23 de dezembro de 2011

Feliz Natal 2011!

Natal:
sentimento que,
enchendo o abismo do universo,
cabe com seu esplendor,
No olhar de uma criança,
no cálice de uma flor,
Esse Jesus imortal, único, bom e clemente,
de quem sou o mais humilde crente.
Mártir que fez com seu olhar sublime,
o luar do perdão para a noite do crime,feliznatal
abriu com a luz da bem-aventurança,
Jesus...
Deus menino homem que está,
Como um farol da glória,
No cume da montanha escavada da história,
contemplando o infinito,
iluminando a terra.
Essa luz que a flor da alma humana encerra,
É de quem sofre,
é de quem geme,
é de quem chora,
É de todos que vão pela existência afora,
Tristes (santo, herói, escravo ou proscrito),
os pés calcando o lodo...
os olhos voltados para o infinito.
O Natal está nos olhos das crianças,
em suas mãozinhas delicadas,
que revelam sempre novas surpresas.

FeliNatal
O Natal está em suas faces alegres e
em tudo o que dizem.
"Senhor, que neste Natal, milhares e milhares
de pessoas possam encontrar-se com Jesus,
a razão do Natal, a vida verdadeira,
assumindo com ele um compromisso de vida.
Que as festas e os presentes não nublem
as mentes, mas que todos possam
se deixar levar por essa "Canção de Amor":
Jesus!
"Porque o nosso Deus é misericordioso
e bondoso. Ele fará brilhar sobre nós
a sua luz e do céu iluminará todos os que
vivem na escuridão da sombra da morte,
para guiar os nossos passos no caminho da paz".

Feliz Natal!

Leia Mais ►

21 de dezembro de 2011

A internet é um espaço livre

“A internet é um espaço livre, deve ser livre, inclusive em função da liberdade de expressão que é garantida na Constituição a todos os cidadãos”. A declaração, acerca do uso das redes sociais nas eleições, foi dada pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, em entrevista concedida a jornalistas na tarde desta terça-feira (20), em Natal-RN. O ministro está na capital potiguar, onde foi homenageado com o Título de Cidadão Natalense e condecorado com a comenda dos 400 anos de fundação da Câmara Municipal.

O presidente do TSE disse aos jornalistas que, a respeito do uso da internet nas eleições, tem se manifestado “de forma reinternetiterada no sentido de que a internet é um espaço livre”. Segundo ele, as restrições estão na própria Constituição Federal, como, por exemplo, a vedação de se usar a web para acirrar ódios raciais, étnicos e culturais. Além disso, de acordo com o ministro, as legislações civil e penal proíbem o ataque à honra e a invasão da privacidade das pessoas.

O ministro também falou sobre as resoluções que regerão o pleito municipal de 2012. A maioria delas já foi aprovada pelo Plenário da Corte. “É uma satisfação para nós dizer que as resoluções relativas ao pleito de 2012 já estão aprovadas. Num recorde histórico para a Justiça Eleitoral conseguimos já aprovar, em dezembro de um ano ímpar, as resoluções eleitorais. As regras são públicas e objetivas para todos os candidatos e para todos aqueles que de alguma forma vão participar das eleições”, destacou.

Outro assunto abordado pelo ministro foi a validade da Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar nº 135/2010) e sua aplicação nas Eleições 2012. “Pelo placar que nós temos hoje no Supremo Tribunal Federal, eu estou convencido de que já temos uma maioria de ministros que votarão pela constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa”, disse. No entanto, ele frisou que é possível que um ou outro dispositivo da norma seja questionado. “Mas a lei, como um todo, certamente será considerada constitucional e valerá para as próximas eleições”, opinou.

A questão da fidelidade partidária também foi tratada na entrevista. Sobre esse aspecto o ministro lembrou a validade da decisão do STF – que confirmou decisão da Justiça Eleitoral – no sentido de que o mandato pertence ao partido. “Existem algumas situações excepcionalíssimas em que o político pode sair do seu partido sem perder o mandato, como, por exemplo, para fundar um novo partido, como aconteceu recentemente com o PSD [Partido da Social Democracia], quando estiver sendo perseguido injustamente, ou quando o partido original mudar a ideologia ou o programa drasticamente. São hipóteses muito restritas e que estão previstas em resolução do TSE”, explicou.

Fonte: TSE

Leia Mais ►

19 de dezembro de 2011

Tendinite calcária: Qual o principal sintoma?

