20 de dezembro de 2008

Faça seu verão saudável e feliz!

Sol, praia e calor, sem dúvida uma bela combinação que faz do verão a estação mais alegre do ano, se não para todos,  pelo menos para um número muito grande de pessoas. No entanto, é também uma das estações que mais preocupam em relação a saúde.

Especialistas alertam que este é um dos períodos que mais exige atenção e cuidados com o organismo. O sol em excesso pode causar queimaduras dolorosas e irreversíveis na pele. Além disso, as células da pele têm memória, isso quer dizer que os danos são cumulativos. Não adianta deixar para cuidar-se melhor mais tarde, os danos causados pela exposição solar excessiva na infância e adolescência poderão manifestar-se somente, após vários anos.

Queimaduras solares dolorosas na infância podem levar ao envelhecimento prematuro da pele e ao aparecimento de câncer cutâneo na idade adulta. Por isso é muito importante proteger a pele desde a infância. Para curtir o verão de forma saudável, algumas dicas são importantes.

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária o protetor solar é um dos itens a ser observados na prevenção dos males causados pela radiação solar, porém sua simples utilização não garante a total prevenção, e nem significa que podemos nos expor ao sol o tempo todo, e além disto, o produto tem que ser utilizado corretamente.

Recomenda-se escolher o produto adequado ao seu tipo de pele, e que tenha no mínimo, Fator de Proteção Solar(FPS) 15.  Siga as recomendações expressas na embalagem, bem como o número de registro do produto no Ministério da Saúde, além do modo de uso e necessidade de reaplicação. De qualquer forma é recomendável evitar expor-se ao sol no período entre 10 e 16 horas.

Mantenha-se hidratado, bebendo bastante líquido, especialmente água ou bebidas isotônicas e sucos naturais. Prefira uma alimentação leve, como frutas, saladas e sorvetes.

Se você se descuidou e já está com a pele avermelhada e ardendo, deve tomar banho frio com duração de 10 a 15 minutos, utilizando sabonete neutro. Após o banho aplique um hidratante sem álcool, para não irritar a pele. Em caso de dor evite o sol por durante um ou mais dias. Caso a pele já apresente bolhas procure assistência médica. Nunca se deve usar produtos caseiros ou pomadas sobre as queimaduras.

Outra recomendação para o verão é usar roupas folgadas de tecidos leves e claros. É importante, também incluir no figurino, um chapéu ou boné. Não esqueça também, os cuidados com a dengue, eliminando os focos de água parada.

Lembre-se o sol não traz só risco, ele é essencial para a produção e absorção da vitamina D pelo organismo. E a vitamina D, por sua vez, está envolvida na formação do cálcio, responsável pela estrutura dos ossos. Portanto, tomar sol com frequência também é uma questão de saúde. O sol faz bem se aproveitado de forma correta.

Acessoria: Andreia Augsburger de Moura/ Farmacêutica.




Leia Mais ►

Ética só adquire quem realmente se envolve em vivê-la

Ética para todos como garantia de benefícios universais

Por: Luciano Buligon - Secretário de Desenvolvimento Regional de Chapecó

A palavra Ética é uma das mais faladas dos últimos tempos. Diante de um país que tem sua história abalada por momentos de total falta de bom senso, explorações, enganações e mais do que tudo, desobediência às leis, a palavra ética passa a ser usada de maneira banal de tal modo a fazer que blinde, com um escudo protetor, as faltas que a todos contaminam.

Quando usamos a palavra Ética, o que mais nos incentiva sua aplicação social, é a esponsabilidade de elevar à sua fortaleza, ao seu real e imutável sentido. Ela é como um ídolo imaginário, que insiste em estar presente, convivendo com todos e a todos conduzindo, sem fraquezas, sem titubear e principalmente sem deixar que o lado escuro de nossas hipocrisias, nos remetam à vantagem fácil, ao engano de um ou de multidões, para que estejamos sempre em evidência. Seja na questão econômica, mapeando com antecedência perdas financeiras para que um grupo doloso à população ganhe com facilidades o resultado do esforço de muitos, ou ainda impondo idéias de domínio submisso àquelas que a desconhece, que não a apalpa, que não a sente.

Para que sejamos realmente Éticos, devemos eliminar e despojarmos de todos os interesses individuais, sem faltar com a verdade, impressionando quem nos deposita os seus sonhos e construção da felicidade social.

A Ética que defendemos, todos somos responsáveis em construir. Não é uma tarefa fácil para um ou outro isoladamente, mas um mutirão de esforços conjugados.

Fazer política de ilusões, festas com fantasias realizadas apenas no oferecimento de entretenimento é assassinar todos os princípios da Ética.Cabe, sem escolher pessoas, agir na cobertura geral de alegria, materialização de conquistas, direcionar multidões a um caminho de plenitude da existência. Fazendo valer a pena viver. Sem brechas ou fendas que oferecem a uns e subtraem de outros.

A Ética passa a ter um sabor universal quando aplicamos na política educativa, social e econômica, um resultado igual. Afinal todos pagam seus tributos, suas obrigações e, mesmo assim, uma minoria que não suporta a Ética como trilha, se desvia dela e, ao mesmo tempo, atrai os benefícios somente para si.

Tem mais Ética aquele que a desconhece por ignorância, que necessariamente o estudioso que se apoderou de seus ensinamentos para tapear quem sempre a reivindicou. Ética só adquire quem realmente se envolve em vivê-la, dia-a-dia, em todos os seus atos. Só é ético o ser humano que faz para o outro o que almeja para si próprio, pra valer, fazendo de todas as suas ações exemplos a serem seguidos.
Leia Mais ►

19 de dezembro de 2008

Prefeito tenta leiloar bens do município no final do mandato mas Justiça impede

O juiz Iolmar Alves Baltazar, lotado na Comarca de Taió, deferiu pedido liminar em ação popular para suspender a realização de um leilão para venda de bens públicos programado pela prefeitura municipal de Mirim Doce para acontecer na próxima segunda-feira (22/12).

Segundo os autos, o atual prefeito Henrique Peron pretendia leiloar, entre outros bens, o veículo que lhe atende, dois ônibus escolares, uma enciladeira nova e outra usada, sob alegação de que se tratariam de bens inservíveis.

A prefeita eleita Maria Luiza Kestring Liebsch, contudo, se insurgiu contra a medida, contestou a condição de inservíveis, e afirmou que o leilão – caso realizado – representaria evidente prejuízo aos cofres públicos, com riscos a continuidade da prestação de serviços ofertados pela municipalidade, como por exemplo o transporte escolar. Ela foi a autora da ação popular.

“Considerando que faltam poucos dias para a troca da atual administração municipal, verifico que não há razão plausível para a realização do leilão, tendo em vista que cabe, até mesmo em cordial processo de transição, à nova Administração avaliar a utilidade dos bens públicos e tomar as providências que entender necessárias em prol da melhor forma de prestação de serviços aos munícipes, conforme critérios de oportunidade e conveniência”, registrou o magistrado, ao deferir a liminar.

Ele determinou que a prefeitura se abstenha de realizar o leilão, sob pena de multa diária de R$ 5 mil, a ser paga também por Henrique Peron, solidariamente. Cabe recurso da decisão junto ao Tribunal de Justiça.

Fonte: Tribunal de Justiça de Santa Catarina
Leia Mais ►

Celebridades não poderão mais recomendar ou sugerir medicamentos

As propagandas de medicamentos isentos de prescrição não poderão mais exibir a imagem ou voz de “celebridades” recomendando o medicamento ou sugerindo que fazem uso dele. Elas poderão aparecer em propagandas e publicidades, mas sem fazer esse tipo de orientação.

