14 de março de 2009

O dono do Brasil, ascensão e queda de um império

Percival Farquhar nasceu em 1864, em York, na Pensilvânia. Filho de pai milionário estudou engenharia em Yale. Mais tarde, graças ao seu prestígio nas altas rodas de Wall Street, torna-se vice-presidente da Atlantic Coast Electric Railway Co. e da Staten Island Electric Railway Co., que controlavam o serviço de bondes em Nova York.

No início do século XX, já é diretor da Companhia de Eletricidade de Cuba e vice-presidente da Guatemala Railway. Resolve, então, lançar-se à concretização de seu grande sonho: controlar todo o sistema ferroviário latino-americano.

Assim em 1904, sem nunca ter vindo ao Brasil, compra a Rio de Janeiro Light & Power Co. e as concessões da Société Anonyme du Gaz. Em 1905, adquire na Alemanha uma pequena, a Brasilianische Elektrizitätsgesellschaft, que dá origem à Companhia Telefônica Brasileira.

Neste mesmo ano de 1904, organiza em Portland, no Maine, a Bahia Tramway, Light & Power Co. e adquire a concessão das obras do porto de Belém. Em 1906, adquire a Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande. Em 1907, constitui a Madeira-Mamoré Railway Co., com um capital de 11 milhões de dólares, que é dividido entre duas outras empresas suas: a Brazil Railway Co. e a Port of Pará.

Em 1908, compra 27% das ações da Mogiana (SP) e 38% das ações da Paulista, passando a controlar as duas ferrovias. Em 1909, forma a Companhia de Navegação do Amazonas, encomendando a estaleiros holandeses 26 embarcações de grande tonelagem. Cria, ainda, a Amazon Development Co. e a Amazon Land & Colonization Co. Em 1911, recebe do governo brasileiro, como doação, 60.000 quilômetros quadrados de terras, que hoje constituem o estado do Amapá.

Em 1912, Farquhar já controla o sistema de transportes da Amazônia e do centro-sul do Brasil. Mas, em 1913, joga seus títulos nas Bolsas e perde tudo. Arruinado, transforma-se num diretor assalariado de suas ex-empresas, ganhando 25.000 dólares anuais.

Fonte de Pesquisa; Nosso Século. Abril Cultural, 1981.

Leia Mais ►

13 de março de 2009

Cuidado! Sexo é bom, mas também mata

Este caso é digno de ser investigado por um Sherlock Holmes, personagem de ficção da literatura britânica criado pelo médico e escritor britânico Sir Arthur Conan Doyle. Ou até mesmo Hércule Poirot, um grande detetive fictício e protagonista da maioria dos livros de Agatha Christie.

Mas todo cuidado é pouco, pois Shirlei, a matadora, está a solta. Segundo reportagem do Portal de Canoinhas, um comerciante da cidade de São Bento do Sul em Santa Catarina, foi encontrado morto nesta quarta-feira no seu apartamento no centro da desta cidade. O comerciante tinha 51 anos e era sócio de uma panificadora.

Segundo revela o Portal e a Polícia Militar, quem encontrou o corpo foi a empregada, pois o comerciante morava sozinho no apartamento, ele estava deitado na cama e com o rosto coberto de sangue e ao seu lado tinha um bilhete que dizia: "Sexo é bom, mas também mata. Assinado Shirlei, a matadora".

Leia a matéria completa no Portal: Mistério na morte de dono de padaria.

Leia Mais ►

Pulseiras com design inovador

O artesão Raimundo Nonato da Silva, de Ariquemes (RO), não tem dúvida: as pulseiras que confecciona fazem sucesso até em novelas de televisão. Quem viu e contou foram parentes e amigos, mas a certeza de que eram elas está na sua convicção de que "são únicas, sem igual".


Raimundo Nonato é um dos 40 integrantes da Associação dos Artesãos Organizados de Ariquemes na Amazônia (Asaoama), uma das 100 vencedoras do Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato, que identifica e reconhece as 100 melhores unidades de produção artesanal do País.


Ele explica que as pulseiras têm materiais e design inovadores. São confeccionadas em madeira de cores variadas e, dependendo do modelo, podem ser cravejadas de materiais aproveitados da floresta como pedaços de ouriço de castanha-do-Brasil – também conhecida como castanha-do-pará –, jarina (marfim vegetal) e outros produtos como casca de coco ou mesmo pedras semipreciosas.


Artesão há 35 anos, Raimundo Nonato conta que começou a inovar no trabalho há cerca de um ano, após fazer cursos do Sebrae. O sucesso ele mede com o aumento das vendas inclusive para outros Estados como Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. “Acho que foi no Rio que a pulseira foi parar na novela”, acredita.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias - www.agenciasebrae.com.br

Leia Mais ►

Alimentação saudável contribui para melhorar a qualidade de vida

Oferecer estratégias para melhorar a qualidade de vida de clientes e população, transmitir orientações sobre hábitos saudáveis e alertar sobre os principais problemas de saúde ligados aos maus hábitos alimentares. Estes são alguns dos objetivos dos cursos de Reeducação Alimentar desenvolvidos pelo Programa de Medicina Preventiva da Unimed Chapecó (Univida).

