12 de setembro de 2009

Jogos de Cartas: Mate

O Mate é um dos poucos jogos de cartas que depende única e exclusivamente do raciocínio dos jogadores.

Em 1915, G. Capellen publicou em Hanover, na Alemanha, um pequeno livro intitulado Dois Novos Wargames. Um desses jogos era uma variante do Xadrez, e o outro o Mate. Mas, como na época a Europa e o mundo estavam mergulhados na Primeira Guerra Mundial, não havia muito interesse pelos jogos, e o livro não fez sucesso. Quando a guerra acabou, as livrarias desfizeram-se dos exemplares que tinham em estoque, e apenas um livreiro alemão, por insistência de sua mulher, conservou um volume.

Um dia, apareceu na livraria um homem que já há muito se dedicava à pesquisa de jogos, principalmente aqueles que durante algum tempo tinham estado em moda e haviam sido esquecidos. Esse arqueólogo dos jogos era Sid Sackson, que se tornou amigo do livreiro e de sua esposa, a qual lhe mostrou a obra de Capellen, insistindo para que a comprasse. Como o livro era escrito em alemão, Sackson não ficou muito animado, mas acabou comprando o livro.

Mais tarde, Sackson conseguiu traduzi-lo para o inglês e encantou-se com a engenhosidade do Mate, descobrindo que o único volume conhecido desta obra, além do seu, encontrava-se na Biblioteca Real de Haia, na Holanda. Sackson publicou o Mate em seu famoso livro A Gamut of Games, e foi assim que este brilhante jogo de cartas chegou até nós.

Do Mate participam 2 pessoas e usam-se apenas 20 cartas, que são as seguintes: Ases, Reis, Damas, 10 e 7 dos quatro naipes. Nesse grupo de cartas que é conhecido como Baralho Simples de Mate os Ases são as cartas de maior valor, seguidas dos 10, Reis, Damas e 7. Os naipes também tem valores, na seguinte ordem: Paus, Espadas, Copas e Ouros.

Escolhido o carteador, este embaralha as cartas e inicia sua distribuição começando pelo adversário e dando 10 cartas para cada um, 5 de cada vez e todas fechadas. O próprio carteador é quem inicia o jogo colocando na mesa uma carta qualquer. Em seguida seu adversário joga uma carta que deve ser do mesmo naipe ou do mesmo valor da carta inicial. A isso chama-se movimento. O vencedor de cada movimento será o jogador que descartar a carta de maior valor, considerando-se tanto a ordem de valor das cartas como dos naipes. Os jogadores são obrigados a seguir o naipe, só podendo jogar uma carta do mesmo valor se não tiverem cartas do mesmo naipe. É sempre o vencedor de um movimento que inicia o movimento seguinte com a carta que quiser.

O jogo continua dessa forma até que um dos jogadores inicie um movimento  com uma carta que seu adversário não tenha condições de seguir, nem em naipe nem em valor. Nesse caso, quem jogou a carta, deu um Mate em seu adversário, terminando a primeira mão. Caso sejam jogadas todas as cartas sem que seja dado o Mate a mão termina empatada.

Para a segunda mão os jogadores trocam suas cartas entre si. Ou seja, as cartas com que um jogador jogou a primeira mão passam para seu adversário, e vice-versa. Elimina-se assim qualquer vantagem ou desvantagem eventual na distribuição das cartas. O jogador perdedor da primeira mão é quem inicia a segunda mão descatando a carta que quiser. No caso de empate na primeira mão, a segunda será iniciada pelo jogador que não iniciou a primeira.

Pontuação

Quando ocorre o Mate os pontos são contados da seguinte forma: o valor da carta que deu o Mate é multiplicado pelo número do movimento em que o Mate foi dado. Para fins de contagem de pontos, é o seguinte o valor das cartas: Ás= 11 pontos; 10= 10 pontos; Rei= 4 pontos; Damas= 3 pontos e o 7= 7 pontos. Portanto se um jogador der o Mate com um Ás no quinto movimento, ele conta 11 X 5 = 55 pontos. Quando correr um empate na mão ninguém marca pontos. Os jogadores devem combinar antes do início da partida até quanto pontos vão jogar.

Agora que você já sabe como jogar o Mate, boas jogadas!

Fonte de pesquisa: Todos os Jogos, Editora Abril, 1978.

Leia também:

Jogos de Cartas: Gin Rummy

Jogos de Cartas: Go bum é um jogo fácil e divertido

Jogos de Cartas: Brisca

Jogos de Cartas: A Sueca

Jogos de Cartas: Conheça o Whist

Jogos de Cartas: Cálculo - Conheça as regras da mais difícil das paciências

Jogos de Cartas: Conheça o Tute

Jogos de Cartas: O baralho espanhol

Jogos de Cartas: Saiba como nasceu a paciência

Leia Mais ►

Crédito seu maior patrimônio

Este é o tema da campanha que a Federação das CDLs lança para reforçar marca do SPC em Santa Catarina.

A CDL Chapecó recebeu a visita do presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL/SC), Sérgio Alexandre Medeiros, do vice-presidente de serviços da FCDL/SC, Ivan Roberto Tauffer, e do diretor regional oeste, Mauro Finco, que, na oportunidade, lançaram a campanha “Crédito, seu maior patrimônio”.

Mostrar ao consumidor a importância de preservar e utilizar de forma consciente o seu dinheiro quando vai às compras é um dos objetivos da campanha. Reforçar a marca do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC/SC) no estado também é um dos intuitos da ação, que contará com o apoio da imprensa na divulgação e sensibilização de lojistas e consumidores sobre a importância e benefícios do serviço para a economia estadual.

“O SPC é um banco de dados que proporciona segurança nas operações de vendas a prazo tanto para o comércio quanto para a população. Evita, por exemplo, que pessoas mal-intencionadas realizem compras com documentos extraviados ou roubados”, diz Sergio Medeiros, presidente da FCDL/SC.

Outro ponto forte da campanha será a divulgação do 0800 do SPC para roubo e perda de documentos, cartões e cheques, que muitos catarinenses desconhecem. Antes mesmo de fazer um Boletim de Ocorrência, a recomendação é ligar para o número 0800 729 8888 e registrar um alerta, precavendo assim todos os lojistas do país. O serviço é gratuito e está disponível 24 horas, sete dias por semana.

Serão realizados ainda programetes para orientar a população em geral e os lojistas sobre os cuidados que se deve ter no comércio. Os temas serão apresentados em formato de dicas sobre: prevenção, fraudes, utilização correta do crédito, inadimplência, entre outros. A campanha ‘Crédito seu maior patrimônio’ se estenderá até meados de outubro e a Federação das CDLs, gestora do SPC, espera atingir grande parte dos consumidores catarinenses, incluindo os 26 mil lojistas associados à entidade.


Fonte: Marcos A. Bedin
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

11 de setembro de 2009

Tormentas e tornados causarão êxodo rural em SC

Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina avalia em 100 milhões os prejuízos econômicos em 4.000 propriedades rurais do estado.

Os temporais, tormentas e tornados que assolaram as zonas agrícolas do território catarinense, nesta semana, provocarão uma nova onda de êxodo rural. A previsão é da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) que, em avaliação preliminar divulgada hoje, calculou em 100 milhões de reais os prejuízos materiais causados pelas intempéries em mais de 4 mil estabelecimentos rurais.

O desespero e o desânimo tomaram conta do campo, onde a população tem idade média de 50 anos, constatou o vice-presidente da Faesc, Enori Barbieri. Lembra que predomina no campo uma população velha, cansada e desanimada no limite da resistência.

De acordo com a Federação, os prejuízos mais pesados concentram-se nas benfeitorias e edificações rurais, pois as lavouras foram minimamente afetadas pelos temporais. As perdas mais significativas referem-se à destruição dos criatórios de suínos, aviários, paióis, galpões, silos e residências. Os proprietários rurais, de regra, não possuem apólices de seguro e, portanto, amargarão, prejuízos pela perda desses bens.“Patrimônios que exigiram uma vida inteira de trabalho para serem construídos foram destruídos em uma noite”, observa Barbieri.

A produção de leite será afetada porque muitos animais morreram e centenas de propriedades continuam sem energia elétrica e, por conta disso, perderam o resultado das últimas ordenhas.

A Faesc constatou que, nos 64 municípios mais atingidos, além das perdas de patrimônio, as famílias rurais perderam a capacidade produtiva, criando-se uma situação de lucro cessante. Guaraciaba, Salto Veloso e Santa Cecília e a região do extremo oeste, o oeste e meio-oeste catarinense registram os maiores volumes de perdas. Na área de Xanxerê, as tormentas destroçaram muitas construções, equipamentos e rebanhos em Ipuaçu, Ouro Verde, Abelardo Luz, Bom Jesus e Passos Maia. Essa situação afetará o movimento econômico dos municípios e provocará a redução das receitas tributárias, especialmente o retorno do ICMS.

O presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo, informou que pedirá um programa emergencial de apoio à reconstrução das benfeitorias destroçadas pelos tornados e a renegociação das dívidas. “Precisamos de ações rápidas para manter a população no campo pois uma nova onda de migração agravará os problemas sociais nas cidades e reduzirá a produção de alimentos”, expôs o dirigente.

Fonte: Marcos A. Bedin
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

Veja o comercial com Pamela Anderson que foi proibido nos EUA

Um comercial de uma ONG para a proteção dos animais com a atriz Pamela Anderson foi considerado "ousado demais" para ser exibido nos Estados Unidos.

O anúncio da ONG Peta mostra a atriz como uma controladora de raio-X de aeroporto. Ela age com rigor e despe os passageiros que tentam embarcar com roupas feitas a partir de pele animal.pamela140


A propaganda seria veiculada a partir de ontem (10) nos aeroportos de Nova York, aproveitando o início da Fashion Week na cidade. Mas a rede CNN, que administra monitores de tevê,  com publicidade nos aeroportos, proibiu a veiculação do comercial, alegando que ele é inapropriado para crianças. Não houve proibição judicial. A atriz Pamela Anderson lamentou a decisão. "Eles disseram que a propaganda era muito ousada. Acho que é porque é possível ver o traseiro de alguém. Não o meu traseiro; se fosse isso não haveria problema. Mas era o traseiro de outra pessoa", diz.


