3 de janeiro de 2009

Chuvas continuam castigando Santa Catarina

O Vale do Itajaí ainda não se recuperou dos estragos causados pelas chuvas de novembro/2008 e agora é o sul de Santa Catarina que é castigado. Os mais de 200 milímetros de chuva registrados nas últimas 24 horas, em alguns pontos do Sul do Estado, já provocaram problemas em pelo menos seis municípios da região. Para auxiliar nos trabalhos de resposta das prefeituras, o Departamento Estadual de Defesa Civil encaminhou, na manhã deste sábado (3), uma equipe técnica para as cidades mais atingidas. A previsão de mais chuva intensa, até domingo, mantém o alerta do departamento, que também está envolvido nos trabalhos de reconstrução do desastre que assolou Santa Catarina no mês de novembro.

A chuva desta semana, intensificada na madrugada de hoje, destruiu pontes, danificou estradas e deixou comunidades isoladas no município de Turbo, que já encaminhou à Defesa Civil o decreto de situação de emergência. Em Nova Veneza, Tubarão, Araranguá e Criciúma também há registro de problemas relacionados à chuva, sendo que diversas comunidades estão isoladas e alumas famílias tiveram que abandonar suas residências. Famílias também precisaram sair de suas casas em Jaguaruna, onde o rio Jaguaruna transbordou alagando diversas ruas.

De acordo com o diretor estadual de Defesa Civil, major Márcio Luiz Alves, não se tem o número de desabrigados e desalojados no Sul do Estado, pois o nível dos rios continua subindo e ainda há pessoas sendo retiradas de suas residências. “Sempre que há risco as famílias são retiradas por medida de segurança, quando a situação normalizar as pessoas poderão retornar”, explica.

Segundo os meteorologistas da Epagri/Ciram há previsão de mais chuva, com acumulado previsto, em torno, de 100mm até domingo, para o litoral. “Com essa previsão, persiste o risco de alagamentos e deslizamentos no litoral, sendo maior para o litoral Sul”, ressalta o diretor.

A Defesa Civil do Estado continua trabalhando com o seu plantão reforçado, 24 horas. No caso de emergência as pessoas devem fazer contato com o 199 (Defesa Civil Municipal). Qualquer sinal de deslizamento, como movimentação do solo, declínio de árvores ou rachaduras deve ser comunicado. No caso de alagamentos, o contato com a água deve ser evitado para prevenir doenças.
Leia Mais ►

Obra poética em tinta & braile homenageia a natureza amazônica

Árvores tagarelas, gigantes, libélulas e grilos cantores, e a própria Amazônia, uma mulher de cabelos verdes, são apenas alguns personagens da viagem pelo mundo das palavras, proposta na obra Livro para pescaria com linha de horizonte, que enxerga com os olhos da imaginação.

Lançado para o público infanto-juvenil, a obra não exclui os adultos como leitores potenciais. De autoria do poeta e engenheiro florestal Paulo Vieira, produzido em braile e tinta, reúne uma coleção de poesias, cuja inspiração brotou da exuberância da natureza, que mesmo exaltada pela delicadeza da publicação, pede mais atenção sobre os riscos da destruição que tem enfrentado a cada dia.

A publicação, editada pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF) em parceria com a Embrapa Amazônia Oriental (Belém/PA),  tem 80 páginas pelas quais os leitores são convidados a deslizar as pontas dos dedos pelo papel e pescar estrelas, conversar com pássaros, formigas e vários entes mágicos da floresta.

Em uma homenagem à Amazônia, o livro, importante instrumento de educação ambiental, foi o Destaque no 4º Prêmio da Casa da Cultura Mário Quintana, em 2006. As ilustrações e projeto gráfico são de autoria de D’Arcy Albuquerque e a tradução da Fundação Dorina Nowill. 

A história da natureza e sua constante transformação é acompanhada pelas aventuras do tio Paulo e de seus sobrinhos, personagens que, pela familiaridade com o universo infantil, conquistam a atenção da garotada. Acompanha a obra impressa, CD com a narração sonora da história.

