28 de agosto de 2010

O improviso no início da televisão brasileira

A improvisação marcou o início da televisão brasileira. Na noite seguinte à inauguração da TV Tupi, foi levado ao ar o primeiro telejornal, Imagens do Dia, escrito por Rui Resende minutos antes da transmissão. Profissionais vindos do rádio, cinema, teatro e jornalismo começaram a aprender televisão, em permanente luta contra o tempo.

Em novembro de 1950, Cassiano Gabus Mendes dirigiu o primeiro teleteatro, adaptando o enredo do filme norte-americano A Vida Por Um Fio. Como ainda não existia o vídeo tape, tudo era feito ao vivo, e se algum ator se atrapalhasse, nada poderia salva-lo. tvtupi

Certa vez Alberto Maduar e Nelson Coelho, representavam um duelo, quando um deles deu um passo em falso e derrubou o cenário veneziano. O câmera desviou-se do desastre e procurou focalizar em close só o rosto dos atores. Mas eles estavam tendo um acesso de riso.

Walter Foster tomou Vida Alves nos braços, atraiu-a para si e beijou-lhe a boca. Acontecia enfim a cena que os teventes( termo da época para telespectadores) aguardavam com ansiedade. Fora dado o primeiro beijo da história da televisão brasileira. Um beijinho insosso, diria mais tarde o galã. A cena se passava na primeira telenovela da Tupi, Sua Vida me Pertence, iniciada em 21 de dezembro de 1951. A novela, que era apresentada duas vezes por semana, despertou o entusiasmo do público.

Em 1952 a TV Tupi inaugurou um novo programa, o TV de Vanguarda, idealizado por Gabus Mendes para divulgar os clássicos da literatura mundial. Foi lançado também o Sítio do Pica-Pau Amarelo, de Monteiro Lobato, adaptado por Tatiana Belinky e dirigido por Júlio Gouveia.

Enquanto a música Saudamos a Todos da América do Sul era executada na abertura da programação da Tupi, aparecia na tela o símbolo da emissora, um indiozinho desenhado por Mário Fanucchi. O preço de um televisor na época, era de 9.000 cruzeiros, três vezes mais caro que uma boa vitrola. Só as pesssoas mais ricas podiam comprar, em 1951, haviam 375 televisores em São Paulo.

Fonte de pesquisa: Nosso Século, Abril Cultural, 1980.

Leia Mais ►

27 de agosto de 2010

Eleições 2010: Não vendo meu voto

Na próxima sexta-feira, 3 de setembro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) promovem, em Pirenópolis (GO), o lançamento do Dia Nacional das Audiências Públicas, pela campanha Eleições Limpas – Não vendo meu voto, realizada em parceria pelas duas instituições.


Em Pirenópolis, o evento ocorrerá ao ar livre, em frente ao Fórum da cidade (Rua Direita, 28, Centro Histórico), e contará com a presença do presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, do presidente da AMB, Mozart Valadares Pires, e do Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, Ney Teles de Paula.

Lançada em 10 de agosto último, a campanha tem como objetivo principal aproximar a Justiça Eleitoral dos cidadãos. Para isso, a iniciativa prevê a realização de audiências em todas as zonas eleitorais do país. A ideia é que o juiz tenha a oportunidade de falar diretamente com a população e tirar dúvidas sobre o processo eleitoral.EleiLimpas


“Essa campanha tem uma importância extraordinária porque visa fazer com que o eleitor tenha consciência da importância da democracia que se renovou recentemente em nosso País”, avaliou o presidente do TSE, Ricardo Lewandowski, na solenidade de lançamento da campanha, em Brasília. Para o ministro, a sociedade é um importante agente na fiscalização do pleito.


O Dia Nacional Das Audiências Públicas foi realizado pela primeira vez nas eleições municipais de 2008. Naquele ano, foram registrados 1.468 encontros da Justiça Eleitoral com a sociedade em todo o Brasil.

Os estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Piauí já confirmaram que vão participar da campanha Eleições Limpas – Não Vendo meu Voto. Em Minas Gerais os municípios de Piumhi e Itaúna realizarão as audiências, em 3 de setembro, no Cartório Eleitoral de Piumhi e na 44ª Zona Eleitoral de Itaúna. No Mato Grosso do Sul, a região da 15ª Zona Eleitoral, da região de Miranda, realizará a partir das 17h30, também no dia 3. Já no Piauí a cidade de Cocal sediará a audiência na 53ª Zona Eleitoral.


