9 de novembro de 2012

Competição: fazer pontes com palitos de picolé

Palitos de picolé são a matéria-prima para a confecção de pontes. Estranho? Pois a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) realiza no domingo, 11, às 9 horas, na quadra coberta do setor E, no Campus Itajaí, uma competição para avaliar as habilidades de seus acadêmicos na construção de pontes utilizando, exatamente: palitos de picolé.

O desafio é construir um protótipo de ponte executada com palitos de picolé unidos com adesivo. Para a avaliação de seu depicolesempenho estrutural ela será submetida a uma carga crescente. Ganha, entre outros critérios, a ponte que resistir ao maior peso. Podem participar apenas alunos do curso de Engenharia Civil da Univali, mas o acompanhamento do evento é gratuito e aberto ao público.

A coordenadora do curso de Engenharia Civil da Univali, Sonia Iara Portalupi Ramos, explica que o concurso permite experimentação e trabalho de equipe: “Com essa experiência os alunos aplicam os conhecimentos básicos de mecânica dos sólidos, projetam estruturas simples, comunicam e justificam suas decisões e trabalham em grupo para executar seus projetos”, relaciona.

Cada grupo participante poderá ter no mínimo três e no máximo seis integrantes e apresentar apenas um modelo de ponte que deverá vencer um vão livre de um metro. A ponte só pode ser construída utilizando material fornecido pela organização do concurso e seu peso máximo não pode ultrapassar 800 gramas. A equipe vencedora receberá o valor simbólico de R$ 300,00. A atividade integra as ações comemorativas ao 15º aniversário do curso de Engenharia Civil que ocorrem até o dia 30 de novembro.

Mais informações: (47) 3341-7681, com Sonia Iara Portalupi Ramos, coordenadora do curso.

Fonte: Univali

Leia Mais ►

5 de novembro de 2012

Boa higiene bucal reduz até o risco de pneumonia

Vários estudos científicos ao redor do mundo comprovam a estreita ligação entre bons hábitos bucais e a saúde geral. Agora, novas pesquisas da Faculdade de Medicina da Universidade de Yale descobriram alterações nas bactérias bucais precedendo o desenvolvimento de pneumonia nos pacientes hospitalizados. Após estudar 37 participantes no período de um mês, Samit Joshi, M.D., chefe do estudo, concluiu que alterações nas bactérias bucais podem influenciar o risco que uma pessoa tem de desenvolver pneumonia.

Uma maneira de evitar a pneumonia nesta época do ano, portanto, é escovar os dentes. Essa conclusão científica torna ainda mais válida a importância da escovação e do uso de fio dental para manter as bactérias sob controle, realça a especialista em implantes e próteses dentárias, Iara Giovana Gallon, da Clínica Arte & Face de Chapecó.

A equipe de pesquisa descobriu que pacientes em ventilação forçada, que contraíram pneumonia, experimentaram uma alteração significativa nas bactérias bucais antes de ficarem doentes. Embora sejam necessárias pesquisas adicionais para ligar de maneira definitiva as bactérias bucais à pneumonia, outros estudos associaram a saúde bucal com doenças respiratórias.Dentes

As doenças respiratórias e a saúde bucal têm sido associadas há anos. Acredita-se que infecções bacterianas no tórax sejam causadas pela passagem de gotículas da boca e garganta para os pulmões. Estudos mostram uma taxa mais alta de mortalidade por pneumonia em pessoas que experimentaram uma quantidade de problemas bucais acima da média.

Iara Gallon enfatiza que a simples escovação dos dentes por dois minutos, duas vezes ao dia, usando creme dental fluoretado, a limpeza entre os dentes diariamente com escovas interdentais ou fio dental, a redução da frequência com que se ingere bebidas e alimentos açucarados e a visita regular ao dentista, na frequência recomendada, serão essenciais para a saúde humana.

Fonte: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

Recomendo

Arquivo do Blog