7 de novembro de 2009

Emprego para ex-presidiários

O Projeto Começar de Novo do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) foi lançado oficialmente nesta sexta-feira (06/11), durante o encerramento do IV mutirão carcerário do Rio de Janeiro, no complexo penitenciário de Bangu. Na ocasião, o presidente do CNJ, ministro Gilmar Mendes, firmou parceria com sete empresas e instituições que se comprometeram a ajudar na ressocialização dos presos e egressos do sistema prisional. A previsão é de que os termos firmados permitam a contratação inicial de pelo menos 300 presos.

Além das ofertas de emprego, as empresas também irão disponibilizar cursos de capacitação profissional para os presos. Foram firmados acordos com a Itaipu Binacional, Federação das Indústrias do Riopri200 de Janeiro (Firjan), Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Fundação Santa Cabrini, Associação de Homens de Negócio do Evangelho Pleno (Adhonep), Light Serviços de Eletricidade S.A e Aloés&Aloés Indústria e  Comércio.

Também já está disponível no site do Conselho Nacional de Justiça, o Portal de Oportunidades do projeto Começar de Novo. A página disponibiliza na internet um espaço para as empresas ou instituições interessadas a cadastrarem vagas de empregos e cursos destinados a presos e egressos do sistema prisional.  Para  incluir uma empresa ou instituição no Sistema Começar de Novo basta clicar no link "acesse o sistema começar de novo", que se encontra na página inicial do CNJ.

Os ex-detentos interessados em concorrer às vagas deverão entrar em contato com o Conselho da Comunidade ou com o Grupo Gestor instituído pelo Tribunal de Justiça da respectiva unidade da federação. O processo de contratação, contudo, começará em dezembro, quando os responsáveis por encaminhar os candidatos às vagas serão instituídos.

Fonte: CNJ

Blog Widget by LinkWithin

13 comentários:

  1. Acho que os presidiários deviam pagar por suas dispesas nos presídios públicos.
    www.planoterra.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. ola bom dia acho miuto importante em da emprego
    ao presidiario pois so asim sabemos que podemos da um ato de confiaça para eles tb todos devem ter uma oportunidade vcs poderiam manda o endereço de de vagas de um banco de emprego pra presidirio para min meu imal e renataprincesa@yahoo.com.br
    fquem com deus fico grata

    ResponderExcluir
  3. oi seu Luiz meu nome e elisangela gostei muito do seu trabalho com ex-detento, meu marido foi preço a 17anos a tras e só ficou 3 messes preço mas isto foi suficiente para marca a vida dele pra sempre hoje ele e um mecanico super qualificado tem varias empresas querendo comtrata-lo mas quando puxa seu antecedente não contrata,ele esta muito triste com essa situação ja pediu ajuda a wagner monte mas nem uma resposta. gostaria muito de conhece-lo desejo para o senho tudo de bom que deus esteja sempre na sua vida eterna mente nunca desista do senhor por que ele e seu salvador me descupa pelos erros de portugues

    ResponderExcluir
  4. Oii Bom dia , achei tambem muito emportante abri vagas para ex presidiario meu marido e ex presidiario é por isso ta muito dificel p. ele arrumar um emprego , eu acho que tinhão que da mais chances para eles até pque muitos acabam voltando pra vida do crime por falta de oportunidade do mercado de trabalho .
    se vcs poderem me mandem um endereço de vagas de um banco de trabalho pra ex presidiario pro meu imail. marii-pdg@hotmail.com
    grata !

    ResponderExcluir
  5. Queridos,tenho um amigo de infancia que esta preso.A realidade dos prissidios está bem longe de ser boa e que realidade cruel, suas irmas vão visita lo sempre que podem e nunca desistiram dele que familia pobre mais unida.Todos seus irmãs trabalham em empresas nacionalmentes conhecidas uma delas esta a 18 anos na mesma empresa. elas se unem pra mandar sabonetes,pasta de dente etc como me orgulho deles. Agora meus queridos como podemos sociabilizar este homem que errou,foi julgado condenado e compriu sua pena com bom comportamento e ainda trabalhou de cozinheiro,e administrou essa mesma cozinha ele tem ate certificado desta função que exerceu.Será que nos unindo consegueriamos um emprego pra este homem?Dariamos uma chance a ele de mudar de vida? Sera que os empresarios do Brasil ou amigos de empresarios dariam um emprego a ele? Gente precisamos ajudar.Muitos que erram estao presos, mais muitos de nós fizemos e cometemos delitos e nunca fomos julgados,quantos de nós ja matamos,roubamos,e não fomos penalizados não matamos so qundo apetamos um gatilho,não roubamos so quando colocamos uma arma na CABEÇA DE ALGUEM.Agente precisar exercer amor dar uma chance e AJUDAR A TRAZER de volta a vida,Pecamos porque julgamos pecamos por não ajudar.Pecamos gravimenTE quando podemos ajudar e não ajudamos.Preciso de um emprego para o irmão de minhaS amigaS que esta a qualquer momento saindo da prissão,quem pode me ajudar? A não ver mais minhas amigas ficando peladas e sendo revistadas sendo humilhadas naquelas filas enormes em frente ao presidio.Quem pode ajudar a não ver mais um ser humano que errou sim e muito que parte de sua vida PASSOU dentro de um presidio e que hoje precisa trabalhar e quer trabalhar,quem pode ajudar? Nessa ajuda,não ajudaremos so A esta pessoa mais ajudaremos a nossa sociedade ajudaremos ao nosso estado ao nosso Brasil.Alguém precisa dar o primeiro passo.Quem vai ajudar? Caso queira dar o 1º passo e ser diferente.Segue meu telefone e e-mail 21 7414-2227 mari.olivi@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Boa Noite !!!
    Gostaria de saber se existe algum cadastro em algum site para fazer, pois tenho um amigo que necessita muito de um emprego, tem pouco que cumpriu sua pena e pagou oq devia para saociedade. Acredito que um emprego que ele consiga não seja caridade e sim um direito e uma nova oportunidade de conviver bem com a nossa sociedade hipócrita, infelismente tem que ser assim néh
    Meu e-mail é thy_simples@hotmail.com
    Aguardo retorno.
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. seu amigo pode entrar em contato com o programa começar de novo neste email: comecardenovo@cnj.jus.br