Além de apresentar estratégias para reeducação alimentar, o curso aborda assuntos como obesidade, osteoporose, anemia, deficiência de vitaminas e fibras, dislipidemias, entre outros. A equipe multidisciplinar do Univida é composta por médico, nutricionista, psicóloga, assistente social, profissional de educação física e fonoaudióloga.

A nutricionista do Programa Univida da Unimed Chapecó, Renata Cemin Chiarelotto explica que o primeiro passo é repensar a relação com a comida para adquirir saúde e bem-estar. O processo de reeducação alimentar é muito mais eficaz do que as chamadas "dietas", porque promove mudanças de atitude de forma permanente, sem sugerir demasiadas restrições alimentares, que na verdade só prejudicam o organismo e dificultam a manutenção de um peso saudável. Alguns temas discutidos no curso que auxiliam a reeducação alimentar envolvem: o conhecimento sobre os nutrientes, fontes alimentares e suas funções/características, necessidades nutricionais, dietas da moda, dislipidemia, entre outros.

Dados da Organização Mundial da Saúde mostram que cerca de 40% da população brasileira sofre com excesso de peso. A alimentação inadequada também é responsável por 60% das mortes prematuras no Brasil e os problemas de saúde (diabetes, obesidade, câncer, doenças cardiovasculares, osteoporose, entre outras). Em Chapecó, o inquérito epidemiológico feito pela cooperativa médica no ano passado revelou que 25% dos pacientes sofrem de dislipidemia (altos níveis de gordura no sangue); 7,4% se enquadram nas pessoas com fatores de risco e 40% estão com excesso de peso. “A intenção é reverter esse quadro visando cuidados com a saúde e diminuição de custos com tratamentos”, justifica o coordenador do Univida, Heimar Caetano Osório.

A assistente social do Programa Univida, Ariete Lauxen, assinala que atualmente vive-se em períodos de constantes mudanças no mundo, o que gera um cotidiano de ansiedade, stress e doenças sociais. “É necessário conscientizar a sociedade sobre a importância do desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis”, complementa.

Neste ano, estão programadas 3 edições do curso gratuito para clientes Unimed Chapecó a partir de 14 anos. Interessados podem entrar em contato com a Unimed através do telefone (49) 33611800. A primeira edição do curso acontecerá no período de 27 a 30 de abril e as inscrições podem ser feitas até o dia 20 de abril.

Marcos A. Bedin
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

12 de março de 2009

Temos que tirar o “S” da CRISE

Convicto de que todas as crises surgem para serem debeladas e dono de um otimismo incomum, o empresário Dorneles Dávi assume nesta sexta-feira, dia 13, a presidência da Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó, em solenidade festiva na qual também será comemorado o 40o aniversário de fundação da entidade. Os atos estão daviprogramados para as 20 horas, na sede campestre da CDL Chapecó.

O lojista e técnico em contabilidade Dorneles Dávi, 64 anos de idade, é casado com Neizita Edir Dávi e tem três filhos: Tatiana, Juliana e Marcelo. É proprietário do Palácio dos Esportes, segunda loja mais  antiga de Chapecó com 43 anos de atividades e do Palácio do Som, há seis anos em funcionamento. Nesta entrevista, Dorneles apresenta seus objetivos para os próximos dois anos no comando da CDL.

Quais suas metas como presidente da CDL Chapecó?

Dorneles Dávi – Estamos dando continuidade aos trabalhos em desenvolvimento. Nosso plano de ação dá prosseguimento à trajetória evolutiva da nossa entidade, que sempre contou com presidentes dinâmicos, criativos e comprometidos e, por isso, alcançou as conquistas que atualmente visualizamos. Temos dentre as metas buscar estratégias para ampliar ainda mais o quadro de associados e oferecer serviços de qualidade aos lojistas. É importante destacar que a diretoria foi quase toda renovada e conta com o apoio de um conselho consultivo, com pessoas experientes e dedicadas para dar suporte à nova gestão.

Como o Sr. avalia os serviços prestados pelo SPC local e quais as perspectivas de aumento desses serviços?

Dávi – Nosso serviço de proteção ao crédito é muito eficiente no Brasil todo, e Santa Catarina desponta como um dos melhores. O SPC foi criado para preservar o crédito e dar mais segurança às operações comerciais, prestando informações de empresas e pessoas aos seus associados, através de um banco de dados que permite a consulta para verificação da conduta comercial de consumidores.

De que forma a crise econômica mundial influenciará no comércio do oeste catarinense em 2009?

