15 de novembro de 2008

Oficina de drinques no Piauí

Por: Suzana Prado - Agência Sebrae de Notícias

Uma oficina de drinques vai marcar uma das ações do Projeto Desenvolvimento Local/Cachaça de Alambique executado pelo Sebrae no Piauí. Ela será realizada durante a Feira do Empreendedor, evento que ocorrerá de 19 a 23 de novembro, no Parque Potycabana, em Teresina.

O curso será ministrado no dia 22 de novembro pelo barman Flávio Sousa, que há doze anos trabalha no setor e também é instrutor de drinques. A gestora do Projeto Desenvolvimento Local/Cachaça de Alambique do Sebrae/PI, Rosângela Pires, explica que “nossa idéia é mostrar essa oportunidade de trabalho e qualificar profissionais para o mercado”.

O Projeto Desenvolvimento Local/Cachaça de Alambique reúne produtores de Teresina, Barro Duro e Pedro II, tendo a parceria da Associação Piauiense de Produtores de Cachaça.

A Feira do Empreendedor é uma realização do Sebrae/PI em parceria com o Sebrae Nacional, com patrocínio do Governo do Estado, da Prefeitura Municipal de Teresina, do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste.

Serviço:Feira do Empreendedor 2008 no Piauí
De 19 a 23 de novembro, no Parque Potycabana, em TersinaHorário de Funcionamento - 17h às 22 horas
Entrada - 1Kg de alimento não-perecível
Inscrições - www.pi.sebrae.com.br/feiradoempreendedor
Atendimento Coletivo e Desenvolvimento Territorial do Sebrae/PI: (86) 3216-1387Gerente Ana Lucia – (86) 9405-5804Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí - (86) 3216-1356Gerente Graça Batista – (86) 9405-4498
Leia Mais ►

Florianópolis é a capital mundial dos raios em novembro

Por: Lúcia Morais Kinceler/Epagri/Cepa/Comitê Local do Ground 2008

Entre os dias 16 e 20 de novembro estarão reunidos no Hotel Torres da Cachoeira, em Florianópolis, profissionais de mais de 20 países para discutir as mais recentes descobertas na área de descargas atmosféricas. A Conferência Internacional em Descargas Atmosféricas é a oportunidade de atualização para a comunidade científica ligada aos sistemas de proteção e efeitos físicos atmosféricos.

A ocorrência de descargas atmosféricas promove um conjunto de efeitos que afetam diversos processos físicos, químicos e biológicos no ambiente do planeta. “Para a sociedade interessam, sobretudo, os efeitos nefastos do fenômeno, associados às descargas entre nuvem e solo”, afirma o professor da Universidade Federal de Minas Gerais e coordenador geral do evento, Silvério Visacro Filho, complementando que esses efeitos configuram condições de risco e de comprometimento da segurança dos seres vivos, da integridade de estruturas e da operação de sistemas elétricos, eletrônicos e de comunicação.

Por meio de um projeto conjunto com empresas de energia elétrica dos estados de Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a UFSC e a Epagri estruturaram uma rede de detecção de raios nesses três estados com a finalidade de promover a melhoria das informações meteorológicas e reduzir, por conseqüência, os gastos devido às tempestades associadas às descargas atmosféricas. “O projeto financiado pela Finep e as empresas de energia Eletrosul, Celesc, Tractebel, Enersul, RGE, CEEE e AES-Sul proporcionou a implantação da rede de detecção de raios, que deverá ter o apoio dessas empresas para sua operação e manutenção”, informa a pesquisadora da Epagri, Lúcia Morais Kinceler.

O projeto denominado de SIDDEM permitiu a instalação de sensores de detecção de descargas atmosféricas, em dois sistemas de detecção diferentes, e também o desenvolvimento de um sistema de informação via Web, elaborado pela Epagri, que disponibiliza às unidades usuárias de energia e ao público informações de monitoramento e previsão do tempo, diminuindo substancialmente os prejuízos causados por eventos meteorológicos críticos relacionados com sistemas que provocam descargas atmosféricas, sempre associados às precipitações intensas. “Os equipamentos, adquiridos pelo projeto com recursos da FINEP, trouxe tecnologia pioneira para a América Latina nessa área de detecção de descargas atmosféricas no que se refere à detecção das descargas dentro das nuvens”, revela Lúcia.

Na agricultura as perdas médias anuais provenientes de intempéries climáticas situam-se próximas a 5% do PIB agrícola. Segundo informações de países desenvolvidos, pelo menos 10% dos prejuízos poderiam ser evitados se as informações sobre a previsão do tempo, das condições gerais da atmosfera e das flutuações climáticas fossem mais precisas.

Essa rede de detecção instalada nos três estados (MS, SC e RS), em funcionamento desde 2005 e que deverá ter sua operação coordenada pela Epagri, possibilitou a melhoria da qualidade dos serviços de previsão. As comunidades e regiões dos estados da área de abrangência dessa rede são informadas por meio da defesa civil sobre condições de alertas, com a antecedência necessária para as ações de prevenção. As empresas de energia podem também se preparar, estrategicamente e com mais agilidade, diminuindo o tempo de restabelecimento da energia quando sua interrupção é causada por um raio nas linhas de distribuição e transmissão. “Os benefícios à sociedade são inúmeros e vão desde o processo de previsão das tempestades severas até o auxílio à manutenção de sistemas críticos de serviços emergenciais”, garante Lúcia.
Espera-se que num futuro próximo os dados gerados por essa rede possibilitem também a previsão da intensidade das chuvas e o desenvolvimento de sistemas de alertas automáticos e com a confiabilidade exigida para cada região do estado. É necessário também desenvolver um trabalho de educação junto à população de como agir em situações de alerta.


A programação do encontro está no site do evento: www.groundconferences.com A palestra de abertura será feita pelo professor da Universidade da Flórida, Dr. Vladimir Rakov que abordará o tema “Ambiente Eletromagnético em Descargas Elétricas”.
Os 126 trabalhos aceitos, de 20 países, envolvem as seguintes linhas temáticas:

Efeitos Associados às Descargas Atmosféricas
Climatologia e Descargas Atmosféricas
Aplicações e Sistemas de Detecção
Sistemas e Equipamentos de Medição
Modelagem
Sistemas de Proteção
Projetos e Técnicas para melhoria de Performance
Eletricidade e Descargas Atmosféricas
Parâmetros e Medidas de Corrente em Descargas Atmosféricas

A promoção do encontro é do Centro de Pesquisa em Descargas Atmosféricas da UFMG e Grupo de Eletricidade Atmosférica do INPE, com apoio da Epagri.


Mais informações: Márcia C. Sampaio/Epagri/Florianópolis, no telefone: (48 – 3239-5503), celular: (48 – 9602-0989), e-mail:
marcias@epagri.sc.gov.br
Leia Mais ►

IBAMA abre concurso com 225 vagas

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br), informa que de 24 de novembro de 2008 até as 23h59 do dia 16 de dezembro de 2008, observado o horário oficial de Brasília-DF, estarão abertas as inscrições para o Concurso Público de Analista Ambiental.

