24 de janeiro de 2009

Festa Pomerana - último final de semana

A 26ª Festa Pomerana segue rumo ao seu último final de semana com grandes expectativas. O total de visitantes já beira a casa dos 50 mil: até a Sexta-feira, dia 23 de janeiro, 47.315 pessoas se divertiram na festa mais alemã do Brasil.

Em oito dias de folia, a multidão de ávidos apreciadores da cultura germânica consumiu 87.075 copos de chopp, somadas as vendas das fornecedoras Schornstein e Antartica. Diante dos números apresentados, a Diretora de Eventos da Secretaria de Turismo e Cultura Ivone Lemke acredita que a previsão da vinda de 60 mil pessoas será certamente ultrapassada. "É a confirmação de que o público aprova a genuinidade das nossas tradições", ressalta.

Durante os dez dias de festejos, o público confere no Pavilhão Cultural a mostra fotográfica “Os Land os Lüa”(“Nossa Terra, Nossa Gente), do fotógrafo blumenauense Ingo Penz. As imagens retratam os traços diferenciados dos descendentes da Pomerânia, região ao norte da Alemanha . Suas terras, culturas, músicas, cultivo, tradições e arquitetura são inspiração para o cliques.  

Próximo à entrada principal se localiza um dos espaços mais apetitosos da Festa Pomerana. Criada em 2007, a Casa da Gastronomia exalta o modo colonial de preparo das refeições. Todos os dias, o local é aberto para a venda de iguarias caseiras que levam o sabor típico da culinária da região.  


Leia Mais ►

Mama Fest Mama Art - Nem só de sofrimento vivem as mulheres com câncer

Nem só de sofrimento vivem as mulheres com câncer que fazem parte do grupo de voluntários Mama Fest Mama Art, de Aracaju. Todas as terças-feiras, das 9h às 13h, elas se reúnem para confeccionar objetos artesanais de qualidade. As 32 mulheres atendidas pelo setor de oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE) produzem tudo artesanalmente. O material está sendo exposto na Feira de Sergipe.

“O trabalho realizado, além de ser uma terapia ocupacional, oferece a oportunidade de uma renda extra no orçamento dessas mulheres. Assim elas conseguem obter uma condição de vida melhor”, diz a coordenadora do grupo de voluntários, Edna Alves Leite.

Além de voluntários do Mama Festa Mama Art, o grupo ainda é composto de dois psicólogos, um fisioterapeuta e um assistente social. “O hospital disponibilizou uma sala, onde é desenvolvido o trabalho artesanal, e contamos ainda com a ajuda do Sebrae, que nos oferece cursos”, comenta Edna.

Os visitantes da feira podem encontrar bonecas, almofadas, panos de prato, puxa-saco, jogo de toalhas, de banheiro, cozinha, capas de garrafão de água, bolsas, saídas de praia, e artigos para decoração.

O grupo aceita doações, que podem ser entregues no setor da radioterapia, na sala do serviço social. Encomendas podem ser solicitadas através dos telefones da oncologia (79) 3216-2918/2913 ou com Edna 3044-2286.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias
Leia Mais ►

23 de janeiro de 2009

Mídia Livre reunirá comunicadores de veículos alternativos

Comunicadores, jornalistas, professores, estudantes e empresários vão se encontrar em Belém, dias 26 e 27 de janeiro, no I Fórum Mundial de Mídia Livre, evento que integra a programação do Fórum Social Mundial de 2009. O encontro, que propugna a democratização da comunicação, será realizado na Escola de Aplicação, da Universidade Federal do Pará.

Com a participação de veículos independentes de produção midiática de diversos países, o encontro pretende construir alternativas de produção de informação, estruturar politicamente a mídia livre internacional, discutir alternativas de financiamento e de compartilhamento de conteúdo, e propagar possibilidades de atuação disponibilizadas pelas novas tecnologias.

A programação do Fórum Mundial de Mídia Livre terá duas mesas, um seminário e uma assembléia de confraternização e encaminhamentos.

A primeira mesa será sobre "Como ampliar o midialivrismo (relativo à mídia livre)", enquanto a mesa dois versará sobre “A mídia e a crise”, que debaterá o processo de desinformação ao qual a sociedade internacional está submetida, que tem um preço. A mídia comercial é sócia dessa conta, entendem midialivristas. Ainda no primeiro dia acontecerá o Seminário de Comunicação Compartilhada, com o propósito de criar interação entre projetos e midialivristas brasileiros e internacionais no exercício de outra comunicação.

No dia 27, será realizada a Plenária de Encerramento, com a reunião das propostas e a elaboração de um documento síntese.

Fonte: ALC
Leia Mais ►

Justiça manda banco devolver colheitadeira para agricultor inadiplente

Um agricultor de Aberlado Luz (SC) proprietário da Fazenda Progresso, no Distrito Parque Água Limpa, município de Nova Ubiratã (MT) conseguiu uma liminar na justiça catarinense suspendendo a busca e apreensão de uma colheitadeira, New Holand, acompanhada de uma plataforma para milho, que por falta de pagamento havia sido apreendido pelo banco financiador.

Diante do ocorrido o advogado e representante da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), na comissão fundiária e indígena em Brasília, Sérgio Dalben, ingressou com ação civil pública na Comarca de Abelardo Luz e garantiu a devolução do equipamento, baseada em liminar conquistada pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Mato Grosso (Famato) que protege todos os agricultores daquele Estado.

A justificativa é em razão da necessidade de continuidade da atividade econômica do agricultor, que fora privado de sua única máquina colheitadeira justamente as vésperas do inicio da colheita, que se dá no início do mês de janeiro.

A Faesc está atenta aos casos de ameaças que bancos privados financiadores estão fazendo aos agricultores catarinenses e espera que a conquista dessa liminar iniba novas ações de busca e apreensão de máquinas e equipamentos agrícolas. No ano passado, houve negociação de dívidas agrícolas com os bancos financiadores públicos e privados, porém alguns bancos privados não aceitaram participar da renegociação.



