7 de maio de 2011

Que tal se um alarme soasse no início de um ataque cardíaco?

O ataque cardíaco ocorre quando o fluxo de sangue a uma seção do músculo do coração fica bloqueado. Se o fluxo sanguíneo não for restaurado rapidamente, a seção do músculo cardíaco ficará danificada devido à falta de oxigênio e começará a morrer. É uma das principais causas de morte, tanto em homens como em mulheres.

Afortunadamente, hoje em dia há tratamentos para ataques cardíacos que salvam vidas e previnem incapacitações. O tratamento é mais eficiente quando começa dentro de 1 hora após os sintomas do ataque cardíaco. Se você acha que uma pessoa ou você está sofrendo um ataque cardíaco, chame uma emergência hospitalar imediatamente.

Mas, que tal se um alarme soasse no início de um ataque cardíaco, sinalizando a necessidade imediata de assistência médica, antes até que o próprio paciente possa pedir socorro?

É pensando nisto que pesquisadores da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos estão desenvolvendo um sensor que aciona um pager que os pacientes carregam consigo quando ocorrem alterações no coração ou quando o médico desconfia que o risco de ataque cardíaco de um paciente está elevado demais.

O objetivo dos pesquisadores é tornar a tecnologia capaz de reconhecer os primeiros sinais de ataque cardíaco, até duas horas antes que ele se manifeste clinicamente. Assim, os pacientes podecoraçãorão procurar ajuda mais rapidamente. Ao todo, são 50 centros nos Estados Unidos participando dos testes do ALERTS, um dispositivo implantável destinado a detectar um ataque cardíaco antes que ele se manifeste na forma de sintomas sentidos pelo paciente.

Do tamanho de uma moeda de um dólar, o aparelho monitora a atividade do coração 24 horas por dia, sete dias por semana, usando um fio inserido no músculo cardíaco para monitorar constantemente a sua atividade elétrica. Quando ocorrem mudanças, como a falta de oxigênio no coração, uma antena envia um sinal para um pager que o paciente carrega, avisando que um ataque cardíaco é iminente.

O dispositivo é primariamente projetado para pacientes que já sofreram um ataque cardíaco e estão em alto risco de sofrer outro ataque cardíaco. Ele é implantado como um marca-passo, mas através de um procedimento cirúrgico minimamente invasivo, e tem o potencial de detectar um ataque cardíaco nos seus estágios mais iniciais.

E nunca é demais relembrar os sintomas mais comuns de ataque cardíaco:
* Desconforto ou dor no peito: pressão desconfortável, aperto ou dor no centro do peito que pode ser moderada ou forte. Essa dor ou desconforto pode durar mais de alguns minutos ou ir embora e retornar.
* Desconforto na parte superior do corpo como nos braços, costas, pescoço, mandíbula ou estômago.
* Falta de ar pode ocorrer com ou sem desconforto no peito.
* Outros sinais e sintomas de ataque cardíaco incluem náusea, vômito, tontura, desmaio ou suor frio.

Fonte: Diário da Saúde e Copacabana Runners

Leia Mais ►

3 de maio de 2011

Sem dinheiro para o táxi? Seus problemas acabaram!

É algo que pode acontecer a qualquer um. Tomar um táxi para ir para a casa no final da tarde, e de repente perceber que aquele dinheiro que você pensou que estava em sua carteira, foi realmente gasto durante a sua hora de almoço. Ou, pior ainda, você descobre em meio a viagem que você deixou sua carteira com o dinheiro e cartões no escritório.

Então, como você vai pagar o táxi? Será que você vai ser expulso sem a menor cerimônia no meio do caminho pelo taxista irado, pedir para passar primeiro na casa de algum parente ou conhecido para emprestar dinheiro ou até ir a pé para casa?Bem, não necessariamente, contanto que você tenhtaxilonda consigo o seu telefone celular.