O Concurso Público será executado pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UnB), onde também podem ser feitas as inscrições.

Os cargos oferecidos são os seguintes:

Nível Superior: Analista Ambiental - Conservação, Manejo e Proteção das Espécies da Fauna (28), Estímulo e Difusão de Tecnologias, Informação e Educação Ambiental (6), Gestão, Proteção e Controle da Qualidade Ambiental (28), Licenciamento e Auditoria Ambiental (52), Ordenamento dos Recursos Florestais e Pesqueiros (29), Regulação, Controle e Fiscalização Ambiental (82).

A remuneração inicial da carreira é de R$ 4.115,37, incluída a Gratificação de Desempenho de Atividade Ambiental - GDAEM.

Para ver o Edital completo clique aqui.
Leia Mais ►

14 de novembro de 2008

Preview do Visual Studio 2010

Já está disponível para download o Community Technology Preview (CTP) do Visual Studio 2010.

No PDC 2008 e na Tech Ed 2008 EMEA (Europa, Oriente Médio e África) a Microsoft revelou o Visual Studio 2010 com o .Net Framework 4.0 e todo o universo de softwares e serviços que giram em torno deles.

As novidades, dessa nova versão, além de melhorias de produtividade, serão arquitetura, modelagem e testes integrados.

Além disso, integração para desenvolvimento de aplicações na plataforma Azure e desenvolvimento de aplicativos que rodam em paralelo. O Parallel LINQ é uma delas, além de suporte do .Net Framework 4.0 para que os desenvolvedores possam facilmente acessar os recursos multi-core que serão lugar comum.

A Microsoft também está trazendo suporte nativo ao C++ (não gerenciado, no metal mesmo) para aplicações paralelas.

O novo Visual Studio também terá suporte para construção de aplicativos nativos para o Windows 7. E um dado interessante é que o próprio engine gráfico do aplicativo está sendo refeito no Windows Presentation Foundation (WPF). Ou seja, é a ferramenta de desenvolvimento deixando as amarras gráficas do Win32 para uso de metalinguagem, o XAML.

Muitas novidades também, para quem desenvolve para Web, como melhorias no editor de JavaScript e muitas novidades na geração de código do Asp.Net 4.0.
Leia Mais ►

Você pode ajudar

Ajude a planejar as políticas públicas sobre o meio ambiente

por: SOS Mata Atlântica

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente de São Paulo está realizando uma consulta aberta na Internet para que todos possam colaborar para a elaboração de políticas públicas nesta área. Até o dia 23 de novembro você pode deixar sua opinião para o Projeto Ambiental Estratégico "Cenários Ambientais 2020" pela Internet.

O objetivo desta iniciativa é elaborar propostas de políticas públicas de médio e longo prazo utilizando cenários ambientais futuros como referência. Nesta pesquisa, será captada a percepção de especialistas e do público em geral sobre os principais eventos ambientais e sobre os setores econômicos que causam maior impacto ao Meio Ambiente até o ano de 2020.

Para participar da consulta acesse
www.cenarios2020.sp.gov.br. Neste site você também encontrará mais informações sobre o projeto.
Leia Mais ►

Cavalo de Tróia no Orkut

Está circulando na internet um spam notificando internautas que suas contas de usuário no Orkut foram investigadas e serão canceladas em 72 horas, caso eles não realizem certos procedimentos. A falsa mensagem, que é exibida com o domínio "google.com", serve apenas para infectar o computador com um cavalo de tróia (também conhecido como "trojan").

O trojan se autocopia, multiplicando-se por vários diretórios, e infecta o sistema com diferentes nomes. O programa malicioso também se instala na inicialização do sistema e monitora as atividades dos usuários, para roubar suas informações.

Cavalos de tróia são vírus ou outros malwares que dependem de uma ação do usuário para se instalar no computador. Costumam chegar por e-mail disfarçados de algo interessante ou curioso, como fotos, vídeos e apresentações de PowerPoint.

Após conseguirem se hospedar no computador da vítima, os trojans ajudam criminosos a conseguirem informações pessoais dos usuários, como números de contas bancárias e senhas.
Leia Mais ►

O maior casamento civil coletivo de SC

A Campanha Sou do Bem, promovida pela TV Barriga Verde com o apoio do Tribunal de Justiça, realiza neste sábado (15/11) o maior casamento civil coletivo do Estado.

A cerimônia, que reúne 500 casais de noivos de comunidades carentes da Grande Florianópolis, acontece no Centro de Eventos Centrosul.

O evento faz parte do Projeto "União do Bem", que oferece a oportunidade para casais regularizarem sua situação matrimonial perante a sociedade por meio do casamento civil.

O Tribunal de Justiça colabora com o serviço de cartório mediante isenção de taxas, sob a responsabilidade da Corregedoria Geral da Justiça.
Leia Mais ►

Ouça e veja o AC/DC no excel


A banda Australiana de Hard Rock, AC/DC resolveu disponibilizar em seu site, um belo presente para seus fãs. Acesse este endereço, e acompanhe um videoclipe produzido em Excel da primeira música de trabalho do álbum Black Ice: Rock n' Roll Train.
Os caras que são avessos a músicas do formato MP3 desenvolveram este projeto para que seus fãs possam apreciar "o som" . Já ao acessar este site você também poderá ouvir na integra o Black Ice, através de links em streaming.
Leia Mais ►

Celular uma ferramenta para aumentar a renda

Muitos brasileiros usam o celular como uma ferramenta para aumentar a renda. Segundo uma pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o profissional autônomo fatura quase 20% a mais quando tem um aparelho de telefone móvel. O celular quebrou a barreira que separava quem ganha pouco da comunicação por telefone.

Em 2001, 65% dessas pessoas não tinham acesso a qualquer tipo de telefonia. Quatro anos depois, a porcentagem caiu para 47%. Neste mesmo período, 25 milhões de brasileiros com rendimento de até R$ 350 por mês tiveram um telefone pela primeira vez, quando compraram um celular.
Leia Mais ►

CAIXA LANÇA O CREDIÁRIO CAIXA FÁCIL

Fonte:Assessoria de Imprensa da Caixa Econômica Federal

Os recursos disponíveis são da ordem de R$ 2 bilhões para financiar bens de consumo diretamente nas lojas parceiras

A Caixa Econômica Federal lançou na quarta-feira (12/11), em São Paulo, o Crediário CAIXA Fácil para o financiamento de bens de consumo, como eletrodomésticos, eletrônico, móveis, TV e vídeo, além de material de construção. Com esse novo produto, a CAIXA entra no financiamento direto das vendas de varejo, atuando dentro das lojas parceiras e concedendo o crédito no ato da compra.

O objetivo da instituição é incentivar a demanda por bens de consumo e expandir o volume de concessão de crédito, beneficiando, principalmente, a população de menor renda. O produto é destinado a pessoas físicas e o valor máximo do financiamento é de R$ 10.000,00 por tomador, com prazo de 24 meses. As taxas são prefixadas de acordo com o mercado de cada varejista. O pagamento será realizado por meio de boleto ou débito em conta corrente.