As propagandas e publicidades vão trazer os termos técnicos escritos de forma a facilitar a compreensão do público. As referências bibliográficas citadas deverão estar disponíveis no Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). A resolução também proíbe usar de forma indireta (não declaradamente publicitária) espaços em filmes, espetáculos teatrais e novelas e lançar mão de imperativos como “tome”, “use”, “experimente”.

Além das informações tradicionais já exigidas pela RDC 102/00 (nome comercial, número de registro e a advertência “Ao persistirem os sintomas o médico deverá ser consultado”), as propagandas de medicamentos isentos de prescrição deverão trazer advertências relativas aos princípios ativos. Um exemplo é a dipirona sódica, cuja proposta de advertência é “Não use este medicamento durante a gravidez e em crianças menores de três meses de idade”.

Nas propagandas veiculadas pela televisão, o próprio ator que protagonizar o comercial terá que verbalizar estas advertências. No rádio, a tarefa caberá ao locutor que ler a mensagem. Para o caso de propaganda impressa, a frase de advertência não poderá ter tamanho inferior a 20% do maior corpo de letra utilizado no anúncio.

Estas e outras regras foram anunciadas pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e o diretor presidente da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Dirceu Raposo, na última quarta-feira dia 17/12/2008, e entrarão em vigor no prazo de 6 meses.
Leia Mais ►

Concurso público busca idéias inovadoras para habitação social no Brasil

A Caixa Econômica Federal e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) lançam nesta sexta-feira (19), em Brasília, o Prêmio CAIXA IAB 2008 - Em Busca de Idéias e Soluções para Urbanização e Habitação Social no Brasil. O evento será realizado no Foyer do Caixa Cultural .

Criado em 2001 e com realização bienal, o concurso é aberto a estudantes e profissionais da área de arquitetura e urbanismo e objetiva premiar e disseminar projetos que apresentem soluções sustentáveis para o problema do déficit habitacional brasileiro, principalmente para a população com faixa de renda familiar de zero até cinco salários mínimos, faixa onde se concentra mais de 90% da falta de moradias.

O concurso está divido nas categorias profissional e estudantil, e tem quatro modalidades: Soluções Integradas para intervenções em Comunidades Indígenas e Quilombolas; Habitação Sustentável Multifamiliar em Áreas de Favelas; Reabilitação de Edifícios em Áreas Centrais; Intervenções em Áreas Urbanas Degradadas. A categoria profissional receberá quatro prêmios no valor de R$ 10 mil, já os estudantes receberão R$ 2,5 mil cada um.

O edital do concurso e a abertura das inscrições estarão disponíveis no site www.iab.org.br a partir de 26 de dezembro de 2008.
Leia Mais ►

Software público brasileiro no Open World Forum

As estratégias e políticas voltadas para o desenvolvimento do software livre e aberto no mundo, para o ano de 2020, foram apresentadas durante o Open World Forum realizado na cidade de Paris (www.openworldforum.org). Dentre os sete temas aprovados pela Comissão de Estudos do RoadMap 2020, encontra-se o caso de sucesso do Software Público Brasileiro. Os temas que fazem parte do RoadMap foram analisados por especialistas de mais de 20 países.

A experiência brasileira foi escolhida como uma das melhores práticas existentes no mundo para adoção de software livre no setor público. Assim como os demais temas, o caso do software público terá uma avaliação anual até o ano de 2020, no intuito de acompanhar a evolução da experiência bem como os seus resultados positivos e negativos.

O documento foi apresentado na cerimônia de encerramento do evento, no dia 02/12, quando cada representante dos sete temas aprovados fizeram uma breve descrição de suas perspectivas futuras para o software livre e aberto. O conteúdo do RoadMap será muito últil para aqueles que pretendem conhecer mais sobre os caminhos previstos para o software livre nos próximos 10 anos. Uma das recomendações reforça a necessidade de um modelo de negócios e propõe ações concretas para estruturar tal modelo.

O RoadMap tem a participação de pesquisadores de diversos países da Europa, indianos e brasileiros. Pelo Brasil contribuíram o professor Rogério Atem, do CEFET de Campos e Bruno Souza, da SUN e comunidade Java. O caso brasileiro foi apresentado pela professora Christiana Freitas, da UNB e Corinto Meffe, coordenador do Portal do SPB.

O material foi publicado em inglês mas o conteúdo do tema 7, que descreve o caso brasileiro, pode ser obtido em português no endereço http://www.softwarepublico.gov.br/estudo-sob
A primeira versão completa do Roadmap 2020 pode ser baixada, em inglês, do endereço:http://www.openworldobservatory.org/download/owf_roadmap_20020.pdf
Leia Mais ►

18 de dezembro de 2008

Excesso de chuvas no litoral e estiagem no oeste

As intempéries castigam Santa Catarina. Enquanto o excesso de chuvas produz enchentes no litoral e Vale do Itajaí, um fenômeno inverso, a estiagem, assola as lavouras do oeste e extremo-oeste catarinense. A situação é mais grave no extremo-oeste, onde as lavouras de milho de 5.000 produtores rurais estão destruídas entre 50% e 100%.

Faesc quer seguro agrícola para replantio de lavouras de milho no oeste

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) revela que a única saída para esses produtores é transformar em silagem para o gado o que restou das lavouras, permitindo, assim, o replantio imediato de milho ou de feijão. Para fazer isso e reduzir os prejuízos, o Banco do Brasil precisa autorizar a aplicação do seguro (Proagro Mais) nessas lavouras.

“Trata-se de uma situação emergencial na qual, para agilizar o processo, o Banco deve abrir mão dos laudos emitidos por seus próprios técnicos e aceitar os laudos da Epagri”, explica o vice-presidente Enori Barbieri.


Ontem, a Federação e a Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) pediram ao governo do Estado rápidas e fortes pressões sobre o Governo Federal, em Brasília. Faesc e Ocesc querem que o Ministério do Desenvolvimento Agrário autorize o Banco do Brasil a aceitar laudos da Epagri e deferir a aplicação do Proagro em tempo recorde.


A urgência tem explicação: o replantio da safra de milho ou de feijão pode ser feito somente até janeiro com plena viabilidade de desenvolvimento vegetal. Barbieri mostra que, na esfera estadual, estão perdidos 10% das lavouras de milho. A produção inicial de 4 milhões de toneladas já está rebaixada para 3,6 milhões e os produtores terão 120 milhões de reais de prejuízos – a grande parte concentrada no extremo oeste.


A ruína parcial das lavouras de milho obrigará o Estado a voltar a importar 2 milhões de toneladas de milho em 2009, aumentando a dependência externa do grão. REAÇÃO


O secretário Antonio Ceron, da Agricultura, recebeu ontem representantes da Faesc (Enori Barbieri), da Ocesc (Paulo von Dokonol) e da CooperAlfa (Romeu Bet e Cládis Furlanetto) e assegurou que chefiará missão oficial à Brasília para demonstrar ao governo federal a gravidade da situação, nos próximos dias, assim que encerrar uma visita técnica aos municípios em estado de calamidade pública.


O problema mais grave situa-se na cultura do milho, mas, nas mais de 100 mil propriedades atingidas pelas secas ou pelas cheias, as perdas também foram pesadas em arroz, trigo, feijão, bovino de corte e leite, banana, cebola, fumo, hortaliças, mel e soja.


Os prejuízos atingiram a pecuária de corte e de leite, com mortandade registrada em 3 mil cabeças de bovinos por afogamento, perda da produção de leite em 10% e mais de 100 mil aves abatidas na região de Blumenau.

Leia Mais ►

Esposa arrependida pode mudar sobrenome ?