Marcos A. Bedin
MB Comunicação
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br
Leia Mais ►

Programação do 11º Itaipu Rural Show

Na próxima quarta-feira, dia 28, inicia a maior exposição-feira de difusão tecnológica do agronegócio em Santa Catarina. O 11o do Itaipu Rural Show reunirá 150 empresas que demonstrarão os últimos avanços da ciência e da indústria fornecedora de insumos para o agronegócio.
Na quarta-feira, dia 28, a partir das 8 horas a feira estará aberta para recepção dos visitantes. Às 10 horas ocorrerá a abertura oficial do evento e iniciam as demonstrações de técnicas agrícolas e pecuárias. A partir das 11 horas o horário está reservado para o almoço com show da Banda Fritz4, de Xingu Novo – RS e Grupo Stella di Petra, de Itá – SC, na praça de alimentação. Durante o período da tarde a feira estará aberta para visitação. A palestra “Tendências do Agronegócio no Mercado Mundial” com o Economista, pós-graduado em Agrobussines, Paulo Roberto Molinari está marcada às 14h30.

Nos dias 29 (quinta-feira), 30 (sexta-feira) e 31 (sábado) a feira estará aberta a partir das 8 horas para visitação. Nestes dias, também ocorrerão palestras sobre suinocultura, avicultura, bovinocultura de leite, técnicas de ordenha e Instrução Normativa 51, pastagens, pastoreio Voisin, práticas de silagem, plantas medicinais, cultivares de milho, soja, feijão, outras culturas e plasticultura com técnicos nos respectivos estandes dos expositores. A partir das 11 horas o horário está reservado para o almoço com show da Banda Fritz4, de Xingu Novo (RS) e Grupo Stella di Petra, de Ita (SC), na praça de alimentação. Durante a tarde a feira estará aberta para visitação.
No dia 30, sexta-feira, às 14h30, ocorrerá a palestra com tema “Agrometeorologia” que será ministrada pelo Dr. Maurici Monteiro, formado em Meteorologia Aeronáutica e doutor em Geografia Física.
Serão comercializados no 11o Itaipu Rural Shows reprodutores suínos, gado leiteiro, ovinos, caprinos, máquinas agrícolas, equipamentos para a pecuária, rações, concentrados, sementes, medicamentos veterinários, automóveis, motos, utensílios diversos, tomates, flores, pequenos animais e mudas (frutíferas, exóticas e ornamentais).
Por:
Marcos A. Bedin
MB Comunicação Assessoria de Imprensa
Leia Mais ►

Conheça o avaliador de acessibilidade Da Silva

A ferramenta ASES - Avaliador e Simulador de Acessibilidade de sítios permite avaliar, simular e corrigir a acessibilidade de páginas, sítios e portais, sendo de grande valia para os desenvolvedores e publicadores de conteúdo. O principal objetivo da disponibilização do ASES é fornecer instrumentos que viabilizem a adoção da acessibilidade pelos órgãos do governo e, também, pela sociedade.

A solução é resultado da parceria entre o Departamento de Governo Eletrônico e a OSCIP Acessibilidade Brasil e tem sua distribuição livre garantida pelo uso da licença GPL, na versão 2.0 em português.

O Da Silva

O "Da Silva" é um avaliador. Um avaliador é um software que detecta um código HTML e faz uma análise do seu conteúdo, verificando se está ou não dentro de um conjunto de regras. No nosso caso, a análise é feita usando as regras de acessibilidade do WCAG e E-GOV.

A quem se destina o Da Silva?

O Da Silva é a ferramenta ideal para web-designers, web-masters e todas as pessoas que desenvolvem sites para a Internet e tenham a necessidade de torná-los acessíveis.
Com a disponibilização da solução a verificação da acessibilidade das páginas e portais na internet ficou mais fácil. De acordo com Corinto Meffe, coordenador do Portal, trata-se da 20ª solução livre disponibilizada para sociedade e a primeira liberada pelo Ministério do Planejamento.

Algumas funcionalidades:

- Avaliador de acessibilidade (e-MAG e WCAG);
- Avaliador de CSS;
- Avaliador de HTML (4.01 e XHTML);
- Simuladores de leitor de tela (tempo) e Baixa visão (daltonismo, miopia, catarata);
- Ferramenta para selecionar o DocType, conteúdo alternativo, associador de rótulos, links redundantes, corretor de eventos e preenchimento de formulários.

Os participantes do Portal SPB podem entrar diretamente no endereço: http://www.softwarepublico.gov.br/ver-comunidade?community_id=8265263

Fonte: Portal SPB
Leia Mais ►

Para influenciar investidores a preservação de condomínios é primordial

Manter um imóvel em bom estado de conservação nem sempre é uma tarefa fácil, especialmente quando é utilizado por mais de uma família, como no caso dos condomínios. Uma saída pode ser a realização de inspeções periódicas das entradas, passeios e piscinas e, até das instalações mais complexas, como as casas de máquinas e sistemas de climatização.

De acordo com o presidente do Sindicato do Mercado Imobiliário do Oeste (Secovi/Oeste), Paulo Jorge Lise, para que a preservação seja efetiva, o administrador acaba tendo que assumir um papel diferenciado, não apenas o de oferecer condições que promovam a qualidade de vida dos moradores, mas que também atendam as necessidades dos investidores, através da preservação do imóvel. “Nos locais em que o síndico assume uma postura preventiva é possível chegar a um retorno superior a 30% sobre o investimento inicial” destaca o presidente.

Lise cita o exemplo de casos ocorridos nos Estados Unidos, onde estão registrados inúmeros processos judiciais movidos por proprietários de imóveis, responsabilizando seus administradores pelas perdas sofridas à curto, médio e longo prazo. “O administrador precisa ver o imóvel como uma possibilidade de investimento e, no mínimo, manter o valor original protegido” acrescenta.

Para que o patrimônio seja preservado, o aspecto financeiro deve ser observado com cuidado. Além dos valores dispensados para o custeio da manutenção periódica dos condomínios é recomendável que haja uma reserva destinada à prevenção, independente dos fundos emergenciais adotados comumente pelas administrações de condomínios.