A CAIXA disponibilizou recursos no valor de R$ 2 bilhões para a modalidade e somente os quatro primeiros contratos assinados no próprio evento de lançamento já receberão uma dotação inicial de R$ 100 milhões para aplicação nos primeiros 12 meses.

Segundo o vice-presidente de Pessoa Física da CAIXA, Fábio Lenza, o produto não é uma estratégia criada para enfrentar a crise. “Nós já estávamos estudando o crediário desde o ano passado para beneficiar as pequenas empresas do setor de varejo que estavam em desvantagem no crédito”, disse. O executivo ressaltou, ainda, que existe uma identificação entre a clientela dessas lojas e o público da CAIXA. “Temos a tradição e o conhecimento de ser o banco do povo e da população com renda mais baixa”.

Foram assinados contratos com redes varejistas de São Paulo (Baú Crediário), Santa Catarina (América Móveis), Pernambuco (Tradição Móveis) e Rio Grande do Sul (CERTEL). Além dessas empresas, a CAIXA já negocia com outras dos estados do Pará, Rio de Janeiro e Brasília, além de mais um grupo de São Paulo.

Participaram da cerimônia de lançamento do produto pela CAIXA, os vice-presidentes Carlos Borges, da área de Distribuição e Fábio Lenza, da área de Pessoa Física, com dirigentes das empresas Certel, Baú Crediário, América Móveis e Tradição Móveis.

Como funciona

A CAIXA operacionalizará o produto por meio dos correspondentes CAIXA Aqui, que podem ser da própria rede lojista ou indicado pelo banco. Toda operação será realizada eletronicamente, com assinatura de contrato no ato da compra, agilizando o atendimento aos clientes finais.
Leia Mais ►

Receita Federal libera restituições residuais 2003/2004

A Receita Federal libera hoje (14/11/2008) às 9 horas, a consulta a lote residual de restituições do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2004.
O dinheiro estará disponível para saque na rede bancária a partir de 24 de novembro e terá correção de 63,85%, calculada pela taxa de juros selic.
Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte pode acessar a página da Receita na internet (http://www.receita.fazenda.gov.br/) e o Receitafone pelo nº 146.
Serão liberadas 17.423 declarações. Desse total 4.751 terão imposto a restituir, no valor de R$ 15.300.072,09; outras 10.410 declarações terão imposto a pagar, no valor de R$ 12.390.409.95 e 2.262 sem imposto a pagar ou restituir.


Residual 2003

Também já está liberada desde o dia 12/11/2008 , a consulta a lote residual de restituições do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2003.
O dinheiro estará disponível para saque na rede bancária a partir de 21 de novembro e terá correção de 82,47%, calculada pela taxa de juros selic.
Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte pode acessar a página da Receita na internet (
www.receita.fazenda.gov.br) e o Receitafone pelo nº 146.
Serão liberadas 1.121 declarações. Desse total 456 terão imposto a restituir, no valor de R$ 1.899.290,59; outras 371 declarações terão imposto a pagar, no valor de R$ 1.426.583.54 e 294 sem imposto a pagar ou restituir.
Leia Mais ►

Faça o teste de glicemia gratuitamente

Por:Joni César

Neste sábado, dia 15, a Secretaria de Saúde de Blumenau, realiza teste de glicemia gratuitamente à população em comemoração ao Dia Mundial do Diabetes, que é 14 de novembro. O evento será no Parque Ramiro Ruediger, no bairro da Velha, das 9h às 12h. Caso chova, o teste será realizado no Centro de Referência em Atenção ao Idoso, na rua Itapiranga, 368, próximo ao parque.

Além do teste, será promovido um passeio ciclístico com saída às 10h no Parque Ramiro Ruediger. As inscrições podem ser feitas no dia do evento, a partir das 8h30min. O passeio é aberto ao público em geral. Os 100 primeiros inscritos vão receber camisetas. Mais informações sobre o passeio ciclístico podem ser obtidas pelos telefones 3035 3297 ou 9991 5610.
Leia Mais ►

13 de novembro de 2008

PHP em São Paulo

Ocorre nos dias 27, 28 e 29 deste mês no campus da Inifieo, em Osasco na Grande São Paulo, o PHP Conference Brasil 2008. É a terceira edição do evento anual que espera reunir mil participantes.

Este ano, o encontro contará com a participação de três palestrantes internacionais: Christopher Jones e Todd Trichler, da Oracle, e Luke Crouch, engenheiro de software na Sourceforge.net.

Maiores informações no Site do Evento.
Leia Mais ►

Ruby com .Net

Após o sucesso do PHP, do Ruby, principalmente com a plataforma Rails, e do crescimento exponencial de Python, a Microsoft investe para disponibilizar estas novas linguagens também na plataforma .NET. Com a filosofia "desenvolva em qualquer linguagem, desde que seja na minha plataforma", a Microsoft vem gerando cada vez mais recursos para facilitar e fidelizar o desenvolvedor.

As linguagens dinâmicas existem desde 1956, com o Lisp, depois seguidas pelo Fortran, Logo, SmallTalk, PhP, Python, Ruby, JavaScript, entre outras. Diferente das linguagens estáticas, as linguagens dinâmicas não validam o código durante a compilação, mas sim em tempo de execução, podendo ser uma grande vantagem quando é necessário fazer alterações sem muita "burocracia".

Ruby

A linguagem possui algumas características interessantes, na Wikipedia (2008) tem as seguintes informações à esse respeito:

A sintaxe é enxuta, quase não havendo necessidade de colchetes e outros caracteres.

Todas as variáveis são objetos, onde até os "tipos primitivos" (tais como inteiro, real, entre outros) são classes.

Estão disponíveis diversos métodos de geração de código em tempo real, como os "attribute accessors".

Através do Ruby Gems, é possível instalar e atualizar bibliotecas com uma linha de comando, de maneira similar ao APT do Debian Linux.

Code blocks (blocos de código), ajudam o programador a passar um trecho de instruções para um método. A idéia é semelhante aos "callbacks" do Java, mas de uma forma extremamente simples e bem implementada.

Mixins, uma forma de emular a herança múltipla, sem cair nos seus problemas.

Tipagem dinâmica, mas forte. Isso significa que todas as variáveis devem ter um tipo (fazer parte de uma classe), mas a classe pode ser alterada dinamicamente. Os "atalhos" citados acima, por exemplo, se beneficiam da tipagem dinâmica para criar os métodos de acesso/alteração das propriedades.

Linguagens suportadas pela plataforma .NET

Existem uma série de linguagens suportadas pela plataforma .net. Algumas ainda em estado embrionário e não oficial enquanto outras já com apoio oficial da MS. Neste link você confere uma lista desass linguagens.
Leia Mais ►

Reativação de antiga ferrovia é tema de Encontro

A reativação da antiga estrada de ferro que fazia o trajeto do Alto Vale até Itajai, agora com o nome de “Ferrovia das Bromélias”, (trajeto Subida a Ibirama) é um dos temas do Encontro Regional de Turismo, que acontece em Ibirama - SC, no dia 20 de novembro, quinta-feira, a partir das 13:30h, no Auditório da Udesc de Ibirama. Outros temas são: “Motivando para o Empreendedorismo no Turismo” e o debate de “Projetos Turísticos Regionais”.