      Excluir
  7. Bom dia.. em florianopolis sc, existe algum projeto desse...
    por que meu amigo esta atrás de emprego mas nenhum lugar emprega... poxa todo mundo prescisa duma 2 chance..

    ResponderExcluir
  8. Meu marido cumpre pena em complexo Gericinó RJ por roubo a 8 anos para nossa felicidade ele foi essa semana para o regime de semi aberto, estamos muito felizes pois o erro que ele cometeu temos certesa que não mais, ele quer sair empregado para sustentar honestamente sua familia, graças a Deus já temos a empresa pois meu marido apesar do erro fez bons amigos , gostaria de saber como fazer para implantar a carta de emprego já que não temos advogado particular e o Defensor atende a mais de 2 mil internos. Obrigado e parabéns pelo trabalho !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Modelo de carta de emprego para presidiario
      1ºEssa declaração é para ser enviada ao Diretor da Unidade,para que este junte ao prontuário do preso e assim o Juiz da Execução seja informado de que há essa oferta de emprego.
      2ºO preso,antes de cumprir toda sua pena,isso contando com o período de prova de liberdade condicional,não tem ainda seus documentos prontamente aptos á serem utilizados,portanto,não é necessário informar,pelo que eu saiba,cpf,nem título de eleitor,ou qualquer outra coisa que seja á não ser o número do rg e nome completo.
      3ºA pessoa que está oferecendo o emprego deve,após preencher todas as informações completas do preso e da empresa,registrar em cartório tal documento,com reconhecimento de firma,como se faz a declaração de amásia,pois sem isso,é apenas uma papel escrito,sem valor algum.
      4ºO ideal é que seja feito em papel timbrado da empresa.
      5ºDe resto são coisas básicas;tipo:

      EMPRESA " 1234" LTDA
      EU,.....................,RG......................,ENDEREÇO COMPLETO...................,EM NOME DA
      "1234" LTDA, CNPJ .......,SITUADA Á RUA................,Nº..........,BAIRRO......,CIDADE......,ESTADO..........,CEP..............,TELEFONE..........NO PODER DE MINHAS ATRIBUIÇÕES,DECLARO PARA OS DEVIDOS FINS,QUE OFERTO UMA VAGA DE EMPREGO EM NOME DE ..............................................,RG..............,ORA RECOLHIDO NA UNIDADE PRISIONAL....................................,NO CARGO DE............... .NO PERIODO DE SEGUNDA-FEIRA A SEXTA, DE ......... AS ........ E NO SABADO DE ...... AS .........
      CUMPRINDO TODOS OS PROCEDIMENTOS LEGAIS INERENTES Á CONTRATAÇÃO.

      ASSINATURA: (COM RECONHECIMENTO DE FIRMA) E AUTENTICAÇÃO.

      *ACONSELHO TIRAR 2 CÓPIAS AUTENTICADAS,ASSIM VC MANDA A CÓPIA AUTENTICADA E FICA COM A ORIGINAL CASO PRECISE DEPOIS.

      Excluir
  9. Tenho uma amiga q foi posta em liberdade por ja ter comprido sua pena e agora ela arrumou um trabalho e o gerente pediu p ela levar os documentos porque ele quer assinar a carteira dela...vc sabe me informa se atravez dos documentos dela esse gerente fica sabendo q ela foi uma ex presidiaria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei que tipos de documentos ele pediu, por exemplo, se pedir folha corrida vai saber. Acho que a forma mais legal é ela falar a verdade, pois, mais cedo ou mais tarde vão saber.

      Abraços!

      Excluir
  10. eu ja estive la nesse cativeiro mas hoje estou aqui mas nao acho inprego nem um aqui em guarulhos como que faço para a rumar sou mulher

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog