30 de junho de 2012

Hipersensibilidade dentinária: Quando os dentes são sensíveis

Um em cada quatro adultos sofre deste mal: a hipersensibilidade dentinária, dor causada por desgaste da superfície do dente. A causa mais comum, nos adultos, é a exposição da raiz dos dentes na área cervical, ou colo, devido à retração gengival.

A dentina tem um grande número de poros ou tubos microscópicos (túbulos) que vão da face externa do dente até a polpa, no centro. Quando a dentina está exposta, esses túbulos podem ser estimulados por mudanças de temperatura ou certos alimentos.

A especialista em implantes e próteses dentárias, Iara Giovana Gallon, da Clínica Arte & Face de Chapecó, explica que quando o calor, frio ou pressão afeta esses túbulos a pessoa sente dor. Ela recomenda não ignorar esse problema, pois os dentes sensíveis podem levar a outros problemas de saúde bucal, especialmente se a dor fizer com que a pessoa não escove bem seus dentes, tornando-os vulneráveis às cáries e doenças gengivais.sorriso

A hipersensibilidade decorrente da exposição da dentina pode ocorrer devido a vários fatores. Os mais comuns são a retração gengival devido à idade ou escovação inadequada; bebidas ácidas (como refrigerantes) que causam a erosão do esmalte e a exposição da dentina; bruxismo que torna a maior parte dos dentes sensíveis; escovação com creme dental muito abrasivo, escovação incorreta e/ou escovação em um número de vezes maior do que três, a gengivite, que pode causar retração gengival e, ainda, dente lascado ou fraturado, com exposição da dentina.

Além disso, alguns tratamentos dentários podem causar sensibilidade, como o branqueamento, a profilaxia em consultório, a colocação de aparelhos ortodônticos ou restauração dentária, durante ou depois do procedimento.

Iara Gallon dá uma boa notícia: a sensibilidade dos dentes geralmente pode ser tratada e curada. O dentista pode prescrever flúor em gel ou um enxaguante bucal com flúor, além de cremes dentais de baixa abrasividade com formulações feitas especialmente para dentes sensíveis.

-“Pergunte ao seu dentista quais são os produtos mais adequados para o seu problema de sensibilidade. Tenha cuidado com a escovação e evite que seus dentes se desgastem ainda mais. Uma escovação muito forte, uma prótese parcial com grampos e aparelhos muito apertados e justos podem também levar à abrasão.”

Outras recomendações da odontóloga são usar uma escova de cerdas muito macias; escovar corretamente para evitar a abrasão do esmalte e a retração gengival; usar creme dental formulado especialmente para ajudar reduzir a sensibilidade. Além disso, o dentista pode aplicar verniz de flúor nas áreas sensíveis para ajudar a fortalecer o dente e prescrever um creme dental com alto teor de flúor para uso diário.

Fonte: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

27 de junho de 2012

Eleições 2012: TSE lança página com estatísticas de candidatos registrados

A consulta à quantidade de candidatos já registrados para concorrer ao pleito de outubro e as estatísticas sobre eles já estão disponíveis na página do TSE na internet. Até o meio dia desta terça-feira (26), foram contabilizados 86 candidatos a vereador e cinco a prefeito e vice. Nas últimas eleições municipais, em 2008, 15.141 candidatos concorreram a prefeito e 330.630 a vereador em todo o país.

O acesso ao quantitativo por estado/município deve ser feito pelo link Divulgação de Candidaturas 2012.  Já a consulta aos dados dos candidatos como ocupação, sexo, grau de instrução, candidatos à reeleição, entre outros, podem ser acessados no Estatísticaeleicoes2010s de Candidaturas. Os dados serão atualizados diariamente, às 12h e 18h. O registro de candidatura têm de ser apresentado ao juiz eleitoral do município por onde o candidato vai concorrer até 5 de julho.

Termina neste sábado (30 de junho) o prazo para os partidos políticos realizarem suas convenções para definir coligações e escolher seus candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador nas Eleições 2012. O prazo de realização das convenções vai de 10 a 30 de junho do ano do pleito e é determinado pela Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997).

Escolhidos os candidatos, os partidos e coligações têm até as 19h do dia 5 de julho para apresentar no cartório eleitoral competente o pedido de registro de candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador. A partir do dia 6 de julho, os candidatos podem começar a fazer propaganda eleitoral.

