27 de novembro de 2008

Leptospirose é uma preocupação após as enchentes

Wagner Mezoni - Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional Univali

A leptospirose é uma doença transmitida pela urina de ratos contaminados. Os sintomas da doença aparecem em média de sete a 15 dias podendo levar até 30 dias após a exposição à água contaminada. “A água da enchente e a lama podem estar contaminados pela urina principalmente roedores domésticos como ratazanas, ratos de telhado e camundongos, esse contato pode ocorrer durante a enchente ou quando as pessoas retornam à suas casas e iniciam a limpeza e a remoção da lama e outros detritos”, aponta Arlete Terezinha Besen Soprano, especialista em saúde pública e diretora Centro de Ciências da Saúde (CCS), da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Para esses casos é preciso estar atento para os sintomas de febre, calafrios, mal estar, dores no corpo.

A especialista indica, ainda, que como não há vacinas contra a doença. Em caso de percebidos os sintomas, deve-se procurar a unidade de saúde mais próxima para avaliação e inicio do tratamento. A limpeza da lama residual das enchentes e à desinfecção das casas deve ser feita com solução de água sanitária (hipoclorito de sódio), diluída em água. Essa simples solução mata as leptospiras, diminuindo as chances de infecção. Além dessas, outras doenças poderão surgir tais como: Hepatite A, Diarréia, Tétano, acidentes com animais peçonhentos (cobras) e mordidas por cães e gatos, caso ocorra deve-se procurar a Unidade de Saúde para orientações e atendimento.

Mais informações: (47) 3341-7868, com o Centro de Ciências da Saúde da Univali.
Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

  1. É inevitável que muitos casos irão ocorrer, por isso o governo precisa urgentemente preparar hospitais ou providenciar lugares para tratamento imediato assim que qualquer sintoma for verificado.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente esta doença assim como, Cólera febre tifóide, além de outras de vinculação hídrica n estão descartadas, dai a importância do recolhimento do lixo e tbm do retorno do tratamento de água, que já esta atrasado !!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog