24 de março de 2013

Estilo de vida atual provoca distúrbios do sono

A tecnologia e o estilo de vida moderno são fatores que contribuem significativamente para o desenvolvimento de algum distúrbio do sono. Esta situação prejudica o desempenho mental, a segurança e a saúde das pessoas, evidenciando a necessidade de mudanças de hábitos e a procura de especialistas para diagnosticar e tratar o problema.

Estatísticas apontam que a população mundial está dormindo cerca de 1h30 a menos do que há 30 anos. “Este fato está relacionado, especialmente, ao advento da internet e das redes sociais”, justifica o médico responsável pelo Centro de Diagnóstico dos Distúrbios do Sono (CDDS) da Unimed Chapecó, Auney Oliveira Couto.

Com isso, vem aumentando o atraso de fase de sono, privação de sono, uma espécie de jet lag social. Jet lag são alterações no organismo provocadas por uma descompensação horária que, normalmente acontece, quando uma pessoa viaja para um local com fuso horário diferente.

Atualmente, existem mais de  88 distúrbios do sono que podem causar  dificuldade de adormecer ou permanecer dormindo, problemas para permanecer acordado, ou seja, sonolência excessiva durante o dia, problemas para conseguir manter uma rotina regular de sono e comportamentos incomuns durante o ato de dormir. “É importante destacar que boa parte das pessoas que tem alguma doença do sono não tem conhecimento sobre a situação”, alerta o médico.

Ele exemplifica que no caso da apneia do sono – situação definida por pausas repetidas e transitórias da respiração enquanto a pessoa dorme – cerca de 80% das pessoas portadoras deste distúrbio desconhecem a existência da doença. sono

O sono é uma necessidade fisiológica involuntária. O cansaço acumulado e as implicações da condição de dormir, em alguns casos, podem ser relacionados com o ato de compensação como, por exemplo, a ingestão de maior quantidade de alimentos. Neste caso, surgem outras consequências como aumento da glicose, do colesterol e do peso, entre outros. “Cada vez mais se relaciona privação do sono com incidência de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Além disso, arritmias cardíacas podem acontecer durante o sono”.

Manter um sono adequado representa um dos processos fundamentais para o descanso e a reabilitação do organismo humano. Portanto, é importante estar atento aos hábitos diários e aos sintomas que possam estar relacionados a alguma doença do sono. Cuidado! A sonolência excessiva diurna é sinal de que algo está errado: essa circunstância causa distúrbios de memória e de atenção, dor de cabeça, irritabilidade, entre outros.

Fonte: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

Recomendo

Arquivo do Blog