Dávi Apesar das previsões da maioria dos economistas brasileiros mostrar que o ano apresenta-se como um dos mais incertos desde a quebra da bolsa americana em 1929, o oeste catarinense se mostra preparado para enfrentar turbulências internacionais. A economia regional está fortalecida porque o oeste é celeiro nacional de produção de alimentos, centro agroindustrial da América do Sul e pólo comercial e de serviços. Nos centros urbanos do oeste, o comércio evolui e o setor de serviços passa por forte diversificação.

Para os analistas, durante um longo período, os efeitos colaterais gerados pelo sistema financeiro estarão presentes.Como o comerciante deve proceder para não afetar o consumidor e continuar com suas vendas normais?

DáviO comerciante deve promover os produtos de forma que as compras sejam facilitadas, oferecer atendimento de qualidade e buscar inovações. Mas o consumidor também precisa estar atento, realizando pesquisas, evitando endividamento e, principalmente, pagar juros mais baixos possíveis.

Qual é o papel do comércio lojista neste cenário de crise?

Dávi – Temos que tirar o S da crise e transformá-la em CRIE. O comércio lojista é um dos setores da economia que mais rapidamente reage e responde aos processos evolutivos, seja na adoção de novas metodologias de gestão, de comunicação e de trabalho; seja na aquisição de novas tecnologias; na introdução de novos produtos e serviços; na retroalimentação da indústria para aperfeiçoar e ajustar produtos às aspirações do consumidor. Enfim, o comércio lojista é um setor organizado, proativo, combativo e atuante que oxigena e dinamiza a economia regional.

Quais são as perspectivas para este ano?

Dávi – Até o fim do quadrimestre, temos confiança de que a crise não influenciará de forma agressiva nas vendas do comércio. Depois disso, existem algumas incertezas, porém as expectativas são boas, se considerarmos que Chapecó é uma cidade pólo e que os investimentos continuam sendo realizados.

De que forma a CDL contribui para o fortalecimento dos empresários do comércio em Chapecó? Quais as ações programadas para este ano?

DáviEstamos preocupados com a capacitação das equipes de trabalho das lojas associadas, por isso priorizamos ações de capacitação. Em fevereiro, oferecemos curso sobre ”Cobrança extrajudicial”, destinado a todos os profissionais do comércio. Neste mês de março é oferecida a “2a academia de gerentes”. Além disso, para garantir melhor atendimento ao segmento comercial, viabilizamos um novo auditório na sede da CDL. Dessa forma, é possível facilitar cursos, reuniões, assembléias e eventos em geral.

Por: Marcos A. Bedin
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br
Leia Mais ►

10 dicas bem humoradas para um trânsito mais eficiente

Cada vez é mais difícil andar pelas ruas de qualquer cidade brasileira. Temos sempre mais carros do que ruas. Por isto é muito importante seguir algumas regrinhas básicas para tentar amenizar os engarrafamentos e a lentidão no trânsito que deixa muitas pessoas estressadas.

1. No semáforo, deixe a porra da primeira marcha engatada e quando o sinal abrir arranque. Não espere que o motorista de trás tenha que te lembrar. E o limite é de velocidade e não de aceleração, então acelere forte até os 50Km/h pra desafogar logo o semáforo.

2. Quando outro motorista ligar a seta avisando que precisa entrar na pista que você está, deixe de ser mão de vaca e deixe o cara passar. Certamente vai acontecer contigo um dia e vais ficar puto (a) da vida e histérico (a) se o outro não te deixar entrar.

3. Se você não sabe fazer baliza, principalmente nas ruas mais movimentadas, tenha humildade e procure uma vaga mais fácil ao invés de ficar ferrando a vida de quem está com pressa.

4. Largue de ser besta e aprenda que se a merda da placa diz que a velocidade permitida é 60Km/h, é 60 de verdade e não 20 Km/h disfarçado, seu bosta. Se quiser passear vai fazer isto num Parque.

5. A vida anda muito corrida, por isso, se você gosta de passear pelas vias a 30Km/h, faça isso as 03h00 da manhã seu babaca. E faça na faixa de direita, pois ultra-passagens são sempre pela esquerda.

6. Que tal dar sinal de que vai entrar em alguma rua e entrar pois saiba que tem algum motorista esperando sua importante escolha.

7. Se o seu namorado(a) vai te deixar na frente da escola, deixe as preliminares para um local apropriado, um motel, por exemplo. Certamente não vai ser a última vez que você vai vê-lo(a), portanto, dê tchau e suma do carro, caraca!!!!

8. Essa é pra você, babaca frustrado sexualmente, que adora botar o rabo numa moto barulhenta pra cacete. Por que você não bota a orelha na merda do escapamento e acelera? Todo mundo sabe que o barulho da sua moto é inversamente proporcional ao seu tato com as mulheres.