Livro para pescaria com linha de horizonte pode ser adquirido por R$ 70,00, na Livraria Embrapa, por meio do endereço eletrônico vendas@sct.embrapa.br ou pelos telefones (61) 3448 4536 e (61) 3340 9999.

Mais informações:
Kátia Marsicano – 03645 MTb JPDF
Embrapa Informação Tecnológica
Contatos:61 3448590



Leia Mais ►

30 de dezembro de 2008

Feliz 2009!!

A todos que aqui vieram e que aqui virão, meus votos de um Feliz 2009, repleto de saúde, paz e felicidades, além de agradecer pelo prestígio. Estarei uns dias de férias, pequenas mas valiosas, até o dia 02 de janeiro.

Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.

Abraços a todos

Luiz

Deixo esta mensagem com vocês:

Não se acostume com o que não o faz feliz,
revolte-se quando julgar necessário.
Alague seu coração de esperanças,
mas não deixe que ele se afogue nelas.
Se achar que precisa voltar, volte!
Se perceber que precisa seguir, siga!
Se estiver tudo errado, comece novamente.
Se estiver tudo certo, continue.
Se sentir saudades, mate-a.
Se perder um amor, não se perca!
Se o achar, segure-o!

Fernando Pessoa
Leia Mais ►

Aos 79 brasileira lança seu primeiro livro incentivada pelo neto


Diz o ditado que há três coisas que toda pessoa não deve deixar de fazer em sua vida: plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro. Anna Moll Kovalski, agora, cumpriu os três itens. Aos 79 anos, ela lançou, em dezembro de 2008, o livro infantil “Histórias da Vovó”, entrando para o RankBrasil como a “Mais idosa a lançar um livro”.

Em 2006, incentivada pelo neto, ela começou a escrever o livro, que é composto por 25 contos, na maioria inspirados em fatos da vida da autora. A cada história contada, ela deixa uma mensagem que, segundo ela, servem de lição. “Meu pai dizia que um homem sensato aprende com o erro do outro, não precisa repetir para aprender”, ressalta.

Além dos textos, Histórias da Vovó contém figuras para as crianças colorirem, o que, segundo Anna, associada à leitura, é uma forma lúdica de complementar a criação e a interpretação das histórias.

Nascida em 1929, em Araucária, região metropolitana de Curitiba, onde vive até hoje, a recordista é a filha mais velha de uma família de cinco irmãs, descendentes de europeus. O livro foi uma realização pessoal para Anna, mais uma integrante do time de recordistas brasileiros. “Escrever este livro era um sonho que tenho desde menina e é muito gratificante ter realizado”, finaliza a escritora.

Fonte: RankBrasil - Keyla Barros
Leia Mais ►

Nações Unidas incentiva o Software Público Internacional

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD encaminhou neste mês uma carta oficial do escritório de Nova Iorque para todos os escritórios da América Latina e Caribe convidando-os a participar da iniciativa do Software Público Internacional. A consulta vai até meados de janeiro e tem como objetivo buscar a adesão de outros escritórios do PNUD para expansão da experiência brasileira.

O Software Público Internacional (SPI) é um projeto da Rede Colaborativa de Software Livre América Latina e Caribe - RCSLA [http://rcsla3.dcc.ufmg.br/pnud/projeto.php], que conta com a participação do próprio PNUD, da Universidade Federal de Minas Gerais e do Ministério do Planejamento.

A intenção do PNUD será organizar uma ampla consulta na América Latina e Caribe (ALC) para verificar quais das soluções brasileiras disponíveis no Portal do Software Público Brasileiro têm mais demanda em toda região. Em fevereiro, durante a IV Oficina de Software Livre em Cuba, será lançada uma pesquisa que vai aferir, por votação na internet, as soluções com maior quantidade de interessados.

