Recuperação do Excepcional (Adere). “Trabalhamos para desenvolver o talento e potencial de cada pessoa. Aqui, ignoramos a primeira letra da palavra deficiente e trabalhamos o coeficiente”, define a presidente da Adere, Soeni Domingos Sandreschi.talento


Há 36 anos, a associação investe na inclusão, com foco na qualidade. Pelos processos adotados, a Adere foi escolhida como uma das 100 unidades mais produtivas do País pelo Prêmio Sebrae Top 100 de artesanato. Para a presidente da Adere, a certificação do Sebrae “é motivo de orgulho e referenda o nosso trabalho. Como trabalhamos com profissionalismo, a cada ano, cerca de dez alunos da associação conseguem emprego”.


O treinamento é visto sempre pela ótica da excelência da capacitação. Conceitos como caridade, protecionismo e piedade não fazem parte do vocabulário da Adere. Na associação, eles são treinados em diversas técnicas como marchetaria em cipó, tecelagem, papel maché, bijuteria e mosaico com papel reciclado.


Com essa variedade de produtos, a Adere tem entre seus clientes grandes empresas que comercializa objetos de decoração. O pico da produção é no fim do ano com a encomenda de brindes, quando são vendidos cerca de 5 mil itens.


O que observamos aqui são as características e habilidades de cada um. A partir disso, eles são treinados para produzir objetos bonitos e de qualidade. Não vendemos a deficiência, mas o talento. A diversidade deve ser vista como uma riqueza e não como um problema. E é sempre bom lembrar que todos somos incapazes para alguma coisa", lembra Soeni Sandreschi.


Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Leia Mais ►

Projetec 2009 inicia hoje

Inicia nesta quarta-feira, 13, a Projetec 2009 - Feira da Construção Civil e Habitação agendada para o período de 13 à 16 de maio, no Parque de Exposições da Efapi em Chapecó. A Projetec é uma feira setorial, dedicada a toda cadeia produtiva da construção civil e da habitação, organizada e realizada pela Green Sul e que conta com o apoio da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (Acic). A abertura oficial está prevista para às 18 horas, desta quarta-feira, 13, com a presença de autoridades, expositores e empresários do setor.

“A feira reúne expositores de materiais e serviços que abrangem desde a fundação até o acabamento da obra, passando pelo concreto, revestimentos e outros insumos”, explica o presidente da Acic, Vincenzo Mastrogiacomo.

Também são agregados à feira expositores de equipamentos ligados ao reaproveitamento e destinação de resíduos e entulhos e construção ecologicamente correta de edificações. O horário de visitação será, nos dias 13, 14 e 15, das 14 às 22 horas e no dia 16, das 10 às 20 horas. O acesso é permitido para maiores de 16 anos e a entrada é gratuita.

A Projetec tem, entre os objetivos, discutir aspectos relevantes do atual momento da construção civil; aspectos da habitação de interesse social e intensificar o desenvolvimento da construção civil, ampliando o intercâmbio de informações e idéias entre empresários, engenheiros, arquitetos, gerentes, fornecedores, pesquisadores, professores, estudantes e demais profissionais do setor.

Paralelamente à Projetec 2009, será realizado o Seminário da Construção Civil. Também ocorrerá a Mostra Nacional de Tecnologias para a Habitação de Interesse Social - Habita Solo, que mostrará projetos completos e soluções isoladas de construção de interesse social. Este evento tem como foco a construção de projetos de edificações sociais por entidades, universidades e empresas interessadas, baseando-se em materiais alternativos, de baixo impacto ambiental ou reciclado, oferecendo alternativas e procurando parceiros de negócios.

A Feira terá um painel de oportunidades que representa um espaço onde as empresas podem divulgar os produtos, serviços ou interesse na busca de negócios, parceiros, representantes, informando lançamentos através de anúncios expostos em painéis. Além disso, haverá a rodada de negócios, fomentada por instituições financeiras em conjunto com o Sebrae.

Texto por: Marcos A. Bedin
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

 

Leia Mais ►

12 de maio de 2009

Dono de Funerária interrompe velório e toma caixão de volta

Esta até parece piada, mas é a mais pura verdade. A 4ª Câmara de Direito Civil do Tribunal de Justiça de Santa Catarina confirmou sentença da Comarca de Lages que condenou a Funerária Anjo da Guarda ao pagamento de indenização por danos morais no valor de R$ 4 mil em benefício de Maria Enedina de Souza - irmã de Valdevina Maria de Souza.