Conforme o apontamento de especialistas do setor, Lise reforça que, no Brasil, ainda predomina uma resistência quanto aos valores pagos pelos serviços de condomínio. “O administrador precisa promover uma mudança cultural e deixar claro para o condômino o que são despesas ordinárias e o que são despesas que agregam valor ao imóvel”, alerta o presidente Paulo Jorge Lise.

Uma forma de esclarecer essa situação aos condôminos é a entrega do manual do proprietário aos novos moradores, conforme prevê o Código de Defesa do Consumidor.

Por:
Marcos A. Bedin
MB Comunicação Assessoria de Imprensa
Leia Mais ►

22 de janeiro de 2009

Uma questão de postura

Depois de horas de pé ou sentado em frente ao computador, a coluna reclama. O problema é mais comum entre mulheres que usam salto muito alto e pessoas que carregam peso sem preparar os músculos, mas é também uma questão de postura. "O ideal ao sentar, por exemplo, é apoiar a sola dos pés no chão e as costas na cadeira, para não deixar a coluna torta", diz Luciana de Oliveira Goncalves, fisioterapeuta e professora da Univali.

Por isso aproveitando tudo o que nos predispomos a mudar em 2009, é importante observar: coluna doendo às vezes pode ser sinal de uma complicação maior. “Nós não podemos pensar que dor é normal”, afirma a fisioterapeuta. “Dor é sinal de que alguma coisa diferente está acontecendo no organismo, então nós precisamos tomar isso como um alerta. Não podemos negligenciar a queixa”, aponta Luciana.

Ela afirma que cuidar da postura é essencial para prevenir complicações musculares. Segundo Luciana, do ponto de vista biomecânico, a postura sentada é a mais prejudicial: “O trabalho sentado é atualmente causador de aproximadamente 80% dos casos de lombalgias e não existe cadeira ergonômica se você não souber utilizá-la corretamente. Existe relação direta entre dores de cabeça, inchaço nas pernas e até prisão de ventre em função do tempo prolongado na postura sentada”, diz a professora.

Se mudar a forma de fazer as coisas for praticamente impossível, algumas práticas podem ajudar a deixar o corpo menos suscetível a dores:

  • É importante conhecer os recursos de ajustes de sua cadeira de trabalho. A altura certa é aquela em que a sola dos pés está bem apoiada ao chão, os joelhos estão a 90º ou em discreta extensão. O ajuste do apoio lombar deve ficar na altura que melhor proporcionar conforto evitando que o apoio fique em apenas uma região da coluna;

  • Quando estiver digitando ou lendo na tela do computador, o ajuste da cadeira deve estar de forma que o ângulo entre as coxas e o tronco fique entre 100º/110º. Procure por um apoio caso os seus pés não fiquem firmes no chão. Utilize a cadeira giratória e com rodízios se tiver que realizar deslocamentos ou rotações de tronco;

  • A distância dos olhos ao monitor deve ser de, no mínimo, 50 centímetros. A altura dele deve ser aquela em que não seja necessário mais do 5º de extensão e 30º de flexão da coluna cervical a partir da linha horizontal;

  • Posicione o mouse junto ao teclado e procure colocar todos os objetos de uso constante (telefone, calculadora e outros) o mais próximo possível do seu tronco evitando assim torções e inclinações desnecessárias.
Além disso, evite colocar objetos ou documentos pesados em gavetas que estejam próximas ao piso. Nelas devem ficar os objetos e documentos menos utilizados. Também é importante, no trabalho constante frente ao computador, que se faça uma pausa de dez minutos a cada, no máximo, uma hora e meia de trabalho. E lembre-se, não vale conferir e-mail durante essa pausa.
Por: Wagner Mezoni Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da Univali
Leia Mais ►

Ganhe R$ 5 mil criando uma logomarca para a Fundação Catarinsense de Cultura

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) está dando a largada para as festividades, em 2009, dos 30 anos da FCC, comemorados em 24 de abril, e dos 60 anos do Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), celebrados em 18 de março. A partir de segunda-feira (26), estarão abertas as inscrições dos concursos para criação de logomarcas comemorativas para as duas entidades. Tanto pessoas físicas quanto jurídicas poderão participar. Os proponentes das logomarcas vencedoras receberão, cada um, um prêmio de R$ 5 mil, além de um certificado de primeira colocação. As inscrições ficam abertas até 10 de março.

Qualquer pessoa física com idade mínima de dezoito anos, comprovadamente residente em Santa Catarina, pode participar, assim como pessoas jurídicas comprovadamente estabelecidas no Estado. As logomarcas vencedoras serão utilizadas nos eventos comemorativos ao aniversário da FCC e do Masc, em materiais como folderes, cartazes, impressos, envelopes e outras peças definidas pela Fundação.

Criatividade e originalidade estão entre os critérios para o julgamento. A capacidade de comunicação da logomarca e sua aplicabilidade, seja em cores, em preto e branco, em variadas dimensões e sobre diferentes fundos, também serão levados em conta. No caso da FCC, ainda será avaliada a relação das logomarcas inscritas com a Missão e a Visão da Fundação.

Os editais completos e seus anexos estão disponíveis no site da FCC www.fcc.sc.gov.br, no link Downloads. Informações complementares sobre os concursos poderão ser obtidas na Fundação Catarinense de Cultura, pelo telefone (48) 3953-2383, ou pelo e-mail imprensa@fcc.sc.gov.br .

Fonte: Fundação Catarinense de Cultura
Leia Mais ►

Assistência humanitária na Faixa de Gaza não é trabalho fácil

Depois de ter tido sua clínica destruída na Faixa de Gaza por um ataque israelense no dia 9 de janeiro, a Cáritas Internacional voltou a intervir na região de Jerusalém na prestação de serviços humanitários. Ao retomar os trabalhos, a entidade forneceu as primeiras estimativas da destruição em Gaza.

“Pelo menos 1/6 dos edifícios da cidade foram destruídos pelos bombardeios israelenses, incluindo habitações privadas, escolas e centros de saúde, como no caso da clínica da Cáritas em Al Maghazi, destruída por um ataque aéreo”, diz os dados.