As soluções escolhidas terão suas comunidades hospedadas no Portal do Software Público Internacional, a ser inaugurado no 10º FISL, em Porto Alegre. O Portal SPI, inicialmente, é um projeto coordenado pelo PNUD, com apoio do governo brasileiro e da UFMG, que estará aberto a parcerias com instituições da ALC e oferecerá estrutura para hospedagem de soluções que queiram aderir ao modelo e serem internacionalizadas.

Para Fausto Alvim, oficial de programa do PNUD, a iniciativa, além de reforçar a experiência brasileira e dar uma visibilidade internacional para as soluções desenvolvidas no Brasil, busca criar as bases de uma ampla comunidade de intercâmbio de soluções de software público no subcontinente. Na análise do oficial, o governo brasileiro e o PNUD, ao disponibilizarem as soluções do SPB e submeterem essas a um processo de seleção e avaliação pelos potenciais usuários na ALC, abrem um diálogo que procura atrair para um fórum comum, o Portal do SPI, as instituições públicas e privadas interessadas nessa área.

O grande diferencial do Portal será sua plataforma para compartilhamento de conhecimentos sobre software público que, a exemplo do original brasileiro, servirá como um espaço unificado para a troca coletiva de experiências. Em conjunção com o apoio e o aval institucional de organizações renomadas dentro e fora de seus países, o Portal propicia um ambiente favorável ao estabelecimento de novas parcerias e ao crescimento da RCSLA.

Até o dia 15 de janeiro serão recebidas as manifestações dos escritórios do PNUD e no dia 12 de fevereiro será lançada a pesquisa para toda América Latina e Caribe. Qualquer solução hospedada no Portal do Software Público Brasileiro poderá ser escolhida para ser a primeira a compor o ambiente internacional.

Fonte: www.softwarepublico.gov.br
Leia Mais ►

29 de dezembro de 2008

Mito ou verdade: Banana previne cãibra?



Um dos eventos mais dolorosos e temidos por quem pratica exercícios físicos é, sem dúvida, o aparecimento de cãibras. Na realidade, a cãibra não é conseqüência somente de fenômenos desencadeados por exercícios. Com freqüência elas aparecem em gestantes ou mesmo em dias mais frios, principalmente durante a noite quando os membros inferiores não estão adequadamente aquecidos.

Para o médico ortopedista e traumatologista, Joaquim Reichmann, quando se discutem as causas das cãibras, depara-se com situações na qual existem várias possibilidades. O fenômeno em si é um estado de contração, sustentada por um determinado músculo ou grupo muscular. É o que chamamos de 'espasmo muscular'. O músculo se contrai e não relaxa. A manutenção de uma contração vigorosa torna-se extremamente dolorosa e a dor é tanto maior quanto maior for a massa muscular envolvida.


Se o processo que se instala no músculo é descrito e conhecido, o mesmo não se pode dizer das causas. A idéia de que a cãibra é causada ou por excesso de treinamento ou por falta de condicionamento físico não é correta. Podemos relacionar três mecanismos possivelmente determinantes: aparecimento de cãibras por micro traumatismos de repetições; por perda excessiva de água e sais, principalmente sódio e potássio através do suor; aparecimento de cãibras por acúmulo excessivo de ácido láctico no músculo, e em conseqüência de intensidade excessiva de esforço físico e, deficiência de fluxo sangüíneo, geralmente nos membros inferiores, via de regra provocada por resfriamento ou problemas vasculares.


“As causas das cãibras podem ter origens diferentes e gerar interpretações muitas vezes erradas. Talvez a mais comum seja de atribuir a cãibra sempre à falta de preparo físico, quando ela pode ocorrer, por exemplo, por perda de sais e água em dia muito quente e úmido”, considera Joaquim Reichmann.
Outra questão esclarecida por Reichmann é a crença de que comer banana previne cãibra. “Esta 'crendice' está cheia de verdade científica, uma vez que um dos fatores que causam a cãibra seja a perda de potássio pelo suor em excesso e a banana é um dos alimentos mais ricos em potássio “, garante.