Você acha que a mulher depois da separação pode voltar a usar o sobrenome de solteira, suprimindo o sobrenome do ex-marido ?

Conforme decisão da justiça descrita abaixo, parece que não.

A 2ª Câmara de Direito Civil do Tribunal de Justiça, em matéria sob a relatoria do desembargador Luiz Carlos Freyesleben, manteve sentença da Comarca de Criciúma que negou a retificação do registro de casamento pleiteada por E. F. E. de S. para suprimir o sobrenome do atual marido.

A autora sustentou enfrentar uma série de transtornos, pois em muitas atividades passou a utilizar três nomes distintos – com o sobrenome do ex-marido, nome de solteira e do atual companheiro. Dessa forma, sustentando que em seu meio social é conhecida como E. F. E., requereu a retificação para voltar a usar o nome de solteira, o que faz sem objeção do marido.

O relator do processo, no entanto, esclareceu que o nome é definitivo, admitindo alteração somente em casos de omissão e erro material no registro ou exposição do portador ao ridículo. No caso em questão, considerado um capricho da autora, não se verificou as exceções acima, mas sim a vontade de retirar o nome da família do companheiro, sendo que no ato da celebração do matrimônio optou-se pelo inverso.

Salientou-se que E. poderia evitar a confusão, não adotando o nome do atual marido. “O fato da apelante ser conhecida em seu meio social como E. F. E. não lhe garante provimento jurisdicional favorável, pois a Lei de Registros Públicos permite, nesses casos, apenas a substituição do prenome por apelido público notório, e não a eliminação de sobrenome”, completou o magistrado.

Fonte : Tribunal de Justiça de Santa Catarina
Leia Mais ►

Teatro Carlos Gomes - Atrações do Natal Alles Blau serão gratuitas

As atrações do TCG no Natal Alles Blau serão gratuitas. Para quem puder contribuir, o ingresso de R$ 15,00 para os eventos continua valendo.Prestigie!

Arte Solidária: Teatro Música e Dança

Integrando a programação do "Natal Alles Blau Blumenau", o Teatro Carlos Gomes promove hoje, 18 de dezembro, o espetáculo "Arte Solidária: Teatro, Música e Dança", às 20h, no auditório Heinz Geyer. A apresentação reúne os alunos das três escolas do TCG - Pró-Dança, Cia. Carona de Teatro e Escola de Música de Blumenau. A entrada é gratuita. Amanhã, dia 19, às 20h, os alunos também se apresentam gratuitamente na Praça Victor Konder.

Concerto Beneficente OCBLU

No Domingo, dia 21 de dezembro, é a vez da Orquestra de Câmara de Blumenau contribuir com o Natal Alles Blau. O concerto beneficente será às 20h30, no Teatro Carlos Gomes. Entrada franca.
Leia Mais ►

O dia que o rádio foi maior que o fogo

A Produtora Pangéia lança nesta sexta-feira (19), o documentário “O dia que o rádio foi maior que o fogo” no Auditório do Porto de Itajaí. O documentário, realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura será exibido em três sessões: 17, 18 e 19 horas. A entrada é franca.

Em 1965 um navio da Petrobrás Norte, atracado no Porto de Itajaí, explodiu e causou um dos maiores desastres que a cidade já presenciou. Na época, o rádio era o principal meio de comunicação e toda a população foi alertada a deixar suas casas, pelo perigo das explosões.

Tempos depois, algumas pessoas acusaram estes radialistas de sensacionalismo. Este documentário de 25 minutos pretende recriar estes acontecimentos e criar um diálogo entre os personagens deste incidente.

Assista ao trailer:

http://www.youtube.com/watch?v=dP6JLW-g6bc
Leia Mais ►

Rio dos Cedros - Ótima opção para o verão



Rio dos Cedros esta localizada no médio vale do Itajaí. Grande parte da cidade é constituída de montanhas, formando cenários de rara beleza. A região dos Lagos, localizada no planalto riocedrense, é a mais procurada área turística da cidade. Nela, a construção de duas barragens contribuiu para a criação de atraentes cenários, onde é possível praticar esportes ou apenas apreciar a plenitude do verde.

Devido ao terreno acidentado da cidade, formam-se diversas cachoeiras de águas límpidas, ideais para um banho.

Mesmo após ter sofrido com as enchentes do mês de novembro último, a região dos serrana de Rio dos Cedros, onde se localizam as represas do Pinhal e Palmeiras, já foi recuperada e está pronta para receber os turistas neste verão.

Procurada pelos amantes da natureza e por praticantes de esportes aquáticos, a região dos lagos do município recebe anualmente milhares de visitantes de todo o Brasil. Com Hotéis, Pousadas e Campings para todos os gostos as margens dos lagos são locais ideais para passar momentos de lazer e descanso.

Esta época do ano, em especial, acontece a floração das hortênsias, um espetáculo único e maravilhoso que colore de azul os caminhos da serra e se estende até final de janeiro.
Leia Mais ►

Presente para Blumenau - Lixo fica 6,76% mais caro

Enquanto o blumenauense tenta se recuperar da calamidade que atingiu a cidade, a Câmara de Vereadores de Blumenau aprovou nesta terça-feira(16/12/2008) projeto de lei enviado pelo Executivo que reajusta o valor da coleta de lixo no município.

A proposta eleva os custos das três etapas que compõem o serviço: coleta, transporte e gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos. Para o contribuinte, o aumento geral ficará em 6,76%. O reajuste terá validade a partir de 1º de janeiro.

Aumento pode ser maior ainda

O reajuste para o consumidor pode ser maior ainda, dependendo do consumo de água – indicador usado para calcular o valor da taxa em cada imóvel. Quem aumentou o consumo este ano terá um reajuste mais alto.

O blumenauense que se prepare, deve vir ainda por aí, aumento da água, IPTU, etc.
Leia Mais ►

17 de dezembro de 2008

Sommerfest - Uma boa opção para seu verão

A Secretaria de Turismo de Blumenau definiu a programação da Sommerfest 2009. A Festa de Verão já se consagrou no calendário de eventos do Estado nos meses de janeiro e fevereiro, numa iniciativa da Prefeitura com a parceria do Blumenau Convention & Visitors Bureau, Câmara de Dirigentes Lojistas, Sindilojas e Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes.

Nesta edição, além de se constituir numa festa de congraçamento entre blumenauenses e turistas, a Sommerfest terá como meta levantar a auto-estima e os ânimos da população, atingida em novembro pelas fortes chuvas. O secretário Norberto Mette explica que Poder Público e iniciativa privada estão empenhados em promover um evento que anime a comunidade e atraia os turistas para a nossa região. “Blumenau já está se recuperando e voltando à normalidade; e a Sommerfest já emplacou no calendário de eventos de Santa Catarina como uma opção de lazer e entretenimento para as pessoas que visitam o Estado – especialmente o Litoral – durante a alta temporada de verão”, afirma o secretário.

Noite de Oktoberfest

A Sommerfest abre no dia 31 de dezembro com a Festa de Ano Novo. “Será a nossa festa da virada, pois vamos virar a página das dificuldades e escrever uma nova etapa: a etapa da superação e recuperação dos ânimos”, observa. Do Reveillon até o dia 19 de fevereiro, serão diversas atrações para comunidade e visitantes, quando também será possível viver (ou rever) a música, a dança e a alegria contagiantes da Oktoberfest, a grande Festa de Outubro de Blumenau. Serão seis Noites de Oktoberfest, no Pavilhão 3 da Vila Germânica, com shows típicos, chope artesanal e muita diversão.

PROGRAMAÇÃO

Durante todo o período da Sommerfest: Apresentações culturais, de bandas típicas e grupos folclóricos na Vila Germânica e em pontos da cidade; promoção Liquida Blumenau (grande liquidação anual de verão no comércio local) e promoção nas tarifas dos hotéis da cidade.


