17 de agosto de 2012

Mundo fica mais pacífico

De 158 países pesquisados, a Islândia desponta em primeiro lugar e a Somália em último no Índice Global da Paz (IGP). O Brasil aparece na 83a. posição, seguido da Bolívia e do Equador. Os Estados Unidos ocupam o 88. lugar.

Depois da Islândia, os nove países com o melhor Índice Global da Paz são Dinamarca, Nova Zelândia, Canadá, Japão, Áustria, Irlanda, Eslovênia, Finlândia e Suíça.

Dos países latino-americanos, quem ocupa a melhor posição na lista é o Chile, em 30º lugar, seguido do Uruguai, em 33º, e da Argentina, em 44º. A Colômbia ocupa a pior posição, 144.

O Índice Global da Paz foi criado pelo The Economist em parceria com as Universidades de Sydney, Londres, Uppsala e o Instituto Internacional de Pesquisas pela Paz, de Estocolmo.Paz

Para a somatória de pontos, o Índice leva em conta 23 indicadores, entre eles gastos militares dos países, relações com nações vizinhas, níveis de respeito aos direitos humanos, de transparência, de educação, de bem-estar material e de democracia.

Pelo segundo ano consecutivo, a primeira e a última posição permanecem com os mesmos países. A Islândia aparece como a nação mais pacífica do mundo e a Somália a menos pacífica.

O IGP de 2012 mostra, em comparação com anos anteriores, que o mundo ficou mais pacífico, com exceção do Oriente Médio e do norte da África. O curioso é que essa mudança é mais percebida nos países onde a religião tem menos importância na sociedade.

Fonte: ALC

Leia Mais ►

14 de agosto de 2012

Colesterol: aliado ou vilão?

O colesterol desempenha funções importantes no organismo, no entanto quando sua taxa é elevada, a gordura torna-se prejudicial e representa um grande fator de risco, principalmente para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. O alerta é do médico cardiologista responsável pelo Serviço de Eletrofisiologia do Centro Cardioneurovascular do Hospital Unimed Chapecó, Cláudio C. Ferreira, que fala sobre as causas, consequências e formas de prevenção, no mês em que se comemora o Dia Nacional de Combate ao Colesterol (dia 8).

O problema mais grave do colesterol, segundo o médico, é aterosclerose. A doença consiste na formação de placas que causam obstrução progressiva nas artérias, trazendo diversos efeitos, que variam de acordo com o órgão afetado. “Se a obstrução ocorre nas artérias coronárias, por exemplo, a consequência pode ser infarto agudo do miocárdio. Se for nas artérias cerebrais pode causar AVC (acidente vascular cerebral)”, exemplifica.

O colesterol é uma molécula de gordura plasmática e possui vários subtipos (LDL, HDL, triglicerídeos, VLDL).  “Considera-se aceitável entre 100 e 130. A meta de LDL a ser alcançada depende do perfil de risco individual de cada pessoa. Em pacientes com doença arterialalimentos coronariana, por exemplo, a meta é LDL menor que 70”.

A principal orientação para evitar níveis elevados de colesterol está relacionada a uma dieta com baixa quantidade de gorduras associada a uma boa ingestão de fibras. A prática de atividade física aeróbica regular também ajuda a reduzir os níveis de LDL. No entanto, segundo Dr. Ferreira, existem pessoas com índices alterados de colesterol mesmo mantendo bons hábitos alimentares e praticando exercícios regularmente. Isso acontece devido às desordens genéticas que acarretam uma produção exagerada de colesterol endógeno. Neste caso, é necessário fazer uso de medicação.

As dicas para aumentar as taxas do bom colesterol (HDL) e diminuir o mau colesterol (LDL) incluem a ingestão dos seguintes alimentos: peixes como a cavala, sardinha, salmão, atum e o arenque; óleo da semente de linhaça e óleo de peixes (contêm ômega 3); fontes de fibras solúveis (atuam na redução das concentrações séricas do LDL e na eliminação do colesterol), fibras solúveis como abacate, abacaxi, alface, ameixa, banana-prata, figo, maçã, maracujá, melão, nozes, pepino, pêra, tangerina, laranja, mandioca, entre outras; cereais integrais; oleaginosas  como castanhas, nozes e amêndoas (são fontes de gordura monoinsaturadas) e aveia (duas colheres ao dia auxiliam na redução da absorção do colesterol).

Fonte: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

12 de agosto de 2012

Eleições 2012: Facebook volta ao ar

O juiz da 13º Zona Eleitoral de Florianópolis, Luiz Felipe Siegert Schuch, suspendeu neste sábado (11) as sanções impostas ao Facebook por descumprimento da legislação eleitoral. Em sua decisão, Schuch alega que os representantes da rede social no Brasil mostraram-se dispostos "em colaborar com a Justiça Eleitoral" para construir ferramentas que evitem a utilização da rede social em uso indevido e fora das regras previstas pela Justiça Eleitoral.

Luiz Felipe Schuch disse ainda que a decisão de tirar o Facebook do ar por 24 horas, em caráter liminar, tomada na sexta-feira (10), "não tem ou teve por objetivo o cerceamento de manifestaçöes de usuários sobre outros temas que não ofensivos ou violadores da legislação eeleicoes2010leitoral".

No parecer de hoje, o juiz acrescentou que defender pontos de vista sob os mais variados temas não é proibido, desde que feito por pessoas devidamente identificadas e que não se escondam no anonimato.

O objetivo, de acordo com o juiz, é garantir a apuração da responsabilidade "sobre tudo o que se afirma e divulga". Desta forma, acrescentou Schuch, é possível garantir "um parâmetro ético mínimo no plano da liberdade de expressão no mundo virtual".

A decisão pela retirada do Facebook do ar decorreu do descumprimento de uma liminar anterior que determinou que fosse retirada do ar a página “Reage Praia Mole”. A suspensão foi solicitada pelo vereador Dalmo Deusdedit Menezes (PP), de Florianópolis, que concorre à reeleição.

O parlamentar argumentou que houve veiculação de "material depreciativo" contra ele, feita de maneira anônima por um usuário. O juiz eleitoral também determinou a identificação das pessoas que criaram a página no Facebook.

Fonte: Agência Brasil

Leia Mais ►

Recomendo

Arquivo do Blog