7 de março de 2009

Maior pamonha do mundo

A 17ª Festa do Milho Verde, que acontece de seis a oito de março, está repleta de atrações. O evento agrega lazer e cultura, envolvendo toda a família com gastronomia típica, música, desfile, parque de diversões, entre outros atrativos. No ano passado 15 mil pessoas visitaram o evento e a expectativa é de superar a marca dos 20 mil para este ano. A festa acontece no Parque de Exposições Prefeito Orlando Becker.

Um dos pratos mais tradicionais na festa do Milho Verde, que acontece em Santo Amaro da Imperatriz- SC, é a pamonha. Além de ser uma das delícias servidas aos visitantes, a cada edição ela se torna uma atração curiosa, pois a organização da festa faz uma pamonha gigante, que é superada no tamanho a cada ano. Ano passado o “pamonhão” teve 310 quilos. Esse ano a pamonha gigante vai ter mais de 400 quilos, “é pamonha para um batalhão” diz Odir Solano Folster, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Amaro da Imperatriz.

A preparação dos 400 quilos de pamonha começa na noite anterior ao dia em que será servida. Segundo Márcia Ferreira de Fátima Laureano, uma das cozinheiras da pamonha, a produção será iniciada às 22 horas do dia sete e ela garante que tudo fica pronto até às 15h. Márcia explica que serão usadas três mil espigas de milho (dependendo da qualidade dos milhos), 60 quilos de açúcar e 10 litros de óleo vegetal. Márcia ainda alerta sobre a importância do milho para alimentação e ressalta que o astro da festa é rico em vitaminas e afrodizíaco. A pamonha gigante será apresentada e distribuída gratuitamente aos visitantes no domingo, às 15h.

Até hoje se tem conhecimento que a maior pamonha já produzida foi feita em Cáceres (270 quilômetros de Cuiabá-MT) com 382 quilos. A pamonha gigante de Santo Amaro da Imperatriz baterá o recorde, pois terá mais de 400 quilos e será levada até o evento em um carro aberto puxado pela organização.

O município


Santo Amaro da Imperatriz teve sua origem relacionada à descoberta da fonte de águas termais por caçadores em 1813 e é conhecida nacionalmente pelas fontes com temperatura de 39°C, estando estas consideradas entre as melhores do mundo. Em 1845, Santo Amaro recebeu a visita de Dom Pedro de Alcântara e sua esposa Teresa Cristina. Os dois foram recebidos com festa, procissão e foguetes. Os homens construíram com as próprias mãos uma estrada entre São José e Santo Amaro para poupar a realeza de uma difícil viagem pela floresta. Permaneceram no local por dois dias. Nove meses após nasceu princesa Isabel. Para a população local, a princesa havia sido concebida em uma daquelas noites em que estiveram hospedados no local.

Em sua viagem, o casal mandou construir um prédio com quatro quartos e banheiras para visitantes em busca de alívio para suas dores. Em homenagem à imperatriz, a localidade, que se chamava Caldas do Cubatão foi rebatizada como Caldas da Imperatriz.

Por: Vânia Monteiro/Rádio Criciúma

Leia Mais ►

Dia Internacional da Mulher - Maria das graças dos cachorros

O amor de Dona Maria da Graça Azambuja por cachorros é tanto, que ela resolveu criar um canil dentro de casa. A dona-de-casa que mora no Alto do Frigorífico, em Canoinhas-SC, abriga nada mais, nada menos do que 22 cães, a maioria vira-latas.

Todos os cães de Maria foram achados na rua, abandonados ou doentes. Ela cuida dos bichos como se fossem seus filhos. Um grupo de cães de Maria chega a morar em uma área de serviço que tem acesso ao interior da casa.

Ela não se importa com os “cocos” espalhados pelo chão, os latidos e as pulgas. “Eles não me incomodam, na verdade são a minha alegria”, conta a dona-de-casa. Maria conta que a maioria dos seus 22 cachorros foram deixados ainda filhotes perto de sua casa.

Cada um dos seus 22 cães são como um filho para ela. “O bicho depende da gente, é como se fosse uma criança. Se a gente não correr para socorrer, não tem jeito“, diz.

Filhotinhos e Doentes

Abandonados, espancados, feridos com gravidade. Vira-latas ou cães de raça; filhotes ou adultos – não importa. A casa de Maria é um imenso asilo de animais que ninguém quer. Mas apesar disso Maria não rejeita nenhum cãozinho que é abandonado por perto.

Maria conhece cada um dos seus cães pelo nome, e dedica atenção e carinho para cada um deles. Ela porém dedica atenção especial aos filhotinhos e aos doentes. Um dos cachorros de Maria está com câncer e carrega um tumor enorme na barriga. “Eu não tenho mais onde enfiar cachorro.

Mas se aparecer mais algum eu dou um jeito“, conta Maria. Como a área de serviço foi ocupada, a cozinha também e até alguns quartos, assim são cumpridas todas as tarefas domésticas. Da roupa lavada à preparação do almoço, Maria da Graça está sempre na companhia dos animais.

Apesar do barulho que os cães fazem, Maria conta que os vizinhos não reclamam. “Todos os vizinhos também têm cachorros e eles já se acostumaram com os meus”, disse.