9. Nossa, um acidente!!! Será que machucou alguém conhecido?? Qualé, nunca viu uma porra de uma lanterna quebrada? Então anda logo seu babaca que você não precisa ficar olhando com cara de otário pra ver a desgraça dos outros ou qualquer coisinha que acontece no trânsito e andando como se estivesse num cortejo fúnebre.

10. Especial para nossos amigos da Polícia Militar e do DETRAN: Se é horário de movimento intenso, que tal escolher um local apropriado, para parar a merda do carro e não fazer todo mundo andar a 20 Km/h, só prá mostrar a viatura nova com a porra das luzes ligadas se não tem nada acontecendo? Que tal cuidar de quem anda roubando na cidade ou tá queimando um fumo lá na Praça , ao invés de ficar revirando o carro dos outros pra achar uma lâmpada queimada e dizer: "Ahaaaaa!!!! Como é que a gente vai fazer agora?"

Se você não precisa destas dicas que ótimo, ignore, mas pelo amor de Deus, ajude a mudar o nosso trânsito indicando este artigo para quem é uma anta ao volante. Isso não é uma corrente... Se você não indicar a todos da sua lista, não vai vai acontecer nenhuma desgraça com você, mas quando fizerem uma cagada na frente do seu carro... lembre-se que você não colaborou e não adianta reclamar!!!

(recebido por email)

Leia Mais ►

Seminário sobre meio ambiente - Em busca do primeiro código ambiental de SC

A questão ambiental está na pauta das prioridades máximas da vasta cadeia do agronegócio barriga-verde. Por conta disso, o ministro Reinhold Stephanes, da Agricultura, e o chefe da Embrapa Monitoramento por Satélite, pesquisador Evaristo Eduardo de Miranda, são esperados em Florianópolis, na próxima quinta-feira, 19, às 9h30 da manhã, no Mercure Hotel (São José, BR-101): eles serão palestrantes do Seminário sobre Meio Ambiente organizado pelas entidades de produtores, indústria e empresariado de Santa Catarina.

O ministro fará um pronunciamento sobre o impacto da legislação ambiental na agricultura brasileira. O chefe da Embrapa palestrará sobre a legislação ambiental e seus efeitos no uso das terras agricultáveis.

O Seminário está sendo organizado pelas principais instituições catarinenses de representação e defesa do agronegócio e tem como escopo preparar as lideranças para a fase final de tramitação do Código ambiental catarinense na Assembléia Legislativa. O Seminário tem a chancela da Ocesc, Faesc, Fiesc, Fetaesc, Sindarroz, Sindicarnes, Sindileite, Acav, ACCS, ABPM e Federação Catarinense de Municípios.

Ao final do Seminário, os presidentes das entidades entregarão ao presidente da Assembléia Legislativa, deputado Jorginho Mello, o abaixo-assinado contendo milhares de assinaturas de produtores e empresários rurais em apoio à aprovação do projeto do primeiro código ambiental de Santa Catarina.

O presidente da Organização das Cooperativas do Estado de SC (Ocesc), Marcos Antônio Zordan, assinala que as normas ambientais brasileiras são extremamente complexas e padecem de inaceitável falta de objetividade. Muitas vezes a aplicação dessas regras no meio rural restringe e compromete a viabilidade econômica da produção agropecuária.

O dirigente mostra que a atual legislação ambiental unificada para todo o país cria transtornos em razão dos contrastes acentuados que existem nas macrorregiões brasileiras. Exemplifica que as exigências de reserva legal em 20% da área territorial da propriedade e a manutenção da mata ciliar podem ser adequadas para grandes propriedades do centro-oeste, mas inviabilizam as pequenas propriedades rurais de Santa Catarina.

Zordan lembra que, para assegurar clareza e viabilidade ao primeiro Código Ambiental que o Estado terá, as entidades contribuíram com estudos e sugestões apresentadas em conjunto. O primeiro Código Ambiental catarinense tornou-se possível graças a uma inovação institucional de grande relevância: o respeito ao princípio do pacto federativo de forma que cada Estado da federação terá autonomia para legislar sobre matéria ambiental de acordo com as características de seus recursos naturais.

Por: Marcos A. Bedin
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

11 de março de 2009

Comida doada por empresas e brasileiros anônimos, são jogadas no lixo em Blumenau

Imagens com o flagrante de toneladas de alimentos jogados no lixo, em Blumenau, foram mostradas durante a sessão plenária desta tarde(11/3/2009) na Assembleia Legislativa e provocou surpresa e indignação de alguns presentes. As cenas, de uma reportagem de TV, foram levadas ao Plenário pela deputada Ana Paula Lima (PT), que pediu responsabilidade por parte das autoridades diante da denúncia. "É um verdadeiro desmando, demonstração de incompetência", criticou a parlamentar.