A Cáritas constatou também que de cinco moradores, quatro necessitam urgentemente de algum tipo de assistência humanitária, em Gaza. Além das necessidades materiais, acrescenta-se o impacto psicológico que a ação militar causou a milhares de famílias que perderam seus parentes.

Assistência médica e o fornecimento de produtos de primeira necessidade a quatro mil famílias são as primeiras ações da instituição depois do cessar-fogo. Cerca de 25 mil pessoas estão sendo beneficiadas com a ajuda e o trabalho está sendo mantido como prioritário pela Cáritas Jerusalém.

Segundo o porta-voz da Organização das Nações Unidas (ONU) , Christopher Gunness, as ajudas estão sendo entregues com rapidez, mas a emergência é tão grave que é impossível dar respostas imediatas.

Fonte: CNBB
Leia Mais ►

Blumenau nova de novo em São Paulo

Mostrar Blumenau linda de novo e com todos os equipamentos disponíveis para receber bem os turistas de todos os lugares. É com este objetivo que a Secretaria de Turismo de Blumenau vai participar do 15º Workshop da operadora CVC, de São Paulo, uma das maiores do país. O evento será nos dias 11 e 12 de fevereiro, na Expo Center Norte, e contará com a participação de mais de 10 mil agentes de viagens de todo o Brasil.

O secretário de Turismo, Norberto Mette, explica que este é o mais importante acontecimento do mercado turístico do Sudeste neste primeiro semestre de 2009, “daí a necessidade de Blumenau marcar presença forte, apresentando seus atrativos turísticos e, acima de tudo, mostrando que está recuperada e com total infra-estrutura para receber toda a demanda turística”.

A secretaria estará participando na área específica ao Estado de Santa Catarina, mas com estande próprio, de 18 metros quadrados. “Neste espaço vamos vender a 26ª Oktoberfest, apresentar os roteiros turísticos que não foram afetados pela catástrofe de novembro de 2008 e atrair a atenção dos agentes, especialmente aqueles que trabalham na venda de pacotes para nosso Estado”.

O estande vai contar com a presença da Rainha e das Princesas da Oktoberfest 2009, Vanessa Chacorowski, Jussara Schwanz e Bruna Philippi e com a equipe de Promoções da Secretaria de Turismo que, ainda neste semestre, vão trabalhar na divulgação da cidade nos seguintes eventos:

01 e 02/abril – Congresso da Braztoa, em Porto Alegre (RS);

24 e 25/abril – 32ª Feira de Turismo da Associação das Agências do Interior do Estado de São Paulo (Aviesp), em Águas de Lindóia (SP);

05/maio – 4º Worlkshop Bessitur, no Rio de Janeiro (RJ);

08 e 09/maio – 15º Salão Paranaense de Turismo, em Curitiba (PR);

14 a 16/maio - World Travel & Tourism Council (WTTC), em Florianópolis (SC);

22 e 23/maio – 15ª Bolsa de Negócios Turísticos - Mercosul, em Penha (SC);

17 a 20/junho – 4º Festival Internacional de Turismo, em Foz do Iguaçu (PR).

Por: Tânia Rodrigues - PMB
Leia Mais ►

Itaipu Rural Show 2009 inicia na próxima semana

Empresários, produtores rurais, autoridades e profissionais de imprensa participarão na próxima semana do ITAIPU RURAL SHOW 2009, a maior exposição-feira de difusão tecnológica do agronegócio em Santa Catarina. A 11a edição do evento está programada para os dias 28, 29, 30 e 31 de janeiro de 2009, reunindo 150 empresas que demonstrarão os últimos avanços da ciência e da indústria fornecedora de insumos para o agronegócio.

A expo-feira atrairá 30.000 visitantes e proporcionará negócios superiores a 10 milhões de reais. O público-alvo é formado por produtores rurais de pequeno e médio porte, técnicos e dirigentes originários do grande oeste de Santa Catarina, do noroeste do Rio Grande do Sul e do sudoeste do Paraná, além de Mato Grosso do Sul.

O espaço físico foi ampliado neste ano com o arrendamento de 2,5 hectares contíguos e, por isso, a feira ocupará uma área territorial de 18,5 hectares do Centro de Treinamento e Difusão de Tecnologias Cooperitaipu, localizado no quilômetro 580 da rodovia federal BR-282, a um quilômetro do trevo oeste da cidade de Pinhalzinho, no oeste de Santa Catarina.

A iniciativa da Cooperativa Regional Itaipu tem o apoio de muitas instituições, entre elas a Prefeitura de Pinhalzinho, o Sebrae/SC, o Senar/SC e o Sescoop/SC.

Por:
Marcos A. Bedin
MB Comunicação Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br
Leia Mais ►

Estandes coletivos na Couromoda

Uma característica constatada na Couromoda, assim como em outras importantes feiras do setor, foi a participação de estandes coletivos, representados pelos principais pólos calçadistas brasileiros, como Franca, em São Paulo, direcionado aos calçados masculinos; Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, com calçados femininos; Nova Serrana, em Minas, calçados esportivos; Birigui, São Paulo, com especialidade em calçados infantis; Campina Grande, na Paraíba, com calçados femininos; e São João Batista, em Santa Catarina, com calçados femininos.

Santa Catarina contou com a presença de dois Arranjos Produtivos Locais – São João Batista e Sombrio - representados por 17 empresas calçadistas. Além dessas, organizadas em estandes dos APL, mais oito empresas de São João Batista expuseram no evento.

As feiras de negócios setoriais representam a principal ação de promoção comercial por parte das empresas calçadistas, haja vista que nesses eventos as empresas firmam novos contratos e mantém os seus relacionamentos, num mercado cada vez mais competitivo, onde um pequeno diferencial pode representar representa um ganho.