Caindo aos pedaços

Mas a casa de Maria esta literalmente caindo aos pedaços e ela não tem condições de arrumá-la. Já pediu ajuda para a prefeitura, mas só recebeu promessas. Maria não tem renda, e ainda cuida do irmão doente e deficiente mental e da mãe que tem câncer.

O marido está desempregado e sobrevive de bicos. O único que trabalha na casa é o filho do casal de 29 anos, que trabalha em um mercado e ganha pouco.

Alimentação

Para alimentar os cães, Maria compra um saco de 50 quilos de quirera por mês. Às vezes recebe a doação de alguns sacos de ração própria para cachorro e daí a cachorrada faz a festa.

Mas apesar de todas as dificuldades, Maria encontra nos seus animais de estimação a força para continuar vivendo. Ela disse que já teve depressão, mas graças ao carinho dos animais conseguiu vencer a doença. “Eles são uns amores, estão sempre felizes e me fazem ficar feliz o dia inteiro”, finaliza.

AJUDE A MARIA

Maria da Graça precisa de doações para alimentar os seus 22 cachorros, e também para ajudar a reformar a casa. Se você quiser ajudar é só entrar em contato com o Portal de Canoinhas pelo telefone 9942-5268.

Fonte: Portal de Canoinhas

Leia Mais ►

6 de março de 2009

Girassol tem alguma utilidade ?

O agricultor Valdecir Bizotto plantou 3 hectares de girassol para produção de óleo e está fazendo a primeira colheita com resultados animadores. A expectativa do agricultor é de colher 1.500 quilos por hectare, num total de 4.500 quilos de sementes de girassol.

altEssa quantidade de sementes vai resultar na produção de cerca de dois mil litros de óleo.
O cultivo de girassol tem aumentado no Brasil, especialmente pela possibilidade de extração do óleo para consumo humano e biocombustível. A planta tem sido usada há séculos nos países europeus, principalmente na Rússia, onde o seu óleo é usado inclusive para fins medicinais.


O agricultor Bizotto, da Linha Glória em Rio da Antas-SC, aceitou o desafio de implantar o cultivo experimental do girassol para extração de óleo e acabou provocando uma reunião, nesta 4ª. feira (4 de março) na Câmara de Vereadores de Rio das Antas, envolvendo técnicos da Epagri e da Secretaria Municipal de Agricultura para discussão dos resultados da lavoura e das possibilidades de manejo e transformação do girassol em óleo e outros subprodutos, como a torta de girassol.


A torta de girassol é utilizada para alimentação de bovinos, com alto teor protéico e faz economia. O encontro conta, ainda, com a participação de agricultores da região e do inventor de uma máquina para extração de óleo do girassol, tanto para consumo humano quanto para o biocombustível. Luis C. Maximiano de Frei Rogério.

Fonte e mais informações: Eng. Agr. Charles Seidel/Epagri/Rio das Antas, no telefone: (49)3564-0146, e-mail: seidel@epagri.sc.gov.br

Leia Mais ►

Arrancar-se de si mesmo

Em torno de 335 a 323 a.C, o filósofo grego Aristóteles, na obra “Ética a Nicômaco”(Nicômaco era o nome do seu filho e do seu pai) versa sobre o que buscamos ao agir e coloca que, em última instância, ao agir, o homem busca o seu próprio Bem. Nada de novo para nós! Isso não nos surpreende por que a ética aristotélica é um dos pilares do que nós, da civilização ocidental, concebemos como certo ou errado. Ele filosofa sobre o que seria esse Bem Supremo e coloca “... tanto o vulgo como os homens de cultura superior dizem que esse bem supremo é a felicidade e consideram que o bem viver e o bem agir equivalem a ser feliz; porém, divergem a respeito do que seja a felicidade, e o vulgo não sustenta a mesma opinião dos sábios. A maioria das pessoas pensa que se trata de alguma coisa simples e óbvia, como o prazer, a riqueza ou as honras, embora também discordem entre si; e muitas vezes o mesmo homem a identifica com diferentes coisas, dependendo das circunstâncias: com a saúde quando está doente, e com a riqueza quando é pobre.” Em última instância, no decorrer da obra ele considera que a felicidade vai muito além de uma busca de prazer, embora isso também possa estar incluído no que é almejado. Mas felicidade para ele, acima de tudo, é o exercício da virtude. O que seria isso?

O que nos faz felizes? Uma mera busca pelo prazer? A emergência de quadros de dependências, ou consumo compulsivo de alimento, drogas, objetos, sexo, etc, em última instância buscam o Bem através de meras sensações corporais, ou potencialização dos sentidos.

Buscamos a felicidade, mas não conseguimos encontra-la, apesar de tantas buscas. Os caminhos são os mais diversos e nos embrenhamos neles tendo como referência o que é considerado certo ou errado, valorizado ou não, numa determinada sociedade.