Dia 31/12 /2008
Neues Jahrfest (Festa de Ano Novo) – Avenida Beira-Rio – a partir das 20h.

De 02/01 a 19/02/2009
Festival Gastronômico em vários restaurantes da cidade.

Dias 24/01 e 25/01/2009
Festival de Balonismo.

Dias 21/01, 28/01, 04/02 e 11/02/2009
Roda de Samba na Vila Germânica

Noites de Oktoberfest no Pavilhão 3 da Vila Germânica:

Em Janeiro Dias 08, 15, 22 e 29

Em Fevereiro Dias 05 e 12

Dia 19/02/2009
Carnaval de Rua – na Avenida Beira-Rio.
Leia Mais ►

Prestigie as atrações do Teatro Carlos Gomes

Arte Solidária: Teatro Música e Dança

Integrando a programação do "Natal Alles Blau Blumenau", o Teatro Carlos Gomes promove amanhã, 18 de dezembro, o espetáculo "Arte Solidária: Teatro, Música e Dança", às 20h, no auditório Heinz Geyer. A apresentação reúne os alunos das três escolas do TCG - Pró-Dança, Cia. Carona de Teatro e Escola de Música de Blumenau. Os ingressos têm o preço único de R$ 15,00 e o valor arrecadado será revertido para a reconstrução de Blumenau. No dia 19, também às 20h, os alunos se apresentam gratuitamente na Praça Victor Konder.

Concerto Beneficente OCBLU

No Domingo, dia 21 de dezembro, é a vez da Orquestra de Câmara de Blumenau contribuir com o Natal Alles Blau. O concerto beneficente será às 20h30, no Teatro Carlos Gomes. Os ingressos têm o preço único de R$ 15,00 e o valor arrecadado também será revertido para a reconstrução de Blumenau.
Leia Mais ►

Assim nascem as flores

Arno e Zélia Nardini , ambos trabalhadores de uma malharia em Gaspar S.C declaram que ele sempre foi um menino diferente e especial, até na forma como apareceu em suas vidas. Na noite de 22/04/2004, foi deixado na porta do casal, em uma caixa de papelão, com um bilhete:” Cuide bem do meu anjinho e ele transformará sua vida” .



A mãe Zélia Nardini nos conta esta emocionante história:



Aqueles olhos de um azul profundo e aqueles cabelos encaracolados nos deixaram completamente apaixonados. E foi esta paixão que fez com que o Juiz nos desse a guarda provisória e mais tarde a definitiva.



Com pouco mais de oito meses deu seus primeiros passos. Quase morremos de susto quando descobrimos aos três anos e meio , que ele sabia ler. É um menino diferente, afirma Arno. Ele diz coisas de gente grande.



Tem verdadeira adoração por jardins e flores, sendo as rosas, as suas preferidas. Seus enormes olhos azuis parecem luzes intensas quando vê uma delas.



É apaixonado pelos avós, os pais do Arno, pois os meus pais já se foram, diz Zélia. O interessante é que nunca os chama de vovô ou vovó. Sempre se refere aos dois como “as minhas florzinhas” e toda semana tem que visita-los, pois com eles construiu um jardim, que tem banco, iluminação e até uma placa de madeira entalhada pelo seu João, pai do Arno”.



Na tarde desta sexta feira , quando o pegamos na creche, notamos que estava eufórico e queria por toda lei ir para casa dos avós, pois disse que três rosas estavam para desabrochar e ele não podia deixar de ver. Tanto insistiu que apesar daquela chuva toda fomos no sábado de manhã leva-lo para o sítio dos avós .



Mal chegamos, ele disse pra mim e pro Arno, que devíamos voltar logo, pois estava chovendo e podia não dar tempo, pois ele iria ficar para ver as rosas abrindo. Insistiu tanto que assim fizemos, deixamos ele lá, para meu sogro trazer no domingo.



Quando estávamos saindo pela porta, ele pediu para não ficarmos tristes, por ele ficar com suas duas florzinhas e que um anjinho iria me dar uma florzinha também.



Ao ver na TV, no domingo de manhã os estragos causados pelos deslizamentos no morro do baú e ver o estado em que ficou o sítio do meu sogro, entramos em desespero, mas não queríamos acreditar que o pior tivesse acontecido, mas a dura realidade nos fez acordar deste sonho ruim.



As equipes de resgate encontraram abraçados na lama do jardim, meu sogro, sogra e meu pequeno Thiago, juntos a um galho de roseira, que inexplicavelmente estava intacto, com três botões de rosa. Sob os corpos a placa entalhada pelo meu sogro, com os dizeres:



“Renascemos de novo, do nada, da lama do lodo”.



Não resisti a tanta dor e fui levada ao hospital Santa Izabel e lá depois de medicada, foi constatado que estou grávida. Daí entendi as palavras do meu Thiago quando nos despedimos, que um anjinho também me daria uma florzinha.



Que a mensagem entalhada na placa do jardim do meu Thiago, seja o lema para todos aqueles que deixaram um pedaço de suas vidas sob os escombros desta tragédia.



Zélia Nardini.
Leia Mais ►

Vovó Alda é Homenageada


A deputada Ana Paula Lima (PT), segunda vice-presidente da Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina, homenageou em sessão solene, na noite de seginda-feira(15/12/2008), uma catarinense de 88 anos com uma rica história de vida e que ainda exerce a atividade de rádio amadora. A homenageada, senhora Alda Schlemm Niemeyer, é radio-amadora e trabalhou como voluntária nas enchentes que castigaram Blumenau na década de 80, sendo conhecida como "Vovó Alda".


Alda Niemeyer foi indicada pela deputada para receber a Comenda do Legislativo Catarinense no evento que acontece anualmente. "Sinto-me honrada de ter a possibilidade de ser a portadora desse justo reconhecimento no Parlamento de Santa Catarina a uma mulher que, com sua determinação, sempre esteve à frente do seu tempo", declarou Ana Paula ao enfatizar a importância da homenagem. O objetivo é homenagear pessoas físicas, jurídicas e entidades que, no campo de suas atividades, realizam ações relevantes e de destaque em Santa Catarina - cada parlamentar pode indicar um nome para receber a Comenda.


História


Com seis filhos, 13 netos e três bisnetos, a senhora Alda tem uma intensa história para contar. Em 1939, foi para a Alemanha para um intercâmbio cultural e lá permaneceu por nove anos, devido à eclosão da Segunda Guerra Mundial. Lá fez curso de enfermagem e trabalhou na Cruz Vermelha. Sobreviveu ao pior bombardeio em 1945 (2ª Guerra Mundial), de onde saiu (da cidade de Dresden). Voltou ao Brasil em 1947 – separou-se e logo depois, ficou viúva. Em Curitiba, conheceu e depois casou com o médico Érico Niemeyer – voltou a Blumenau em 1956, onde permaneceu constituindo nova família.


Dedicada a trabalhos assistenciais, teve participação na Sociedade Evangélica de Senhoras – Maternidade Elsbeth Koehler (durante 15 anos), obras das Soroptimistas e ainda é membro do Conselho da APAE. Também é membro de diversas Ligas e Ordens em todo o país e exterior. Em 1976 ingressou no radioamadorismo, e muito contribuiu na grande enchente de 1983, em Blumenau. Ela também tem partcipação cultural, tendo atuado e dirigido o Grupo de Teatro Amador do Centro Cultural 25 de Julho.