Segundo os autos, o dono da funerária irrompeu no velório da irmã de Maria – morta em decorrência de um câncer em 1º de setembro de 2006 – e simplesmente exigiu o caixão de volta, em decorrência de problemas com o pagamento que deveria ser honrado pela Sul América Aetna. O fato gerou toda a sorte de constrangimentos à família que, em caráter de urgência, teve que acionar a prefeitura local para obter outra urna funerária, diga-se de passagem de pior qualidade e sem vedação. “O dano moral decorrente dos fatos narrados é evidente. caixao

O constrangimento pelo qual passou a autora com a transposição do corpo de sua irmã falecida do caixão adquirido para outra urna de inferior qualidade e adquirida às pressas com a Prefeitura Municipal é imensurável”, destacou o desembargador Monteiro Rocha, relator da matéria.

O pastor da Igreja Assembléia de Deus, local onde ocorreu o velório, testemunhou em 1º grau jamais ter visto cena tão deprimente e humilhante em sua vida. Na apelação junto ao TJ, a Funerária Anjo da Guarda alegou cerceamento de defesa e sustentou ainda que a Sul América Aetna, responsável pelo seguro de assistência familiar adquirido por Maria Enedina, informara sobre a desistência do seguro por parte da família.

Para o relator do processo, contudo, não se pode falar em nulidade da sentença por cerceamento de defesa já que o proprietário da funerária teve oportunidade de se defender durante a audiência de instrução, mas preferiu não se manifestar. O magistrado ainda afirmou que não ficou comprovado que a seguradora negou as despesas com o funeral. “Além disso, a ofensa acarretou vexame e humilhação à Maria, que foi profundamente desrespeitada em momento de grande dor e consternação”, finalizou Monteiro Rocha. A decisão da Câmara foi unânime. (Apelação Cível n.º 2007.020929-0)

Fote: TJSC

Leia Mais ►

Mulher será indenizada por erro em exame de HIV

A 1ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, em decisão unânime, reformou sentença da Comarca da Capital e condenou o Estado de Santa Catarina ao pagamento de indenização por danos morais no valor de R$ 50 mil à S.C.S. Em 1º Grau, a ação proposta pelo Ministério Público em nome de S. foi julgada improcedente.

Segundo os autos, S., que estava no início de uma gravidez, após atendimento no Posto de Saúde do bairro Brejaru, no Município de Palhoça, foi encaminhada para atendimento por uma equipe médica da Maternidade Carmela Dutra, na Capital, onde foram requisitados todos os exames de rotina para gestante (sangue, urina, HIV, dentre outros). Os exames foram feitos no Laboratório Central de Saúde Pública - LACEN, vinculado ao Sistema Único de Saúde – SUS, e o resultado foi encaminhado para a Maternidade Carmela Dutra. hiv

Em dezembro de 2001, em consulta de rotina pré-natal, S. foi informada pelo médico que o seu exame de HIV tinha resultado positivo. S. afirmou que em nenhum momento foi pedido para que ela repetisse o exame e, logo foi lhe dado a prescrição do coquetel e injeções durante as contrações do pré-parto. Orientada por uma amiga, S, procurou uma médica infectologista, em consulta particular, a qual, considerando o exame positivo de HIV, solicitou-lhe apenas o exame de carga viral e advertiu que o uso de AZT causava rápido estado anêmico. Com o nascimento da criança esta também foi submetida a exame para a confirmação de infecção por HIV, cujo resultado foi negativo. Diante deste quadro, a médica infectologista solicitou novo exame em S. e na filha, e constatou que a mãe nunca esteve infectada. Logo, percebeu que se tratou de erro do laboratório e dos médicos que não solicitaram um segundo diagnóstico.

Para o relator do processo, desembargador substituto Paulo Henrique Moritz Martins da Silva, é de ciência dos médicos que sempre há necessidade de repetição do exame, ainda mais quando o resultado deste, é de grave doença. “O que se imputa ao Estado é exatamente o descaso, o descuido no atendimento, quando, em sendo constatado no primeiro exame o resultado positivo, aceitá-lo como definitivo, quando a própria portaria regulamentadora do Ministério da Saúde apontava para a necessidade de se aprofundar a investigação, realizar um novo exame, para confirmação e, só então, anunciar o resultado à paciente”, finalizou o relator. (Apelação Cível n.º 2007.028887-0)

Fonte:TJSC

Leia Mais ►

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Um dia de alerta e conscientização, assim é o 18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data marca um reforço ao enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, problema crônico da sociedade brasileira. Nesse momento, os diferentes setores da sociedade, dos governos e da mídia se mobilizam para a formação de uma forte opinião pública contra a violência sexual infanto-juvenil. Brasil afora atividades foram promovidas com o intuito de estimular e encorajar as pessoas a denunciarem e revelarem situações desse tipo de violência.

abuso2
As ações de mobilização têm o intuito de criar possibilidades e incentivos para implantação e implementação de ações de políticas públicas capazes de fazer o enfrentamento ao fenômeno, no âmbito do combate à impunidade e de proteção das vítimas, conforme estabelece o Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Criança e Adolescente.