O evento é uma promoção da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Ibirama, através do Comitê Temático Regional do Turismo, juntamente com a Associação Vale de Aventuras. Haverá na ocasião, mostra de artesanato, produtos coloniais e exposição de equipamentos para a prática do turismo de aventura.

O presidente do Comitê Regional, Norberto Weinrich, abordará iniciativas para o desenvolvimento e fortalecimento da atividade turística regional. Islair Cristofolini abordará a importância da motivação para o empreendedorismo no setor. Luiz Carlos Henkels da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, Rubens Habitzreuter, do Consórcio Empresarial Salto Pilão (Cesap), e Joanna Pellizzetti, da Associação dos Municípios do Alto Vale (Amavi), falarão sobre a reimplantação da Ferrovia Santa Catarina com o nome “Ferrovia das Bromélias”.
Leia Mais ►

Bazar em Gaspar

Fonte: Departamento de Cultura da Prefeitura de Gaspar

A Casa das Oficinas Dagoberto Günther de Gaspar - SC, promove, do dia 1o ao dia 05 de dezembro, o 2o Bazar com venda de diversos elementos decorativos, de 8h às 20h. O material comercializado foi criado em oficinas de pintura em tecido, pintura em tela, artesanato em E.V.A., cerâmica, mosaico e decoupage, entre outros cursos, oferecidas no local durante o ano de 2008. Os produtos podem ser conferidos na Casa da Cultura, de 8h às 20h, na rua Joinville, bairro Coloninha.
Leia Mais ►

Vagas para ACTs em Itajai

Texto: Oswaldo Ribeiro jr.

A Secretaria de Educação de Itajaí informa que estão abertas as inscrições para Admissão em Caráter Temporário (ACT) de professores, especialistas em educação e de agentes em atividades de educação para trabalharem na Rede Municipal de Ensino no próximo ano letivo de 2009.

As inscrições devem ser feitas pela internet até o dia 20 de novembro, e a documentação exigida deve ser entregue pessoalmente na Secretaria de Educação, até o dia 21 de novembro. No endereço eletrônico também está disponível o edital completo.

As vagas são destinadas a professores de Educação Infantil e de séries iniciais e finais de Ensino Fundamental, bem como para administradores, supervisores e orientadores escolares, psicopedagogos e agentes em atividades de educação.
Leia Mais ►

12 de novembro de 2008

Evitar atrasos no transporte urbano é tema de trabalho premiado

Texto: Alessandra Meinicke/Estagiário Daniel Zimmermann

Pelo segundo ano consecutivo o trabalho do professor do Departamento de Engenharia Elétrica e de Telecomunicações da FURB, Luiz Alberto Koehler em conjunto com Werner Kraus Junior e Eduardo Camponogara, ambos da UFSC, conquistaram o prêmio da Confederação Nacional de Transportes – CNT de Produção Acadêmica com o artigo “Controle integrado de prioridade e retenção para um sistema BRT”.

Criado em 1996, o prêmio estimula a descoberta de novas tecnologias e formas de gestão para simplificar a vida do cidadão sem aumentar os custos e que assegurem a produtividade e a competitividade das empresas de transporte.
A Confederação Nacional do Transporte – CNT foi fundada em 28 de janeiro de 1954, com sede em Brasília, Distrito Federal e atua em todo o território nacional. Hoje conta com 60 mil empresas de transporte e 700 mil transportadores autônomos associados.
O trabalho premiado apresenta uma estratégia de controle de retenção para um sistema de transporte urbano tipo expresso ou BRT. O modelo utilizado é determinístico e pressupõe informações em tempo real e dados históricos do sistema. A partir destes dados calcula-se o tempo de retenção de cada ônibus para os pontos dentro do horizonte considerado. O objetivo é a minimização do atraso total dos passageiros.
O artigo será publicado na edição 2009 do livro ‘Transporte em Transformação XII, que reúne os trabalhos vencedores do Prêmio CNT.
Leia Mais ►

Roma Antiga no Google


Você já pensou em conhecer a Roma Antiga sem se debruçar em livros de história ?

Agora já é possível. Baseada na arquitetura virtual da cidade antiga criada em universidades italianas e norte-americanas, o serviço tridimensional do Google Earth permite passear pelas ruas de Roma em 320 d.c, e o que é melhor, gratuitamente.
O Google apresentou hoje Ancient Rome 3D para Google Earth, uma aplicação que recria em três dimensões 6.700 edifícios da Roma Antiga para que os usuários a percorram ou descubram seu interior como era no ano 320 Antes de Cristo (A.C.) durante o mandato do imperador Constantino.

Entre os monumentos que se incluem estão as Basílicas de Julia e a de Maxentius, o Arco de Constantino ou o Ludus Magnus, onde treinavam os gladiadores e do que hoje só ficam ruínas.
Leia Mais ►

Software

Gerenciador de partição gratuito




O Partition Manager 9.0 Express, da Paragon, agora está disponível gratuitamente. Este software fornece uma solução confiável para gerenciar suas partições e redistribuir o espaço em disco. A edição Express está disponível apenas para uso doméstico. Funciona com o Windows XP e Vista 32 bits.
Leia Mais ►

Lixo vale ingresso para show

Primeiro show do planeta onde o ingresso é lixo. Para curtir o evento, basta trocar um saco de lixo de material reciclável pelo ingresso.

O show terá a participação de grandes nomes da música brasileira, como Fernanda de Abreu, Dona Ivone Lara, Moraes Moreira, Serjão Loroza, Toni Garrido, Margareth Menezes, Carlinhos Brown, Timbalada, Charlie Brown Jr., Arlindo Cruz, Dudu Nobre, Bangalafumenga, Buchecha, Samba na Moral, DJ Marlboro, MC Marcinho e MC Sapão.

Com o slogan "Se você encher o saco a gente dá um ingresso" a ONG Doe Seu Lixo resolveu ampliar o projeto para conscientizar as pessoas da importância da coleta seletiva promovendo um megashow. Esta será uma celebração em prol do meio ambiente e da saúde pública através da conscientização de que o lixo tem valor.

A ONG Doe Seu Lixo tem o objetivo de alavancar a conscientização sobre a importância da reciclagem e da coleta seletiva do lixo para a cidade e para o planeta, mobilizando o maior número de pessoas, num evento de repercussão.

Para trocar o lixo por ingressos, cadastre-se no site www.doeseulixopormusica.org.br.
A confirmação será enviada por e-mail e deve ser impressa e levada à Apoteose no dia do show, a partir das 16h.
Um saco de 30 litros — ou duas sacolas de supermercado — vale um bilhete. Informações: (21) 3471-4983, (21) 3471-5496 e (21) 3477-5842.
Leia Mais ►

Siemens desenvolve aparelho auditivo microcanal para os níveis mais graves de surdez

Por: José Gonçalves Neto Siemens Brasil Comunicação Corporativa - Press Office

A partir de agora quem possui perda auditiva de grau severo ou profundo pode contar com a discrição de um aparelho microcanal CIC (completely-in-the-canal) e com as mais avançadas tecnologias de cancelamento de microfonia, armazenamento de informações, redução de ruído contínuo e acesso a programas que selecionam os sons para o usuário em ambientes com ruídos. Com métodos exclusivos de miniaturização e um “twin receiver” (receptor duplo), a Siemens lança o novo NITRO, com capacidade para amplificar até 70 decibéis.

