21 de abril de 2012

O Maior jogo para universitários

Para quem é estudante universitário, tem ideias empreendedoras e se interessa por ampliar o conhecimento em gestão de negócios, estão abertas até o dia 18 de maio as inscrições do Desafio Sebrae 2012. O jogo é realizado uma vez por ano e busca atrair jovens – cursando qualquer curso de graduação – que queiram aprimorar os conhecimentos na área empresarial. Com etapas virtuais e presenciais, o Desafio é considerado o maior jogo de negócios do mundo para estudantes.

Neste ano o tema do jogo virtual será “frutas tropicais”. O desafio é simular a administração das diversas etapas de um negócio, desde a produção das frutas até a venda de produtos com valor agregado, como sorvetes, polpas e sucos. Na simulação os participantes terão que contratar empregados, gerenciar lojas, definir preços e comercializar os artigos. Segundo a coordenadora nacional do jogo, Carla Virgínia, a proposta é que os estudantes aprendam com a experiência. “Eles terão que pensar em toda a cadeia e tomar decisões sobre comércio e serviços”, explica. A escolha do tema foi feita em parceria com a Embrapa com o objetivo de impulsionar ainda mais o agronegócio que vem crescendo no Brasil.

As equipes podem inscrever com grupos de dois a cinco participantes, e ainda indicar um professor para orientá-los. A novidade é que eles terão acesso a um demonstrativo - versão compacta do jogo – que permitirá aos docentes um conhecimento prévio do software faDesafioSebrae2012cilitando na hora do jogo oficial. Além do disso, os inscritos também receberão um link para o download do jogo, onde serão disponibilizados 40 minutos diários, durante cinco dias, para competir. Com a ferramenta aproximadamente dez mil professores poderão jogar simultaneamente. “Uma das grandes novidades desta edição é a disponibilidade do jogo aos participantes pelo tablet ou smartphone, que possibilita ao aluno jogar a qualquer hora e em qualquer lugar sem que seja necessário estar em frente ao computador”, afirma o gestor do Desafio em Santa Catarina, Fernando C. Santos.

O Desafio Sebrae tem por objetivo estimular o espírito empreendedor em estudantes universitários, desenvolver a capacidade gerencial e difundir conceitos de competitividade, inovação, ética, sustentabilidade e responsabilidade social. Os alunos começam a jogar em maio e os vencedores estaduais irão competir na fase final com os outros estados participantes. Para participar os universitários devem fazer a inscrição online no site www.desafio.sebrae.com.br no período de 11 de abril a 18 de maio. As perspectivas para este ano é que 150 mil alunos participem do jogo, sendo cinco mil somente em Santa Catarina.

Todos os integrantes das oito equipes que chegarem à final nacional ganharão um iPad, além de bolsas de estudos da Fundação Getúlio Vargas (FGV). As três primeiras equipes ganharão um curso de inovação oferecido pela Coordenação de Programas de Pós-Graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), parceira do Desafio. A grande campeã nacional fará também fará uma viagem de dez dias a um centro de empreendedorismo no exterior e participará da final internacional.

Na fase semifinal, a equipe campeã de Santa Catarina competirá com as campeãs dos outros Estados. A viagem de uma semana para Salvador (BA) será financiada pelo Sebrae/SC.

Fonte: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

17 de abril de 2012

Lesões meniscais atingem principalmente atletas

Os meniscos agem na absorção de choques (amortecedores) e na estabilização da articulação do joelho. Mesmo assim, lesões meniscais são problemas comuns, especialmente em atletas. O médico ortopedista e traumatologista Joaquim Reichmann explica que o menisco humano é uma estrutura em forma de meia lua, que consiste de fibrocartilagem, um material muito forte e flexível. O menisco medial está localizado no lado interno do joelho (na direção do centro do corpo) e o lateral está localizado no lado externo do joelho.

            Segundo o médico, em atletas jovens muitas lesões são resultantes de traumas. Os meniscos são especialmente vulneráveis quando ocorre compressão e torção através do joelho. É também muito comum a lesão dos meniscos quando ocorre problema no ligamento cruzado anterior.

Em atletas mais velhos, muitas lesões de meniscos são resultantes de traumas triviais, como torção, agachamento, ou por atividades repetitivas como corridas que causam stress sobre os joelhos. Estas rupturas ocorrem porque os meniscos têm a tendência de degenerar, como parte do processo de envelhecimento. Esta degeneração frequentemente ocorre em conjunto com alterações artríticas (desgaste) iniciais na articulação do joelho.joelho (2)

Quando um menisco está rompido, causa dor, inchaços e sintomas mecânicos como dificuldade de movimento ou bloqueio da articulação. Uma lesão nos meniscos pode ser diagnosticada baseada na história que o paciente relata e no exame físico do joelho. O cirurgião ortopédico pode também requisitar, além disto, alguns exames como a RM (Ressonância Magnética) que demonstra com maiores detalhes o interior do joelho. Em alguns casos, o cirurgião pode recomendar uma inspeção artroscópica da articulação, um procedimento cirúrgico minimamente invasivo.

Certos tipos de lesões, especialmente em pacientes jovens, podem necessitar de reparo (sutura). A decisão para o reparo está baseada em vários fatores, incluindo: local e padrão da ruptura, idade do paciente, e previsibilidade se a lesão será capaz de cicatrizar.

Outros padrões de rupturas, especialmente em pacientes mais velhos, não são susceptíveis de sutura. “Se o paciente está sintomático, e tratamentos conservadores como fisioterapia e medicação não estão funcionando, a cirurgia para remoção da porção rompida é recomendada”, salienta Reichmann. Esta cirurgia é chamada de meniscectomia parcial artroscópica, e é geralmente realizada a nível ambulatorial, tipicamente em uma hora ou menos.

Fonte: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

Recomendo

  • Projeto Valença Troca Livros - Aguardem! Em novembro! Vem aí o *"Projeto Valença Troca Livros"* Sem custo algum, apenas doação, amor. Já tenho alguns livros *livros* para serem trocados...
    Há 2 dias
  • - Cheiro de Goiaba - Mais uma participação da escritora, historiadora *Urda Alice Klueger, *Comentando o seu primeiro dia de aula, na Rua da Glória antiga Escola São José, e q...
    Há uma semana
  • - Noite da Família no Clã! No sábado a noite (13/05) foi realizado uma noite super especial com todas as Mães e familiares do Clã, onde rolou bolos e salgad...
    Há 5 meses
  • -

Arquivo do Blog