2 de agosto de 2012

Estresse também causa dores no corpo

O excesso de tarefas e a “correria” do dia a dia atual vêm provocando diversas consequências que vão desde uma simples ansiedade até a síndrome de bournout –doença caracterizada pelo estado de tensão emocional e estresse crônico provocado por condições de trabalho físicas, emocionais e psicológicas desgastantes. O que muitos não se dão conta, é que problemas desta natureza costumam causar dores no corpo, na coluna ou tensão muscular.

“O organismo é forte, mas tem seus limites e, cedo ou tarde manifestará os problemas causados pela pressão a qual está constantemente submetido”, ressalta o ortopedista e traumatologista Joaquim Reichmann, da Reichmann Ortopedia de Chapecó.

O corpo é formado por uma rede de músculos interligados e as reações ocorrem em cadeia. Forçados em posições estranhas, os músculos se travam e deixam de trabalhar direito e, com isso, surge a dor. “A tensão tende a se acumular em determinadas partes do corpo de acordo com o mapa fisioemocional individual, começando numa fase aguda até se tornar crônica, caso não venha a ser tratada”, alerta Reichmann.

Segundo o médico, nem todas as pessoas ficam tensas nos mesmos grupos musculares, pois existem diferenças significativas entre cada indivíduo na elaboração de emoções tais como medo, preocupação, frustrações, ansiedades, tristezas, alegrias, entre outras. A tensão pode se tornar um problema fisiológico constante caso suas causas primárias não sejam identificadas e tratadas. A soma das tensões musculares adquiridas a partir da infância traduz, ao longo dos anos, uma "couraça muscular".dorcosta

Como forma de prevenção da tensão muscular, Reichmann sugere alongamentos. No entanto, é preciso cuidado para não lesar ainda mais os tecidos conjuntivos através de solavancos ou força nos movimentos. Outra orientação é a progressão gradual na intensidade do exercício que geralmente ajuda a reduzir a possibilidade de dor muscular excessiva. A ingestão de 100 mg diárias de vitamina C (cerca do dobro da dose) por um período de 30 dias prevenirá ou pelo menos amenizará a dor muscular subsequente. Entretanto, a eficácia do consumo de vitamina C ainda não foi comprovada por meio da experimentação científica.

O estudo da dor que se origina no sistema neuro-músculoesquelético não está ainda esclarecido. Nenhuma teoria é universalmente aceita e nenhum conceito confirma qualquer entidade patológica dolorosa específica. A síndrome dolorosa músculo-esquelética, embora prevalente, não está explicada em todas as suas ramificações do que a dor e a incapacidade de qualquer outro sistema de órgãos”, explica Reichmann.

Fonte: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

31 de julho de 2012

Eleições 2012: Saiba se você foi convocado para trabalhar

Um total de 54.648 mesários está sendo convocado pela Justiça Eleitoral para atuar nas eleições municipais deste ano. A lista com o nome dos eleitores para os quais foi emitida a carta de convocação encontra-se disponível no site do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina desde 26 de junho e, a partir de 9 de agosto, passará a ser definitiva com a nomeação final, após eventuais ajustes.

A grande maioria vem sendo chamada via Correios, mas alguns dos 105 juízes eleitorais de SC optaram pela comunicação por oficial de justiça, sobretudo em zonas rurais e locais de difícil acesso.

Nas cidades em que houver 2º turno – a hipótese só está prevista para Joinville, Florianópolis e Blumenau – os mesários que atuareurnaelem no 1º turno ficarão automaticamente convocados para trabalhar de novo, também com a possibilidade de nomeação de substitutos, a critério dos juízes eleitorais.

Benefícios, dispensas e penalidades

Além de participar diretamente do processo eleitoral, os mesários conseguem outras vantagens. O serviço prestado não tem remuneração, mas dá direito a auxílio-alimentação e dois dias de folga, seja no serviço público ou privado, para cada dia trabalhado. Também é considerado critério de desempate em concursos públicos.

Caso o mesário não possa comparecer, ele deverá enviar uma justificativa ao juiz eleitoral responsável até cinco dias após a convocação. Se os impedimentos surgirem depois desse prazo, haverá tolerância, quando comprovada a justificativa. Para quem não se manifestar até o dia da eleição e não comparecer na data e na hora marcadas, o prazo para apresentar justa causa será de 30 dias.

As penalidades para quem não comparecer e não justificar estão previstas nalegislação eleitoral. Nesse caso, o cidadão estará sujeito a multa cujo valor pode ser de até R$ 350, aproximadamente. Para servidores públicos, a pena é de quinze dias de suspensão sem direito a remuneração. Se a mesa receptora de votos ou de justificativas deixar de funcionar por conta da ausência dos mesários, as multas serão aplicadas em dobro.

Por: Elstor C. Werle/Assessoria de Imprensa do TRESC

Leia Mais ►

29 de julho de 2012

Tecnologia: Raios ultravioletas para limpar água

Tecnologia inovadora de desinfecção solar da água foi apresentada na ExpoT&C - evento de ciência, tecnologia e inovação paralelo à 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece em São Luís, no Maranhão.

A tecnologia, desenvolvida pelo pesquisador Roland Vetter, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), consiste na eliminação dos germes existentes na água através da exposição aos raios ultravioletas, sem a utilização de substâncias químicas.

Segundo o coordenador de extensão do instituto, Carlos Bueno, através de um estudo foi possível descobrir que uma luz que emite raios ultravioletas é capaz de eliminar germes, purificando a água utilizando apenas a forma física, sem modificações químicas. “Mas para que isso aconteça, a água precisa estar o mais translúcida possível”, disse.

O sistema solar de desinfecção de água é capaz de tornar águas sujas de rios e lagos em água potável livre de germes e já foi testado com sucesso em aldeias na região Amazônica. A inovação pode se tornar um método de proteção contra bactérias e outros micro-organismos perigosos que, em alguns casos podem produzir efeitos negativos não somente para o ser humano, mas também para o meio ambiente.

O equipamento, portátil, é compacto e agrupa tudo em uma única caixa movida por energia solar, que purifica 400 litros de água por várias horas. O investimento para obter o aparelho pode variar entre R$ 1,5 a 10 mil, dependo das condições onde será instalado.

O Inpa - que é vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - foi criado em 1952 e realiza pesquisas científicas do meio físico e das condições de vida da região amazônica, a fim de promover o bem-estar humano e o desenvolvimento sócio-econômico regional.

Nos primeiros anos de funcionamento, o instituto se destacou na exploração da área por meio de pesquisas, levantamentosUltravioleta_Divulgacao Inpa e inventários de fauna e flora. Atualmente, o Inpa é referência mundial em biologia tropical e cultiva o desafio de expandir, de forma sustentável, o uso dos recursos naturais da Amazônia.

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Inpa

 

 

 

 

                                                                                                                                                                                                              Foto divulgação INPA

Leia Mais ►

Recomendo

Arquivo do Blog