27 de março de 2012

Sexualidade feminina

Tomando como referencia a pesquisa realizada pelo Datafolha (Folha de São Paulo, 20/02/10) sobre a sexualidade dos brasileiros, chama a atenção uma diferença entre homens e mulheres que ainda persiste: a tendência das mulheres evitarem a masturbação, ao contrário dos homens. O prazer solitário ainda é mais explorado por eles. Isso evidencia o quanto a relação da mulher com o prazer ainda rende muitos questionamentos. Libera-se, “pero no mucho”, como dizem.

Uma coisa é deixar de seguir o desejo por reprimi-lo (abafá-lo) e outra, é não reconhecê-lo, é viver como se estivesse anestesiada para o prazer. O prazer, nesse caso, não é permitido. Por quê? Existem “ranços” antigos em relação a isso, pois entram aqui aspectos morais, ou seja, o que determinada sociedade espera de uma mulher, como ela deve agir em relação a sua sexualidade para se sentir aceita. Qual o limite entre o prazer consentido e a vulgaridade? O que é ser vulgar? É comum ouvir-se falar em mulher vulgar, mas... homem vulgar, é raro. Homem “galinha”, sim. Talvez o ser vulgar ou o ser galinha, tenha uma relação direta com o ato. Explico: na lógica dos relacionamentos tudo indica que o esperado é que ninguém vá direto ao ponto, de chofre. O jogo de sedução, nada mais é do que uma forma de lidar com o tempo, as palavras e os gestos, fazendo com que haja espera, e os caminhos ocorram de uma forma indireta.SexVegQ

Então, perceber alguém como vulgar ou galinha, talvez tenha a ver com as vias diretas, ir direto ao ponto, sem muitos rodeios. Os animais agem assim. Nós podemos mais, sofisticamos as relações ou as anulamos. Para a mulher parece ser esperado um pouco de resistência. Para acender o desejo masculino? A resistência, até certo ponto, aumenta a excitação sexual. Isso seria o erótico, diferenciando-se do puramente sexual.

De qualquer forma, prazer sexual, pode ser considerado ainda uma arena nova para nós, mulheres, nos últimos séculos. Não é por acaso que proliferam na TV fechada e agora na aberta também, programas sobre sexo dirigidos por mulheres, a maioria deles, separando nitidamente o sexo do amor. Temos o “Papo calcinha” no Multishow, “Amor e sexo” na Globo, Sue Johansson na GNT, a antiga série Sex and the City e muitos outros.

Parece um ensaio, reconhecimento de um terreno até pouco atrás desconhecido. A impressão que me dá é que estamos aprendendo a nos relacionar com o prazer, com o sexo. Talvez por isso haja a oscilação entre comportamentos afoitos ou reprimidos. Lidar com o tempo, as palavras e os gestos em prol de uma sexualidade mais prazerosa pode ser um ganho imenso em termos de qualidade nos relacionamentos, e a espera pode não ter nada a ver com repressão, mas com opção, direito de escolha.

Por: Návia T. Pattussi

Psicanalista

naviat@terra.com.br

Fonte: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

25 de março de 2012

Mulheres no comando

Mulheres empreendedoras, envolvidas no processo produtivo e na gestão dos negócios, qualificadas para comandar as propriedades. É dessa forma que o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão ligado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc), quer ver as mulheres catarinenses, à frente dos empreendimentos no campo. Mas para profissionalizar a mão de obra feminina, a entidade oferece o programa Com Licença Vou à Luta (CLVL).

Neste mês de março, a ação atende mulheres em diversos municípios do Estado, a exemplo de Arabutã, Ituporanga, Papanduva e Chapadão do Lageado. As atividades são divididas em cinco módulos: empreendedorismo; gestão financeira; liderança, relações interpessoais e trabalho em equipe; conhecimentos sobre Direito Trabalhista e planejamento de negócio.

De acordo com o superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, o programa busca formar mulheres com visão de negócio, pois muitas hoje são responsáveis pela unidade familiar. “Por isso, é tão importante capacitá-las com noções de gestão, transformando a participação feminina em fator decisivo para o sucesso da empresa rural”.

Durante a capacitação, as mulheres rurais são habilitadas a desenvolver competências de gestão para aplicação no seu próprio negócio, considerando as oportunidades da região. O curso estimula as participantes a empreenderem atividades que possibilitem independência financeira, construindo a autoconfiança, com reflexos na qualidade de vida, além de contribuir para o aumento da renda familiar com melhorias da eficiência da gestão da propriedade.flores

Com enfoque no empreendedorismo e na liderança, o programa busca elevar a autoestima das mulheres para despertar o potencial pessoal e profissional, e proporcionar atividades que possibilitem a independência financeira, construindo a autoconfiança com reflexos na qualidade de vida. Além disso, contribui para o aumento da renda familiar com melhorias na eficiência da gestão.

“As participantes têm cinco semanas para elaborar um plano de negócio compatível com a realidade de cada propriedade, para que possam implementá-lo ao final do programa”, complementa Zanluchi.

Os conteúdos abordam características do empreendedor, autoconhecimento e fornece conceitos para elaboração do diagnóstico da propriedade rural; conceitos financeiros, custo fixo e variável, depreciação, fluxo de caixa; elaboração da FOFA (ferramenta de planejamento) e estudo de mercado, visando a melhoria ou a inovação de alguma atividade; noções básicas de legislação trabalhista, ambiental e sanitária; processo de liderança, características do líder, estilos de liderança, relações interpessoais e a construção de relacionamentos por meio de dinâmicas e vivências.

Para participar, as mulheres produtoras devem ter a 4ª série do ensino fundamental completo; saber as quatro operações aritméticas; ter idade acima de 16 anos e estar envolvidas com as atividades da propriedade rural.

Outras informações estão disponíveis no site do Senar/SC (www.senar.com.br) ou pelo telefone 48 3333 0322. As interessadas podem, também, procurar o Sindicato Rural do seu município.

Fonte: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

Recomendo

Arquivo do Blog