A ONG Peta, conhecida por suas ações no mundo da moda, alega que o uso de peles implica crueldade contra os animais e defende que as pessoas usem tecidos alternativos. Com a proibição imposta pela CNN, a ONG também teve que desistir de veicular a propaganda em outros 45 aeroportos americanos, como planejado inicialmente.


Mas Pamela Anderson diz que espera convencer outros possíveis meios, como as companhias aéreas, a mostrar o comercial.

Enquanto alguém não se dispuser a mostrar a propaganda, ela pode ser vista no site da ONG Peta. Foi lá que o site Espaço Vital foi buscar as imagens e o som do "ousado" comercial.
VEJA AQUI - ligue o som de seu computador

Fonte: Espaço Vital

Leia Mais ►

10 de setembro de 2009

Fatores que causam infertilidade será tema de Simpósio

Na maioria dos casos, quando os problemas de infertilidade são detectados o primeiro suspeito é o macho.

No manejo moderno de aves devem-se levar em conta todas as grandes mudanças que ocorreram na conversão e no rendimento em carne nos últimos 10 anos. Com técnicas de manejo e de alimentação adequados, boa sanidade e boa nutrição pode-se obter excelentes resultados reprodutivos. Os problemas de infertilidade observados a campo ocorrem na maioria dos casos depois de 45 semanas de vida das aves. Há casos também em que a infertilidade é baixa no início do ciclo produtivo. A maioria dessas situações pode ser melhorada com modificações do manejo, nutrição, alimentação e programa sanitário.

A Associação Catarinense de Avicultura (ACAV), em parceria com a Embrapa, oportunizará o debate desse tema no período de 21 a 23 de outubro de 2009, no Centro de Convenções do Sibara Flat Hotel, em Balneário Camboriú, quando ocorrerá o 8° Simpósio Técnico de Incubação, Matrizes de Corte e Nutrição voltado para profissionais da área da avicultura.

A programação inicia no dia 21, quarta-feira, às 20 horas, com solenidade de abertura e palestra com o Dr. Ariel Mendes, presidente da União Brasileira de Avicultura (UBA) e com o Dr. Francisco Turra, presidente da Associação Brasileira de Exportadores de Frango (ABEF), seguida de coquetel de confraternização, e prossegue na quinta-feira, dia 22, e na sexta-feira, dia 23 até ao meio dia.

O tema “Fatores que causam infertilidade em reprodutores”, será abordado na quinta-feira dia 22, das 15 às 16 horas, pelo gerente regional técnico para a América Latina da Aviagen, Ricardo Valle. O objetivo da palestra será discutir as principais causas de infertilidade e apresentar algumas ideias que foram adotadas com êxito para a boa manutenção da capacidade reprodutiva de reprodutores pesados.

Causas

Na maioria dos casos, quando os problemas de infertilidade são detectados o primeiro suspeito é o macho. Na realidade o macho e a fêmea podem ser inférteis e é possível que ambos contribuam ao mesmo tempo para o problema no lote. A função do macho é produzir sêmen, copular corretamente e depositar o sêmen na cloaca invertida da fêmea. Por outro lado, a fêmea deve produzir ovos de boa qualidade no momento correto, ser receptiva ao macho e propiciar um bom ambiente para o esperma do macho. Qualquer falha dessas funções produzirá um problema de infertilidade.

Em avicultura se trabalha com populações grandes e os problemas de fertilidade estão muito relacionados com números: quantidade de machos, número de coberturas por dia, número de coberturas completas, número de espermatozóides. Sempre é preciso manter as quantidades corretas. Quando há um problema de fertilidade baixa em um lote não significa que todos os animais tem uma certa infertilidade, mas que existem aves na população com fertilidade inferior às das demais, dentro das condições existentes.

É muito importante, segundo Ricardo Valle, diagnosticar corretamente um problema. Em muitos casos a campo se confunde a infertilidade com mortalidade embrionário muito precoce. Nos sistemas de monitoramento devem-se incluir exames de ovos frescos (100 unidades) na granja, com ovoscopia e quebra de ovos claros entre o oitavo e décimo dias de incubação.

Os problemas de infertilidade de reprodutores ocorrem na maioria dos casos tardiamente. Uma das principais causas é a deterioração da condição física dos machos e fêmeas. O manejo e a alimentação são, portanto, os fatores mais importantes na prevenção e solução desses problemas.

A ficha de inscrição deve ser enviada para o e-mail acav-chapeco@hotmail.comcom o comprovante de depósito bancário, ou via fax (49) 3322-4350. Informações no sitewww.acavsc.org.br .

Fonte: Marcos A. Bedin
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

Prostituta agradece aos clientes

O belo-horizontino que circulou pela região do Foro Lafayette, numa fria manhã da semana passada, deu de cara com uma faixa afixada entre a Rua Paracatu e a Avenida Augusto de Lima.