A data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973, em Vitória-ES, um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Crime Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade que foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens de classe média alta daquela cidade. Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, prescreveu impune.


Desde a criação dessa Lei, a sociedade civil organizada promove atos de mobilização social e política na perspectiva de avançar no processo de conscientização da população sobre a gravidade da violência sexual e ao mesmo tempo impulsionar a implementação do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, aprovado pelo CONANDA em 2000, no marco dos 10 anos do ECA.


Segundo dados do Unicef, o país ainda não tem uma política sistemática de combate ao problema, nem métodos eficazes de monitoramento do problema. É considerável o aumento do número de denúncias e maior conscientização do status de crime em relação a esses abusos. Segundo dados da Secretaria Especial de Direitos Humanos – SEDH, o serviço Disque 100, uma espécie de tele-denúncias de todo o país, de 2005 para 2006 o número de registros de violência sexual triplicou, passando de 2.250 para 6.580. Em 2007, o número, que já havia crescido, duplicou, somando cerca de 12,5 mil denúncias. Em 2008 o número de denúncias chegou a 15 mil.


Depois de feita a denúncia, o serviço encaminha as informações para o Conselho Tutelar e serviços de assistência social, médica e psicológica, além de acionar a polícia militar, federal e rodoviária (se necessário). Contudo, não há um completo monitoramento do desenrolar dessas ações, nem a garantia total da proteção da criança ou adolescente. De acordo com informações da própria SEDH, é freqüente a impunidade nesses casos, o que acaba por alimentar a prática dos crimes.


Das 55,6 milhões de crianças e adolescentes brasileiros com menos de 14 anos, 12% (o que representa o montante de 6,6 milhões de pessoas) são vítimas de agressões de alguma espécie dentro do ambiente doméstico, de acordo com dados da Sociedade Internacional de Prevenção ao Abuso e Negligência na Infância. São justamente essas agressões as portas de entrada para a vida nas ruas e o desencadeamento de outras situações de abuso e exploração sexual. Os dados revelam inclusive que a maioria das meninas de 12 ou 13 anos que estão em ambientes de prostituição, foram abusadas inicialmente dentro de suas próprias famílias. No dia 18 de maio uma equipe de profissionais da Prefeitura de Indaial, estará fazendo panfletagem em frente à sede da Prefeitura.

Fonte: Prefeitura Municipal de Indaial

Leia Mais ►

11 de maio de 2009

Cuidados que devem ser tomados com a atividade muscular na adolescência

A adolescência é uma fase de muitas transformações e descobertas. Trata-se de um período de alterações psíquicas, sociais e físicas e que, muitas vezes, é encarada com ansiedade por aqueles que estão deixando de ser crianças e ainda não estão se tornando adultos.

Nesta fase, com tantas mudanças aparentes no corpo, muitos adolescentes se entregam ao excesso de atividades musculares para melhorar a aparência. O médico ortopedista e traumatologista, Joaquim Reichmann diz que a atividade muscular é boa e necessária, porém, alguns cuidados devem ser tomados para que o adolescente evite excessos e não sofra danos à saúde, como sobrecarga dos joelhos e distensões musculares. Reichmann faz o alerta em função do crescente número de adolescentes lesionados que procuram as clínicas ortopédicas. “É fundamental que o jovem tenha sempre orientação de um educador físico que irá prescrever os exercícios de acordo com as possibilidades e limitações de cada um”musculos, alerta.

De acordo com o médico, o tempo de exercício deve ser em média de 50 minutos por sessão ou então deve ser fixado de acordo com as metas a serem alcançadas. Reichmann recomenda um intervalo para o organismo se recuperar entre uma sessão e outra e sugere, como freqüência ideal, três vezes por semana salvo em casos de atletas de competição. “Também é importante para quem está praticando musculação não se esquecer do alongamento muscular, principalmente na região lombar e região posterior das pernas” recomenda Reichmann.

Para as meninas que, na maioria, preferem não apresentar grande volume de massa muscular, Reichmann recomenda a atividade muscular com pesos menores e aumento no número de exercícios. No entanto, as orientações de um profissional são fundamentais para evitar exercícios errados que podem provocar distensões musculares, além de dores nas costas, joelhos e pernas e problemas posturais.

Quanto ao momento certo para iniciar as atividades musculares, Reichmann diz que não existe uma idade ideal. “Cada caso é um caso, depende da pretensão. O que não pode haver são excessos de atividades desportivas que podem levar a problemas tipo osteocondrite (inflamação no núcleo de crescimento dos ossos), má postura, tendinites, dores musculares, dores nas articulações” alerta o médico Joaquim Reichmann. Equilíbrio e moderação são os melhores remédios para evitar lesões.