Por: Beatrice Zanellato Mayer - participou da Couromoda como analista do SIS/Sebrae.
Leia Mais ►

21 de janeiro de 2009

Gênio americano reconheceu feito de brasileiro

"Um dia o homem há de voar" - profetizou Júlio Verne. Essas palavras gravaram-se como fogo no espírito inflamável do garoto Alberto Santos Dumont, filho de um riquíssimo fazendeiro de Ribeirão Preto, no estado de São Paulo. Desde criança, Alberto era apaixonado por máquinas, motores, inventores e engenhocas. Ainda adolescente, seu pai enviou-o à França, para que lá estudasse. Com apoio paterno enveredou pelas pesquisas aeronáuticas e em 1898, aos 25 anos, sobreavoava Paris num balão esférico.


Mas seu espírito não sossegava, mordido pela vontade de dirigir o balão por onde quisesse, sem depender dos ventos. Experimentou um antigo projeto que combinava um balão com um motor a gasolina. E, em setembro de 1898, o Santos Dumont nº 1, provido de hélice e leme, passeava pelos céus de Paris. Ainda nesta cidade veio a grande consagração, com a conquista do Premio Deutsch de la Meurthe, que pagaria 125.000 francos ao primeiro que, partindo de St. Cloud, circunavegasse a torre Eiffel e voltasse ao ponto de partida num prazo de meia hora.


A bordo do Santos Dumont nº6, o inventor brasileiro finalmente realizou a façanha a 19 de outubro de 1901. A repercussão internacional foi extraordinária. Entre a montanha de congratulações, um telegrama o comoveu em especial: " A Santos Dumont, o pioneiro dos ares, homenagem de Thomas Edison". Era cumprimentado justamente por quem considerava o maior gênio de todos os tempos.


Fonte de pesquisa: Coleção Nosso Século, Abril Cultural 1980

Leia Mais ►

Planeje passo a passo e torne-se um empreendedor com chances de sucesso

Entre as muitas determinações de cada um para o começo de ano pode estar a de realizar o sonho de ser o próprio patrão, abrindo uma empresa. A grande maioria dos empreendedores, no entanto, lança o novo negócio sem qualquer preparação inicial, podendo transformar o sonho em um pesadelo real.

Segundo levantamento do Sebrae/SP, 31% dos empresários que abriram empresas no Estado de São Paulo em 2005 se lançaram no mercado sem qualquer informação sobre gestão e sobre o ramo de atuação. Isto teve impacto direto no índice de sobrevivência dos pequenos negócios monitorado pelo estudo Sobrevivência e Mortalidade de Empresas, realizado pelo Observatório das Micro e Pequenas Empresas (MPE), do Sebrae/SP.

“O Plano de Negócios é um documento que pode ser considerado um plano de voo do empreendedor, no qual ele relaciona todas as informações referentes ao novo negócio, tal qual o mapeamento da concorrência, o tamanho do potencial público-alvo, bem como simulações dos cenários nos quais vai atuar”, ensina Ari Antonio Rosolem, consultor administrativo-financeiro do Sebrae/SP.

Empreender não é uma aventura - Para quem pensa em abrir um negócio, a preparação é essencial para evitar ingressar nas estatísticas de mortalidade dos jovens empreendimentos. “Abrir uma empresa não pode ser uma aventura”, diz Rosolem.

Ele aponta ainda três pontos essenciais para os novos empreendedores:

1) Conhecimento: prefira lançar sua empresa numa área sobre a qual já tenha conhecimento. “Não quer dizer que abrir uma empresa em um segmento pouco conhecido, signifique que a empresa vai quebrar, mas levantar todos os dados sobre a área vai exigir muito mais energia do empreendedor, e mais capital também”, diz o consultor.

2) Invista capital próprio: não existe começar uma empresa do zero, sem dinheiro algum. “Recorrer aos bancos é praticamente impossível para o jovem empresário, pois ele não tem garantias para trocar pelo dinheiro”, aponta Rosolem. O conselho é usar capital próprio. “Se tomar dinheiro emprestado da família, combine para começar a pagar só após 12 meses. A essa altura, a empresa já tem mais chances de ser lucrativa”, aconselha.

3) Faça seu Plano de Negócios: quando o empresário coloca tudo no papel, fica mais fácil fazer contas e projeções. Veja os principais itens para fazer o seu Plano.

Por: Luciane Crippa - Agência Sebrae de Notícias
Leia Mais ►

Segunda Mercoláctea Milk Fair em Chapecó

O município de Chapecó sediará a segunda edição da Mercoláctea Milk Fair nos dias 24 a 26 de março de 2009, no Parque de Exposições Tancredo Neves. A feira será organizada pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (Acic), Prefeitura Municipal de Chapecó e Agência T12, sendo promovida pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e demais entidades do agronegócio, com apoio do Sebrae e do Senar.

Paralelamente serão promovidos três eventos: o Showroom da Indústria Láctea, o Seminário do Leite e o Simpósio Interleite. O Interleite é organizado pelo portal MilkPoint e acontecerá pela primeira vez no sul do Brasil. O programa do evento, previsto para os dias 26, 27 e 28 de março de 2009, focalizará sistemas de produção, custos e gestão.

A programação iniciará na quinta-feira, dia 26/03, com abertura oficial às 9 horas, seguida da palestra “Conhecendo o jogo: tendências para o mercado de leite”, com Paulo Carletti, Rabobank, Brasil. Das 10 às 10h30, o tema “A visão da Itambé”, será abordado por Jacques Gontijo Alvares, presidente da Itambé. O encerramento está previsto para as 13 horas do dia 28/03.

Por:
Marcos A. Bedin
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br
Leia Mais ►

Sobra dinheiro na Prefeitura de Blumenau

Nem mesmo os prejuízos causados pelas chuvas de novembro e nem a propalada crise financeira mundial parecem afetar as finanças da Prefeitura de Blumenau. Pelo menos esta é a impressão que causa a reportagem publicada hoje pelo Jornal de Santa Catarina assinada pela repórter Giovana Pieytzacka.


Segundo a reportagem começa a ser votado hoje na Câmara de vereadores o projeto de reforma administrativa do prefeito João Paulo Kleinübing que prevê a criação de 24 novos cargos comissionados, ou seja sem a realização de concurso público. Ainda segundo a reportagem o impacto financeiro destas contratações, custará aos cofres municipais, a bagatela de R$ 948 mil por ano.