No dístico, um texto cheio de destaques em quadros e cores vermelhas: “a prostituta fulana de tal agradece aos juízes e advogados do Foro, em especial ao juiz aposentado fulano de tal, pelos programas realizados no escritório do cafetão fulano de tal”.


Avisada, a imprensa baixou no local. Quem chegou até as 9h30, conseguiu fotografar e filmar. Os nomes referidos eram de figurões envolvidos na história.


Cinco minutos mais tarde, jornalistas assistiram à retirada da faixa por homens que chegaram em uma kombi da prefeitura, sob a orientação de um cabo da Polícia Militar.


Aos repórteres que chegavam ávidos por informação, um taxista avisava: “daqui a pouco vai estar na Internet, um monte de gente fotografou”. Algumas emissoras de televisão que gravaram imagens ainda decidiam, se colocariam ou não, a matéria no ar.


Mas nem os canais de tevê, nem os jornais mineiros publicaram as fotos - porque os notórios nomes envolviam pelo menos duas pessoas casadas.


A imprensa escrita mineira fez tímidos registros do fato, em potins intitulados "Coisas do bas-fond".Fotos estão disponíveis em saites e blogs da Internet. Quem tiver paciência, pode encontrar.

Fonte: Espaço Vital

Leia Mais ►

9 de setembro de 2009

Uso consciente de recursos para vida sustentável

Físico enumera dicas para segmentos econômicos e o cotidiano de famílias

Algumas práticas comuns no cotidiano contribuem para reduzir a pressão ao meio ambiente e gerar uma vida mais sustentável. A nova conduta necessária de pessoas, instituições e empresas, diferente do alerta de ambientalistas dos anos 1970, são ações coletivas e possíveis de serem executadas.


Este recado é repetido por estudiosos, pesquisadores e empresários focados no negócio ambiental gerado pela sociedade moderna. É o que também recomenda o mestre em Física da Eco Assessoria, de Cuiabá, Jorge Soares de Almeida. A empresa atua no segmento de poluição sonora e atmosférica (neutralização de carbono).


“O setor imobiliário usa material ruidoso, térmico, uma liga de metalão na janela e cor escura. Você não vê obra que tem proposta de aproveitar mais energia solar para aquecimento e iluminação”, destaca o físico. “Afinal, nós temos em Cuiabá 300 dias de sol por ano”, lembra o também consultor do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial (Imeq) de Mato Grosso e do Sebrae/MT. “Por que não usamos copo de papelão, que em três meses a natureza destrói?”, lança o desafio.

O empresário da Eco Assessoria afirma que em cinco anos Cuiabá vai se tornar insuportável pela pressão contínua de veículos no trânsito. As emissões e o pouco vento para dissipar a poluição atmosférica tendem a aumentar a temperatura em uns dois graus, calcula.


A média anual de velocidade do vento em Cuiabá é de 6 a 12 quilômetros por hora, considerada baixa. Assim, pouca massa de ar se desloca. “Como físico e pesquisador, o pedido que faço é não usarmos veículos à gasolina e usar aqueles movidos a álcool, que são menos impactantes em termos de produção de C0²”, compara Jorge sobre um dos vilões do aquecimento global, o gás carbônico. Em média, lista outra observação da ciência, 50 quilos de papel reciclado poupa o corte de uma árvore de eucalipto de seis anos de idade e economiza 70% de energia.

A coleta seletiva de resíduos para reaproveitamento é outra ação que aos poucos ganha espaço no meio empresarial, resume a líder da Unidade de Acesso à Inovação e Tecnologia do Sebrae/MT, Suênia Sousa. Embora não em um ritmo de produção de resíduos, diz, as iniciativas atenuam o que antes era tido como “lixo”, descartável, e agora levam à integração de empresas com políticas socioambientais.


Em Cuiabá, o Centro de Referência Sócioambiental Cultural Cuiabano atua há quatro anos na reciclagem de papel jornal para gerar renda a um grupo de pessoas e promover a marca e o ambiente Pantanal.


O coordenador do centro, Nivaldo Toledo Santana, avisa que a organização recolhe jornal e recebe doação de segunda-feira à sexta-feira, das 8 horas às 12 horas. “O material é reciclado e produzido artesanato, como frutas, cobra e animais do Pantanal”, diz. Informações sobre as atividades do centro podem ser obtidas pelo telefone (65) 3027-3968.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Leia Mais ►

Saiba como ganhar o CD com os sucessos da Efapi 2009

Serão distribuidas 10.000 cópias do CD com os maiores sucessos das bandas e artistas nacionais que compõem a programação de megashows da Efapi/2009.

