2 de maio de 2012

Não sofra de problemas da ATM

Aproximadamente um terço das pessoas sofrem de distúrbios da articulação da boca e a maioria não sabe que todos podem ter seu sofrimento amenizado e até mesmo curado. O especialista em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial, Silvio Mauro Gallon, diretor da Clínica Arte e Face de Chapecó, explica que a ATM (articulação têmporo-mandibular) localiza-se logo a frente do ouvido, de ambos os lados e é responsável pela liberdade de movimentação da mandíbula, permitindo a mastigação, a fala e ajudando na respiração.

Por ser bilateral e unida pelo osso mandibular, é muito importante e singular, podendo sofrer uma série de interferências e consequentemente gerar dor, limitação de abertura de boca, zumbido, estalidos, incapacidade mastigatória, enxaquecas, má postura do pescoço e outros sintomas importantes.

Estudos mostram que um terço dos pacientes tem problemas da ATM em graus variados, desde simples estalidos eventuais à Anquiloses, que se caracteriza como uma solda na articulação impedindo a abertura da boca.

Gallon enfatiza que, desses pacientes, 95% podem ser adequadamente tratados de forma clínica, com instituições de mudanças de hábitos, uso de medicação, adequação da mordida e instalação de placas acrílicas entre os dentes, utilizadas para dormir. Porém, 5% somente serão efetivamente curados com cirurgias articulares. E, em muitos casos esses pacientes tem conjuntamente deformidades da face, como maxilares crescidos ou reduzidos, assimetrias e outras.atm

O especialista esclarece que muitos pacientes com indicação cirúrgica, por desinformação ou falta de diagnóstico, passam anos sob uso de medicações e medidas para tentar atenuar as dores, zumbidos no ouvido e limitações, sem obter sucesso.

Até as décadas de 1980 e 1990, as cirurgias da ATM eram pouco científicas e com resultados duvidosos, muitas vezes causando mais danos do que benefícios. Atualmente, porém, técnicas muito precisas e pouco invasivas são capazes de recuperar a estabilidade articular, recolocando seu disco em posição e corrigindo pequenos defeitos no seu interior.

A articulação têmporo-mandibular, assim como qualquer outra articulação do corpo humano – como ombros, joelhos, cotovelos – pode sofrer de problemas que exijam sua correção e quanto mais precoce for essa intervenção, melhor será a previsibilidade do resultado e sua estabilidade. Dentre eles estão luxações e perfurações do disco articular, osteocondromas (tumores benignos da articulação), hiperplasias (crescimento anormal da articulação), reabsorções e outras.

Silvio Gallon realça que os procedimentos cirúrgicos da ATM podem ser isolados ou combinados com cirurgias ortognáticas, que corrigem a posição dos ossos maxilares.

“O diagnóstico correto é fundamental e, atualmente, com a facilidade de acesso à exames como ressonância magnética e tomografia computadorizada, é de fácil conclusão. Claro, tudo isso associado à avaliação clínica criteriosa de cada caso”, expõe.

O diretor da Clínica Arte & Face orienta os pacientes que têm queixas de zumbido auditivo sem causa definida pelo médico otorrino, que têm dores de cabeça crônicas, estalidos articulares, limitações de funções mastigatórias, que nota seu rosto “entortando”, que apresenta dores na região do pescoço e lateral do rosto sem causa conhecida, devem consultar seu cirurgião dentista e solicitar uma avaliação das articulações, pois é possível que algo de errado esteja causando esses sintomas.

Fonte: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

29 de abril de 2012

A realidade florestal de Santa Catarina

Pesquisadores da Epagri/Ciram lançaram, nesta sexta-feira, 27 de abril, o Sistema de Informações Florístico-Florestais de Santa Catarina (SIFFSC). Trata-se de um conjunto de ferramentas computacionais que visam apresentar para a sociedade e o meio científico os resultados do Inventário Florístico Florestal de Santa Catarina (IFFSC).

A realização do Inventário é uma iniciativa do governo do estado, motivada pela resolução 278/2001 do CONAMA, que trata do uso e conservação das espécies ameaçadas. “O objetivo é usar as informações disponíveis nesse levantamento para subsidiar a definição de políticas públicas, visando equacionar o conflito entre o uso e a conservação dos remanescentes florestais” explica Juliana Mio, engenheira cartógrafa da Epagri/Ciram envolvida no projeto.


O sistema desenvolvido pelos pesquisadores da Epagri/Ciram é composto por três segmentos: o próprio Portal do IFFSC (www.iff.sc.gov.br); o Vinflor, que é o sistema de armazenamento e recuperação dos dados levantados; e o sistema de mapas para web, de livre acesso. O Portal já está no ar e na sexta-feira serão disponibilizados os demais sistemas.IFFSC


O Vinflor reúne, de forma integrada, os dados coletados durante o projeto, permitindo aos pesquisadores diferentes cruzamentos e análises. O sistema de mapas apresenta as informações geradas a partir desses dados e representadas em mapas. É possível visualizar, por exemplo, a ocorrência de espécies, a diversidade genética, as mais raras, as mais importantes, os indicadores de estágio sucessional, a relação da comunidade local (rural) com a floresta, entre outras. “Pelo levantamento se tem ideia de como estão os remanescentes florestais em Santa Catarina, em quantidade e em qualidade, e no sistema de mapas para web essas informações podem ser vistas de forma espacial” explica Juliana.


Apesar de ter um objetivo institucional claro, o SIFFSC também tem o mérito de tornar pública e acessível uma informação fundamental para a sociedade catarinense: a riqueza e a fragilidade dos nossos remanescentes florestais. Nesse sentido, os sistemas desenvolvidos pela Epagri/Ciram são fundamentais para estabelecer um canal de comunicação entre o governo do estado, pesquisadores, estudantes e acadêmicos e a sociedade em geral.

Fonte: Gisele Dias - Assessoria de Comunicação Epagri/Ciram

Leia Mais ►

Recomendo

  • Projeto Valença Troca Livros - Aguardem! Em novembro! Vem aí o *"Projeto Valença Troca Livros"* Sem custo algum, apenas doação, amor. Já tenho alguns livros *livros* para serem trocados...
    Há 3 dias
  • - Cheiro de Goiaba - Mais uma participação da escritora, historiadora *Urda Alice Klueger, *Comentando o seu primeiro dia de aula, na Rua da Glória antiga Escola São José, e q...
    Há 2 semanas
  • - Noite da Família no Clã! No sábado a noite (13/05) foi realizado uma noite super especial com todas as Mães e familiares do Clã, onde rolou bolos e salgad...
    Há 5 meses
  • -

Arquivo do Blog