Presidente do Fórum Parlamentar Permanente de Solidariedade e pela Reconstrução das Cidades Atingidas pelas Enchentes e Deslizamentos em 2008, a deputada lamenta que comida seja jogada no lixo "enquanto centenas de famílias blumenauenses ainda estão nos abrigos improvisados, em galpões alugados por preços aviltantes, com pouca ventilação e sem perspectiva de solução para a sua dramática realidade".


De acordo com a matéria veiculada na TV RIC Record, cerca de três toneladas e meia de comida já foram jogadas fora por terem estragado. Em seu discurso, a deputada Ana Paula alertou que, no mesmo local onde houve o desperdício, "cerca de 200 toneladas de alimentos ainda estão estocados. Comida doada por empresas e brasileiros anônimos de todo o país. E entre estas, mais de 700 mil litros de leite." Ela lembrou que, no último domingo, outra reportagem de TV mostrava a entrevista de uma mãe, em um abrigo, denunciando que não tinha leite para dar ao seu filho. "Esse leite desperdiçado é o mesmo leite que aquela mãe abrigada necessita para o seu filho", disse a deputada.

Após a intervenção da deputada, colegas parlamentares comentaram as imagens e foi proposta uma visita a Blumenau para verificar, in loco, como estão armazenados os alimentos doados. Questões como estoque e distribuição de alimentos, além de outras soluções para a situação dos atingidos pelas enchentes e deslizamentos ocorridos no final do ano passado, serão debatidas em audiência pública no município de Ilhota. A audiência está marcada para as 19h do dia 17 de março.

Por: Linete Martins
Assessora de Imprensa
Gabinete da deputada Ana Paula Lima
(48) 3221-2680 ou 9989-8171

Leia Mais ►

Bioplástico bom para seu bolso e para o meio ambiente

Os bioplásticos, feitos a partir de mandioca, cana-de-açúcar, milho e batata, podem substituir os plásticos à base de petróleo nos próximos 20 anos. A produção desses materiais também deve fortalecer a atividade de agricultores do País com a criação de mais um nicho de mercado.


"Da mesma forma que hoje temos usinas de biodiesel, teríamos agroindústrias de bioplástico. É importante destacar que não se trata de uma indústria que irá competir com os alimentos. Por exemplo, a mandioca usada para novos materiais é a brava, que não serve para o consumo. Além disso, haveria aumento de produtividade e ganhos para o agricultor", explica o empresário João Carlos de Godoy Moreira, da Biomater Eco-materiais, empresa incubada no Centro de Desenvolvimento de Indústria Nascentes (Cedin) em São Carlos (SP), que já produz bioplástico.


A substituição do plástico sintético por biodegradáveis é lucrativa também para o meio ambiente. Para cada quilo de plástico produzido com petróleo, há a emissão de dois a quatro quilos de carbono. Ao contrário, na produção de bioplástico, cada quilo do produto seqüestra de quatro a seis quilos de carbono da atmosfera. As vantangens continuam: enquanto o plástico sintético demora de 200 a 400 anos para se degradar, os materiais e embalagens biodegradáveis e compostáveis se decompõem em até 18 semanas. Os biodegradáveis também se transformam em adubo juntamente com o lixo orgânico.

"O mercado dos biodegradáveis é um negócio que vai crescer muito e a transição deve ocorrer nos próximos 20 anos. É uma indústria que já cresce, no mundo, à taxa de 20% ao ano", diz o empresário João Carlos.


No Brasil há cinco empresas que já produzem biodegradáveis, e está em processo de formação a Associação Brasileira da Indústria de Polímeros Biodegradáveis Compostáveis (Abicom). "A idéia da associação é trabalhar em políticas públicas para que sejam criadas legislação, políticas governamentais para apoio à pesquisa e o desenvolvimento desse mercado", completa.


O assunto será tema de palestra durante um evento interno do Sebrae: o II Seminário Inovação no Agronegócio, que será realizado em Brasília nos dias 18 a 20 de março.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Leia Mais ►

Parceria aumenta competitividade

O Sebrae/SC e a Petrobrás firmaram parceria de apoio às empresas revendedoras da subsidiária de gás em Santa Catarina (Liquigás Distribuidora S.A). A ação faz parte de um projeto nacional denominado Programa Sebrae de Competitividade para Empresas Revendedoras de Gás (Proseg) e visa identificar problemas de gestão e elaborar plano de ação para aumentar a competitividade das empresas.

O diretor técnico do Sebrae/SC, Anacleto Ortigara, explica que a programação prevê a realização de um diagnóstico financeiro e mercadológico para identificar pontos a serem melhorados em cada uma das empresas atendidas. O diagnóstico, que atualmente está em fase de andamento nas empresas do Estado, resultará na elaboração de plano para trabalhar aspectos a serem melhorados à fim de ampliar a performance de vendas e oferecer qualidade no atendimento.

