25 de abril de 2012

Osteopatia é eficaz no tratamento de refluxo e cólicas em bebês

Fisioterapeutas especializados têm contribuído para qualidade de vida dos recém-nascidos e, consequentemente, para a tranquilidade dos pais através da osteopatia pediátrica, que vem sendo difundida no Brasil. Caracterizadas como condições comuns em bebês, o refluxo e a cólica podem ser controlados com este procedimento. A informação é do fisioterapeuta da Ortopedia Reichmann, Edson Bramati, especialista em osteopatia, que realiza técnicas diversas para o tratamento dessas patologias.

Bramati explica que, no período da gestação e no momento do parto, a cabeça do bebê pode ser submetida a forças que poderão alterar delicadamente o posicionamento dos ossos que compõe a calota craniana. “Quando é necessário o recurso do fórceps ou ventosa, são exercidas forças extras sobre o corpo do bebê, o que justifica muitos dos problemas em recém-nascidos”. bebe

A base do crânio da criança (região acima da primeira vértebra cervical) está submetida a grandes forças de compressão pelas contrações no momento do parto e também em função da passagem pelo canal vaginal, ou ainda pelo modo como a cabeça ficou posicionada no final da gestação. “Nesse local, estão situadas as estruturas responsáveis pela inervação do palato, cordas vocais, da faringe, base da língua, ritmo cardíaco, função respiratória e boa parte do aparelho digestivo”, realça Bramati.

Caso essas forças comprimirem o local, haverá também uma compressão sobre estas estruturas que podem ocasionar cólicas, refluxo gastroesofágico (RGE) e outras manifestações. “A abordagem terapêutica é feita através de técnicas suaves que buscam equilibrar as tensões”.

A técnica é aplicada aos recém nascidos na Europa como tratamento e prevenção de cólicas e constipação refluxo gastroesofágico (RGE), otites de repetição, torcicolo congênito, dificuldade de sucção e deglutição, alterações do sono, entre outras.

Fonte: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

22 de abril de 2012

Vai, bota o prego…paródia de ai se eu te pego

A banda blumenauense Vox 3 lançou sua versão bem humorada do hit de Michel Teló, Ai se eu te pego… Vai, bota o prego…Será que vai pegar?

Leia Mais ►

Recomendo

Arquivo do Blog