Chapecó, Avenida Getúlio Vargas, esquina Marechal Bormann, defronte ao Bradesco. Quem passar por este local neste sábado (12/09) pela manhã receberá gratuitamente o CD com os megashows que arrastarão meio milhão de pessoas à Efapi 2009, a Exposição-Feira Agropecuária, Industrial e Comercial, programada para o período de 9 a 18 de outubro, em Chapecó.cdefapi1

        A distribuição gratuita de 10.000 cópias de CD com os maiores sucessos das bandas e artistas nacionais que compõem a programação de megashows da Efapi é parte da estratégia de comunicação e marketing da feira, expõe o coordenador geral Américo do Nascimento Júnior. A iniciativa é patrocinada pela empresa GDO Produções, de São Miguel do Oeste, que venceu a licitação promovida pela Prefeitura de Chapecó para contratação dos 10 megashows que comporão a programação artística nacional da Efapi.

No mesmo sábado à noite, às 23 horas, a GDO leva ao Premier Bier a dupla Beto & Julio e o Grupo Maria Fumaça para mostrar um pouco do que será a Efapi 2009. “A distribuição de CDs e a apresentação no mais badalado bar de Chapecó terão o efeito de um pré-lançamento dos shows”, observa Nascimento.

Para manter a Efapi 2009 atrativa para o grande público e atingir visitação de 500.000 pessoas, o prefeito João Rodrigues autorizou a licitação e terceirização da bilheteria da exposição-feira. Em troca, a empresa vencedora suportará os custos dos grandes shows musicais.

O CD será distribuído gratuitamente nas cidades-pólos da região onde serão desenvolvidas ações comunicacionais. O CD traz 22 músicas nas seguintes faixas: Álvaro e Daniel – Aqui é o seu lugar (É pra você); Maria Fumaça – Coisas Esotéricas; NX Zero – Cedo ou tarde e Cartas pra você; Santograau – Algum dia; Victor e Léo – Borboletas; Diego & Gabriel – Eu quero ter você; Inimigos da HP – De peito aberto; Doce vício – Meu doce vício; Michel Telo – Ei psiu, beijo me liga; Léo e Giba – Cala a boca e me beija; Cesar Menotti e Fabiano – Ciumenta; Beto e Julio – Se toca.

Também fazem parte do CD: Roupa Nova – Volta pra mim; Nativos – Nas asas de um anjo; O Rappa – Meu mundo é o barro e Suplica cearense; Ana Canas – Devolve, moço; Bruno e Marroni – Não tente me impedir; Grupo Sereno – Tô falando sério; João Bosco e Vinicius – Chora me liga e Jonas e Rodrigo – Tá parecendo uma louca.

INGRESSOS

Os shows e o valor dos ingressos foram definidos pela Administração municipal e o calendário de grandes espetáculos é este: 9 de outubro, apresenta-se a dupla ÁLVARO E DANIEL com entrada franca; dia 10, banda NXO (ingressos a 15 reais/inteira e 7,50 reais/meia); dia 11, VICTOR & LÉO (20 reais e 10 reais); dia 12, INIMIGOS DA HP (15 reais e 7,50 reais); dia 13, MICHEL TELO (entrada franca); dia 14, CÉSAR MENOTTI & FABIANO (15 reais e 7,50 reais); dia 15, ROUPA NOVA (15 reais e 7,50); dia 16, O RAPPA (15 reais e 7,50 reais); dia 17, BRUNO & MARRONE (20 reais e 10 reais) e dia 18, JOÃO BOSCO & VINÍCIUS (15 reais e 7,50 reais).

Fonte: Marcos A. Bedin
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

9 de Setembro: Dia do Veterinário

Foi no dia 9 de setembro de 1933, através do Decreto nº 23.133, que o então presidente Getúlio Vargas criou uma normatização para a atuação do médico veterinário e para o ensino dessa profissão.

Em reconhecimento, a data passou a valer como o Dia do Veterinário. Mas escolas de veterinária já existiam no Brasil, desde 1910. É chamada de medicina veterinária a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de doenças dos animais domésticos e o controle de distúrbios também em outros animais.


Pessoas se dedicam a tratar de animais desde os tempos antigos, desde que começaram a domesticá-los. A prática da veterinária foi estabelecida desde 2.000 a.C. na Babilônia e no Egito. Porém, segundo alguns registros encontrados, remonta a 4000 a.C.


O Código de Hammurabi, o mais completo e perfeito conjunto de leis sobrevivente, que se encontra hoje no Museu do Louvre francês, desenvolvido durante o reinado de Hammurabi (que viveu entre 1792 e 1750 a.C.) na primeira dinastia da Babilônia, já continha normas sobre atribuições e remuneração dos "médicos de animais".

 
Na Europa, a história da veterinária parece estar sempre ligada àqueles que tratavam os cavalos ou o gado. Os gregos antigos tinham uma classe de médicos, chamada de "doutores de cavalos" e a tradução em latim para a especialidade era veterinarius. Os primeiros registros sobre a prática da medicina animal na Grécia são do século VI a.C., quando as pessoas que exerciam essa função - chamados de hippiatros (hipiatras, os especialistas da medicina veterinária que tratam dos cavalos) - tinham um cargo público. As escolas de veterinária surgiram na Europa no meio do século XVIII, em países como Áustria, Alemanha, Dinamarca, Espanha, França, Inglaterra, Itália, Polônia, Rússia e Suécia.