Contando com uma maioria folgada na câmara de vereadores, 13 dos 15 vereadores são da base do governo, o prefeito certamente terá sua proposta aprovada aumentando com isto o número de funcionários sem concurso para algo em torno de 400. É que na prefeitura, segundo a repórter, ninguém soube informar a quantidade exata. Nem o secretário de administração, Fernando Lenzi, sabe. Não é estranho isto ? Um administrador não saber quantas pessoas tem no quadro de funcionários ?


Mas o melhor de tudo é que para aprovar esta reforma, os vereadores que estão de férias, foram convocados para reuniões extraordinárias o que gera mais uma despesa, mas coisa pouca, para os polpudos cofres municipais. Ah, quase ia me esquecendo, os vereadores tomaram posse no dia 1º de janeiro e já entraram em férias e agora vão ganhar um extra para interromper este merecido descanso.


Para finalizar o prefeito não se manifestou a respeito pois encontra-se em Brasília.

Leia Mais ►

20 de janeiro de 2009

Envolvido em escândalo sexual na internet não consegue Habeas Corpus

A 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça, em matéria sob relatoria do desembargador substituto Roberto Lucas Pacheco, negou habeas corpus em benefício do estudante universitário Guilherme Augusto Trentin da Silva, 18 anos, preso preventivamente desde outubro do ano passado, após se envolver em escândalo sexual registrado na cidade de Joaçaba.

Na ocasião, acompanhado por dois outros colegas em uma festa com adolescentes, Trentin da Silva teria abusado de uma garota – menor de idade - e registrado o fato em vídeo, posteriormente disponibilizado em site da internet.

A defesa argumentou em seu favor a condição de réu primário, filho de família conhecida e estimado em seu meio social, além de garantir sua inocência em relação as acusações, classificadas de enviesadas e sem fundamentação.

O relator do HC, contudo, anotou que os predicados pessoais do paciente não são suficientes para garantir que responda ao processo em liberdade. Disse também que aspectos ligados ao mérito da ação serão julgados no momento oportuno, notadamente na sentença. “É importante registrar que o habeas corpus não se presta a analisar o mérito da ação penal”, reforçou.

O desembargador afirmou ainda que a decisão do magistrado em 1º Grau, ao decretar a prisão preventiva do réu, teve por objetivo a garantia da ordem pública e a conveniência da instrução criminal.

Ele citou, como exemplo, trecho do depoimento prestado pela vítima em juízo em que esta relata ter recebido ameaça por parte do réu, em mensagem via MSN, para que não contasse a verdade dos fatos à polícia. “Efetivamente, compulsando o farto material probatório constante nos autos, é possível recolher elementos que ensejam a necessidade da prisão cautelar do paciente a fim de garantir a ordem pública e a conveniência da instrução do processo”, concluiu Pacheco.

A decisão da 3ª Câmara Criminal do TJ, presidida pelo desembargador Torres Marques, foi unânime em negar o habeas corpus pleiteado. (Habeas Corpus n. 2008.081028-5).

Fonte:TJSC
Leia Mais ►

Curso para Gestantes em Chapecó

O setor de Medicina Preventiva (Univida) do Complexo Unimed Chapecó inscreve casais interessados em participar do primeiro Curso para Gestantes de 2009, programado para o período 9 a 13 de fevereiro, no auditório da cooperativa médica. O objetivo é orientar e esclarecer dúvidas de casais que se preparam para a chegada de um filho, clientes e não-clientes dos planos de saúde Unimed.

Durante uma semana, no horário das 19 às 21h30, médicos cooperados e outros profissionais farão duas palestras diárias nas especialidades de pediatria, psicologia, enfermagem, psicopedagogia, anestesiologia, educação física, ginecologia/obstetrícia e nutrição.

As aulas são práticas e teóricas, com utilização de bonecas e banheiras para demonstração de banhos e cuidados de higiene. Além disso, os profissionais da área de saúde abordarão temas sobre as mudanças físicas e psicológicas que ocorrem no período gestacional: a relação homem/mulher/bebê, auto-estima, entre outras. “É uma oportunidade para os casais trocarem experiências e compartilharem emoções, sentimentos, dúvidas e temores próprios do momento em que vivem”, destaca a assistente social do complexo hospitalar, Ariete Lauxen.


São 25 vagas para casais, abertas à comunidade (R$ 150,00) e gratuitas para clientes Unimed Chapecó. Interessados devem entrar em contato com Ariete, através do telefone (49) 33611800.
Outros cursos para casais gestantes estão programados para período de 11 a 15 de maio; 10 a 14 de agosto; e 9 a 13 de novembro.



Por:
Marcos A. Bedin

Registro jornalista profissional MTb SC-00085-JP
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br
Av. Getúlio Vargas, 870-N, sala
89801-901 Chapecó (SC)
Leia Mais ►

Calvície ? Seus problemas acabaram

Em Maravilha, município do sertão alagoano, um grupo de artesãs está aproveitando a fama do produto para fazer novos negócios. A Associação de Produção Artesanal de Cosméticos de Maravilha produz sabonetes aromatizados nas fragrâncias camomila, erva-doce, canela, maracujá e aveia e mel, além de buchas para banho, fabricadas com esponjas vegetais, entre outros produtos.

Embora não exista, ainda, nenhum estudo científico que comprove os benefícios do leite de cabra no tratamento da calvície, cresce o número de consumidores que buscam o produto para prevenir e combater a queda de cabelo. Alguns afirmam que o uso contínuo do sabonete de leite de cabra estimula o nascimento de novos fios.

Há algumas décadas o leite de cabra passou a ser reconhecido pelas suas propriedades nutricionais e terapêuticas, que vão desde o combate a desnutrição até a prevenção de doenças. No quesito beleza, o poder hidratante do leite de cabra ganhou fama entre as mulheres ainda na antiguidade, quando utilizado pela vaidosa Rainha Cleópatra em seus banhos de imersão.

Atualmente, um dos derivados que tem conquistado espaço no mercado é o sabonete a base de leite de cabra. Rico em proteínas, aminoácidos e Vitaminas A, D e E, além de sais minerais, passou a ser usado para fortalecer e recuperar a saúde dos cabelos e auxiliar no combate a um problema que preocupa até os homens menos vaidosos - a calvície.

