16 de junho de 2011

Diga adeus aos cabelos brancos

Cientistas chegaram à raiz do problema dos cabelos grisalhos,  abrindo o caminho para que mantenham o brilho de sua juventude até à velhice. Em uma série de experimentos, eles identificaram uma proteína chamada 'wnt' que é vital para a produção de cor nos cabelos.

A descoberta levanta a perspectiva de fabricação de drogas, loções ou xampus que elevem os níveis de wnt - e restauraram os cabelos brancos ou grisalhos para sua cor natural. Tal tratamento poderia salvar as mulheres de uma certa idade da necessidade de fazer intermináveis ​​viagens caras para o salão de beleza para pintar os cabelos. E é claro que, sem dúvida, seria popular com homens de meia idade ansiosos para recuperar sua aparência jovem.

Os pesquisadores americanos da New York University's Langone Medical Centre, descrevem uma série de experimentos que revelam que a proteína wnt é a chave para manter a cor do cabelo. Em artigo publicado na revista Cell, eles mostram que a proteína inicia uma reação em cadeia nas células tronco do couro cabeludo amadurecendo e produzindo o pigmento que dá a cor ao cabelo.CabelosBrancos

A proteína Wnt é também vital para o crescimento do cabelo, o que sugere que um tratamento que mantém o cabelo escuro teria a vantagem de também fazer com que ele pare de cair. Seria também um adeus a calvície. Já que as pesquisas também mostraram que a esta proteína também é responsável pela produção de novos folículos capilares.

Estes folículos são minúsculas estruturas responsáveis ​​pelo crescimento do cabelo, que pensava-se que eram formadas antes do nascimento, e que depois morriam gradualmente levando a calvície. Mas a proteína wnt pode não ser o único responsável por isto.

Um estudo da Universidade de Bradford, na Inglaterra, descobriu que o desgaste do nosso corpo leva a níveis perigosamente elevados de peróxido de hidrogênio nas raízes de nossos cabelos, bloqueando a produção de pigmento. Mas os pesquisadores disseram que as mulheres jovens que usam tinturas com base no peróxido de hidrogênio para clarear os cabelos não devem necessariamente se preocupar. Em mulheres mais velhas, porém, pode acelerar o processo de envelhecimento.

Vamos ver se mais esta tentativa de retardar o envelhecimento, pelo menos dos cabelos, dará certo. Mas não devemos esquecer que o estresse, fumo, álcool e má alimentação colaboram muito ​​para acelerar este processo.

Fonte: Daily Mail

Leia Mais ►

14 de junho de 2011

Não custa nada e vale muito

Você sabia que uma pessoa adulta possui em média cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450 ml, o que representa menos de 10% de todo seu sangue? E que a falta do estoque de sangue em um hospital pode levar ao cancelamento de cirurgias e de procedimentos, que podem ser vitais?  Doar sangue não custa nada e vale muito. Para doar sangue a pessoa passa por uma avaliação prévia em ambulatório que tem o objetivo de detectar alguns impedimentos, como doenças, para a doação. Essa entrevista é particular e os dados são mantidos sob total sigilo.

Neste Dia Mundial do Doador de Sangue(14/06), a Organização Mundial da Saúde (OMS) lança a campanha "Mais sangue, mais vida". O objetivo é conscientizar a população a importância de doar sangue de forma regular. Segundo o Ministério da Saúde, se cada pessoa doasse duas vezes ao ano, não faltaria sangue para transfusão no país.

De acordo com a OMS, são realizadas um total de 92 milhões de doações de sangue por ano em todo o mundo. No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, 1,9% dos brasileiros doa sdoarsangueangue regularmente. Embora, esteja dentro do parâmetro de 1% a 3% definido pela OMS, esse número ainda precisa melhorar.

Também aproveitando a data, o Ministério da Saúde lançou, nesta terça-feira, a nova campanha de incentivo à doação de sangue no país. A iniciativa, intitulada "Essa corrente precisa de você. Doe Sangue", é uma das atividades previstas para marcar o Dia Mundial do Doador de Sangue. A meta da campanha é atingir 4 milhões de voluntários até 2012, o que representa 2,1% da população brasileira.


Além disso, foi publicada no Diário Oficial da União, a Portaria 1.353, que estabelece o novo Regulamento Técnico de Procedimentos Hemoterápicos, com novos critérios para a doação de sangue no Brasil. A nova legislação estabelece diretrizes voltadas ao aumento da segurança para quem doa e recebe sangue no país e amplia a faixa etária para candidatos à doação. Com as medidas, a previsão do Ministério da Saúde é que aproximadamente 14 milhões de brasileiros sejam incentivados a serem doadores em potencial. A faixa etária atinge jovens entre 16 e 17 anos (mediante autorização dos pais ou responsáveis) e ampliação para idosos com até 68 anos - antes a faixa era de 18 a 65 anos.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou também, a expansão da realização do Teste NAT para todos os hemocentros do país. O teste de biologia molecular tem objetivo de reduzir a janela imunológica - intervalo de tempo entre a infecção e a detectação por exames da produção de anticorpos pelo corpo. O teste torna a triagem das bolsas mais confiável e reduz, por exemplo, de 70 para 20 dias esse período de detecção, no caso de Hepatite C, e de 21 para 10 dias, do HIV.


O teste está sendo implantado no país, desde maio do ano passado, nos serviços de hemoterapia coordenados pelo Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco e Santa Catarina. Nos próximos meses devem ser inauguradas plataformas de produção na Fundação Hemocentro de Brasilia (DF), Hemominas (MG) e no Hemocamp (Campinas - SP). O Ministério da Saúde prevê um investimento de R$ 25 milhões para a realização dos testes e outros R$ 30 milhões já foram aplicados na implantação das plataformas.

Fonte: Portal da Saúde

Leia Mais ►

Recomendo

Arquivo do Blog