Será que a possibilidade de realização total do que desejamos nos tornaria mais felizes, uma vez que só vislumbramos breves nuances de felicidade finita? Posso, por exemplo, me empanturrar de tanto comer, sem controle nenhum, assim como fazer sexo, usar drogas ou qualquer outro tipo de objeto e essa falta de interdição produz um certo alívio, até certo ponto, mas na melhor das hipóteses, geralmente vem carregada de culpa, que pelo nível de desconforto que produz pode redundar num processo de revisão do que o sujeito está buscando nesses objetos e dessa forma regular o seu agir. Na pior das hipóteses, o exercício desenfreado dos desejos ou das vontades, sem a possibilidade da culpa, pode levar à morte. É isso que acontece com uma criança se a deixarmos à mercê de seus impulsos quando ela quer imitar o Batman, por exemplo, e se atirar de uma janela, ou quando ela ingere somente os alimentos que deseja e não os saudáveis. Conosco, adultos, trata-se do mesmo processo, só que com o agravante de que somos responsáveis por nós mesmos e, portanto, se exageramos em alguma coisa temos que nos ver com as conseqüências deletérias disso.

Mas voltando a Aristóteles, naqueles anos idos ele já falava que a busca da felicidade vinha entremeada pela necessidade do meio-termo, do equilíbrio em relação ao exercício de nossos desejos, e isso ele chamava de virtude. O prazer então vem trançado com a lei, a interdição. A comida torna-se mais saborosa quando a degustamos com fome, assim como a bebida, quando ainda não estamos satisfeitos. Torna-se necessária a experiência da falta para acender o nosso desejo, pois não desejamos o que temos. Quando algo se prolonga para além de um determinado limite, sem freio, o que nos espera, em última instância, é a morte fulminante ou aquela cultivada diariamente através de hábitos deletérios.

Por vezes gostamos da natureza e das pessoas, mas não conseguimos sair de nós mesmos, sabemos que os exageros nos fazem mal, mas incorremos sempre nas mesmas situações, repetindo atos e situações que aparentemente vão contra nós próprios. Algo nos impede de sair de si mesmo. Li em algum lugar que muitas vezes é necessário “ARRANCAR-SE DE SI MESMO”, o que entendo como uma tomada de atitude, um ir para as vias de fato, procurando sair do universo platônico do puro pensamento ou da imaginação. Aristóteles já falava que a busca da felicidade inclui necessariamente a ação. Fazer acontecer, quando isso é possível! Mas essa forma, com certeza, não é o Bem para todos. Cada um consegue ir até onde a força de suas próprias pernas lhe possibilita. A dimensão do mundo ou a visão da vida é peculiar a cada um, sendo que a linha do horizonte pode ser acessível para alguns, para outros ela é concebida como inalcançável e para muitos outros ela não existe. O universo, nesses casos, se resume ao empobrecimento da percepção de coisas concretas, de sensações corporais e como humanos podemos ter acesso a dimensões maiores, embora essas também façam parte. É claro que tudo isso não depende somente de uma questão de vontade, mas até certo ponto somos responsáveis sim pela estrada que trilhamos e, portanto pelo que nos aguarda lá adiante, quando excetuamos os reveses e surpresas que a vida nos impõe.

Por: Návia T. Pattussi/Psicanalista/naviat@terra.com.br

Enviado por: Marcos A. Bedin
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

5 de março de 2009

Cuidados na hora de contratar uma administradora de condomínios

Até pouco tempo quase não se ouvia falar nas administradoras de condomínios. Toda a responsabilidade pela administração do imóvel era do síndico. Não significa que agora o síndico tenha deixado de ser responsável, no entanto ele pode contar com o auxílio de uma empresa especializada neste tipo de serviço.

    De acordo com o presidente do Sindicato do Mercado Imobiliário Secovi/ Oeste, Paulo Jorge Lise, a contratação de uma administradora de condomínios deve ser observada com cuidado e cautela. “Ter uma administradora é fundamental nos dias de hoje, porém alguns cuidados são necessários para evitar dores de cabeça”, alerta. Lise explica que, com o aumento do número de empresas desse ramo atuando no mercado, a concorrência acaba forçando a redução dos preços. “Em alguns casos, o menor preço pode significar sérios riscos, fraudes e até sonegação de impostos”, aponta.

    Para abrir uma administradora de condomínios não é exigido nenhum tipo de qualificação profissional, por isso o síndico ao contratar a empresa que irá prestar os serviços deve estar munido do máximo de informações sobre a idoneidade da empresa e dos sócios. “Antes de assinar o contrato é recomendável que o síndico visite outros condomínios administrados pela mesma empresa e exija certidões negativas” orienta Lise.

    Outro fator importante é observar com atenção o contrato. A empresa deve descrever todos os serviços que irá prestar ao condomínio, como por exemplo, apresentação dos documentos e demonstrativos financeiros, forma de arrecadação das cotas condominiais, definição de custos do trabalho administrativo, elaboração de convenções, regulamentos internos, atas e previsões orçamentárias, controle de inadimplência, pagamento de fornecedores, recrutamento e admissão de funcionários e vistorias periódicas ao edifício.

    O presidente do Secovi/Oeste ressalta que o cuidado na escolha da empresa administradora poderá evitar problemas e ainda preservar o próprio síndico. “Embora seja uma empresa responsável pela administração, juridicamente é o síndico que irá responder, por isso, uma empresa idônea e de confiança é a melhor solução” esclarece Paulo Jorge Lise.