Considerados os menores modelos existentes, os aparelhos auditivos CIC são usados quase totalmente dentro do canal auditivo e customizados para a orelha de cada usuário. Assim, oferecem vantagem estética, pois fica praticamente imperceptível a outras pessoas, e tornam o NITRO o mais potente do mercado, porque este modelo era indicado somente para pessoas menos afetadas, devido à potência limitada de amplificação vinda do seu tamanho compacto.

O NITRO também amplifica música, fala e sons até 70dB, devido a tecnologia “twin receiver”, que juntou um amplificador a dois receptores de alta performance. Sincronizados, esse dois receptores evitam vibrações e microfonia, resultando no maior conforto mesmo em situações anteriormente consideradas difíceis para usuários de aparelhos auditivos.

Procurando amplificar somente os sons importantes que o usuário queira ouvir, o aparelho continuamente analisa os ruídos do ambiente em que o usuário está: em ambientes silenciosos, pequenos ruídos de fundo como o tique-taque de um relógio, são levemente amplificados. Por outro lado, quando há ruído de fundo constante que pode interferir na conversação, como, por exemplo, em uma viagem de carro ou em um ambiente com o ar condicionado ligado, esse barulho automaticamente não é amplificado.

O NITRO é uma excelente opção para usuários que querem discrição, qualidade sonora, conforto auditivo e alta performance, e estará disponível em breve em todas as revendas licenciadas Siemens, também em uma versão com menor potência de 55dB. Para maiores informações acesse o site da Siemens
www.siemens.com.br/audiologia ou entre em contato pelo telefone 0800 77 OUVIR.
Leia Mais ►

Hotmail de cara nova

A Microsoft vai concluir na próxima sexta-feira(14/11/2008) a migração de toda sua base de usuários para a nova interface do Hotmail.

No Brasil, o novo design recebeu elogios e críticas de muitos usuários. As principais reclamações foram em relação ao tamanho de alguns ícones, como as pastas de mensagens,que ficaram pequenos demais, quase invisíveis, além de pequenos bugs gerados pela migração.

A Microsoft afirma que vai manter inalterada a interface do novo hotmail e que os usuários mais prejudicados são os que possuem monitores pequenos ou antigos demais - para elas, alguns itens podem parecer muito pequenos. Para auxiliá-las, existe um recurso no canto superior esquerdo da tela, que permite maximizar diretórios e textos.

O principal objetivo das modificações foi atender a dois pedidos dos usuários: tornar o sistema mais rápido e limpo. O número de cores e elementos na página foi diminuído e as fontes das letras cresceram. Há também novas funcionalidades, como uma ferramenta que completa os e-mails que você digita e espaço para storage que cresce na medida que o usuário precisa de mais capacidade de armazenamento. Pelas contas da Microsoft, a nova página é 74% mais rápida do que a versão anterior.

Para atender às reclamações dos usuários, um sistema de FAQ foi introduzido no site do Windows Live Wire. As perguntas são respondidas pelo gerente de programas do Hotmail, Mike Schackwitz.
Leia Mais ►

Aberta 70ª Festa das Flores de Joinville


Muita beleza, magia e conhecimento estão preparados para os visitantes da 70ª Festa das Flores de Joinville - a primeira com Exposição Internacional de Orquídeas. As mais variadas espéciesde flores, pétalas com texturas inimagináveis e aromas surpreendentes estão por conta dos mais de 300 expositores, do Brasil e de várias partes do mundo.


A abertura oficial ocorreu ontem(11/11/2008) as 20 horas e vai até 16 de novembro no Complexo Expoville. Os pavilhões permanecem abertos das 9 às 22 horas e o acesso é gratuito. O evento é uma realização da AJAO e Promotur, com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina.


Durante quatro dias, haverá palestras com especialistas nacionais e internacionais, abordando temas que vão desde o cuidado com o meio ambiente até o cultivo de orquídeas e plantas ornamentais. Os interessados poderão adquirir sementes, plantas e flores nos mais variados estágios de cultivo através dos 29 vendedores do Mercado de Plantas.


Junto a festa também acontecerá a 3ª Feira Jardim, Casa & Lazer apresenta produtos diversos e inusitados para jardins e decoração. Já para os amantes de automóveis, haverá o Encontro de Carros Antigos com raridades da indústria automobilística.
Leia Mais ►

11 de novembro de 2008

Ouça e veja com o Gmail

Como nem sempre ler "rs" tem a mesma graça que ouvir seu amigo rir de suas piadas, agora você pode usar os recursos de voz e vídeo do bate-papo do Gmail. Pelo Gmail, você pode ter uma conversa real com alguém (é sério, falando alto), ou mesmo bater papo cara a cara por vídeo.

O Google adicionou um recurso de bate-papo com imagem e voz ao serviço de e-mail gratuito Gmail nesta terça-feira (11), lançando um serviço gratuito que compete com o Skype, do Ebay.
Assinantes do Gmail e do Google App podem agora escolher entre conversar com os amigos em uma tela de vídeo e, ao mesmo tempo, trocar mensagens instantâneas com eles no Google Chat. Para utilizar as novas funções, é necessário fazer o
download e a instalação de um plugin gratuito.

Mesmo usuários que não tenham uma webcam instalada em suas máquinas poderão conversar com os amigos no Google Chat sem vê-los, usando voz.
Leia Mais ►

Woodstock em Rio do Sul

Em agosto de 1969, aconteceu o mais famoso festival de rock, o Woodstock. Realizado numa fazenda em Nova Iorque o festival durou três dias e reuniu mais de 400 mil pessoas. Depois outros se sucederam e deram origem a uma celebração pela paz e pela amizade entre os jovens em todo mundo, ao ritmo de rock´n´roll.

Vinte e seis anos depois, em 1995, um grupo de jovens, também apaixonados pelo rock, tiveram uma idéia parecida. Surgia, então, num pequeno sítio, na cidade de Rio do Sul, interior de Santa Catarina, um novo festival.

A idéia, adaptada do Woodstock acabou por oferecer aos jovens da região uma alternativa de lazer e diversão, que já tem 13 anos.

O sítio que pertence a família Tschumi, se tornou palco de um pequeno festival sem planejamento e que ganha proporções maiores a cada ano.

Hoje o Tschumistock é realizado por cada uma das pessoas que visita o sitio durante o maior encontro da música independente do estado, tornando a cidade de Rio do Sul palco de boa música, amizade e cultura.

Este ano acontece de 14 a 16 de novembro.

Para saber mais clique aqui




Leia Mais ►

Içara - Streetball reúne 22 equipes

À primeira vista, pode parecer apenas um jogo de basquete. Mas é no decorrer da partida que o torcedor percebe o caráter inédito do evento. Dribles inusitados, enterradas espetaculares e muita diversão. O termo "Streetball" não tem origem apenas no jogo conhecido como Streetbasketball mas também tem uma associação especial com a cultura da juventude. O esporte é conectado à imagem do gueto, que este tem ligação com a música (RAP e HipHop ).