Após o diagnóstico e elaboração do plano de ação, o Sebrae/SC realizará 20 horas de consultorias individuais e quatro capacitações nas áreas de marketing, finanças e recursos humanos para as equipes das revendas. Na área de RH, a meta é trabalhar o relacionamento com os clientes internos e o perfil empreendedor dos empresários. “Com isso, as revendedoras estarão preparadas para este setor altamente competitivo e os clientes poderão contar com melhor qualidade no atendimento”, destaca o gestor do Proseg do Sebrae/SC, Jefferson Bueno.

Marcos A. Bedin
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

10 de março de 2009

Lombada sem sinalização paga R$ 10 mil de indenização a ciclista

A 1ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de Santa Catarina confirmou sentença da Comarca de Chapecó que condenou o Município ao pagamento de indenização por danos morais e estéticos no valor de R$ 10 mil em benefício de Sérgio Masurek.

Segundo os autos, em junho de 2005, por volta das 3h30min da madrugada, Masurek trafegava normalmente com sua bicicleta pela via pública quando se deparou com uma lombada e sofreu grave queda, que resultou em lesão nos lábios, politraumatismo na face e hematomas e escoriações em ambas as mãos.

A vítima também foi submetida a tratamento cirúrgico e ficou inapto para o trabalho por 45 dias. Sérgio alegou que a lombada havia sido feita no dia anterior ao acidente e ainda não estava sinalizada com placa de advertência e pintura.

Condenado em 1º Grau, o Município apelou ao TJ. Sustentou que a sentença não apreciou devidamente o laudo pericial e que o acidente aconteceu por falta de atenção e cuidado do ciclista. Para o relator do processo, desembargador Vanderlei Romer, as fotografias, o laudo médico e as testemunhas ouvidas comprovam a culpa da Administração Municipal em realizar a obra, mas não sinalizá-la. “A implantação de lombada em via municipal sem a necessária sinalização legal configura omissão específica do ente público, em razão da inobservância ao seu dever individualizado de agir”, finalizou o magistrado. A decisão da Câmara foi unânime.

Fonte: TJSC

Leia Mais ►

Ombro que sai do lugar ou SLAP Lesion

O “ombro que sai do lugar” é a forma mais comum para se referir ao problema de instabilidade do ombro, que gera ao paciente a insegurança e a falta de firmeza na articulação. Cada vez que o ombro sai do lugar e esse problema se torna mais frenquente aumenta a lesão óssea e da cartilagem. De acordo com o médico ortopedista e traumatologista, Joaquim Reichmann, a instabilidade do ombro também provoca o envelhecimento precoce da articulação. “A repetição do problema pode causar outras doenças no ombro, como por exemplo, SLAP Lesion, que agrava a frouxidão e aumenta a dor do paciente”, explica.

A SLAP Lesion, que se refere a desinserção (soltura) do tendão do bíceps dentro da articulação, ocorre em cerca de 20% dos casos de luxação. A única forma de tratamento é a videoartroscopia.

A instabilidade do ombro pode ser provocada por um trauma de grande impacto, que pode levar à alterações ósseas, tendinosas ligamentares e/ou articulares. Em alguns casos o paciente já nasce com hiperelasticidade articular generalizada, ou seja, apresenta um movimento acima do normal, ou ainda, apresenta a ausência de alguns ligamentos do ombro, decorrentes de má formação.

Para diagnosticar a doença, Reichmann explica que é necessário conversar com um especialista e realizar os exames físicos. “Exames como Raio X, ultrassonografia a Artroressonância magnética auxiliam no diagnóstico preciso”, esclarece.

Sobre o tratamento, Reichmann diz que este pode variar de acordo com a gravidade. “Em alguns casos, quando o diagnóstico é realizado cedo, o tratamento pode ser feito com imobilização e fisioterapia que deverá resultar no reforço muscular do paciente. Em outros casos, somente a cirurgia”, alerta. O médico destaca que até pouco tempo as cirurgias de ombro eram feitas de forma tradicional, com cortes. “Hoje, com o avanço tecnológico, é possível operar o ombro do paciente através da videoartroscopia, com o uso de microcâmeras e mini-cortes na pele e o risco do problema voltar é mínimo, de três a oito por cento” comemora Reichmann.

Por: Marcos A. Bedin
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

Constrangimento em Banco. Você já passou por isto ?

É desproporcional o extremismo com relação ao uso dos detectores de metais das portas giratórias de certas agências bancárias. Não se pode conceber que um cliente de um banco não possa entrar em uma agência ou, se quiser fazê-lo, tenha de se despir e provar que não estar armado.

Dabir da Silva Sabatto, residente no Bairro Limoeiro na cidade de Brusque SC, registrou um Boletim de Ocorrências por constrangimento ilegal. Segundo ele, na tarde de ontem(9/03/2009) por volta das 13h10min, foi até uma agência do BESC( Banco do Estado de Santa Catarina), para pagar sua conta de luz. Deixou os objetos pessoais que poderiam travar a porta giratória do banco em um porta objetos ao lado da porta. Mesmo assim a referida porta travou. Ele pediu ao segurança o destravamento da porta e este se negou. Pediu então para falar com o gerente do banco o que também lhe foi negado. Diante desta situação acionou a Polícia Militar que compareceu no local . Mesmo assim o vigia continuou negando a entrada do cliente no banco. Após mais de uma hora de tratativas o soldados da PM conseguiram convencer o gerente do banco a permitir a entrada do cliente.