Por:Linete Martins

Assessora de Imprensa

Gabinete Deputada Ana Paula Lima
Leia Mais ►

16 de dezembro de 2008

Faça sua parte

O Centro de Educação Infantil Cachinhos de Ouro, do distrito de Pirabeiraba em Joinville SC, desenvolve desde 2001 um projeto de iniciação musical que resultou na gravação de dois CDs. Nesta segunda-feira (15) eles lançaram o DVD Cantata Viva à Natureza, às 19 horas, no auditório da Univille.

Cantata Viva à Natureza, produzido na instituição, narra a história de um pássaro feliz com seu meio ambiente preservado, onde vivia. Com o tempo, o homem desmatou, poluiu e destruiu a natureza e ele deixou de cantar e de existir.

Uma das seis canções é "Faça sua parte", confira a letra:

Está na hora de mudar o nosso jeito de pensar.
Cuidar da Natureza e o meio ambiente respeitar
O verde sempre foi a cor maior desta bandeira
Então faça a sua parte, não fique a marcar bobeira

Quem destrói o meio ambiente
Com certeza não tem coração
Poluir os rios, destruir o verde
É muita tolice meu irmão

Você é inteligente não é preciso repetir
Se fizermos nossa parte, amanhã iremos sorrir
Quem planta um dia colhe é o que o ditado diz
Então vamos preservar, pra no futuro ser feliz.
Leia Mais ►

Uso racional da água na cultura do arroz

O projeto Tecnologias Sociais Para a Gestão da Água entrou na fase final com a realização da terceira oficina, no dia 9 de dezembro, no município de Araranguá. O encontro contou com cerca de 100 participantes, a maioria membros de cooperativas agrícolas, além de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Regional local e do escritório regional da Epagri de Araranguá.

O coordenador do setor de recursos hídricos da Epagri/Ciram, Gerson Conceição, compareceu à oficina. Ele explica que o objetivo é oferecer os instrumentos e conhecimentos necessários para que a comunidade local possa assumir plenamente a governança da água. O projeto foi iniciado em março de 2007 e encerra suas atividades em março próximo, quando a comunidade estará apta a administrar o uso racional da água, esclarece Conceição. A proposta é financiada pela Petrobrás Ambiental e tem a participação da UFSC e Embrapa, além da Epagri.

A Epagri tem participação marcante em dois dos desafios do projeto. Um deles é propiciar o manejo adequado da irrigação e sistemas orgânicos de cultivo do arroz, com monitoramento de água, visando a redução de seu uso na agricultura e assegurando sua qualidade. Nesse sentido, foram implantadas unidades piloto em áreas de produção de arroz orgânico e convencional, além de estações hidrológicas e equipamentos para avaliação da quantidade e qualidade da água. Conceição explica que o objetivo é capacitar os produtores a fim de traduzirem as informações contidas nos modelos hidrológicos e meteorológicos, para que elas possam ser usadas em benefício da redução do desperdício.

A cultura do arroz na bacia do Rio Araranguá utiliza entre 80% a 90% da demanda hídrica total. É possível produzir a mesma quantidade de arroz economizando entre 20% e 50% do consumo de água, com a adoção de novas técnicas por parte dos rizicultores. Essa economia seria suficiente para abastecer 970 mil pessoas durante um ano, o que representa 2,4 vezes a população da bacia do Rio Araranguá.

Fonte: Assessoria de Comunicação Epagri/Ciram
Leia Mais ►

Comunicado do Teatro Carlos Gomes - Chuvas cancelam evento

URGENTE: Ballet Bolshoi é cancelado


Informamos que o evento beneficente "A Grande Suite do Ballet Don Quixote no Natal Alles Blau Blumenau", do Ballet Bolshoi, que seria realizado hoje (16 de dezembro), no Teatro Michelângelo, na Uniasselvi, foi CANCELADO, devido ao alerta da Defesa Civil de fortes chuvas no Estado de Santa Catarina, principalmente na cidade de Joinville, e às rodovias da região já interditadas impedindo o acesso à Blumenau.

Segundo a assessoria de comunicação do Ballet Bolhsoi, a decisão tomada visa garantir a segurança e integridade dos 96 alunos-bailarinos da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, que na sua maioria são crianças e adolescentes.

O valor dos ingressos será restituído no Teatro Carlos Gomes até sexta-feira, dia 19 de dezembro, às 18 horas. Após este prazo, os valores dos ingressos não trocados serão revertidos para o fundo de auxílio às vítimas da enchente no Vale do Itajaí.

Uma nova apresentação beneficente do Ballet Bolshoi deverá ser agendada para o início de 2009.
Leia Mais ►

A vida do grande mestre do cinema


Para os fãs ou para quem queira conhecer um pouco mais a vida do grande mestre do cinema Charles Chaplin, o canal Futura apresenta no próximo sábado(20/12/2008) as 18:30 horas, o documentário "Carlitos: a arte de Charles Chaplin". A direção é do historiador americano Richard Schickel.


O filme explora a vida de Chaplin, desde sua infância em Londres, até sua morte em 1977. O documentário tem cenas da sua carreira multifacetada no cinema e de sua tão publicada vida privada.

Imagens de arquivos são mescladas com entrevistas atuais com personalidades de Hollywood como Woody Allen, Martin Scorsese, Johnny Depp e a narração do artista Sydney Pollack.


Charles Chaplin morreu aos 88 anos no dia de Natal (25/12/1977) em Vevey, Suíça em conseqüência de um derrame cerebral e foi enterrado no Cemitério Corsier-Sur-Vevey em Corsier-Sur-Vevey, Vaud, Suíça.
Leia Mais ►

Salto alto pode comprometer a saúde da mulher

Charme, elegância e sensualidade são características que podem ser acentuadas quando as mulheres utilizam salto alto. Eles valorizam as pernas e proporcionam uma postura esguia. O salto alto foi adotado pelas mulheres desde o início do século XX. Inicialmente, era de uso obrigatório em eventos de gala; depois tornou-se peça de uso diário, no trabalho, no lazer e em eventos sociais. No entanto, o uso exagerado e a falta de cuidado pode transformar uma aparência atraente em um estado de doença.

O médico ortopedista e traumatologista, Joaquim Reichmann, alerta que o uso diário do salto alto não é aconselhável. “Do ponto de vista ortopédico, o uso freqüente pode levar a formação de joanetes que causam dores na parte anterior dos pés e encurtamento da musculatura posterior das coxas e das pernas causando sobrecarga nos joelhos e na região lombar” explica.

Reichmann ainda observa que se a mulher utilizar o salto com freqüência e sentir dor nas pernas, nos joelhos ou nas costas quando estiver sem ele, ela deve ficar em alerta. “O conselho é diminuir gradativamente o uso e praticar alongamentos para minimizar a dor e evitar problemas futuros” explica.

O mercado da moda produz sapatos com até 15 centímetros de salto e atualmente até calçados infantis já apresentam elevação, atraindo meninas em fase de crescimento. “Na fase infantil, o salto alto pode comprometer até o desenvolvimento da menina. Se para a mulher adulta o salto já é nocivo, quanto mais para uma criança” pondera Reichmann.

As articulações e estruturas mais afetadas com o uso indevido de salto são a parte anterior do pé, o tornozelo, os joelhos e músculos posteriores das coxas e das pernas e, em alguns casos, a coluna vertebral.Pessoas que tem encurtamento de musculatura posterior das pernas e dor nas costas junto podem obter alívio temporário com o uso do salto alto. Mas essa situação é uma faca de dois gumes: o uso habitual, embora alivie a dor, estará perpetuando o encurtamento muscular e comprometendo a postura, além de prejudicar a saúde ortopédica dos pés.