A manicure Cibelle Pereira aderiu ao produto. Desde 2008 ela passou a utilizar o sabonete para combater a oleosidade dos fios, o que estava gerando a queda excessiva dos cabelos. Segundo Cibelle o resultado foi animador: “O sabonete diminuiu a oleosidade do meu cabelo e conseqüentemente, a seborréia foi curada, é claro que não foi uma coisa rápida. Mas foi o uso contínuo que me deu este resultado. Também não posso dizer que foi o sabonete que permitiu a cura, mas o uso do produto com certeza auxiliou”, avalia Cibelle.

De acordo com Luciana Calheiros, consultora do Sebrae/AL, está sendo criado um banco de dados junto aos consumidores que apresentaram melhora na calvície com o uso do sabonete para que no futuro possa ser feito algum projeto de pesquisa, em parceria com universidades. “Ainda não temos nada comprovado, mas acreditamos que a junção do leite de cabra, da aveia e do mel tenha um forte potencial protéico que permita esse resultado positivo no tratamento de calvície. Precisamos de apoio para que sejam realizadas pesquisas que confirmem essa possibilidade. Confirmado isso, podemos ampliar a divulgação, aumentar a nossa produção e a comercialização e quem sabe abrirmos no futuro uma fábrica de sabonetes em pleno sertão”, afirma Luciana.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias
Leia Mais ►

O envelhecimento e as dores na coluna

A coluna vertebral pode ser comparada a um pilar de sustentação, do qual todo o organismo depende. Se ela não estiver bem, o corpo todo pode padecer. Com o passar dos anos e o envelhecimento das células, a coluna também está sujeita a diminuir a resistência, ser acometida de doenças e desencadear dores em outras partes do corpo.

A discopatia degenerativa, por exemplo, apesar de não ser propriamente uma doença, se refere a uma alteração normal que ocorre nos discos intervertebrais por conseqüência do envelhecimento e precisa de cuidados. Em alguns casos, a discopatia degenerativa pode apresentar sintomas bastante similares aos de uma Espondilite Anquilosante, ou seja, uma inflamação nas vértebras. As alterações que ocorrem nos discos podem resultar em dores no pescoço ou nas costas, além de osteoartrite e hérnias de disco. No entanto, o surgimento e a intensidade das dores pode variar de pessoa para pessoa e de acordo com o local da coluna vertebral afetado.

O médico ortopedista e traumatologista, Joaquim Reichmann explica que se o disco afetado estiver na região do pescoço, os sintomas podem incluir dores cervicais ou no braço. Se a dor for na região inferior da coluna, o paciente pode apresentar dores lombares, nas nádegas ou nas pernas e ainda dormências nos membros. “Independente do caso, uma tendência é a dor piorar com os movimentos de flexão e de extensão da coluna, como por exemplo, se abaixar para amarrar um cadarço ou se esticar para pegar algo em local mais alto”, acrescenta.

O médico orienta que se o paciente, em idade avançada, apresentar um destes sintomas deve procurar um especialista para identificar quais as causas da dor e, sendo discopatiadegenerativa, avaliar o estágio que se encontra. Os principais exames solicitados são radiografias, cintilografias, tomografias computadorizadas e ressonância nuclear magnética da coluna vertebral.

Reichmann aponta que o envelhecimento causa uma perda significativa do conteúdo líquido dos discos invertebrais, ocasionando a diminuição da capacidade amortecedora, da espessura dos discos e da distância entre as vértebras. A aproximação entre as vértebras provoca a instabilidade da coluna vertebral que tende a ser compensada pelo organismo através da formação de pontes ósseas, chamadas de osteófitos. Estas pontes acabam pressionando as raízes nervosas ou a própria medula, provocando dor e comprometendo as funções do nervo afetado. “O risco de apresentar discopatia degenerativa é mais freqüente em pessoas que fumam, que executam trabalhos com sobrecargas de peso e em pessoas obesas” alerta o médico.

Para o tratamento são necessárias compressas frias ou quentes, comprimidos ou injeções de antiinflamatórios, que podem ajudar a aliviar o desconforto, cirurgias, fisioterapia ou alongamentos. No entanto, o médico Joaquim Reichmann enfatiza que “nenhum procedimento deve ser feito sem orientação e acompanhamento médico”.

Por:
Marcos A. Bedin
Registro jornalista profissional MTb SC-00085-JP
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br
Av. Getúlio Vargas, 870-N, sala
89801-901 Chapecó (SC)
Leia Mais ►

Barack Obama é uma esperança para o meio ambiente ?

Barack Obama, que hoje assume o cargo mais importante do planeta, o de presidente dos Estados Unidos, gera imensas expectativas tanto no país quanto em todo o mundo. A crise financeira e o conflito no Orinte Médio devem ser prioridades nos primeiros dias de seu governo. A política ambiental não foi destaque durante a campanha eleitoral norte-americana, mesmo assim o mundo também anseia pelo posicionamento de Obama em relação a um compromisso norte-americano de preservação do meio ambiente e combate às mudanças climáticas.

Mesmo que os Estados Unidos estiveram representados em Poznan por integrantes do governo George W. Bush, na conferência climática organizada pelas Nações Unidas, Obama é visto por ambientalistas e por políticos europeus como esperança de que o governo da maior – e uma das mais poluentes – economia do planeta reveja suas posições sobre proteção climática.

Obama classificou a conferência de Poznan como vital para o planeta e disse que pretende conduzir os Estados Unidos de volta à liderança no combate às mudanças climáticas. "Após oito anos de bloqueio, atraso e recusa, os Estados Unidos vão se unir à comunidade internacional para enfrentar os desafios globais", afirmou Kerry, que representa Obama no encontro.