O marco do estabelecimento da medicina veterinária moderna e organizada segundo critérios científicos é atribuído ao hipólogo francês Claude Bougerlat, na França de Luís XV, com a criação da Escola de Medicina Veterinária de Lyon, em 1761. A segunda a ser criada no mundo foi a Escola de Alfort, em Paris.


O Imperador Pedro II esteve, no ano de 1875, visitando a escola parisiense de Medicina Veterinária de Alfort e com a boa impressão que teve, decidiu criar condições para o aparecimento de instituição semelhante no Brasil, porém as duas primeiras escolas do gênero só apareceram no governo republicano: a escola de Veterinária do Exército, em 1914, e a escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária, em 1913, ambas no Rio de Janeiro.


O capitão-médico João Moniz Barreto de Aragão, patrono da medicina veterinária militar brasileira, foi o fundador da Escola de Veterinária do Exército em 1917, no Rio, mas a profissão não tinha regulamentação até o Decreto de Getúlio Vargas, de 9 de setembro de 1932, que vigorou por mais de trinta anos.


Para o exercício profissional passou a ser exigido o registro do diploma, a partir de 1940, na Superintendência do Ensino Agrícola e Veterinário do Ministério da Agricultura, órgão fiscalizador da profissão.


A partir de 1968, com a lei de criação dos Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária, foi transferida aos conselhos a função de fiscalizar o exercício dessa profissão e é também onde se faz o registro profissional.


A formação em medicina veterinária dura, em média, cinco anos, com os dois primeiros anos tratando das disciplinas básicas anatomia, microbiologia, genética, matemática, estatística, além de nutrição e produção animal. Depois é a vez de estudar as doenças, as técnicas clínicas e cirúrgicas e então optar pela especialização.


As especializações são clínica e cirurgia de animais domésticos e silvestres, e de rebanhos; trabalhar nas indústrias de produtos para animais, acompanhando a produção de alimentos, rações, vitaminas, vacinas e medicamentos; trabalhar em manejo e conservação de espécies, observando os animais silvestres em cativeiro para estudar a sua reprodução e conservação, implantando projetos em reservas naturais; fazer controle de saúde de rebanhos em propriedades rurais ou fiscalizar os estabelecimentos que vendem ou reproduzem animais; usando tecnologia, fazer melhoramentos de qualidade dos rebanhos.

 
Fonte: IBGE Teen

Leia Mais ►

8 de setembro de 2009

Grupo ataca luteranos que defendem meio ambiente na Guatemala

A Casa Camponesa da Igreja Luterana de La Trementina, em Zacapa, foi arrombada na madrugada da quinta-feira, 3/09, por um grupo de homens, que cortaram a energia elétrica e levaram um aparelho de telefone, informou o pastor José Pilar Cabrera.

A Igreja Luterana da Guatemala (Ilugua) integra o Conselho Ecumênico Cristão do país, que, em fins de agosto, denunciou a exploração florestal e o corte ilegal de árvores junto a nascedouros de rios, a exploração mineira nas montanhas de Cerro Blanco e questionou a construção de três hidrelétricas.

A incursão do grupo contra a Casa Camponesa foi uma represália à atuação dos luteranos em favor das comunidades ribeirinhas e do povo chortí, que vivem do artesanato, pequena agricultura e pesca na região. As atividades denunciadas e questionadas interferem diretamente na sustentação dessas comunidades.

As três barragens – em El Orégano, El Puente e Caparjá – alteram a captação de água das 39 comunidades de Camotán, Jocotán em Chiquimula, no município de Zacapa, pois alterarão a vazão do Rio Grande.

A empresa de mineração canadense Goldcorp pediu licença para exploração de 1,2 milhão de onças de ouro da mina Cerro Blanco, na localidade de Assunción Mita Jutiapa. A atividade extrativista afetará as fontes de água que abastecem as 18 comunidades dos arredores, poluindo os rios que desembocam no lago Guija.

O Conselho Ecumênico Cristão da Guatemala também denunciou a exploração florestal da Montanha de Las Granadillas, em desobediência ao artigo 47 da Lei Florestal do país.

Além de luteranos, integram o Conselho Ecumênico a Conferência Episcopal da Gutemala, a Igreja Episcopal e a Igreja Evangélica San Juan Apóstol.

Fonte: ALC

Leia Mais ►

Joelhos: vítimas do excesso de peso

Os joelhos são articulações que suportam a maior parte do peso corporal e como conseqüência disso, as pessoas obesas fazem parte do grupo de risco com maior tendência a desenvolver problemas de joelho.

De acordo com o médico ortopedista e traumatologista, Joaquim Reichmann, da Clínica Reichmann, cerca de 70 % das pessoas obesas, mais cedo ou mais tarde vão precisar de atendimento especializado para tratar os joelhos.