Por: Marcos A. Bedin
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

Anúncio engraçado..resposta mais ainda

Após o divórcio um homem manda publicar o seguinte anúncio em um jornal:

HOMEM DESCASADO PROCURA...

Homem de 40 anos, que só gosta de mulher, após casamento de sete anos, mal sucedido afetivamente, vem através deste anúncio, procurar mulher que só goste de homem, para compromisso duradouro, desde que esta preencha certos requisitos:
O PRETENDIDO exige que a PRENTENDENTE tenha idade entre 28 e 40 anos, não descartando, evidentemente, aquelas de idade abaixo do limite inferior, descartando as acima do limite superior.

As candidatas devem ter um grau razoável de escolaridade, para que não digam, na frente de estranhos: 'menas vezes', 'quando eu si casar', 'pobrema no úter', 'eu já si operei de apênis', 'é de grátis', 'vamo de a pé', 'adoro tar com você' e outras pérolas gramaticais.


Os olhos podem ter qualquer cor, desde que sejam da mesma e olhem para uma só direção.


Os dentes, além de extremamente brancos, todos os 32, devem permanecer na boca ao deitar e nunca dormirem mergulhados num copo d'água.
Os seios devem ser firmes, do tamanho de um mamão papaia, cujos mamilos olhem sempre para o céu, quando muito para o purgatório, nunca para o inferno.


Devem ter consistência tal que não escapem pelos dedos, como massa de pão.
Por motivos óbvios, a boca e os lábios, devem ter consistência macia, não confundir com beiço.


A barriga, se existir, muito pequena e discreta, e não um ponto de referência.
O PRETENDIDO exige que a PRETENDENTE seja sexualmente normal, isto é, tenha orgasmos, se múltiplos melhor, mas mesmo que eventuais, quando
acontecerem, que ela gema um pouco ou pisque os olhos, para que ele sinta-se sexualmente interessante. Independentemente da experiência sexual do PRETENDIDO, este exige que durante o ato sexual a PRETENDENTE não boceje, não ria, não fique vendo as horas no rádio relógio, não durma ou cochile.


O PRETENDIDO exige que a PRETENDENTE não tenha feito nenhuma sessão de análise, o que poderia camuflar, por algum tempo, uma eventual
esquizofrenia.


A PRETENDENTE deverá ter um carro que ande, nem que seja uma Brasília, ou que tenha dinheiro para o táxi, uma vez que pela própria idade do PRETENDIDO, ele não tem mais paciência para levar namorada de madrugada para casa.


Enviar cartas com foto recente, de corpo inteiro, frente e costas, da PRETENDENTE, para a redação deste jornal, para o codinome:
'CACHORRO MORDIDO DE COBRA TEM MEDO ATÉ DE BARBANTE'.


Resposta da Pretendente, publicada dias após, no mesmo jornal :


Prezado HOMEM DESCASADO....


Li seu anúncio no jornal e manifesto meu interesse em manter um compromisso duradouro com o senhor, desde que (é claro) o senhor
também preencha outros 'certos' requisitos que considero básicos!

Vale lembrar que tais exigências se baseiam em conclusões tiradas acerca do comportamento masculino em diversas relações frustradas, que só não deixaram marcas profundas em minha personalidade, porque 'graças a Deus', fiz anos de terapia, o que infelizmente contraria uma de suas exigências!

Quanto à idade convém ressaltar que espero que o senhor tenha a maturidade dos 40 anos e o vigor dos 28, e que seu grau de escolaridade supere a cultura que porventura tenha adquirido assistindo aos programas do 'Show do Milhão'...!


Seus olhos podem ser de qualquer cor desde que vejam algo além de jogos de futebol e revistas de mulher pelada.

Seus dentes devem sorrir mesmo quando lhe for solicitado que lave a louça ou arrume a cama.

Não é necessário que seus músculos tenham sido esculpidos pelo halterofilismo, mas que seus braços sejam fortes o suficiente para carregar as compras.

Quanto à boca, por motivos também óbvios, além de cumprir com eficiência as funções a que se destinam, as bocas no relacionamento de um casal devem servir, inclusive, para pronunciar palavras doces e gentis e não somente: 'PEGA MAIS UMA CERVEJA AÍ, MULHER!'.

A barriga, que é quase certo que o senhor a tenha, é tolerável, desde que não atrapalhe para abaixar ao pegar as cuecas e meias que jamais deverão ficar no chão.

Quanto ao desempenho sexual espera-se que corresponda ao menos polidamente à 'performance' daquilo que o senhor 'diz que faz' aos seus amigos! E que durante o ato sexual, não precise levar para a cama livros do tipo: 'Manual do corpo humano' ou 'Mulher, esse ser estranho'!

No que diz respeito ao ítem alimentação, cumpre estar atualizado com a lista dos melhores restaurantes, ser um bom conhecedor de vinhos e
toda espécie de iguarias, além de bancar as contas, evidentemente.