Reichmann diz que as mulheres que, em função do trabalho, necessitam usar salto alto, devem retirar o sapato sempre que possível, mesmo que por breves instantes e colocar os pés de molho na água quente à noite por 30 a 40 minutos para relaxar a musculatura e aliviar as tensões das fáscias.

O médico adverte que as mulheres que, mesmo depois de apresentarem as complicações, insistirem no uso de salto alto, poderão sofrer o agravamento das lesões e necessitar de intervenção cirúrgica. “O uso prolongado deixa as articulações doloridas, inflamadas e, com o tempo, provocam artroses que são desgastes nas cartilagens articulares” alerta Joaquim Reichmann.

Fonte: Fabio Schardong MB Comunicação
Leia Mais ►

Leilão - mais de 62 mil peças, entre jóias e pedras preciosas

CAIXA E RECEITA FEDERAL REALIZAM LEILÃO DE JÓIAS APREENDIDAS NO RIO

A partir desta terça-feira (16) até 18 de dezembro (quinta-feira), a Caixa Econômica Federal e a Receita Federal realizam no Rio de Janeiro, leilão de jóias apreendidas em 16 operações efetuadas na Alfândega do Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim (Galeão), no período de 1997 a 2001. O leilão será no edifício sede do banco, situado na Av. Rio Branco, 174, 3º andar, no centro do Rio.

A grande novidade deste leilão é que ele é destinado a pessoas físicas. Para participar, é necessário que os interessados façam seu cadastramento no dia 16, no próprio local da licitação. Estarão em exposição 2.138 lotes de jóias em ouro e pedras preciosas. No total são 62.827 jóias que somam mais de R$ 2,6 milhões, considerando-se apenas o lance mínimo de cada lote. O material foi apreendido a partir de denúncias, verificação de bagagens, cargas exportadas e importadas e também com o auxílio da Polícia Federal por meio de suas investigações.

Como partcipar

O leilão que vai acontecer nos dias 16 e 17 de dezembro é destinado a pessoas físicas que devem estar com CPF em situação regular junto ao Ministério da Fazenda, e devidamente habilitadas conforme condições constantes do edital de Leilão 002/2008, disponível no site da CAIXA (www.caixa.gov.br/download/venda de jóias / editais / Edital do Leilão da Receita Federal).

Os lotes - num total de 2.138 - estarão em exposição no dia 16 de dezembro e poderão ser visitados no horário de 10 às 16 horas, no 3º andar do edifício-sede da CAIXA (Espaço Leilão), situado à Av. Rio Branco, 174 – Centro. Os lotes pesam aproximadamente 84 kg e reúnem peças árabes, diamantes, esmeraldas, ouro rosé, ouro branco, entre outras.

Os interessados em participar da licitação deverão apresentar documento de identidade, CPF e comprovante de residência para cadastramento junto à CAIXA. O cadastramento será efetuado no dia 16 de dezembro no mesmo local do leilão.

Os lances serão feitos por meio de propostas fechadas, no local da licitação, no dia 17 de dezembro, de 10h às 16 horas, e digitadas exclusivamente nos 10 terminais identificados pela CAIXA e colocados à disposição dos participantes. A divulgação do resultado será feita a partir das 10 horas do dia 18 de dezembro, no mesmo local do leilão. Os lotes que não receberem lances serão incluídos em próxima licitação.

A nota de arrematação com o valor do lance vencedor deverá ser integralmente paga no dia 18 de dezembro, na Agência Pereira Passos, situada à Av. Rio Branco 138- loja A, Centro - RJ. Sobre o valor arrematado, incidirá cobrança do ICMS do estado do Rio de Janeiro, a ser pago pelo arrematante, como também taxa de arrematação de 5%.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CAIXA - Regional Rio de Janeiro
Leia Mais ►

Teatro Carlos Gomes - apresentação da Orquestra de Câmara de Blumenau foi antecipada

Serão dois eventos com renda revertida para a reconstrução de Blumenau e um evento em praça pública

Integrando a programação do "Natal Alles Blau Blumenau", o Teatro Carlos Gomes promove no próximo dia 18 de dezembro o espetáculo "Arte Solidária: Teatro, Música e Dança", às 20h, no auditório Heinz Geyer. A apresentação reúne os alunos das três escolas do TCG - Pró-Dança, Cia. Carona de Teatro e Escola de Música de Blumenau. Os ingressos têm o preço único de R$ 15,00 e o valor arrecadado será revertido para a reconstrução de Blumenau. No dia 19, também às 20h, os alunos se apresentam gratuitamente na Praça Victor Konder.

A apresentação beneficente da Orquestra de Câmara de Blumenau, prevista inicialmente para o dia 22, foi transferida para Domingo, dia 21 de dezembro, às 20h30. O concerto será no Auditório Heinz Geyer e os ingressos também serão vendidos ao preço único de R$ 15,00 reais com o mesmo propósito de auxiliar na reconstrução da cidade. Segundo o solista da OCBLU, Daniele Girardello, os membros da Orquestra estão muito felizes em serem solidários com a cidade.

Para o presidente do Teatro Carlos Gomes, Ricardo Stodieck, o "Natal Alles Blau" é uma ótima forma de Blumenau celebrar este período do ano, mostrando a força dos blumenauenses para reerguer a cidade. "Por meio dos diversos eventos que serão promovidos, o povo terá certeza de que existe união e será possível construirmos um 2009 muito melhor, com coragem e esperança", destaca Stodieck.

Segundo ele, neste projeto o Teatro Carlos Gomes mostra mais uma vez seu engajamento para o desenvolvimento da cidade através da cultura. "Pedimos que quem puder, venha assistir aos espetáculos. Além de desfrutar de bons momentos de apreciação de teatro, música e dança, quem vier estará ajudando muito", destaca.
Leia Mais ►

15 de dezembro de 2008

Que Vergonha! - Furto de roupas e mantimentos doados aos desabrigados

Depois da reportagem que a RBS TV de Santa Catarina, mostrou neste domingo(15/12/2008) onde voluntários e soldados do Exército que trabalhavam no Pavilhão 1 do Parque Vila Germânica em Blumenau, estavam furtando roupas e mantimentos, doados ao desabrigados, a Prefeitura Municipal de Blumenau e o Governo do Estado de Santa Catarina, divulgaram a seguinte nota:

COMUNICADO

Em relação aos furtos ocorridos no Parque Vila Germânica e divulgados pela Imprensa, temos a esclarecer que:

Um Boletim de Ocorrência foi registrado na 1ª Delegacia de Polícia de Blumenau, sob o nº 00054-2008-08675, com o objetivo de apurar os fatos. Reiteramos que este ou qualquer outro acontecimento que venha a surgir nesse sentido será tratado como é: um furto a ser denunciado à polícia, sendo tomadas todas as medidas cabíveis para responsabilizar os infratores;

Pensando no profissionalismo da Central de Recepção e Distribuição de Donativos e na responsabilidade do Poder Público, o Governo do Estado tomou, ainda, duas medidas:

1)Transferir a referida Central de local, visando aperfeiçoar os trabalhos em virtude de sua dimensão, já que a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional faz a distribuição dos donativos às cinco prefeituras da região (Blumenau, Ilhota, Luis Alves, Gaspar e Pomerode);

2)Contratar uma empresa especializada em logística para, sob a coordenação da Secretaria Regional de Blumenau, executar os serviços de recepção e distribuição de donativos.