Acho que nenhum meliante daria continuidade a qualquer tentativa de assalto em tais circunstâncias. O gerente acabou atendendo o Sr. Dabir, demonstrando que ele estava ali para ser atendido e não para roubar.

Fonte: Rádio Araguaia

Leia Mais ►

9 de março de 2009

Simpósio Brasil Sul de Avicultura traz pesquisador da Universidade de Oklahoma

O Núcleo Oeste de Médicos Veterinários está desenvolvendo dois importantes projetos para 2009: o 10° Simpósio Brasil Sul de Avicultura e o 1ª Brasil Sul Poultry Fair. O Simpósio, já considerado o melhor fórum de discussão aplicada e dirigida da avicultura do Mercosul, está agendado para o período de 31 de março, 1° e 2 de abril, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nês, em Chapecó-SC. Paralelamente, ocorrerá a feira de relacionamentos e oportunidades, a Poultry Fair.

Entre os destaques da programação está prevista a palestra “Nutrição X Temperatura Ambiente”, no dia 1° de abril, às 13h30, com o doutor Robert Teeter, da Oklahoma State University.  O palestrante irá expor os experimentos que foram conduzidos para avaliar o impacto da coccidiosis no valor calórico efetivo (ECV) na dieta e outros custos energéticos em frangos. Os resultados indicam que os impactos  da coccidiosis dependem da idade, afetando de forma mais aguda a curva de crescimento de frangos com o sistema imunológico ainda ingênuo.

Diversos fatores não-nutritivos afetam a performance do plantel. Questões gerenciais como ventilação, densidade do estoque, luminosidade e processo de alimentação têm recebido grande atenção no impacto calorífico da produção avícola. Isso é especialmente reconhecido quando tais fatores são acompanhados da coccidiosis. Tal doença é famosa por elevar custos com alimentação a fim de atingir determinado peso.     

Segundo o palestrante “o ganho de tecido está condicionado por todos os fatores. A alteração acidental de um fator requer correção imediata acompanhada de compensação através dos outros”, analisa.

As ações combinadas de combate à coccidiosis, manutenção e perda de energia fecal impactam no rendimento avícola.  O valor efetivo calórico expressa o impacto combinado desses fatores como uma equivalência dietética que seria necessitada para atingir esta ação. A combinação de diminuído consumo de energia com custos elevados de manutenção e perda de energia fecal fazem o desafio da coccidiosis crítico para se evitar. Caso ocorra a doença, os resultados sugerem que exposição prematura incidirá num menor impacto no consumo de energia.

Por: Marcos A. Bedin
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

Escreva uma carta e ganhe um notebook

Os Correios recebem, até 31 de março, inscrições para o 38º Concurso Internacional de Redação de Cartas, aberto a escolas das redes pública e privada de ensino. O tema do concurso este ano é “Escreva uma carta a alguém para explicar-lhe como condições de trabalho decentes podem levar a uma vida melhor”. Podem participar estudantes de 9 a 15 anos de idade, após passar por uma seleção interna na escola. Cada escola pode inscrever no máximo duas redações.

O concurso é promovido pela União Postal Universal (UPU), sediada em Berna, na Suíça, e envolve mais de 190 países. O objetivo é desenvolver a habilidade de composição dos jovens, contribuir para o estreitamento das relações de amizade internacionais e aprimorar a comunicação por meio da escrita.

No Brasil são realizadas duas fases: estadual e nacional. Na estadual são premiadas as três melhores redações de cada Diretoria Regional dos Correios. O primeiro colocado dessa fase ganhará um certificado e um DVD player portátil com tela LCD. Já o segundo e o terceiro colocados receberão, além do certificado, um aparelho de som portátil com CD, MP3 e rádio AM/FM, cada.

Na fase nacional, realizada em Brasília, é escolhida apenas uma carta, que irá representar o Brasil na fase internacional, realizada em Berna, na Suíça. Nessa fase, o autor da melhor redação ganhará um notebook, troféu e certificado.

Tanto na fase estadual como na nacional, os prêmios serão concedidos aos alunos vencedores e às suas escolas. Já os três primeiros colocados da fase internacional receberão medalhas de ouro, prata e bronze, cunhadas pela Secretaria Internacional, e terão o nome publicado na revista da União Postal Universal (UPU).

Em 2008, o vencedor do Concurso Internacional de Redação de Cartas foi Moïse Luther Hoza, um jovem de 15 anos da República Centro-Africana.