Em relação ao carro, tornam-se desnecessários os trajetos durante a madrugada, uma vez que, havendo correspondência nas exigências que por ora faço, pretendo mudar-me de mala e cuia para a sua casa ... meu amor!!!

ass: A COBRA

(Recebido por email)

Leia Mais ►

Mais 600 mil ainda não sacaram o PIS. Você já sacou ?

Cerca de 658 mil trabalhadores ainda não sacaram o Abono Salarial do calendário atual do PIS, o que representa 4,97% do total de pessoas com direito ao benefício, no valor de R$ 465. Até agora, a Caixa Econômica Federal já liberou mais de R$ 5,11 bilhões em pagamentos e beneficiou 12,5 milhões de trabalhadores em todo o país.

O pagamento do Abono Salarial do PIS de 2008/2009 foi registrado como o maior da história do programa. Mais de 13,2 milhões de Abonos foram liberados, 11,16% a mais do que no calendário passado. O pagamento está disponível até 30 de junho de 2009.

Os estados que apresentam maior volume de benefícios a serem pagos são: Distrito Federal, com 327.765 trabalhadores restantes; São Paulo, com 90.404; e Rio de Janeiro com 54.930.

Antes de ir aos locais de atendimento, é importante que o trabalhador verifique primeiro se recebeu ou não os benefícios antecipadamente, por meio de crédito em conta. Para se certificar, basta olhar os extratos bancários de julho e novembro de 2008 e, também, os contracheques dos salários de julho, agosto ou setembro do ano passado.

Os trabalhadores que não receberem os benefícios pelo crédito em conta ou no contracheque podem retirar o Abono com o Cartão do Cidadão e senha nas máquinas de auto-atendimento, casas lotéricas e CAIXA Aqui, inclusive em fins de semana. Quem não tem o Cartão do Cidadão deve procurar uma agência da CAIXA e levar documentos de identidade e comprovante de inscrição no PIS.

QUEM TEM DIREITO

Ao Abono - Se você foi cadastrado no PIS ou PASEP até 2003, trabalhou pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano de 2007 com carteira assinada por empregador contribuinte do PIS-PASEP, recebeu, em média, até dois salários mínimos mensais e a sua empresa informou corretamente seus dados de emprego na RAIS do ano-base 2007, preste atenção no Calendário do PIS, pois você tem direito ao Abono.

Aos Rendimentos - Têm direito ao saque o trabalhador que foi cadastrado no PIS-PASEP até 04/10/1988 e que tenha saldo de PIS. O pagamento obedece ao mesmo calendário do Abono Salarial.

Às quotas - Atualmente é permitido o saque do saldo de quotas do PIS pelos motivos previstos em lei: aposentadoria, invalidez permanente, reforma militar, transferência para a reserva remunerada, AIDS ou câncer do titular ou de seus dependentes, morte do titular, Benefício Assistencial à pessoa portadora de deficiência e ao Idoso e participante com idade igual ou superior a 70 anos.

A CAIXA esclarece suas dúvidas pelo telefone 0800-726 0101 ou no site www.caixa.gov.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Caixa Econômica Federal

Leia Mais ►

4 de março de 2009

Final de semana tem Vôo Livre

No próximo final de semana, dias 7 e 8, acontece em Timbó, no Morro Arapongas, bairro Araponguinhas a 3ª etapa do Campeonato Catarinense de Parapente. Estarão participando cerca de 100 pilotos de diversas cidades de Santa Catarina e de outros estados. As atividades no local começam a partir das 9h da manhã de sábado.

A competição é realizada num percurso pré-definido, com pontos obrigatórios de sobrevôo chamado “pilões” e com um local de chegada chamado de “gol”. O campeonato realizado em Timbó é considerado um dos mais disputados do Brasil pelo grande nível técnico dos pilotos.

O evento é realizado pelo Timbó Clube de Vôo livre em parceria com a Prefeitura Municipal de Timbó e com apoio da Federação Catarinense de Vôo Livre e da Associação Brasileira de Parapente.

Fonte: Divisão de Imprensa e Comunicação - PMT

Leia Mais ►

Bisturi quebrado dentro do corpo do paciente gera indenização

A 2ª Câmara de Direito Civil do Tribunal de Justiça de Santa Catarina confirmou sentença da Comarca de Chapecó que condenou o médico José Francisco de Assis Aymone Neto ao pagamento de R$ 12 mil a título de indenização por danos morais em benefício de Clementino Luiz Listone.

Na condição de paciente, Listone internou-se na Fundação Hospitalar e Assistencial Santo Antônio para a retirada de uma hérnia de disco. A cirurgia ocorreu dois dias depois e na semana seguinte o paciente recebeu alta. Após diversas crises, Listone procurou o médico, que lhe solicitou um raio x. O resultado do exame apontou a presença de dois corpos metálicos na região das vértebras.

No 1º Grau, o magistrado atendeu ao pedido de indenização e afirmou que o cirurgião agiu com negligência ao comportar-se de forma desatenta durante o procedimento cirúrgico, de forma a deixar o bisturi quebrar e permanecer dentro do corpo do paciente. Aymone Neto apelou ao Tribunal para solicitar a reforma da sentença sob a alegação de que a quebra da lâmina do bisturi é algo que está fora do alcance do profissional. Além disso, fundamentou que utilizou a técnica correta e que a realização de uma nova cirurgia não foi recomendada pelo perito face aos riscos inerentes ao caso.