O estado de Rondônia também já confirmou as zonas eleitorais que participarão do Dia Nacional das Audiências Públicas. A 18ª Zona Eleitoral do município de Alvorado do Oeste, a 8ª Zona do Colorado do Oeste e a 1ª Zona de Guajurá Mirim realizarão as audiências. Na capital Porto Velho, o evento será realizado ao ar livre, em uma praça de grande movimento da cidade.


Para saber mais sobre a campanha Eleições Limpas – Acesse Não vendo meu voto

Fonte: TSE

Leia Mais ►

26 de agosto de 2010

27 de agosto: Dia do corretor de imóveis

Nesta sexta-feira, dia   27 de agosto, comemora-se no Brasil o dia do profissional corretor de imóveis. A data foi instituída com aprovação da Lei nº 4.116, no ano de 1962, quando ocorreu a regulamentação do exercício da profissão de Corretor de Imóveis e o surgimento do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Corretores de imóveis.

De acordo com o presidente do Sindicato do Mercado Imobiliário Secovi/Oeste, Paulo Jorge Lise, a comemoração desta data é importante porque representa o momento de refletir nas conquistas e nos dilemas enfrentados pela categoria ao longo dos anos. “A regulamentação da profissão de corretor de imóveis gerou a ordem no caos que estava instalado. O profissional responsável e idôneo qualifica as negociações e garante a segurança dos negócios”, comenta Lise.

Lise explica que para evitar aborrecimentos, tanto para vendedores quanto para os compradores, a presença do corretor de imóveis e a intermediação da imobiliária são fundamentais na hora de efetivar um negócio. “Temos visto, até com relativa frequência, pessoas que não tem o acompanhamento de um profissional na hora de fazer o negócio imobiliário e acabam tendo problemas legais e jurídicos, prejuízos financeiros ou, até mesmo, transtornos com o imóvel que não apresenta boas condições físicas” explica.condom

O presidente alerta que é imprescindível saber se a pessoa que se apresenta como corretor de imóveis está legalmente habilitada para a função e credenciada junto ao Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) do seu respectivo Estado. O corretor poderá orientar ao comprador, vendedor, locador ou locatário, quanto aos documentos necessários para efetivação do negócio de venda ou locação do imóvel. “Com a nova edição do Código Civil, o corretor passou a ter mais responsabilidades, e consequentemente, o cliente passou a ter mais segurança na hora de fazer o negócio”, enfatiza Lise.

O corretor de imóveis conhece os aspectos gerais de arquitetura e engenharia, sendo assim, poderá avaliar o estado físico do imóvel e identificar a necessidade de eventuais reformas. Além disso, o corretor conhece os sistemas de financiamento imobiliário, algo que facilita a venda para interessados que não podem adquirir à vista ou em curto prazo.

Lise ainda reforça que se engana quem pensa que a intermediação imobiliária do corretor acarreta aumento no valor do imóvel. “Passou o tempo que o proprietário interessado em vender um imóvel procurava o corretor para consultar o preço. Hoje quem quer vender já pede o quanto quer ganhar com o negócio e o corretor ganha a comissão referente ao negócio”, explica Lise.

Por: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

25 de agosto de 2010

Hitler era descendente de judeus e africanos

Investigadores que realizaram exames de DNA de parentes do ex-líder nazista Adolf Hitler descobriram que o ditador alemão tinha antepassados de pelo menos dois grupos que desprezava: judeus e africanos. A conclusão sobre a ascendência genética do responsável pelo maior genocídio da história da humanidade resulta de estudos realizados com amostra de DNA recolhidas de parentes do líder austríaco, divulgou a revista belga Knack.

O material utilizado para o teste que confirma o ácido desoxiribonucleico foi coletado de 39 parentes do ditador, rastreados a partir de indicações de um jornalista e de um historiador. Eles encontraram o cromossomo chamado Haplogroup E1b1b (Y-DNA) em todas as pessoas ligadas consanguineamente ao líder do Terceiro Reich.

hitler
Esse cromossomo é raro na Alemanha e mesmo na Europa Ocidental, sendo encontrado mais frequentemente nos povos berberes da África, especialmente os que vivem no Marrocos, na Argélia, na Líbia e na Tunísia, bem como em descendentes de judeus asquenazes e sefarditas, informou o historiador Marc Vermeeren.