Esta associação deve-se provavelmente às raízes do Streetbasketball, encontradas nos quintais de cidades grandes americanas, onde muitos jovens de comunidades mais pobres dos Estados Unidos vêem no esporte e no Streetball uma possibilidade maior e especial para um futuro melhor.

No último fim de semana 22 times – 16 masculinos e seis femininos – participaram da quinta edição do "Matesc Streetball", em Içara no sul de Santa Catarina. Foram 39 partidas que levaram ao público muita habilidade e malícia com a bola de basquete. O evento foi realizado na Praça da Juventude, no Centro de Içara, e contou com atletas de vários municípios da região.

Para o verão, o responsável pelo Matesc Streetball, Eduardo Cardoso, planeja um Circuito de Verão. O objetivo é realizar jogos de streetball pelas praias do Sul. Mas, a dificuldade está no patrocínio e no apoio do poder público.
Leia Mais ►

Jovens carentes podem ser programadores de computador

Os ministros da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, e do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, assinam hoje (11), às 11h, no Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), documento que consolida o Projeto ForSoft, responsável por formar jovens carentes programadores de nível médio.

Desenvolvido como experiência piloto desde 2006, com a participação da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), o projeto visa à formação de jovens, recrutados em comunidades carentes, como programadores de computador em nível médio.

O projeto piloto utilizou metodologia de Ensino a Distância (EAD) e proporcionou o desenvolvimento de material pedagógico – apostilas e gravação de aulas em DVD – que congrega todas as matérias necessárias para a formação dos alunos.

O ForSoft teve investimento de R$ 4 milhões do MCT, por meio da Sepin, e também participação financeira da iniciativa privada, em valor próximo a essa quantia, por intermédio de "empresas-madrinhas" que, além de escolherem a linguagem para a formação dos programadores baseadas nas suas necessidades regionais, selecionaram as cidades onde os cursos foram implantados e se comprometeram com a contratação de um mínimo de 10% dos alunos formados.

Uma das novidades para os próximos cursos é a possibilidade da participação de micro-empresas como "madrinhas".
Leia Mais ►

Internet na rede elétrica

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) concluiu a consulta pública para definir as regras que vão regular a exploração de banda larga via eletricidade no Brasil.

O texto atual aponta que as concessionárias poderão oferecer ao consumidor diretamente planos de banda larga. Há também uma possibilidade entre as concessionárias e as empresas de serviço de banda larga.

No caso do segundo modelo, as empresas tradicionais do mercado de banda larga poderiam oferecer conexão ao usuário, porém explorando a infra-estrutura das elétricas e dividindo receitas com elas.

Ao definir as regras do setor, técnicos da Anatel acompanharam experiências piloto de conexão pela rede elétrica (chamada de PLC, Power Line Communications) em várias regiões do país, como Restinga, em Porto Alegre e Barreirinhas, no Maranhão. Tecnologias em uso no exterior, como modelos de PLC explorados no Texas, Estados Unidos e na Espanha, foram avaliados.
Na próxima quinta-feira, a AES Eletropaulo Telecom vai demonstrar um apartamento com conexão que chega pela rede elétrica. A empresa deverá anunciar na data seu plano de negócio para explorar o serviço.

Para acessar a internet via PLC, o usuário terá que possuir um modem específico. No Brasil, a Panasonic já exibiu alguns modelos de modem capazes de conectar PCs à banda larga só pela rede elétrica.

Leia Mais ►

Passeio Ciclístico Dia Mundial do Diabetes

A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional Santa Catarina (SBEM/SC), contando com o apoio logístico da ABC - Associação Blumenauense pró Ciclovias, SETERB, Bombeiro ciclista e PM ciclista, realizará um Passeio Ciclístico com o tema "Diabetes em Crianças e Adolescentes".

A proposta da SBEM é muito feliz, no sentido de aproximar o diabético da bicicleta. Ao mesmo tempo que pedalar é uma das mais completas atividades físicas, também faz do transporte uma forma muito prazerosa. Nesta atividade, o organismo produz serotonina, responsável pela felicidade. Assim, a bicicleta é um instrumento importante para o combate contra a diabete e tornando seus agentes muito felizes.

Nesse sentido, a ABC e a SBEM são solidários e unem-se para reinvidicarmos nosso espaço para pedalar com segurança em toda a parte.

Evento: Passeio Ciclístico "Dia Mundial do Diabetes"
Data: Sábado, 15 de novembro de 2008
Local: Parque Ramiro Ruediger - Blumenau
Hora de Saída: 10h
Trajeto: Parque Ramiro Ruediger, R. João Pessoa, R. Sete de Setembro, R. Amazonas, Al. Duque de Caxias (rua das palmeiras), R. XV de Novembro, R. Pe. Landel de Moura (Prefeitura), R. Martin Luther, R. Heinrich Hosang, R. Clara Mantau, R. Humberto de Campos e chegada novamente no Parque Ramiro Ruediger.
A BICICLETA É UM ÓTIMO EXERCÍCIO CONTRA O DIABETES!
Leia Mais ►

Tradução automática no Google Reader

Fonte: Google Discovery

O Google anuciou ontem(10/11/2008) uma nova funcionalidade no Google Reader que permite realizar traduções automáticas dos feeds internacionais favoritos do usuário.
Utilizando a tecnologia de reconhecimento de idiomas do Google Translate, o Google Reader traduz de forma rápida e automática os feeds estrangeiros para o idioma padrão definido pelo usuário. Para ativar a novidade, basta acessar o botão "visualizar configurações" e selecionar a opção "traduzir para meu idioma".
Leia Mais ►

Office Live Workspace disponível em português


Já está disponível a versão beta em português do Office Live Workspace da Microsoft.
Este Office online permite aos usuários organizar documentos e planilhas na internet, salvar online mais de mil documentos, além de poder fazer comentários nos documentos diretamente através do navegador.

Aqueles que já usaram o Google Docs não sentirão dificuldades em usar o serviço, já que o princípio é o mesmo. A versão final do Office Live Workspace deve chegar apenas em 2009.

A versão beta do Microsoft Office Live Workspace serve para salvar, acessar e compartilhar documentos e arquivos online. Pode ser usado para agrupar informações relacionadas ao trabalho, escola ou projetos pessoais. Não é necessário baixar nenhum programa – só precisa se inscrever.
Leia Mais ►

10 de novembro de 2008

UNIASSELVI Mostra Moda


Fonte:Uniasselvi

Exposições simultâneas, em Indaial e Blumenau (FAMEBLU), com trabalhos de acadêmicos da primeira e segunda fases do curso de Design-Moda da UNIASSELVI, estão acontecendo no período de 10 a 21 desse mês de novembro.As mostras integram a programação do UNIASSELVI Mostra Moda, que prossegue até 21 de novembro.

