17 de novembro de 2013

Você sabe o que é a plica sinovial?

O joelho, conhecido como a mais complexa articulação do corpo, é formado por ossos, nervos, músculos e cartilagens e, dificilmente apresenta problemas em pessoas que não praticam esportes. Já, os atletas que costumam forçar com movimentos de corrida ou mudanças de direção, rotações entre outras, estão sempre sujeitos a sofrer lesões. “Entre elas está a Síndrome da Plica (ou Prega) Sinovial”, salienta o médico ortopedista e traumatologista Joaquim Reichmann.

O médico esclarece que a Plica sinovial é uma dobra ou prega normal na membrana sinovial (membrana que envolve toda a articulação do joelho) que se projeta para dentro da articulação. Normalmente, ela permanece assintomática, mas em alguns casos, pode se tornar patológica (síndrome da plica siplicanovial).

Segundo Reichmann, as principais causas da síndrome da plica sinovial são: expressiva quantidade de estresses mecânicos sofridos durante a prática esportiva (impacto, carga etc); uso excessivo da articulação do joelho, por esforços repetitivos; desequilíbrio muscular do membro inferior, como o músculo vasto lateral fraco e/ou encurtado; traumas no joelho como quedas e entorses; e processos inflamatórios locais.

O médico destaca ainda que existem quatro tipos de plica sinovial: a suprapatelar (mais frequente), a medial, a inferior e a lateral (raríssima). Os sintomas incluem dor, estalidos durante o movimento do joelho, edema (inchaço) e, em casos mais graves, um certo bloqueio do movimento e "falha" do joelho durante caminhada ou corrida. A dor geralmente ocorre na região anterior e parte da região antero-medial do joelho (de dentro do joelho) que piora quando se realiza flexão do joelho, quando se permanece por períodos prolongados com o joelho flexionado e ao subir escadas.

O diagnóstico é feito pela história clínica, exame físico e Ressonância Magnética. O tratamento inicial geralmente é conservador (não cirúrgico). O primeiro passo deve ser o afastamento da atividade física, seguido por tratamento médico e fisioterapêutico. Em alguns casos, é indicada a artroscopia (cirurgia) para retirada da plica sinovial.

Reichmann orienta aos atletas para que parem imediatamente a atividade física em caso de dor, inchaço ou alguma dificuldade de movimento. Também destaca para que nenhuma medida seja tomada sem a certeza do diagnóstico.

Fonte: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

Recomendo

Arquivo do Blog