"Inconteste a atitude e a conduta imprudente e negligente do médico cirurgião que finalizou a cirurgia no autor quando ainda restavam dentro de seu corpo dois fragmentos da lâmina utilizada no bisturi", sustentou o relator da apelação, desembargador Sérgio Izidoro Heil. No seu entendimento, a simples presença de corpos estranhos no corpo do paciente é motivo suficiente a caracterizar o dano moral pleiteado pelo autor. O cirurgião foi condenado a indenizar seu paciente em R$ 12 mil por danos morais, além do ressarcimento de eventuais valores gastos para que o mesmo se submeta a nova cirurgia. A decisão foi unânime. Há possibilidade de recurso aos tribunais superiores.

Fonte:TJSC

Leia Mais ►

3 de março de 2009

Dores nos joelhos, nos braços e nas costas ? Saiba como evitar

Apesar de parecer um assunto esclarecido, a falta de cuidados com a postura na hora do trabalho, especialmente nos escritórios, ainda tem levado muitas pessoas aos consultórios médicos com queixas de dores nos joelhos, nos braços e nas costas, sintomas de problemas ortopédicos.

Essa situação é presenciada habitualmente pelo médico ortopedista e traumatologista Joaquim Reichmann. “Os músculos das costas e os músculos posteriores das pernas ficam em posição de flexão por longos períodos produzindo retração (encurtamento) das fibras musculares. Ao levantar-se dessa posição, ocorre uma extensão muito rápida dos músculos, estirando-os e provocando dor”, explica.

Reichmann diz que, geralmente, essa dor pode revelar uma má postura, encurtamento muscular, flacidez ou tensão excessiva muscular ou problemas mais sérios como desarranjos internos do joelho ou no caso de coluna desde desvios até hérnias de disco. Para os digitadores que reclamam de dores recorrentes nos joelhos e nas costas, mesmo quando usam cadeiras anatômicas e equipamentos ergométricos, o ortopedista adverte que o uso destes equipamentos, mesmo de forma correta, não substitui os programas de relaxamento e alongamento muscular, que devem ser incluídos na rotina de trabalho.

O médico orienta fazer alongamentos e relaxamento de mãos e punhos, ombros e braços, pescoço, tórax e pernas durante 5 minutos a cada hora. Quando estiver sentada, a pessoa deve evitar ficar com os ombros caídos para frente. “A cadeira com encosto reto ajuda a manter a coluna ereta, evitando assim dores nas costas e as pernas devem manter uma flexão de mais ou menos 70 graus”, explica.

Se os motivos que causam as dores não forem solucionados, elas podem evoluir para tendinites crônicas ou outras síndromes que são englobadas na LER (lesão por esforço repetitivo) ou DORT (doenças osteoarticulares relacionadas ao trabalho).

Entretanto, não é difícil conciliar a vida sedentária dos escritórios com a saúde ortopédica. “Bastam alguns minutos de alongamento a cada hora do dia trabalhado, que podem ser feitos em qualquer lugar. Esses exercícios devem ser incluídos na rotina de trabalho” alerta Reichmann.

ERGONOMIA

O médico adverte que a cadeira deve ter o encosto reto, não muito alto nem muito baixo de acordo com o comprimento das pernas do usuário e o apoio de braços é indispensável. A mesa de trabalho deve ficar na altura dos cotovelos assim como os instrumentos tipo mouse e teclado. O monitor deve estar direcionado para o rosto, estando a pessoa em posição ereta e sem flexionar a cabeça. Os cotovelos devem estar apoiados nos braços da cadeira. Pode ser usado também tala de punho e apoio para os pés (leve inclinação dos pés em suporte adequado).

Entretanto, Reichmann enfatiza que “de nada adianta a ergonomia correta nos equipamentos, se os exercícios de alongamento e relaxamento não forem praticados”.

Por: Marcos A. Bedin
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

Filme histórico rodado em Chapecó será lançado este mês: Aos Espanhois Confinantes

Pela primeira vez nos 91 anos de história, Chapecó será palco de um lançamento nacional de uma obra filmográfica: AOS HESPANHOIS CONPHINANTES. Rodado em Chapecó e no oeste catarinense, o filme é uma superprodução para os padrões brasileiros pois reuniu 150 atores e 47 técnicos e exigiu seis anos de filmagens e pós-produção do diretor catarinense Ângello Cllemente Sganzerla.

A pré-estréia está programada para dia 26 deste mês de março, às 21 horas, no Cinema Arco Íris, localizado no Mercocentro. O avant-première será ao estilo de Hollywood, com tapete vermelho, atrizes, filmeatores, diretores e imprensa com participação de 400 convidados. No dia seguinte, o filme entra em circuito nacional pela rede de cinemas Arco Íris e entrará em cartaz em sessão noturna nos Cinemas de Chapecó. O lançamento conta com apoio da Prefeitura Municipal de Chapecó e da Rede Brasil Sul.