Já o Município reforçou a equipe de trabalho no Setor III, que está sob sua responsabilidade, assim como os sistemas de controle e segurança no local, a fim de inibir futuros furtos;

Apesar dos graves e lamentáveis acontecimentos, reiteramos a confiança nos milhares de voluntários sérios, honestos e comprometidos com a recuperação de Blumenau e região. São pessoas que dedicam seu tempo e disposição para ajudar o próximo e não devem, por causa da ação de algumas pessoas mal-intencionadas, ter sua honestidade maculada;

O trabalho executado na Vila Germânica é gigantesco e o Poder Público agradece aos milhares de voluntários que atuaram até agora para o bem-estar de quem perdeu tudo, assim como agradece as doações que chegam à Vila Germânica para ajudar a quem precisa;

O trabalho não acabou e ainda precisamos muito da ajuda de voluntários e das doações que chegam de todo o País.

Governo do Estado de Santa Catarina
Prefeitura Municipal de Blumenau
Leia Mais ►

Sebrae lança Projeto RecuperAÇÃO Empreendedora

Projeto RecuperAÇÃO Empreendedora será lançado na próxima quarta-feira (17) em Itajaí, Blumenau e Tijucas; ação prevê atender 35 mil empresários atingidos pelas chuvas

Para empresários catarinenses das cidades atingidas pelas chuvas, o momento é de reconstrução, contabilizar prejuízos e buscar alternativas para amenizar os efeitos causados pelas enchentes. Com o objetivo de apoiar essa tarefa, o Sebrae vai lançar, no dia 17 de dezembro, próxima quarta-feira, em Santa Catarina, o Projeto RecuperAÇÃO Empreendedora, que aportará para as diversas ações cerca de R$ 4,5 milhões.

Segundo fontes do IBGE e do Sebrae/SC, das 82.124 empresas formais existentes nos 45 municípios mais atingidos, 97% são micro e pequenas empresas. A projeção é que 79.660 estabelecimentos sofreram direta ou indiretamente prejuízos com as inundações.

Com base nesses dados, o Sebrae pretende atender ao longo do projeto, que terá duração de seis meses, 35 mil micro e pequenos empresários dos setores de comércio, serviços e indústria. Os recursos previstos serão investidos parte pelo Sebrae Nacional (R$ 3,1 milhões) e parte pelo Sebrae/SC (R$ 1,4 milhão).

De acordo com o assessor de Projetos Especiais do Sebrae/SC, Mário Gesser, o projeto disponibilizará atendimento emergencial e técnico para elaboração de diagnóstico, planejamento e implantação de projetos de recuperação dos empreendimentos atingidos pelas enchentes. “A iniciativa visa buscar a viabilização técnico-econômica, social e ambiental, o retorno da geração de renda e a retomada de garantia de oportunidades de trabalho às populações vitimadas”, afirma Gesser.

Atendimento emergencial

A primeira fase do projeto, denominada Atendimento Emergencial, será lançada no dia 17 deste mês (próxima quarta-feira), em Itajaí, Blumenau e Tijucas. Essas três cidades atuarão também como pontos de referência para os municípios vizinhos. O Sebrae irá montar tendas de 300m² nas principais praças das três localidades. O serviço de orientação ocorrerá no período de 17 a 20 de dezembro das 9h às 19h.

Segunda fase

Após o Atendimento Emergencial, o próximo passo do projeto será a execução das Ações de Acompanhamento, que contará com serviços de consultoria previamente agendados. Durante o atendimento, serão dadas orientações para elaboração de projetos, visando à aprovação de crédito e à orientação na reestruturação da empresa. Também será feita a realização de diagnóstico e elaboração de plano de execução de consultoria para recuperação da empresa.

Por fim, haverá a realização de consultoria para colocar em prática as ações propostas no Plano de Consultoria de cada negócio, com acompanhamento dos resultados. O projeto está previsto para terminar em junho de 2009.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias
Leia Mais ►

Blumenau - Prorrogado prazo para cadastramento dos desabrigados

A Prefeitura de Blumenau, prorrogou até quarta-feira, dia 17, o prazo para quem teve a casa atingida pelas chuvas realizar o “Cadastro Único do Cidadão Atingido”. A inscrição, que estava prevista para acontecer até esta sexta-feira, dia 12, foi alongada para possibilitar que mais pessoas participem do fichamento. O cadastro é obrigatório para todos que tiveram danos e deve auxiliar o poder público a traçar o perfil e as necessidades das famílias atingidas. A expectativa é de cerca de seis mil pessoas realizem as inscrições. Até o momento mais de três mil cadastros já foram preenchidos e até o final do dia outros 500 devem ser totalizados. Os postos de cadastramento, montados em locais estratégicos da cidade, atendem das 8h às 15h. .

Cadastro também é válido para servidores

Os servidores da Prefeitura da Blumenau também devem se cadastrar nos postos de atendimento. O único diferencial para quem é servidor e foi atingido é a antecipação da licença prêmio para quem já tinha direito ao beneficio. Todos os funcionários que aguardavam o pagamento da licença podem requer junto ao serviço social a antecipação do benefício.

Quem já realizou a inscrição deve complementar os dados

Para garantir que toda a documentação esteja correta, mesmo quem já efetuou a inscrição no prédio da Prefeitura, na Praça do cidadão ou nos abrigos, deve procurar os postos de cadastramento e complementar os dados e os documentos exigidos. Mesmo que a pessoa não tenha a documentação completa, ela deve levar o máximo de documentos possível.

Documentação necessária:

Original da carteira de identidade,
CPF (imprescindível, caso não tiver o cartão, ao menos levar o número) e título de eleitor do titular;
Identidade, CPF e título de eleitor das demais pessoas que moram na residência;
Se viúvo (a), a cópia da certidão de óbito;
Cópia ou original da conta de luz ou água atual;
Cópia ou original do contrato de compra e venda ou escritura pública;
Conta de luz ou água que comprove morar no local há mais de cinco anos (caso não tiver, buscar no Samae, Celesc ou com o antigo proprietário)
Carnê de IPTU.

Onde se cadastrar:

Praça do Cidadão do Garcia (junto à Secretaria Distrital), atende atingidos dos bairros Da Glória, Progresso, Valparaíso e Garcia (após a Rua Eng Odebrecht).

Antigo Fórum (defronte à Prefeitura), atende atingidos do Centro e dos bairros Garcia (da Rua Araranguá até Rua Eng. Odebrecht), Ribeirão Fresco, Vorstadt, Ponta Aguda, Jardim Blumenau, Rua Petrópolis e adjacências, Vila Formosa, Bom Retiro e Boa Vista.

Pró-Adolescente (rua Alberto Stein, em frente ao parque Ramiro Ruediger), atende atingidos dos bairros Victor Konder, Vila Nova, Escola Agrícola, Velha, Velha Central, Velha Grande e Água Verde.

Escola Básica Municipal Machado de Assis (rua Eng. Paul Werner, 1334, Itoupava Seca), atende atingidos dos bairros Vila Itoupava, Itoupava Central, Itoupavazinha, Passo Manso, Salto Weissbach, do Salto, Itoupava Seca, Salto do Norte, Badenfurt, Testo Salto e Itoupava Norte (com exceção da Rua 25 de Julho).

Escola Básica Municipal Francisco Lanser (rua Alfredo Lanser, 133, Tribess), atende atingidos dos bairros Fortaleza, Fortaleza Alta, Tribess, Fidélis, Nova Esperança, Itoupava Norte (rua 25 de Julho e transversais).
Leia Mais ►

Prêmios recebidos e repassando

Mais selos recebidos, agora do belíssimo blog Pipocando Online da Drika, a qual eu agradeço de coração.