O evento teve início no dia 28 de outubro, quando acadêmicos do sexto e quarto semestres do curso de Design-Moda realizaram, na Sociedade Recreativa Indaial, um desfile beneficente em prol da Rede Feminina de Combate ao Câncer. O evento foi realizado pela Casa da Amizade e reuniu cerca de 500 pessoas, que assistiram ao desfile “Retratos do Vale” e participaram de um café colonial. A renda foi destinada à Rede Feminina. Foram desfilados 23 looks inspirados em aspectos arquitetônicos do Vale do Itajaí. Em Blumenau a mostra acontece no Espaço Michelangelo da FAMEBLU; em Indaial, no hall do Bloco C.

No dia 18 de novembro, em Indaial, no Teatro Da Vinci, às 19h, Celaine Refosco falará sobre Economia e Criatividade. Em seguida haverá desfile dos trabalhos da quinta fase, das minicoleções “Retratos do Vale”.
Leia Mais ►

Prominp lança Concurso com 20891 vagas

O Prominp acaba de lançar o Edital Seletivo Público do 4º ciclo do Plano Nacional de Qualificação Profissional. As inscrições poderão ser feitas de 12 de novembro a 19 de dezembro, para cursos gratuitos de níveis básico, médio, técnico e superior, todos voltados para o setor de petróleo e gás natural.

O edital oferecerá 20.891 vagas em 12 estados do país: Amazonas, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

As inscrições podem ser feitas através do site do programa – www.prominp.com.br –, ou nos postos de inscrição credenciados, listados no edital. Além desses, serão criados mais postos no decorrer do período de inscrições. Os mesmos serão informados por meio do site do Prominp e da imprensa, ou pelo telefone da Cesgranrio (0800 701 2028). Para concorrer a uma das vagas oferecidas, o candidato deve ter idade igual ou superior a 18 anos, além de preencher os pré-requisitos do curso desejado.

Os candidatos aprovados no processo seletivo que estiverem desempregados durante o curso, receberão uma bolsa-auxílio no valor de R$ 300 mensais para nível básico, R$ 600 para níveis médio e técnico, e R$ 900 para nível superior.

O que é o Prominp ?

O Prominp é o Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural, instituído pelo Governo Federal através do Decreto nº 4.925, do dia 19 de dezembro de 2003, com o objetivo de maximizar a participação da indústria nacional de bens e serviços, em bases competitivas e sustentáveis, na implantação de projetos de petróleo e gás natural no Brasil e no exterior.
Leia Mais ►

Dia da Audição: é melhor abaixar o volume

O hábito de ouvir música nos tocadores de MP3 com volume excessivo tem trazido sérios problemas para os ouvidos, que possuem estruturas muito especializadas e delicadas, responsáveis pela audição.

Os tocadores de MP3 atuais são tão potentes que podem atingir uma intensidade sonora de até 120dB, em seu volume máximo. Para se ter uma idéia, isto equivale à intensidade de uma turbina de avião durante a decolagem!

Além disso, estudos comprovam o risco que os pequenos aparelhos podem trazer. O Comitê Científico Europeu de Riscos à Saúde divulgou no início de outubro deste ano um estudo que comprova que o uso do tocador MP3 com fone intra-auricular (dentro do ouvido) favorece a perda de audição, e que adolescentes e jovens na casa dos 20 anos não perceberiam a diminuição da acuidade auditiva imediatamente.

Os efeitos nocivos da música alta só serão percebidos em uma década ou quando entrarem na casa dos 30 anos, avalia a pesquisa. De acordo com o estudo, os grupos mais expostos a riscos são aqueles que ouvem o tocador MP3 ao menos cinco horas por semana. Porém, os malefícios podem ser notados mesmo para quem ouve apenas 28 segundos por dia de música alta e que boa parte dos jovens ouve música no iPod com sons entre 100 e 115 decibéis, quando o nível recomendado é sempre inferior a 60 decibéis.


Dicas para proteger os ouvidos

Para proteger o ouvido, a Sociedade Brasileira de Otologia dá algumas dicas:

Deixe o volume do tocador de MP3 na metade do volume máximo do aparelho;

Fique atento para que o som saído dos fones não seja ouvido pelos amigos ao redor;

Evite ficar muitas horas seguidas ouvindo MP3;

Procure ajuda médica tão logo seja percebida qualquer alteração da audição
São pequenas atitudes capazes de produzir grandes benefícios para o ouvido. E dessa maneira você será recompensado com muitos anos de sons agradáveis, prazerosos e memoráveis, apenas cuidando da sua saúde auditiva.

Leia Mais ►

BRGames será lançado quarta-feira dia 12

Será lançado nesta quarta-feira, 12 de novembro, às 16h, em Belo Horizonte, no Campus da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), durante o SBGames 2008, o Programa de Fomento à Produção e Exportação do Jogo Eletrônico Brasileiro - BRGames, evento de pesquisa e desenvolvimento na área de jogos de computador e entretenimento digital.

O BRGames tem como objetivo fortalecer a indústria de jogos eletrônicos no Brasil, fomentar a participação da pesquisa e desenvolvimento na área de jogos de computador e entretenimento digital da América Latina e estimular a criação de ambientes de mercado no Brasil e no exterior.

A iniciativa é do Ministério da Cultura, por meio das Secretarias do Audiovisual (SAv) e de Políticas Culturais (SPC) e do Programa de Desenvolvimento da Economia da Cultura (Prodec), em parceria com a Sociedade Brasileira para Promoção da Exportação de Software (Softex) e Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (File), com o apoio da Associação Brasileira de Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos (Abragames).
Leia Mais ►

Reciclagem de pilhas e baterias é regulamentada


Fonte: Ministério do Meio Ambiente

A partir da última quarta-feira (5/11/2008), quando foi publicada no Diário Oficial da União a resolução nº 401 que estabelece os limites máximos de chumbo, cádmio e mercúrio para pilhas e baterias comercializadas no território nacional e os critérios e padrões para o seu gerenciamento ambientalmente adequado, todos os pontos de venda de pilhas e baterias do País terão dois anos para oferecer aos consumidores postos de coleta para receber os produtos descartados. Caberá ao comércio varejista encaminhar o material recolhido aos fabricantes e importadores que, por sua vez, serão responsáveis pela reciclagem, ou, quando não for possível, pelo descarte definitivo em aterros sanitários licenciados.

A norma prevê ainda que nos materiais publicitários e nas embalagens de pilhas e baterias, fabricadas no País ou importadas, deverão constar de forma clara, visível e em língua portuguesa, a simbologia indicativa da destinação adequada, as advertências sobre os riscos à saúde humana e ao meio ambiente, bem como a necessidade de, após seu uso, serem encaminhadas aos revendedores ou à rede de assistência técnica autorizada.