Aos Hespanhois Conphinantes é um longa-metragem, filmado em 35 mm, do gênero ficção/faroeste, com 85 minutos de duração e é uma adaptação do livro homônimo de Othon Gama D’Eça  que narra a viagem da integração do litoral com o Oeste Catarinense, no ano de 1929, com as disputas por esta região entre argentinos, paulistas, paranaenses e gaúchos.

O filme foi concluído em setembro de 2008 e concorreu na 32ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em outubro o ano passado, no 10° Festival Internacional de Cinema de Brasília, em novembro de 2008 e do V Ibero Brasil Cine Festival de Valencia, na Espanha, em fevereiro de 2009. “No festival de São Paulo o filme “Aos Hespanhois Conphinantes”, concorreu com 1.200 filmes do mundo inteiro e foi selecionado entre os 350 que foram exibidos na mostra oficial”, explica o diretor Ângello Sganzerla.

SINOPSE

Em março de 1929, uma comitiva excursionista foi formada por integrantes do alto escalão do governo catarinense para uma viagem visando à integração do litoral com o extremo oeste Catarinense, pois foram inúmeras às disputas por esta região.

A aventura dos excursionistas inicia na localidade de Passo Bormann, em Chapecó, descendo as perigosas corredeiras do Rio Uruguai, em lanchas, pernoitando e visitando as vilas ribeirinhas, seguindo viagem em lombo de burro e cavalo, acampando no mato, percorrendo trechos a pé, de automóvel e de trem. Percorreram 2.830 km em 30 dias, de Florianópolis a Dionísio Cerqueira. Uma aventura inédita, perigosa e prolífica em encontros e descrições.

Por: Marcos A. Bedin
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

2 de março de 2009

Gosta de desafios ? Então conheça o jogo empresa virtual

A final do Desafio Sebrae Internacional será nos dias 17 e 18 de março na cidade do Rio de Janeiro e contará com a participação das equipes vencedoras do Brasil e de mais sete países em 2008. Destinado a universitários de qualquer área, o jogo introduz o participante ao mundo do empreendedorismo e dos negócios por meio da gestão de uma empresa virtual.


Desde que o Desafio Sebrae foi levado para fora do Brasil, em 2002, mais de 45 mil estudantes estrangeiros já participaram do jogo empresarial. Além do Brasil, fazem parte do jogo Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai, Peru, Colômbia e Equador.
Em 2009, dois novos países serão incorporados ao Desafio. Um deles deve ser o Panamá. A idéia é que a cada ano mais dois países ingressem no jogo. “O Desafio Sebrae Internacional dissemina a cultura do empreendedorismo em outras nações, amplia nosso leque de parceiros e divulga o potencial do Brasil em termos de ações empreendedoras”, afirma Marcus Vinícius Bezerra, coordenador do Desafio.

O Desafio Sebrae Internacional é realizado em diferentes datas nos países participantes. A vencedora nacional ganha como prêmio viagem para o Rio de Janeiro, onde as equipes competem pelo título e têm a oportunidade de conhecer um pouco das belezas da Cidade Maravilhosa. O Brasil será representado na final pela equipe paulista Costela no Bafo, a grande vencedora de 2008.


No dia 24 de março, serão abertas as inscrições para o Desafio Sebrae nacional, que prosseguem até 12 de maio. Em 2008, mais de 90 mil estudantes participaram do jogo. A coordenação do Desafio espera que em 2009 este número possa chegar a 100 mil.

Site do Desafio - http://www.desafio.sebrae.com.br
Por: Marcelo Araújo/Agência Sebrae de Notícias/ www.agenciasebrae.com.br

Leia Mais ►

Show grátis de Guilherme e Santiago complica vida de ex-prefeito

O show da Dupla sertaneja Guilherme e Santiago oferecido de graça no final do ano passado pela Prefeitura de Três Barras-SC começa a dar dor de cabeça ao ex-prefeito Luis Shimoguiri(PP).

A juíza da Comarca de Canoinhas, Janine Sthieler Martins concedeu ontem uma liminar em Ação Civil Pública proposta pelo promotor de Justiça Alan Boettger que pedia a indisponibilidade dos bens do ex-prefeito e da empresa Nativo Kocham ME, de Balneário Camboriú, responsáveis pela realização do show no dia 18 de dezembro, no bairro São Cristóvão, em Três Barras.

As alegações do Ministério Público são de que o show foi contratado sem licitação, sem justificativa a respeito do preço pago, e, principalmente, em ano eleitoral.

O show custou aos cofres públicos de Três Barras R$ 113 mil. O promotor alega que a empresa contratada detinha exclusividade sobre a data, mas não era empresário exclusivo da dupla.

A ação destaca que o show foi oferecido de graça a população e que foram gastos cerca de R$ 170 mil com a distribuição gratuita de brinquedos e doces em ano eleitoral. A juíza deu prazo de 15 dias para Shimoguiri e a Nativo Kocham se manifestarem sobre a decisão judicial.