O Brasil já recebeu medalha de ouro nos anos de 1972, 1988 e 2007. Atualmente, é o segundo país no ranking mundial, ficando atrás apenas da China, que já obteve o título por quatro vezes.

O regulamento completo do concurso está disponível na página dos Correios na internet: www.correios.com.br , em Institucional / Conheça os Correios / Ações Culturais.

Leia Mais ►

8 de março de 2009

O primeiro acidente automobilístico e as primeiras leis de trânsito no Brasil

Se José do Patrocínio, com seu veículo movido a vapor, não foi rigorosamente o introdutor do automóvel na então capital brasileira, Rio de Janeiro, um colega seu do mundo das letras teve um curioso papel pioneiro nessa fabulosa novidade do século XX. Olavo Bilac, que acompanhava invejoso os estridentes passeios do amigo pelas ruas esburacadas do Rio, resolveu aprender a difícil arte de dirigir. Numa das lições ministradas por Patrocínio, o poeta levou a engenhoca de encontro a uma árvore na Estrada Velha da Tijuca, destruindo o carro. Patrocínio ficou absolutamente desconsolado, mas Bilac, ao contrário, passou a gabar-se de ser o precursor dos acidentes automobilísticos no Brasil.

Logo surgiram leis regulamentando o uso do automóvel, em 1900, o prefeito Antônio Prado, de São Paulo, instituía o pagamento de uma taxa para este veículo, como já era feito com os tílburis e outros meios de transporte. Em 1903, tornou-se obrigatória a inspeção dos automóveis pela Prefeitura, que lhes fornecia uma placa com o número da matrícula, a ser afixada obrigatoriamente na parte posterior do veículo. A velocidade também foi regulamentada, nos lugares estreitos ou onde havia acumulação de pessoas, não poderia ser maior do que o passo de um homem e em caso algum poderá ser maior do que 30 km por hora. Em 1904, criou-se o exame para motoristas, sendo a primeira carta de habilitação de São Paulo entregue a Menotti Falchi, dono da Fábrica de Chocolates Falchi.

Fonte de pesquisa: Nosso Século-São Paulo; Abril Cultural, 1980.

Leia Mais ►

Uma crise sem precedentes na suinocultura brasileira

Excesso de produção, consumo em baixa e mercados mundiais recessivos geraram uma crise sem precedentes na suinocultura brasileira. O quadro é de dificuldades extremas para produtor e indústria, resumiu o presidente da Coopercentral Aurora, Mário Lanznaster. Esse conglomerado de natureza cooperativista processa 3,2 milhões de cabeças por ano e detém o maior volume de abate de Santa Catarina. O dirigente prevê que, até a superação da crise, prevista para o segundo semestre, será inevitável o desaparecimento de muitas pequenas agroindústrias e centenas de produtores rurais.

Lanznaster reclama uma ação mais eficaz dos ministérios da Agricultura, das Relações Exteriores e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio exterior para abertura de novos mercados mundiais, numa ação mais agressiva e articulada com a indústria nacional. “Temos que imitar a diplomacia norte-americana que prioriza os negócios e promove a indústria nacional”, aconselha.

O presidente da Coopercentral expôs que os suinocultores integrados ao sistema agroindustrial estão tendo uma remuneração modesta, porém positiva, da ordem de 15 reais por animal. Esse produtor recebe da indústria os leitões, as rações e toda assistência técnica, contribuindo com mão-de-obra e instalações.

O problema está com os “independentes”, aqueles criadores que produzem por conta própria, sustentam todos os insumos e correm todos os riscos do mercado. Esses produtores estão amargando prejuízos da ordem de 70 reais a cada suíno que engordam – e não têm para quem vender. “A situação geral é de quebradeira para os independentes”, resume. As indústrias não têm espaço para abater os animais dos independentes.

O preço básico praticado pelos frigoríficos na compra de animais junto aos criadores é de 1,60 reais por quilograma de suíno vivo acrescido do adicional da tipificação que, em média, representa mais 8%, o que totaliza 1,73 reais por quilograma.

CUSTOS

Além do mercado, outro problema enfrentado pelos criadores foi o elevado custo do milho que permaneceu em tendência de alta durante todo ano de 2008, encarecendo a produção de suínos. “Os preços dos grãos estiveram em alta e os preços da carne em baixa, no ano passado, criando um desequilíbrio que ainda não foi recuperado para a pecuária”, assinala.

A situação impõe uma decisão: aumentar as vendas ou reduzir a produção. Mário Lanznaster defende a redução da produção, como está fazendo a cadeia produtiva do frango que, até final deste mês, terá diminuído em 20% o volume de incubação, alojamento e abate de aves. Reconhece, porém que isso não é fácil porque, ao contrário da avicultura, a cadeia da suinocultura não está sob controle das indústrias.

Por: Marcos A. Bedin
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

Recomendo

Arquivo do Blog