A revista Knack fez questão de destacar que as provas do referido DNA foram testadas sob condições mais rigorosas de controle, para a mais consistente segurança do resultado. O cientista Ronny Decorte, especialista em genética, admitiu que “é um resultado supreendente”, chegando a reconhecer que Hitler provavelmente tem raízes no norte da África.
Surgiram especulações de que Alois, pai do líder nazista, teria sido filho ilegítimo da empregada doméstica Maria Schickelgruber e do judeu de sobrenome Frankenberger, de 19 anos. Historiadores já haviam ventilado a hipótese de que Hitler tinha ancestrais judeus.

Fonte: ALC

Leia Mais ►

24 de agosto de 2010

O EducatuX chega ao portal do Software Público

O Instituto Nossa Senhora de Fátima em parceria com SLTI lançou a comunidade EducatuX no portal do Software Público Brasileiro, durante o IV ENSOL na Paraíba. A comunidade tem como missão a difusão e a criação de materiais didáticos livres para uso em sala de aula por professores e alunos do ensino fundamental.

Estão sendo catalogadas, documentadas e desenvolvidas mais de 180 atividades educacionais utilizando software livre, além dos projetos educacionais, que conforme a demanda são preparados na escola de acordo com o plano de aula proposto pelos pedagogos e profissionais de educação.


Para participar da comunidade Educatux basta acessar diretamente o link abaixoeducatux
http://www.softwarepublico.gov.br/ver-comunidade?community_id=20675454


O EducatuX é um moderno método educacional que foi concebido com a finalidade de promover uma integração pedagógica entre computadores e educação utilizando software livre. O projeto visa a construção de materiais didáticos para professores e alunos do ensino fundamental que auxiliem na integração das aulas à tecnologia. A solução tem também como objetivo a construção de oficinas práticas que serão aplicadas nas escolas tendo como público alvo os professores e pedagogos.


Aderbal Botelho, coordenador da comunidade, diz que "a educação pode ser livre, assim como o software. Ela pode ser livre de preconceitos, com responsabilidade pedagógica; livre de influências financeiras, não produzindo conteúdos pensando somente nos lucros e pode ser ao mesmo tempo de qualidade".


Com essa filosofia que o EducatuX chega ao portal do software público para aglutinar profissionais da educação e trazer um método moderno, livre e responsável com a universalização e qualidade da educação para o século XXI.

Fonte:

SPBPortal do Software Público Brasileiro

Leia Mais ►

Seminário sobre sexualidade

  “A sexualidade humana na concepção psicanalítica” é tema da 2a edição do seminário sobre sexualidade, promovido pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc Chapecó, em parceria com o Movimento Psicanalítico de Chapecó. O próximo encontro ocorrerá no dia 28 de agosto, às 13h30, na Unoesc Chapecó.

O seminário será ministrado pela psicanalista, psicóloga, membro do Movimento Psicanalítico de Chapecó, da Escola de Estudos Psicanalíticos (Porto Alegre) filiada à Association Lacanienne Internationale (Paris) e professora da Unoesc Chapecó, Návia T. Patussi.unoesc

O objetivo do seminário é estudar a sexualidade humana sob a perspectiva psicanalítica, através da leitura cronológica dos textos produzidos por Freud à partir de 1913. Návia explica que a psicanálise ampliou a concepção de sexualidade e demonstrou a existência de uma sexualidade infantil. “O entendimento dos aspectos psíquicos da sexualidade humana é uma das grandes contribuições da psicanálise à cultura, assim como a ampliação do seu conceito para além da especificidade biológica e genital”, argumenta.

Na programação está prevista a abordagem de temas como a vida sexual dos seres humanos, narcisismo, a teoria da libido, complexo de Édipo e homossexualismo, masoquismo e fetichismo.

A psicanalista diz que Freud, através de suas pesquisas, revela que a sexualidade acompanha o sujeito desde seu nascimento e seus avatares são fatores determinantes da singularidade psíquica, bem como da manifestação de quadros patológicos.