 

Fonte: Diário do Planalto

Leia Mais ►

1 de março de 2009

Muçulmanos e cristãos têm o dever de promover uma cultura da paz

O Comitê Conjunto para o Diálogo entre o Pontifício Conselho para o Diálogo Interreligioso e o Comitê Permanente de al-Azhar para o diálogo entre as religiões monoteístas divulgou, no último dia 26 de fevereiro, a Declaração Final do encontro realizado nos dias 24 e 25 de fevereiro, em Roma, Itália.

Com o tema “A promoção de uma cultura e uma pedagogia da paz, com particular referência ao papel das religiões”, a partir do ponto de vista dos católicos e dos muçulmanos, o encontro foi presidido pelo cardeal Jean-Louis Tauran, presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Interreligioso, e pelo chefe Ali Abd al-Bagi Shahata, secretário geral da Academia de Investigação Islâmica de al-Azhar, no Cairo, Egito.

Na declaração final, o Comitê Conjunto afirma que “os líderes religiosos, especialmente os muçulmanos e cristãos, têm o dever de promover uma cultura da paz, cada um em sua comunidade, por meio do ensino e da pregação”. O texto diz ainda que “uma cultura de paz deve impregnar todos os aspectos da vida: formação religiosa, educação, relações interpessoais e as artes em suas diversas formas”. Porém, diz que para isto os livros escolares devem ser revisados “para evitar que contenham material que possa ofender os sentimentos religiosos de outros crentes, às vezes por meio de apresentações equivocadas dos dogmas, da moral ou da história de outras religiões”.

O Comitê também alerta para o papel dos meios de comunicação social na promoção das relações positivas e respeituosas entre os fiéis das várias religiões.

Ao final, ao recordar do sofrimento que enfrentam os povos do Oriente Médio por causa dos conflitos, os participantes do encontro fazem um apelo para que sejam utilizados, por meio do diálogo, os os recursos do direito internacional para resolver os problemas atuais na verdade e na justiça.

A próxima reunião está prevista para acontecer no Cairo, nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2010.

Fonte: CNBB

Leia Mais ►

Sebrae inaugura em abril o Centro de Educação Empresarial

O Sebrae instalará um moderno Centro de Educação Empresarial em Florianópolis para intensificar a atuação na capacitação em gestão de empreendedores e novos empresários. Ali atuarão 30 técnicos – entre empregados e consultores credenciados – para prestar 2.500 atendimentos por mês. Os diretores Carlos Guilherme Zigelli (superintendente), Anacleto Ângelo Ortigara (diretor técnico) e José Alaor Bernardes (diretor administrativo) informaram que a inauguração está prevista para abril, em data ainda não definida, pois depende da conclusão das obras.

A nova unidade – localizada na avenida Osmar Cunha, esquina com a rua Antonio Dib Mussi – consistirá em espaço com estrutura de atendimento e pesquisa, realização de cursos, palestras, workshops, seminários e consultorias individuais e coletivas. O ambiente, com 1.000 metros quadrados, terá biblioteca física e virtual, auto-atendimento e recursos audiovisuais para aprendizagem.

A capacitação em gestão do Sebrae estará organizada de forma a atender a três segmentos, que representam o momento empresarial pelo qual passam o empreendimento e seu empreendedor: (1) Quero abrir um negócio; (2) Tenho um negócio a menos de dois anos; e (3) Tenho um negócio a mais de dois anos.

“Essa é uma forma de organização das soluções a serem oferecidas”, observa o diretor superintendente, Carlos Guilherme Zigelli. Cabe a cada gestor avaliar o grau de maturidade em gestão do seu negócio para então traçar seu plano de desenvolvimento de acordo com suas necessidades de capacitação.

Para ampliar a capacidade de atendimento àquelas empresas que já estão num grau de maturidade em gestão mais avançado, que já estruturaram e organizaram o dia-a-dia do negócio e agora pensam em expansão, será lançado ao longo de 2009 o Programa Sebrae para Empresas Avançadas, composto por sete soluções, unindo conceitos, teoria e aplicação prática acompanhadas de ferramentas de aplicação e de consultoria individual para cada empresa participante.

No campo da educação a distância, além da continuidade do Programa de Capacitação Empresarial Faça e Aconteça, está previsto para 2009 o desenvolvimento e a operação piloto de um novo programa de capacitação à distância, utilizando Internet e materiais impressos para estudo autônomo. Esse programa será especialmente destinado ao comércio varejista, que representa 43% do número de empresas do Estado e, em 99%, é composto de micro e pequenas empresas que geram 58% dos empregos em Santa Catarina.

O diretor técnico Anacleto Ortigara ilustra que, em 2008, o Sebrae atendeu 157.785 pessoas físicas e jurídicas. O atendimento individual à distância, via site, registrou dois milhões de acessos, o teleatendimento receptivo e ativo chegou a 78 mil atendimentos – um dos maiores do País.

Nome: Centro de Educação Empresarial de Florianópolis

Endereço: avenida Osmar Cunha, esquina com a rua Antonio Dib Mussi

Área: 1.000 metros quadrados

Serviços: atendimento e pesquisa, realização de cursos, palestras, workshops, seminários e consultorias individuais e coletivas

Quadro de pessoal: 30 técnicos

Início das atividades: abril, em data a definir

Por: Marcos A. Bedin
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

Recomendo

Arquivo do Blog