Estes selos vieram com instruções para serem repassados a quinze blogs, a escolha sempre é dificil, pois não dá para presentear a todos. Então segue a lista dos escolhidos:


Reblogando
Agrega
Blog do Scheinman
Como Funciona
Jotabe Blog Blog
Curiosando
Blog do Assis
Trocando Idéias
Último Click
Blog da Comunicação
Luka Free
Um Pouco de Tudo
Jader França
JJCabeleireiros
Girls Wireless
Leia Mais ►

14 de dezembro de 2008

Exposição vai mostrar fotos tiradas por crianças

Desde maio, a oficina percorreu as 13 unidades do Programa Escola Aberta ensinando jovens e crianças com idade entre 6 e 14 anos. Eles aprenderam técnicas de angulação, planos, perspectivas e também participaram de aula prática, com a tarefa de clicar o que mais lhe chamava a atenção no Escola Aberta. Agora chegou a hora de conhecer o resultado da oficina de fotografia Clic Escola Aberta. Neste dia 15 de dezembro, às 14h30, o programa fará a abertura da exposição fotográfica no Átrio da Prefeitura Municipal de Itajaí.

O uso da tecnologia, democratizado através da oficina, envolveu os participantes que aprendem as técnicas básicas de como tirar uma foto e percebem que a função do fotógrafo vai além de apertar um simples botão. "Descobrimos muitos talentos. Eles captaram as técnicas e muitas fotos parecem como a de profissionais" comenta o fotógrafo e professor voluntário, Eduardo Gomes.

Ao todo são 139 fotos que revelam o olhar do público que realmente participa do Programa Escola Aberta. A exposição mostrará a visão desapegada e sincera, típica da criança, mas ao mesmo tempo retratada por imagens de forma muito particular. Os recortes desse mesmo ambiente, feito pelos alunos, oportunizam outra linguagem e despertam interpretações até então impensadas.

Serviço:
O quê: Exposição Clic Escola Aberta – Não é só apertar o botão!
Quando: 15 de dezembro de 2008, às 14h30
Onde: no átrio da Prefeitura Municipal de Itajaí
Contatos: assessoria de imprensa do Escola Aberta (3344-4762) ,
fotógrafoEduardo Gomes (9102-2638)
Leia Mais ►

Desfile em homenagem à força do povo blumenauense

Um desfile em homenagem à força do povo blumenauense será apresentado na programação do Natal Alles Blau Blumenau. A parada percorrerá a Rua XV de Novembro , na próxima quarta-feira, 17 de dezembro, a partir das 20 horas. No encerramento, o público poderá assistir ao acendimento do Tannembaun, uma árvore de Natal de 20 metros, que será decorada e iluminada na Prainha.



O Desfile Especial de Natal foi incluído na programação do Natal Alles Blau Blumenau como uma oportunidade para reunir os blumenauenses. O objetivo é prestar uma homenagem a todas as pessoas e entidades que dedicaram esforços no atendimento dos atingidos pelas cheias, enxurradas e deslizamentos. Uma homenagem a cada blumenauense, que hoje é símbolo de força e solidariedade. O trabalho de assistência às vítimas, de limpeza e reconstrução continua. E o desfile trará esta mensagem: de que a cidade ainda precisa da dedicação de todos nós para voltar a ser o que era antes das chuvas.



Mais de 50 atrações já estão confirmadas para o desfile. Entre elas, grupos de trabalhadores de várias empresas blumenauenses, representantes de igrejas, clubes, associações, bandas, grupos folclóricos, academias e artistas da cidade. Intercalando os pelotões andantes, dezenas de carros alegóricos apresentarão decoração temática de Natal, com anjos, noéis e duendes. Todos com uma mensagem de fé e esperança, lembrando que o Natal é um símbolo de renascimento.



Os brinquedos do PlanetaPéia, que animam os desfiles da Oktoberfest, são presença confirmada. Assim como o comboio de caminhões iluminados da Coca-Cola. Representando o trabalho de reconstrução, caminhões, máquinas e viaturas de entidades militares estão convidadas a acompanhar a parada.



A comunidade está sendo convidada a participar do Desfile Especial de Natal. Um dos blocos será destinado às pessoas que queiram desfilar pela Rua XV de Novembro. Para participar, basta se inscrever na Recepção da CDL (Casa do Comércio, na esquina das ruas Sete de Setembro e Alameda Rio Branco), em horário comercial. Os requisitos são que estas pessoas compareçam à concentração do desfile, (na Rua Getúlio Vargas, às 18h30 do dia 17 de dezembro); elas deverão trajar roupa branca e trazer uma flor branca. Não esquecer de usar sapato confortável e trazer uma garrafinha de água.
Leia Mais ►

O Direito de Nascer

A trama nasceu em 1946, inspirado no texto do cubano Félix Caignet, onde no Brasil, através da PRG-2 Rádio Tupi de São Paulo e da PRE-8 Rádio Nacional do Rio de Janeiro, mantiveram grande número de famílias ao lado do rádio no início da década de 40 e 50. O personagem do médico Albertinho Limonta na Rádio Tupi foi interpretado por Walter Foster, enquanto na Rádio Nacional Paulo Gracindo fazia a voz. (à direita, cabeçalho da página inicial do resumo dos capítulo da Rádio Nacional, publicado pela Revista Rádio-Teatro (1946).

Em 1964 recebeu nova versão, em video-tape já, na TV Tupi de São Paulo. Foi o primeiro grande passo da Tupi para brigar com a teledramaturgia de uma Excelsior em ascensão. A novela foi oferecida à TV Tupi carioca, que a dispensou - deixa aproveitada pela TV Rio que também atingiu sucesso com a trama.

O último capítulo mereceu uma festa no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, e no dia seguinte, num Maracanãzinho lotado de gente, com direito a gritinhos, choro e emoção de fanzocas ardentes diante dos artistas Amílton Fernandes (Albertinho), Isaura Brum (Mamãe Dolores), Nathália Timberg (Maria Helena, a mãe verdadeira) bem como o restante do elenco.

A novela conta a história de Maria Helena , uma mãe solteira na sociedade moralista de Cuba (nas cidades de Havana e Santiago) do início do século XX. A família de Alfredo Martins, seu amante, é rival de sua família. A gravidez surge depois de muitos encontros escondidos. Alfredo tenta o aborto, mas Maria Helena não aceita. Assim, o filho do casal, que cresce na barriga de Maria Helena, é ameaçado pelo seu pai tirano, Dom Rafael Zomora de Juncal , que não aceitava a idéia de um neto bastardo. A negra Dolores, a empregada da família Juncal, foge levando a criança. Enquanto Maria Helena entra para um convento, Mamãe Dolores, em outra cidade, cria e educa Albertinho Limonta, que se forma em medicina e se apaixona pela prima Isabel Cristina.

A segunda versão televisiva também atingiu grande sucesso. Feita também pela Rede Tupi, em 1978 (quando a emissora já estava em decadência). Tendo Eva Wilma (que era considerada na época a "grande estrela da casa") como Maria Helena, Carlos Augusto Strazzer como Albertinho Limonta e Beth Goulart com Isabel Cristina.

A terceira, foi gravada em 1997 e apresentada em 2001 pelo SBT, com Guilhermina Guinle e Jorge Pontual como protagonistas.
Leia Mais ►

Recomendo

  • Projeto Valença Troca Livros - Aguardem! Em novembro! Vem aí o *"Projeto Valença Troca Livros"* Sem custo algum, apenas doação, amor. Já tenho alguns livros *livros* para serem trocados...
    Há 2 dias
  • - Cheiro de Goiaba - Mais uma participação da escritora, historiadora *Urda Alice Klueger, *Comentando o seu primeiro dia de aula, na Rua da Glória antiga Escola São José, e q...
    Há uma semana
  • - Noite da Família no Clã! No sábado a noite (13/05) foi realizado uma noite super especial com todas as Mães e familiares do Clã, onde rolou bolos e salgad...
    Há 5 meses
  • -

Arquivo do Blog