O médico explica que os principais sintomas e patologias que o obeso apresenta geralmente incluem dor e limitação aos movimentos. As doenças mais comuns são as artroses (desgastes de cartilagens), que podem ocorrer no lado interno ou externo ou de todo o joelho. O que determina os desgastes são a predisposição genética, o excesso de peso, o mal alinhamento dos joelhos e pernas, os traumatismos, as seqüelas de fraturas e os esportes de contato com impulsão, entre outros.

Reichmann explica que os desgastes localizados do lado interno ou externo são provocados pelo mal alinhamento dos membros inferiores, joelhos muito juntos ou muito separados. O correto em termos de alinhamento é uma linha imaginária que passa pelo centro da cabeça femoral, centro do joelho e do tornozelo. Se esta linha passar no lado externo do joelho temos o desvio em valgo, ou seja, joelhos muito juntos e tornozelos afastados.joelho140

“Se esta linha passar internamente ao joelho teremos o desvio em varo, joelhos separados e tornozelos juntos. No caso dos joelhos juntos pode-se ter desgaste isolado externo. Nos joelhos afastados tem-se um desgaste isolado interno. O desgaste em todo o joelho, independe de desvios e ocorre com mais intensidade em pessoas obesas” adverte.

O médico orienta sobre o uso de “cintas” de tecido e velcro para o joelho como forma de reduzir dores e acelerar a recuperação dessa articulação, que vem sendo muito difundido. “O uso de cintas para joelho como forma de reduzir as dores é útil. Normalmente é colocado sobre o tendão patelar, que estabiliza a patela nos momentos de rotação dos joelhos ou quando são muito solicitados para realizar o arco de movimento. A sua principal indicação é nas tendinites e quando existe instabilidade da patela para compensarmos o problema. A instabilidade patelar provoca inflamação e dor no tendão patelar por excesso de movimento. Como a cinta restringe os movimentos do tendão patelar, os sintomas dolorosos melhoram”.

As cintas são encontradas nas boas casas de ortopedia e normalmente são indicadas para desportistas e pessoas que praticam caminhadas.

O leigo deve procurar orientação de como usá-las, quando, em que altura do joelho e também cuidados para não comprimir a circulação dos membros inferiores. Deve limitar apenas os movimentos do tendão patelar e não comprimi-los.

Reichmann adverte que além da questão mecânica/gravitacional do peso em si, a obesidade pode provocar outros danos ao joelho. A obesidade provoca degeneração do tecido muscular e tendinoso por infiltração gordurosa, o que enfraquece os tecidos de suporte (partes moles). Os tecidos enfraquecidos pelas infiltrações gordurosas são mais frágeis, não sustentam tão bem o peso do corpo e pode em alguns casos provocar rupturas de tendões como, por exemplo, o tendão de Aquiles.

Fonte: Marcos A. Bedin
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

Empreendedor Individual em mais 5 estados

Desde a última sexta-feira (4), estão integrados ao sistema Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Ceará e Espírito Santo

Mais cinco estados passam a realizar a inscrição do Empreendedor Individual: Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Ceará e Espírito Santo. Eles se juntam ao Distrito Federal e aos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, onde as inscrições já são realizadas. Para esta sexta também estava prevista a entrada de Rondônia, mas devido a ajustes de conexão, o Estado ficou para um próximo grupo que deve aderir ao Portal ainda setembro.


Empreendedor Individual é uma figura jurídica criada pela Lei complementar 128/08 e inserida na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar 123/06). O mecanismo entrou em vigor dia 1º de julho deste ano e simplifica a formalização dos chamados autônomos ou trabalhadores por conta própria como manicures, pipoqueiros e vendedores de churrasquinho.


O registro do Empreendedor Individual é feito via internet no Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov,br). A inscrição começou dia 1º de julho pelo Distrito Federal. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, em virtude de congestionamentos a entrada dos estados está sendo feita de forma gradual.


O público-alvo do Empreendedor Individual são os mais de 11 milhões de informais existentes no País. A meta é formalizar 10% desse público até o fim de 2010. Juntos, o Distrito Federal, os estados onde já são feitas as inscrições mais o grupo que se integrará ao sistema a partir desta sexta-feira têm mais de seis milhões de informais.


Até o dia 1º de setembro, Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais já registravam a formalização de mais de 20 mil empreendedores e cerca de 55 mil interessados que fizeram a reserva do nome empresarial.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Leia Mais ►

7 de setembro de 2009

Faesc/Senar oferece 467 cursos

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), oferece neste mês, em parceria com sindicatos rurais, 467 cursos de formação profissional rural.

Com isso, mais de sete mil produtores e trabalhadores rurais terão oportunidade de capacitação através de aulas ministradas por instrutores especializados na área rural.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, explica que a iniciativa tem como objetivo organizar, administrar e executar o ensino da formação profissional rural e a promoção social dos produtores e trabalhadores rurais e seus familiares. “Dessa forma, é possível incentivar a geração de renda e condições de competitividade no mercado de trabalho”, salienta.

