26 de novembro de 2012

Ginástica laboral reduz estresse e aumenta concentração no trabalho

Com papel fundamental na manutenção da saúde, a qualidade de vida está associada à rotina pessoal, profissional, familiar, emocional, entre outras. Um dos assuntos que vêm ganhando atenção de especialistas para um dia a dia saudável e menos estressante está relacionado às condições de trabalho no mundo corporativo. Afinal, é no ambiente profissional que a maioria das pessoas passa boa parte de seu tempo.

O médico ortopedista e traumatologista Joaquim Reichamnn assinala que a ginástica laboral é uma das iniciativas que contribuem significativamente para o bem-estar e qualidade de vida do trabalhador. A prática desta atividade proporciona o relaxamento do corpo e reduz as tensões acumuladas, diminui o estresse, acalma pensamentos em relação às cobranças, além de deixar os profissionais mais motivados, dispostos e concentrados para o trabalho.ginLaboral

Segundo Reichmann, independente da ocupação, é necessário uma boa mobilidade para a realização das tarefas diárias. A prática da ginástica laboral permite o treinamento da flexibilidade e previne o encurtamento muscular crônico, um dos motivos de queixas de dores musculares por diversos profissionais. Além disso, é fundamental no combate aos "vícios posturais". 

A ginástica laboral também permite compensar os músculos mais utilizados no trabalho. “Orientações como o ajuste da cadeira à anatomia do corpo do funcionário, manuseio dos equipamentos de forma e postura corretas, ambiente arejado e iluminado, entre outras, são elementos importantes para a busca de um estilo de vida saudável no ambiente do profissional e fora dele”.

Reichmann reforça, ainda, que a prática da atividade contribui para a melhoria da integração, desperta o bom humor, melhora a disposição para o trabalho e, consequentemente, aumenta a produtividade do trabalhador. “Aplicar programas que incentivam uma vida mais saudável e menos estressante é altamente positivo tanto para o profissional quanto para a organização”, finaliza.

Fonte: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

Recomendo

Arquivo do Blog