A gigante das telecomunicações, Vodafone, lançou um novo serviço para resolver este pequeno problema. Pelo menos em Londres. Centenas de táxis com a marca da empresa começarão a oferecer o serviço na capital inglesa, permitindo que os viajantes esquecidos cheguem ao seu destino sem a necessidade de checar as suas carteiras.  

É isto mesmo. Você poderá pagar o táxi pelo seu telefone celular, Para isto basta enviar uma mensagem de texto com a palavra “Táxi”, seguida do número do veículo e o valor que deseja pagar. O serviço será cobrado na próxima fatura do seu telefone. O serviço é gratuito e os usuários não serão cobrados pela mensagem.

E para os mais distraídos, que descobrirem que a bateria de seu celular está descarregada, os veículos também estão equipados com carregadores, que lhe permite recarregar o seu celular durante a viagem. Mas se você não vai a Londres, não tem problema, talvez logo a novidade apareça por aqui.

Fonte: Daily Mail

Leia Mais ►

2 de maio de 2011

Morre o DEM e PSD nasce forte em Santa Catarina

Apesar de estar vivendo o seu melhor momento em Santa Catarina, com a conquista do governo estadual e forte bancada na Assembléia Legislativa, o partido Democratas(DEM) ruiu. Sua principal estrela no estado, o governador Raimundo Colombo, anunciou por meio de Nota Oficial, na noite de ontem, 1º de maio, a sua saída do partido. Junto com Colombo saem também todos os deputados estaduais, inclusive o presidente da Assembléia catarinense, Gelson Merísio, e os  deputados federais Paulinho Bornhausen (hoje secretário de Estado) e Onofre Agostini.

O destino do governador catarinense e dos deputados estaduais e federais é o partido idealizado e liderado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, Partido Social Democrático (PSD), que foi fundado simbolicamente durante cerimônia ocorrida em Brasília no dia 13 de abril.

Em coletiva à imprensa, na Casa D´Agronômica, na tarde desta segunda-feira, dia 2, Colombo justificou sua ida para o PSD (Partido Social Democrático), depois de mais de 20 anos na agremiação (antes PFL). Confessou que foi uma decisão difícil, justamente pela situação confortável  do Democratas no Estado, “que saiu vitorioso com uma aliança partidária forte, ações harmoniosas e boa perspectiva eleitoral”. Disse que a situação nacional, motivada pela fragilização da Oposição ao Governo Federal, e o naufrágio da alternativa de fusão com o PSDB, foram determinantes para uma antecipação da decisão de deixar o Democratas.PSD

Em diversas ocasiões Colombo declarou que não tomaria uma posição antes das eleições municipais de 2012. A musculatura do novo partido, criado pelo prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, que está abrigando dissidências de diversas legendas partidárias, facilitou a decisão. Colombo disse que o PSD vem com uma motivação pelo novo, e que quer ajudar a construir um projeto com maior sintonia com a sociedade.

“A decisão foi tomada no domingo, muito tarde da noite. Este assunto já está encerrado. Agora, vamos trabalhar para formar o novo partido. O DEM ficou sem futuro. Eu estou com 47 anos e não tinha nenhum futuro político no DEM. Nossa liderança é o Kassab. O DEM ficou sem líder”, disse deputado Paulo Bornhausen.

Já o presidente nacional do DEM, Senador José Agripino (RN), admitiu que a saída das lideranças de Santa Catarina serão sentidas pelo partido, mas afirmou que o DEM não deixará de existir. “Eles, que moram no estado onde o Lula falou, durante a campanha para a Presidência no ano passado, que era preciso extirpar o DEM da política, é que precisam se explicar. Nosso partido não está acabando. O DEM está inteiro. Claro que não subestimamos a saída de ninguém, e eles fazem falta. Mas a saída deles não é nada que cause dificuldade para que o DEM siga no caminho da mudança”, afirmou Agripino.

Leia Mais ►

Recomendo

Arquivo do Blog