Os seminários iniciam neste mês de agosto até 11 de dezembro de 2010, com encontros quinzenais, aos sábados, das 13h30 às 15h30, totalizando 20 horas/aula.

Inscrições podem ser realizadas até dia 27 deste mês, através do site www.unoesc.edu.br e informações pelos telefones 3319 2655 ou 3319 2600.

Por: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

23 de agosto de 2010

Movimentos repetitivos podem provocar bursite

Um número cada vez maior de pessoas que praticam movimentos repetitivos – como tenistas, nadadores, trabalhadores especializados e outros profissionais – estão sendo acometidos de bursite. A inflamação da bursa, pequena bolsa que existe nas articulações do ombro, cotovelo, quadril, joelho e tornozelo, causa dores, limita movimentos e cria desagradáveis desconfortos ao paciente.

O médico ortopedista e traumatologista, Joaquim Reichmann, explica que os processos inflamatórios que caracterizam a bursite são provocados por encurtamento muscular, esforços repetitivos, traumatismos e alterações anatômicas (menos espaço no ombro para o tendão do supra espinhoso).

Sobre a identificação do problema, Reichmann, explica que o exame físico detecta 90% dos problemas e que podem ser usados recursos complementares como raio-X, ultra-som e ressonância magnética. “O tratamento dura em média de uma a três semanas e inclui antiinflamatórios, infiltrações, alongamentos e fisioterapia”, orienta.bursite

A ausência de tratamento resulta em dor e limitação de movimentos. No ombro, evolui para tendinite e síndrome do impacto que é uma doença de evolução progressiva que se não for corretamente tratada ou interrompida numa fase avançada, exige tratamento cirúrgico.

“A falta de tratamento acarreta limitação funcional dolorosa da articulação que pode evoluir para limitação quase total dos movimentos. Essa situação é causada pela retração muscular, capsular e tendinosa provocada pela falta de movimentos da articulação em sua plenitude”, argumenta o médico.

A bursite de ombro e a de tornozelo ocorrem em qualquer faixa etária; a de joelho e de cotovelo são mais comuns após 40 anos. A bursite de quadril ocorre com mais frequência nas mulheres após 40 anos em razão do formato anatômico.

Reichmann observa que ocorre habitual confusão entre bursite e tendinite. Esclarece que a bursite acomete somente a bursa. Tendinite é a fase seguinte com inflamação do tendão que está num plano mais profundo. As tendinites não tratadas adequadamente podem evoluir e causar ruptura parcial ou total do tendão, necessitando, nesse estágio, tratamento cirúrgico.

Fonte: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

22 de agosto de 2010

Eleições 2010: Saiba se você foi convocado para trabalhar

Pela primeira vez, a Justiça Eleitoral catarinense disponibiliza na internet a relação dos mesários convocados – alguns nomes que constam da lista já foram intimados e outros ainda serão chamados até o início de setembro. Para consultar a relação, o eleitor deverá escolher o município desejado e a respectiva nominata dos convocados será apresentada por ordem de local de convocação.

Além de participar diretamente do processo eleitoral, os mesários têm outras vantagens. O serviço prestado não tem remuneração, mas dá direito a auxílio-alimentação e dois dias de folga, seja no serviço público ou privado, para cada dia trabalhado.eleicoes2010

As penalidades para quem não comparecer e não justificar estão previstas na Lei nº 4.737/1965. Nesse caso, o cidadão estará sujeito a multa que varia de meio a um salário mínimo vigente na zona eleitoral. Para servidores públicos, a pena é de quinze dias de suspensão sem direito a remuneração. Se a mesa receptora de votos ou de justificativas deixar de funcionar por conta da ausência dos mesários, as multas serão aplicadas em dobro.

Cada eleição trabalhada serve como critério de desempate nos concursos públicos a serem realizados para o preenchimento de cargos vagos do quadro de pessoal do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Quem pode ser mesário

Eleitor em situação regular com a Justiça Eleitoral que não seja:

- Candidato, parente até 2º grau ou cônjuge de candidato;
- Membro de partido político com função executiva;
- Funcionário no desempenho de cargo de confiança do Executivo;
- Agente policial, autoridade ou menor de 18 anos;
- Funcionário da Justiça Eleitoral.

Por: Renata Queiroz/Assessoria de Imprensa do TRESC

Leia Mais ►

Recomendo

Arquivo do Blog