Fonte: TSE

Leia Mais ►

24 de junho de 2012

Qual seu padrão de estética?

“O belo é a manifestação do bem, da perfeição e do que é verdadeiro” (Platão). A Estética teve desde sempre um papel muito importante ligado à beleza, bem-estar, sedução, arte. Desde o dia em que Eva colheu uma folha para enfeitar a sua nudez, percebeu que a natureza lhe fornecia elementos para a beleza e sedução.

Na procura da beleza viemos, desde a década de 20, nos adequando aos padrões de beleza. As mulheres nessa época usavam achatadores de seios (um tecido para apertar o busto) e de ancas para o corpo ficar cilíndrico, sem curvas. Um pouco antes, no século 19, a moda era cintura fina - no máximo 40 centímetros de circunferência, ou seja, o tamanho do pescoço. Quem consegue? É desse tempo os espartilhos que apertavam a alma. Também era comum lixar (lixar mesmo!) as costelas para a cintura ficar bem marcada. A cicatriz ficava por baixo de tanto pano que nem o marido percebia. Aí, nos anos 60 veio a “Twiggy”, uma modelo tão magra que fez muito sucesso e todo mundo (até hoje) queria ficar como ela. Mas, nos anos 80, com a descoberta da AIDS, ninguém queria se mostrar tão anoréxica: foi então que a onda da academia e dos corpos sarados (ou seja, “sem doença”) começou.

Os profissionais que atuam na área de estética, em sua grande maioria, têm consciência de que os conhecimentos de anatomia, fisiologia, biossegurança e tantos outros são imprescindíveis para trabalhar com segurança e eficácia em um corpo humano. Porém, sensibilidade, intuição, paciência, respeito, carinho, compreensão, solidariedade, generosidade, habilidade manual – “mãos que sabem ler e ver” - são itens básicos na profissão de esteticistas de sucesso e, estas qualidades podem ser aprimoradas através de cursos de formação, graduação, pós-graduação, mestrado, doutorados e PhD. Em virtude desses padrões alternarem de décadas para décadas, o que será que devemos procurar: os padrões de beleza impostos ou o bem-estar com nosso corpo?obelo

Em prol deste tema, o Instituto Fisiomar oferece atualmente o Curso de Formação em Estética, que abordará nas 360 horas/aula as temáticas de formação, tais como: anatomia e fisiologia, fundamentos dermatológicos, biossegurança, cosmetologia, protocolos e avaliação corporal, empreendedorismo, drenagem linfática, massagem modeladora, massagem relaxante, eletroestética, reflexologia podal, SPA dos pés, bamboo massage, conchas, facial I e II, pindas, quick massage, shiatsu, maquiagem e anexos cutâneos (depilação).

Em parceria, o Theràpie Spa Urbano apresenta uma nova perspectiva de saúde. Com um olhar diferenciado, proporciona tratamentos realizados pelas Fisioterapeutas Cristiane Márcia Siepko e Priscila Fontana, especialistas em Terapias Integrativas e Estética Funcional.

O Theràpie Spa Urbano oferece tratamentos em microfisioterapia, biofeedback de variabilidade da coerência cardíaca e emocional, acupuntura, auriculoterapia, shantala, massagem relaxante e terapêutica, bamboo massagem, massagem com conchas terapêuticas, terapia geotermal (pedras quentes e frias) e florais. Na área estética, dispõe de tratamentos de acupuntura estética, estética facial, limpeza de pele, peeling de cristal e de diamante, shiatsu facial, ginástica facial, drenagem linfática, estética corporal, massagem modeladora, pré e pós- operatório de cirurgia plástica.

Todos os dias na telinha e nas revistas apareceram umas celebridades: Juliana Paes, Isis Valverde e a modelo Gisele Bündchen, entre outras tantas beldades. Pergunto: o que é a beleza para você? Respostas como felicidade, simetria, inteligência e naturalidade facilmente seriam citadas.

Por: Solange de Fátima Cardozo Daneluz

Graduada em Fisioterapia, mestre em Saúde e Gestão do Trabalho e coordenadora do Instituto Fisiomar de Chapecó - Membro do Núcleo de Saúde da ACIC

Fonte: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

Recomendo

Arquivo do Blog