18 de abril de 2013

Para salvar audiência, Globo se aproxima dos evangélicos

A próxima novela das 21h da Rede Globo terá uma mocinha evangélica e um personagem gay, que será o vilão da trama. A emissora busca, assim, a aproximação com os evangélicos, uma das estratégias da empresa para estancar a queda de audiência de sua programação. "Amor à vida", título provisório, será, segundo definição do seu autor, Walcyr Carrasco, uma novela clássica sobre relações familiares e amorosas, ambientada num hospital de São Paulo.

A mocinha, antes uma periguete (mulher que vive na balada, auto-suficiente, que escolhe com quem quer ficar sem se importar com a opingloboião alheia) , converte-se ao evangelho e transforma-se numa cantora gospel.

Um dos interlocutores da Globo é Silas Lima Malafaia, 54 anos, pastor pentecostal há 30 anos e líder da Igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo, que sofre contestação de colegas por causa dessa aproximação. A Globo é alvo de pesadas críticas de setores evangélicos por fazer apologia, assim entendem, de princípios que ferem o cristianismo, como a infidelidade conjugal, o aborto e a homossexualidade.

"Precisamos aprender que a televisão não é de Deus nem do diabo; depende de quem a usa", contrapõe Malafaia. "Se radicalizarmos ao ponto de dizermos que nenhum pastor ou cantor deve dar entrevista ou participar de programas da Rede Globo, estaremos reafirmando com essa atitude que aquilo tudo é do diabo e não temos a capacidade de intervir", argumenta.

Em comunicado público, Malafaia afirma que só não prega no inferno porque o diabo não tem salvação mesmo. "Mas, se um programa de TV me convidar, por mais pecador que ele seja e independente da emissora, estarei lá", escreve.

Com exceção da novela das 21h, diferentes programas da Rede Globo, até mesmo o Jornal Nacional, o Domingão do Faustão, Esporte Espetacular, Fantástico e o Jornal Hoje apresentaram índices de audiência negativa em 2012 comparado ao mesmo período do ano anterior.

A Globo realizou, em março e abril, maciça campanha para anunciar novos programas e alterações em quadros existente, na tentativa de reverter os índices negativos colhidos no ano passado.

Fonte: ALC

Leia Mais ►

Recomendo

Arquivo do Blog