Texto de : Marcos A. Bedin
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

ULBRA fecha time profissional

O Comitê Gestor de Crise e a Reitoria da Universidade Luterana do Brasil (UIlbra) definiram a paralisação de atividades desportivas profissionais em várias modalidades, inclusive do Sport Clube Ulbra, que participou do Campeonato Gaúcho de Futebol, mantendo ativo apenas o projeto social da escolinha.

Para a nova gestão, que assumiu no lugar do reitor Ruben Eugen Becker, a regularização salarial dos seus colaboradores nas áreas da saúde e da educação é prioritária. A Ulbra está mergulhada numa crise econômica-financeira cuja solução não se dará a curto prazo.

Além do futebol de campo profissional, o Comitê Gestor de Crise e a Reitoria decidiram que o futsal profissional, o basquete profissional, o tênis, o judô e o vôlei de praia não receberão recursos para manter suas equipes neste ano.ulbra

Mas a Ulbra respeitará a parceria com a cidade paulista de São Caetano do Sul até o final do contrato, maio de 2010, na manutenção do time de voleibol profissional. O cancelamento da parceria implicaria multa recisória.

No taekwondo, o clube honrará com a atleta olímpica Débora Nunes até o final do contrato, em julho de 2009, manterá a equipe universitária de levantamento de peso, mas sem empregar recursos financeiros.

No atletismo, o clube não disponibilizará recursos, apenas cederá a estrutura para a equipe, apesar de alguns atletas disputarem campeonatos no decorrer do ano.

A Comunidade Evangélica Luterana São Paulo, mantenedora da Ulbra, confirmou a nova direção, assim constituída: reitor, Marcos Fernando Ziemer. O diretor administrativo da Fundação Ulbra, pastor Valter Kuchenbecker, é o vice-reitor.

Para a Pró-Reitoria de Administração foi conduzido o administrador Ricardo Müller, que atuava na empresa Ferramentas Gerais Comércio e Importação. O pró-reitor adjunto da administração passada e ex-diretor do curso de Odontologia, Ricardo Prates Macedo, assume a Pró-Reitoria de Graduação.

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação será dirigida pelo coordenador dos cursos de Engenharia Ambiental, professor Erwin Francisco Tochtrop Júnior, e a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários será liderada pelo professor Ricardo Willy Riet

A Ulbra tem 152 mil alunos, lotados em nove campi no Rio Grande do Sul e mais seis campi em cincos Estados brasileiros. Ela oferece 47 cursos de graduação, 33 de graduação tecnológica, 75 de especialização, oito programas de mestrado e dois de doutorado. Alguns cursos tecnológicos e de graduação são oferecidos também a distância. A sece da instituição fica em Canoas, cidade da Região Metropolitana de Porto Alegre.

Na área da saúde, a Ulbra mantém os hospitais Independência e Luterano, de Porto Alegre, e o Hospital Universitário, em Canoas. 

Fonte: ALC

Leia Mais ►

10 de maio de 2009

Justiça nega pedido de John Lennon

A 3ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de Santa Catarina negou pedido de John Lennon Schwinden de Oliveira e vetou  sua posse no cargo de "auxiliar administrativo", para o qual fora aprovado em concurso público realizado pela Prefeitura de Curitibanos. Isto porque, na data marcada para assumir o cargo, o então candidato possuía apenas 17 anos.

A ação foi proposta pelo prefeito de Curitibanos-SC e pelo representante do Ministério Público, que já haviam indeferido seu pedido de prorrogação quando da posse. O candidato alegou que já era civilmente emancipado e que completaria a maioridade três meses e 18 dias após a data marcada para a assumir o cargo. lennon

Para o relator do processo, desembargador Rui Fortes, o candidato tinha prévio conhecimento de que deveria preencher todos os requisitos previstos no edital, como a idade mínima de 18 anos e a comprovação de quitação com o serviço militar, na data da posse.

O magistrado deixou claro nos autos que sua posse iria de encontro ao Edital do concurso e ao Estatuto dos Servidores Públicos municipal. "Entender diferente afrontaria o "princípio da igualdade" entre os candidatos que se submeteram à avaliação realizada pelo certame, bem como abriria precedente passível de questionamento para todos aqueles que se inscreveram no concurso e que acreditaram que seriam, de fato, respeitadas as regras do edital", explicou. A decisão, unânime, cassou liminar anteriormente concedida pela Comarca de Curitibanos, que autorizara a imediata posse do impetrante. (Apelação Cível em Mandado de Segurança n. 2008.075334-9)

Fonte: TJSC

Leia Mais ►

Recomendo

Arquivo do Blog