Leia Mais ►

Blumenau prepara a Festa da Virada

A Festa de Ano Novo ao ar livre, dia 31, na Avenida Beira-Rio, marca o início da programação da Sommerfest – a Festa de Verão de Blumenau -, que seguirá até o dia 19 de fevereiro com várias atrações, incluindo seis (06) noites de Oktoberfest, sempre às quintas-feiras, no Pavilhão 3 da Vila Germânica.

Para a comunidade festejar a chegada de 2009 com segurança e conforto, o espaço para a concentração do público será feito entre o Shopping Beira-Rio e o prédio da Prefeitura. No local, haverá serviço de bar e cozinha em vários pontos, bem como sanitários químicos.

O público será animado a partir das 20h pelo grupo Confraria do Samba, um dos melhores do gênero na região e, às 22h, a Banda do Barril, que faz sucesso durante a Oktoberfest subirá ao palco. A queima de fogos promete ser um grande espetáculo. O show vai durar 14 minutos iluminando o céu da cidade a partir da Ponte de Ferro e do Museu da Água. A Festa de Ano Novo conta com a parceria do Blumenau Convention Bureau.

Programação:
18h – Local abre para o público com toda a estrutura montada e som mecânico
20h – Show do grupo Confraria do Samba
22h – Show da Banda do Barril
24h – Espetáculo de queima de fogos (em seguida, retorna Banda do Barril)
02h – Encerramento

Disponível para o público:
Oito (08) tendas de 5X5 metros, com decoração alusiva à data
250 mesas com cadeiras
26 sanitários móveis distribuídos por toda a área do evento

Alimentação:
Lanches rápidos
Porco assado com acompanhamento

Bebidas:
Cerveja, refrigerante, água e champanha

Por: Tânia Rodrigues
Leia Mais ►

Concorrência de olhinhos puxados

As prostitutas brasileiras que trabalham nas ruas, praças e jardins de Milão estão em pé de guerra com as “colegas” chinesas.

Uma reportagem da Revista Expresso sobre a concorrência neste mercado mostra que as asiáticas tomaram um lugar que, antes, era ocupado principalmente pelas brasileiras, romenas e africanas.

A prostituta tupiniquim entrevistada diz que as chinesas – por serem em tantas a “marcharem” pelas ruas de Milão – provocaram a queda nos preços. Um programinha rápido, num banheiro público, embaixo de uma escada ou até mesmo, acreditem, atrás de uma moita, não passa de 10 euros (cerca de R$ 30). E por este valor, diz a entrevista, não exigem camisinha e, assim, propagam doenças sexualmente transmissíveis.

Com a crise que se abateu em todos os cantos do mundo nos últimos meses, a tabelinha das chinesas pode cair ainda mais. E as outras vão ficar olhando o trem passar.

Pornotax

É assim que vem sendo chamada a taxa que o governo italiano quer cobrar em cima de todos os produtos ligados a indústria pornográfica. Na prática, o ministério do Tesouro quer aumentar os percentuais já cobrados hoje e passar a alíquota para 25%. Ou seja, tudo o que for produzido e estiver relacionado a este mercado terá uma taxação de 25%. Os empresários do setor protestam, mas deixaram a discussão para o ano que vem. Por enquanto, nada foi definido. É certo que o governo tem que cavar de qualquer lugar pra fazer caixa. Vibradores, lingeries e filmes pornôs podem ser uma alternativa.

Fonte: Rádio Criciúma
Por: Néia Pavei, da Itália
Leia Mais ►

Balneário Camboriú implantou ecoponto para coleta de pneus usados

A Secretaria da Saúde de Balneário Camboriú, através do Programa Municipal de Controle da Dengue, preocupada com a destinação adequada dos pneus que não tem mais uso, iniciou na quinta-feira, 18/12/2008, as atividades do ECOPONTO, na rua Acre, 139, no bairro dos Estados.

O serviço, desenvolvido em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, objetiva evitar que esses pneus se transformem em possíveis focos do mosquito da dengue. O ECOPONTO, é uma central de recepção e armazenamento temporário desses pneus, que serão encaminhados por borracheiros e congêneres, sendo corretamente acondicionados para posterior envio a empresas capacitadas para reciclagem.

