4 de setembro de 2012

Restauração devolve forma e função ao dente

O cuidado com os dentes passa pelo controle no consumo de alimentos com altos índices de açúcar, higiene adequada e visita regular ao dentista. No entanto, quando menos se espera surge a tão temida cárie. A especialista em implantes e próteses dentárias, Iara Giovana Gallon, da Clínica Arte & Face de Chapecó, observa que esse é um problema comum e atinge cerca de 90% da população. De acordo com a profissional, o que não pode ser normal é o paciente deixar de procurar tratamento.

Um dos procedimentos que devolve a função e a forma ao dente é a restauração. Se a intervenção for no início do problema é possível recuperar a saúde da boca com facilidade. Porém, mesmo se a cárie estiver em fase adiantada, a evolução nos tratamentos permite a reabilitação. Ao restaurar a estrutura deteriorada ocorre a eliminação do foco infeccioso.

Existem várias opções de material utilizado para restauração. A escolha dependerá do procedimento com a avaliação do dentista e também das decisões do paciente até mesmo sobre o custo. Há a restauração em resina composta (na cor do dente), coroas ou laminados cerâmicos e amálgama (restaurações escuras).

A escolha do material será determinada pela extensão do tratamento, uma possível alergia a certos materiais, o local da boca que precisa ser restaurado e ainda o valor do tratamento. Essa decisão deve ser tomada em conjunto entre dentista e cliente, avalia Iara.

Restaurações de amálgama são resistentes e de baixo custo. No entanto, possuem uma cor escura e não são estéticas. Geralmente são utilizadas nos dentes posteriores.Dentes

As resinas compostas se assemelham à cor natural do dente. Não são indicadas para grandes restaurações. Também podem manchar com pigmentos e têm vida útil reduzida.

Os laminados (facetas) e as coroas cerâmicas são confeccionados por um laboratório de prótese e cimentadas no dente. São resistentes a manchas e têm maior durabilidade. Podem ser confeccionadas em qualquer cor.

“Quando a cárie danificar grande parte da estrutura do dente, poderá ser necessário tratar o canal ou substituir a raiz danificada por um implante dentário”, salienta a especialista.

As preocupações dos profissionais na evolução dos tratamentos são a longevidade do tratamento, a rapidez de execução, a qualidade dos materiais e o resultado final.

Fonte: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

2 de setembro de 2012

Blumenau comemora 162 anos

Em 2 de setembro de 1850, dezessete colonos chegaram ao local onde hoje se ergue a cidade de Blumenau. Muitos outros imigrantes atravessavam o Oceano Atlântico em veleiros de companhias particulares. E assim foi crescendo o número de agricultores, povoadores e cultivadores dos lotes, medidos e demarcados ao longo dos rios e ribeirões que banhavam o território da futura cidade de Blumenau.

Blum1

A região onde hoje é Blumenau era habitada por índios Kaigangs, Xoklengs e Botocudos e, mesmo antes da fundação da Colônia Blumenau, já havia famílias estabelecidas na região de Belchior, nas margens do ribeirão Garcia e do rio Itajaí-Açu. Em 1850, o filósofo alemão Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau obteve do Governo Provincial uma área de terras de duas léguas para estabelecer uma colônia agrícola, com imigrantes europeus.

Blum2 

Herança da história de sua colonização, a microrregião de Blumenau possui costumes e tradições únicos. Colonizada no início por alemães, seguidos de italianos e poloneses, também recebeu habitantes do Vale do Rio Tijucas, descendentes de portugueses. Mesmo assim, as cidades da microrregião incorporaram principalmente a cultura alemã e italiana.

A Lei nº 860, de 4 de fevereiro de 1880, elevou a colônia à categoria de município. Entretanto, em outubro, uma grande enchente causou sérios prejuízos à população e à administração pública, com a destruição de pontes e estradas. Após isso, a instalação do município só foi possível em 10 de janeiro de 1883, quando assumiu o exercício a Câmara Municipal eleita no ano anterior. Em seguida, o município recebeu o título de Comarca (1886) e, finalmente, em 1928, passou à categoria de Cidade.

Ein Prosit Blumenau!

Leia Mais ►

Recomendo

Arquivo do Blog