11 de novembro de 2011

O risco de doenças oculares em diabéticos

A retinopatia, a catarata precoce e a degeneração macular relacionada à idade estão entre as graves complicações que podem afetar portadores de diabetes que não controlarem de forma adequada a doença. Em antecipação ao Dia Mundial de Combate ao Diabetes, comemorado em 14 de novembro, a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) e o Hospital Federal dos Servidores do Estado (HSE) promoveram quinta-feira (10) a campanha Viver, Porque Ver É Viver.

Oftalmologistas atenderam gratuitamente portadores de diabetes no HSE, que fica na zona portuária, centro da cidade. O alerta da SBO é com relação ao risco dessas doenças oculares, especialmente a retinopatia diabética, que pode causar a perda da visão definitivamente. Segundo o presidente da SBO e diretor da clínica do Serviço de Oftalmologia do HSE, Aderbal Alves Júnior, foram atendidos mais de 200 pacientes no mutirão realizado hoje. “Pelo menos cinco deles, que nunca tinham sido tratados, estavam com uma forma avançada de diabetes e se os problemas não tivessem sido identificados agora, eles certamente ficariam cegos”, disse.

O presidente da SBO destacou a importância do exame anual de fundo de olho para osolho2 portadores de diabetes. Segundo Alves Júnior, o exame é essencial para o diagnóstico precoce da retinopatia, doença ocular que, mais cedo ou mais tarde, acaba afetando a maior parte dos diabéticos. “Se a pessoa viver muito, em algum momento, tem uma chance enorme de ter a retinopatia. Pode ser até em um grau leve, se a pessoa tratar bem o diabetes, o que diminui muito a chance de ter essa complicação [a perda da visão”, explicou.

Uma pesquisa inédita da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), divulgada na quarta-feira (9), confirmou que a população brasileira ainda tem dúvidas sobre o que é a doença e como ela pode ser controlada. Menos da metade (49%) dos mais de 2 mil entrevistados não souberam definir o diabetes e 50% disseram que um diabético pode levar uma vida normal. Os diferentes tipos da doença – diabetes tipo 1, tipo 2 ou mellitus e gestacional – são desconhecidos de 51% das pessoas ouvidas na pesquisa.

De acordo com a SBD, estima-se que cerca de 11 milhões de pessoas tenham diabetes no Brasil. Em todo o mundo, segundo dados da Federação Internacional de Diabetes, o total de pessoas portadoras da doença pode chegar aos 250 milhões, número que pode alcançar os 380 milhões em 2025.

Fonte: Agência Brasil

Leia Mais ►

6 de novembro de 2011

73ª Festa das Flores de Joinville

Com o tema “Joinville: 160 anos de uma história de amor”, a 73ª Festa das Flores de Joinville acontecerá entre os dias 11 e 16 de novembro, no Complexo Expoville, em Joinville - SC. O mais tradicional evento do calendário turístico e cultural do estado de Santa Catarina, com entrada franca, além da tradicional exposição de flores que irá expor mais de 15 mil espécies, entre elas 5 mil orquídeas.

A Festa oferece o concurso da rainha, as apresentações culturais, a mostra de Ikebanas, o Mercado de Plantas, as Oficinas de Cultivo, a Feira de Artesanato, a Praça Gastronômica, a Mostra de Paisagismo, o Roteiro Turístico em propriedades de Flores, além de diversas outras atrações. Paralelamente acontece um mercado de plantas com fornecedores de todo Brasil.

Quatro shows nacionais são a principal novidade. No dia 11, o público terá a oportunidade de assistir a banda Capital Inicial; no dia 12 será a vez de Michel Teló; no dia 14 Luan Santana; e no dia 15 Lenin73festaflorese. Apenas para os três primeiros haverá venda de ingressos e o show do Lenine será um presente para Joinville, com entrada franca.
 

A Festa das Flores de Joinville nasceu com o objetivo de manter a tradição do cultivo e encanto pelas flores. Há mais de sete décadas, a cidade rende sua homenagem às orquídeas, todos os anos, no mês de novembro. É a festa oficial da cidade, prestigiada anualmente por cerca de 180 mil pessoas, vindas de todo o Brasil e do exterior.


São mais de 4,5 mil exemplares de orquídeas, selecionadas entre expositores nacionais e internacionais. Além da exposição de plantas ornamentais e flores, o evento promove também workshops sobre cultivo de plantas, Mercado de Flores e Plantas; de Artesanato, Mostra de Paisagismo, apresentações folclóricas e musicais e shows. Possui espaço infantil e uma diversificada Praça Gastronômica.


A Festa das Flores de Joinville é considerada a mais antiga do gênero no Brasil. Desde 2008, acontece a cada dois anos, a Exposição Internacional. O evento é realizado pela Agremiação Joinvilense de Amadores de Orquídeas (AJAO) e pela Prefeitura Municipal de Joinville, por meio da sua Fundação Turística.

Para mais informações acesse o site www.festadasflores.com.br

Leia Mais ►

Recomendo

Arquivo do Blog