Nesse sistema, que funcionará através de convênio de cooperação mútua, cabe a Prefeitura ofertar o local adequado para estocagem provisória dos pneus (ECOPONTO) e a Associação Nacional da Industria de Pneumáticos (ANIP), através de seu órgão ambiental Reciclanip, retirar os pneus do município e encaminhá-los para a reciclagem. Já aos comerciantes e usuários devem entregar os pneus com vida útil esgotada no Ecoponto.

O objetivo é evitar o descarte irregular, promovendo a preservação do meio-ambiente e da saúde da população, bem como, eliminar o principal depósito de procriação do mosquito transmissor da doença. Os pneus são resíduos que contêm metais pesados, altamente tóxicos e substâncias cancerígenas, como chumbo, cromo, cádmio e arsênio e além disso, como não é um produto biodegradável pode contaminar o solo, a atmosfera, o lençol freático e o pulmão das pessoas.

A quantidade de pneus desovados em locais inadequados e a céu aberto; a inexistência de local para estocagem provisória; o aumento do volume de pneus sem uso a cada temporada de verão; o aumento do risco de novos focos do Aedes aegypti em conseqüência do crescente do fluxo de turistas e mercadorias, o que acarreta no crescente risco epidemiológico da dengue são alguns fatores que levaram o município a criar este serviço.

Mais informações com a coordenadora do Projeto Dengue,
enfermeira Marli Sonsa pelo telefone (47) 3261-6278.
Leia Mais ►

Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual

A Agência Nacional do Cinema (Ancine), instituição vinculada ao Ministério da Cultura, lançou na última sexta-feira, 19 de dezembro, o Observatório Brasileiro do Cinema e Audiovisual (O.C.A.). Este novo espaço na web traz informações e análises técnicas sobre o atual mercado audiovisual, que foi interrompido no início dos anos 90 quando da extinção da Empresa Brasileira de Filmes (Embrafilme) e do Conselho Nacional de Cinema (Concine).

O Observatório terá cinco seções: Notas Técnicas e Informes; Relatórios; Teses e Monografias; Metodologia e Índices; e Dados do Mercado Internacional. Lá ficarão disponíveis informações sobre o mercado de salas de cinema, além de relatórios contendo números compilados sobre a distribuição no segmento de vídeo doméstico e sobre as programações das TVs abertas e por assinatura.

De acordo com o diretor-presidente da Ancine, Manoel Rangel, “com a implantação do Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual, haverá maior compartilhamento de informações e transparência com relação aos números do mercado, possibilitando a todos um melhor planejamento e uma política pública organizada de forma mais sistêmica e articulada”.

O O.C.A. pode ser acessado no endereço eletrônico www.ancine.gov.br/oca.

Fonte: Ancine
Leia Mais ►

28 de dezembro de 2008

Skatista brasileiro no Guiness Book

Em Teutônia-RS, no ano de 2007, Douglas Rodrigues da Silva alcançou a velocidade de 113 Km/h em cima de um carrinho. E apesar de muitas discussões sobre a validação da marca, Papai Noel mandou de presente para Dalua, um e-mail do Guiness Book homologando o feito e lhe dando o título de skatista de velocidade mais rápido do mundo.

Dalua é o skatista que mais se manteve regular na categoria em 2008. Um Speedeiro de grande expressão que conquistou muitos atletas internacionais não só quando foi às corridas, mas também com a sua hospitalidade única.

São Leopoldo-RS é o refúgio desse cara e de Dona Nivéria, ou Mama Dalua, como é conhecida na comunidade skateboarding internacional. Os dois sabem bem como receber e também conquistar as pessoas.

E para todos que achavam que só faltava o GP de Interlagos para Douglas fechar o ano muito bem, podemos somar a divulgação do feito por todo o mundo e ter orgulho de um brasileiro estar no Livro dos Recordes.

Por EXPN - Renata Lopes
Leia Mais ►

Recomendo

Arquivo do Blog