A tendinite calcária do ombro é uma patologia comum, caracterizada pela formação de depósitos de cálcio dentro dos tendões sadios do manguito rotador. É explicada por várias teorias que determinam as causas, porém, a mais aceita está relacionada à presença de uma menor vascularização tendinosa, o que altera o metabolismo tecidual e, consequentemente leva ao depósito de cálcio.

O médico ortopedista e traumatologista, Joaquim Reichmann, da Reichmann Ortopedia de Chapecó, especializada em ortopedia e traumatologia, videoartroscopia do ombro e joelho, destaca que a doença predomina em mulheres de 30 a 50 anos. O lado direito é o mais atingido, no entanto, em 25 % dos casos a patologia atinge os dois lados do ombro. O principal sintoma é a dor, que pode variar de leve a intensa, podendo ser crônica ou aguda. “Não há relação entre o tamanho da calcificação e a intensidade dos sintomas, mas quando uma crise acontece, a pessoa pode perder os movimentos”, alerta.

A crise se manifesta quando o organismo “reconhece” a calcificação e tenta reabsorvê-la, causando tendinite e bursite por irritadorombro210ção química. Nesta fase, que pode durar dias ou semanas, a dor costuma ser intensa e só acaba quando o organismo “desiste” de tentar reabsorver a calcificação. Muitas vezes, a calcificação não é totalmente reabsorvida, fazendo com que o paciente fique sujeito a novas crises.

É comum o relato de pacientes que revelam sentir dor e limitação funcional há mais de 2 anos. O que leva ao desenvolvimento de atrofias, contraturas musculares e vícios posturais, que podem causar o desenvolvimento da síndrome do impacto (tendinite e bursite por compressão mecânica).

O tratamento inicial é feito através de medicamentos e fisioterapia. Quando os sintomas são crônicos ou o tratamento clínico não é efetivo, é indicada a cirurgia por videoartroscopia. Segundo Reichmann, a videoartroscopia é uma técnica cirúrgica menos invasiva, o que proporciona menor agressão no local. Outras vantagens estão relacionadas à internação hospitalar de no máximo 24 horas, dores de intensidade menor, além de início precoce da fisioterapia e retorno mais rápido às atividades diárias.

A técnica de videoartroscopia tem baixo índice de complicações e permite que o cirurgião visualize todas as estruturas do ombro de forma ampliada. As estruturas consideradas normais podem ser avaliadas por mais de um ângulo para confirmar se estão realmente normais e caso seja visualizada alguma outra alteração, é possível tratá-la na mesma cirurgia.

Fonte: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

18 de dezembro de 2011

Cuidado com o candiru

Você sabe qual é o animal mais temido por diversos grupos de índios da Região Amazônica? A piranha com seus dentes afiados? Os bandos de ariranhas? A enorme cobra sucuri? Nada disso, na verdade esse animal perigoso não tem nada de grande. Pelo contrário, é tão pequenino que cabe na palma da mão.

É o candiru (Vandellia cirrhosa), um peixinho minúsculo que cabe na palma da mão e cresce até, no máximo, 17 centímetros. Ele é um parasita que se aloja nas guelras dos peixes maiores. Lá, ele suga o sangue de seu hospedeiro. Por isso, ele ganhou o apelido de peixe vampiro.

Mas se ele é tão pequeno, qual é o mal que ele faz para os seres humanos? Primeiro, ele é praticamente invisível na água. Seu corpo é translúcido em forma de enguia e mal dá para enxergá-lo. Isso já o torna um perigo, principalmente para aqueles que fazem xixi na água do rio.candiru

Ele é capaz de detectar a urina e seguir seu rastro até a pessoa que está urinando. Quando ele chega na pessoa, o candiru entra pela uretra, o canal por onde passa o xixi. Homens e mulheres correm o risco de ter esse peixinho alojado bem nesse canalzinho.

O formato do candiru o impede que ele volte pelo mesmo caminho usado para entrar, ou seja, não dá para puxá-lo para fora, pois ele se agarra no interior como se fosse um pequeno guarda-chuva. A única solução é uma cirurgia.

Por isso, quando você for nadar em rios da Bacia Amazônica e da Bacia do Araguaia Tocantins, cuidado! Não nade sem roupa e não faça xixi na água!

Fonte: Bloguinho

Leia Mais ►

Recomendo

Arquivo do Blog