As aulas são acompanhadas por supervisores regionais do Senar/SC. Nesta terça-feira, dia 8, iniciam cursos em Água Doce (Queijo e industrialização de soro); Salto Veloso (Bovinocultura de leite – implantação e manejo de pastagens); Cerro Negro (Tecelagem – confecção de tapetes); Anita Garibaldi (Manejo de colméia e Organização da Propriedade rural – programa 5S); Balneário Arroio do Silva (Conservas de frutas); Aurora (Pintura em tecido); Bom Jardim da Serra (Bordado trançado com fita); Clamon (Gestão ambiental em propriedades rurais); Caçador (Confeitaria); entre outros.

O calendário com a programação dos cursos e suas especificidades, carga horária, local e data, podem ser obtidos no site do Senar (www.senar.com.br) ou pelo telefone (48) 3333 0322.

Fonte: Marcos A. Bedin
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

6 de setembro de 2009

Ansiedade e estresse: inimigos da vida sexual

Cuide-se! Situações de muita aflição, preocupação, medo, nervosismo e tensão fazem o organismo aumentar a fabricação de certas substâncias, entre as quais a adrenalina.

E adrenalina em demasia pode levar o homem a falhar na cama. Praticar atividade física, ter algum tempo para o lazer, abandonar o cigarro e combater a obesidade são medidas que ajudam preservar a sua potência sexual.

De cara, pergunto-lhes: quem de vocês não vivenciou recentemente algum instante de ansiedade ou estresse?


Os principais indicadores de ansiedade são nervosismo, impaciência, dificuldade de se concentrar, irritação, temor quanto ao futuro, sempre antecipando o pior. Os de estresse são boca seca, aumento dos batimentos cardíacos, tendência à rispidez e à geração de atritos, entre outros.

Com certeza todos já sentiram alguns desses sintomas. Nada errado se ocorrem de vez em quando. Mas há um detalhe que precisa ser esclarecido. Situações de ansiedade e estresse intensas levam o organismo a aumentar a produção de determinadas substâncias, entre elas a adrenalina. Quando isso acontece, o coração bate mais depressa, os vasos sanguíneos e os músculos contraem-se, a pessoa fica mais alerta. Além do mais, é inimiga da boa ereção e pode afetar o desempenho sexual masculino.


Eu explico. O pênis divide-se em raiz, corpo e glande, ou cabeça. O corpo é a maior parte. É formado por três canais de tecido erétil. Dois são os corpos cavernosos. É através de artérias e vasos existentes neles que o sangue chega e sai do órgão sexual masculino.


Pois bem. Na hora em que estímulos eróticos chegam ao cérebro, ele manda uma ordem pelos nervos até os vasos do pênis: “Produzam óxido nítrico!”, substância que dilata as artérias e relaxa a musculatura do órgão. Maior quantidade de sangue chega ao pênis, que, aí, tem condições ficar ereto.


O que tem a adrenalina a ver com isso? Em excesso, impede o óxido nítrico de agir. A musculatura do pênis não relaxa, as artérias não se dilatam e a ereção malogra. Por isso a gente tem risco de falhar na cama quando faz sexo preocupado ou estressado. Também devido à adrenalina aumentada, nervosismo, insegurança, desentendimento com a parceira e traição com culpa podem dificultar a ereção.


Isso, portanto, é normal. Assim como é natural o homem falhar ocasionalmente. Só que, por desconhecer essas informações, alguns se apavoram e entram num círculo vicioso. Vão para as próximas relações sexuais temendo não funcionar.


E a tensão, você já sabe, aumenta a produção de adrenalina e impede o óxido nítrico de agir. Conseqüência: de tanto anteciparem a falha, os fracassos acabam se sucedendo. Tanto que é uma das causas mais comuns de disfunção erétil psicológica. A depressão também pode contribuir para disfunção erétil, pois diminui o desejo sexual.


O que eu recomendo? Se estiver muito nervoso, tenso, preocupado ou ansioso, talvez seja melhor deixar o sexo para outro dia. Agora, se falhar, não se apavore. Falhar uma ou outra vez na cama não significa disfunção erétil, ou impotência sexual. Porém, se as falhas se repetirem, procure o seu urologista.


Após avaliação física e exames, ele poderá verificar se a origem é psicológica ou orgânica. Uma das causas orgânicas é a síndrome metabólica: distúrbio que associa obesidade, alteração das gorduras no sangue, pressão alta e diabetes. Ele afeta os vasos sanguíneos de todo o organismo, inclusive os do pênis, prejudicando a ereção.


O importante é que todas as disfunções eréteis têm tratamento, que varia de caso para caso. Melhor ainda é a prevenção. Pratique atividade física e tenha algum tempo para lazer. Essas medidas ajudam a diminuir a ansiedade e o estresse e a preservar a sua potência. Largue também o cigarro e evite a obesidade, outros dois inimigos do bom desempenho sexual. Enfim, cuide-se e mantenha a boa ereção.


Por:  Paulo Henrique Egydio (41), urologista e andrologista, é doutor em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e integra o corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein e do Hospital e Maternidade São Luiz, em São Paulo. E-mail: drpaulo@drpaulo.com.br
Fonte: Revista Caras

Leia Mais ►

Recomendo

Arquivo do Blog