Os fabricantes e importadores de produtos que incorporem pilhas e baterias também deverão informar aos consumidores sobre como proceder quanto à remoção destas pilhas e baterias após a sua utilização, possibilitando sua destinação separadamente dos aparelhos.
Para as pilhas e baterias não contempladas na nova norma, fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e poder público deverão implementar programas de coleta seletiva também no prazo de dois anos previsto na resolução.
Leia Mais ►

Folclore polonês no Teatro Carlos Gomes


Mazowsze: um ícone do folclore da Polônia em Santa Catarina


A companhia Mazowsze é um ícone do folclore da Polônia. Com 4,5 toneladas de bagagem e 96 componentes, entre corpo de baile, coro e orquestra, o grupo faz uma turnê por seis cidades catarinenses e apresenta-se no Teatro Carlos Gomes em Blumenau, no dia 30 de novembro, às 20h.
Num espetáculo inesquecível apresenta belas canções polacas, danças regionais e mais de 800 trajes coloridos que representam o folclore de vários recantos da Polônia. Em sua última apresentação no Carlos Gomes, em julho de 2005, o espetáculo lotou o auditório Heinz Geyer.
Leia Mais ►

Leão da Metro no YouTube

A partir de hoje (10/11), o YouTube exibirá algumas séries de TV e longas-metragens completos do estúdio MGM, de Hollywood.

O site do Google realizou um acordo com o Metro Goldwin Mayer (aquele do leão rugindo na apresentação) para disponibilizar gratuitamente a série “American Gladiators”, e os filmes: “O Monge à Prova de Balas”, “Sete Homens e um Destino” e “Legalmente Loira”, como os primeiros exemplares do canal, que contará com anúncios publicitários ao lado da tela de exibição.
Os números do acervo, porém, não devem ultrapassar 30 ou 40 vídeos, segundo declarações do presidente do estúdio, que não anda muito bem financeiramente. Para a MGM, o YouTube não é a ferramenta ideal para suportar filmes longos, mas é importante por ser o mais acessado da rede.

Já para o YouTube, o acordo serve como um passo inicial para se aliar às grandes companhias cinematográficas de Hollywood, que nunca gostaram de ter trechos de suas obras publicadas no site sem licença, e se livrar do estigma de “reunião de vídeos caseiros”.
Também mostra que o Google quer que sua ferramenta concorra com o Hulu, site de vídeos online que vem crescendo de público e anunciantes nos EUA, principalmente por ter conteúdos licenciados de shows televisivos e filmes.

Recentemente, o YouTube firmou um vínculo com o estúdio independente Lionsgate e com a CBS, que começou a postar, em novembro, episódios completos de seriados antigos como "StarTrek" e "Barrados no Baile".
Leia Mais ►

Portabilidade chega a Santa Catarina


Mais 8 milhões de usuários de telefonia fixa e móvel vão poder trocar de operadora a partir desta segunda-feira (10) sem precisar mudar o número de telefone.
A portabilidade chega a mais cinco códigos de DDD: 44, no Paraná; 49, em Santa Catarina; 84, no Rio Grande do Norte; e 33 e 38, em Minas Gerais.

Esta é a terceira etapa de implantação da portabilidade numérica. O programa começou a ser implantado em setembro e está disponível para 28 milhões de assinantes.

Segundo o cronograma da Anatel, os outros prefixos de Santa Catarina serão implantados na seguinte ordem:

48 em 17/11/2008

47 em 24/11/2008

Leia Mais ►

9 de novembro de 2008

Receita abre segunda-feira consulta ao 6º lote de restituição

Foram liberadas mais de 1,9 milhão de restituições; o dinheiro estará nos bancos dia 17 de novembro

A Receita Federal do Brasil vai liberar nesta segunda-feira (10/11), às 9 horas, a consulta ao 6º lote de restituições do Imposto de Renda da Pessoa Física 2008 (ano-base 2007). Para saber se teve a declaração liberada o contribuinte deverá acessar o site da Receita (www.receita.fazenda.gov.br) ou ligar para o telefone 146. Basta informar o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física).

Nesse lote foram liberadas 1.906.422 restituições, totalizando um montante de R$ 1,8 bilhão. O dinheiro estará disponível para saque na segunda-feira, dia 17/11, e terá correção total de 7,21% referente à taxa Selic de maio a outubro e 1% de novembro. Esse valor não sofrerá mais qualquer acréscimo, independentemente da data em que o contribuinte receba a sua restituição.

Quem não informou o número da conta para crédito da restituição deverá procurar uma agência do Banco do Brasil, ou ligar para qualquer agência do BB ou para o "BB responde 4004-0001 nas capitais ou 0800-729-0001 nas demais localidades" (ligação gratuita) e pedir a transferência do dinheiro para qualquer banco em que tenha conta corrente ou poupança. A consulta ao extrato de processamento da declaração poderá ser feita na internet.

Caso o contribuinte não concorde com o valor da restituição poderá receber a importância disponível no banco e reclamar a diferença na unidade local da Receita.
A restituição ficará disponível no banco por um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la mediante o Formulário Eletrônico (Pedido de Pagamento de Restituição), disponível na internet.

Leia Mais ►

Ovo de Páscoa do Google Earth

O Google Earth possui um Easter Egg (Ovo de Páscoa, em inglês). Em se tratando de softwares, o termo indica uma função, brincadeira ou recurso do programa escondido. O "ovinho" do Google Earth é nada menos que um simulador de vôo, com o qual você pode escolher entre dois modelos de avião e percorrer os mapas exibidos pelo programa.Para acessar este recurso, acione a combinação Ctrl+Alt+A. Uma tela vai se abrir e você deve escolher entre duas aeronaves: um F16, um dos bombardeiros mais utilizados no mundo, e um SR22, um monomotor mais fácil de manejar.
Você pode começar o vôo do ponto atual do Google Earth ou escolher um dos aeroportos de todo mundo. Infelizmente, não há nenhum aeroporto brasileiro. É possível usar um joystick para controlar o avião. O Google Earth vai detectá-lo automaticamente, caso ele esteja corretamente instalado.
Selecionando a opção de voar a partir do ponto inicial, você pode, por exemplo, sobrevoar a sua casa! Escolha qualquer ponto do planeta para fazer um vôo panorâmico sobre ele. Selecionando um aeroporto, você vai decolar uma aeronave para o destino que quiser.


Veja os principais comandos

Setas direcionais + Tecla Alt ou Ctrl: rotacionar ponto de visão.
Teclas Page Up / Page Down: aumentar / diminuir potência.
Setas direcionais para esquerda e direita: acionar ailerons.
Setas direcionais para cima e para baixo: mover elevadores.
Teclas Home e End: ajustar elevadores.
Teclas Insert e Enter (no teclado numérico): movimentar o profundor.
Teclas "(" e ")": ajustar flaps.
Teclas 5 e C: centralizar elevadores e profundor.
Tecla G: acionar/recolher o trem de pouso.
Teclas “,” e “.”: reversores esquerdo e direito.
Barra de espaço: pausar simulação.
Tecla H: exibir/esconder HUD (head-up display), o visor com os elementos da aeronave.
Teclas Ctrl + Alt + A: abrir a janela de opções do simulador.
Tecla Esc: sair do simulador.


O princípio básico para decolar um avião com o simulador de vôo do Google Earth é gerar potência com a tecla Page Up. Uma vez que o avião estiver com velocidade suficiente, use as setas direcionais para decolar. As teclas estão invertidas, como é de se esperar em qualquer simulador de vôo. Assim, use a seta para baixo para embicar o avião.
Leia Mais ►

Recomendo

Arquivo do Blog