O mundo anseia pelo posicionamento de Obama em relação a um compromisso norte-americano de preservação do meio ambiente e combate às mudanças climáticas. A crise econômica, no entanto, certamente será a prioridade zero do novo governo. Em abril, uma nova cúpula de países do G20 será realizada em Londres, e deve estabelecer novas regras para o sistema de finanças internacional, e terá uma dose extra de expectativas com o advento da presença de Barack Obama.
Leia Mais ►

19 de janeiro de 2009

Bispo denuncia exploração sexual de menores e recebe ameaça de morte

O bispo da Prelazia do Marajó, dom José Luiz Azcona, foi ouvido durante a primeira audiência pública da CPI da Pedofilia, instalada pela Assembléia Legislativa do Pará, para investigar casos de abusos e exploração sexual de crianças e adolescentes na região do Marajó.

Dom Luiz já havia feito denúncias sobre o crime de exploração sexual de menores, o que teria motivado a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito no Pará em dezembro do ano passado.

Em mais de duas horas de depoimento, o bispo confirmou as denúncias informando ainda o envolvimento de políticos e empresários no aliciamento de menores que são abordados mesmo no interior das escolas onde estudam. Dom Azcona disse ainda estar sendo ameaçado de morte por conta das denúncias que vem fazendo sobre a situação no Marajó. Ele destacou ocorrências de exploração sexual nas cidades de Breves e Portel. Mas, também citou casos que aconteceram em Santarém, Cametá, Abaetetuba, Altamira e Belém.

Um relatório foi entregue aos deputados designados para a CPI, contendo fotos, gravação de vídeo, documentos oficiais, nomes de parlamentares, empresários e de outras autoridades, além de estatísticas de entidades sociais, relação de locais públicos e privados, envolvidos em denúncias da existência de abuso, exploração sexual de crianças e menores no estado do Pará.

O bispo da prelazia do Marajó acredita que o problema é grave não somente pela extensão e número de ocorrências mais ainda pelo 'modus operandi' que se dá a exploração e abuso, a luz do dia, próximo a policiais militares e civis, no interior de salas de aulas, em ruas e locais públicos, como portos e bares de grande circulação.

"Somos terra de ninguém, não temos um só barco da marinha controlando a entrada e saída de ninguém, lá existe biopirataria, tráfico de armas, saída de drogas, de mulheres para o exterior, não temos a presença do estado para enfrentar os narcotraficantes", disse dom Luiz Azcona.

O deputado Bira Barbosa, presidente da CPI, disse que a partir do depoimento oficial do bispo sobre as denúncias a Comissão passa a ter material concreto para as investigações. As datas das próximas audiências ainda não foram definidas. Depois do depoimento do bispo, que ocorreu na semana passada, os deputados participaram de uma reunião secreta da CPI, somente para os deputados membros - titulares e suplentes da Comissão.

Fonte: CNBB
Leia Mais ►

Cresce o consumo de frango no Brasil

O Brasil atingiu no ano que passou um consumo de carne de frango da ordem de 38,5 kg por habitante. Esse é o quarto maior volume de consumo per capita, ficando atrás somente dos Estados Unidos (45,1 kg), da Venezuela (39,4 kg) e da Malásia (com 38,7 kg).

A grande surpresa nesse ranking elaborado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos é a presença no segundo posto da Venezuela, com um consumo per capita superior ao do Brasil. Seis anos atrás, pelos mesmos dados do USDA, a Venezuela estava colocada numa remota 10ª posição. Os Emirados Árabes Unidos e Kuwait registrariam um consumo per capita da ordem de 66,2 kg e 59,7 kg, respectivamente, volumes que os tornam os dois maiores consumidores mundiais. No entanto, os números relativos a esses dois países estão inflados pelas quantidade reexportadas para o Iraque.

E é nessa privilegiada condição, o Núcleo Oeste de Médicos Veterinários prepara para o período de 31 de março, 1° e 2 de abril, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nês, em Chapecó, o 10º Simpósio Brasil Sul de Avicultura. São aguardadas mais de 1200 profissionais, empresários e estudantes para debater as tendências de mercado, desafios da produção, rumos da nutrição, manejo e sanidade para a avicultura.

O coordenador geral Miguel Canal assinala que o Simpósio refletirá a expressão mundial que assumiu a avicultura brasileira. Observa que as tendências de maior oferta interna, face à previsão de recuo das exportações no primeiro trimestre, resultarão em um consumo per capita obrigatoriamente maior e possivelmente acima dos 40 kg per capita. Lembra que a cadeia produtiva da avicultura já decidiu reduzir a produção em 20% para evitar um exagerado e desestruturante aumento da disponibilidade interna de carne de ave.

Canal acredita em retomada das exportações,lembrando que os dois países com a maior população do planeta registram os menores consumo per capita: a China, na antepenúltima posição, com 9,6 kg per capita; e a Índia, na última posição, com apenas 2,2 kg per capita. Isso dá uma boa mostra do potencial de consumo ainda reservado à carne de frango.

A programação paralela terá como destaque o 1º Brasil Sul Poultry Fair, uma feira de negócios que reunirá a cadeia produtiva, apresentará inovações e lançamentos nos setores de nutrição, sanidade e equipamentos. A feira será um espaço onde as geradoras de tecnologias, empresas públicas ou privadas participarão da construção do network e do aprimoramento técnico dos congressistas.

Por: Marcos A. Bedin
Registro jornalista profissional MTb SC-00085-JP
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br
Av. Getúlio Vargas, 870-N, sala
89801-901 Chapecó (SC)
Leia Mais ►

Dívidas podem ser parceladas em até 100 vezes no portal da Receita Federal

O primeiro passo para quem pretende aderir ao Simples Nacional é clicar no portal da Receita Federal (http://www.receita.fazenda.gov.br/) e procurar o banner do Simples Nacional no canto lateral direito da página. No momento do cadastramento, o empreendedor saberá se tem dívidas ou não. Os pagamentos da Receita podem ser parceladas no próprio site, clicando no menu Parcelamento Simples Nacional 2009, que se encontra no centro da página inicial do portal.

Cerca de 200 mil micro e pequenas empresas deverão aderir ao Simples Nacional em janeiro de 2009. A estimativa é da Receita Federal e inclui novas categorias contempladas pela Lei Complementar 128, sancionada em dezembro de 2008 e que ajusta a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. A nova lei também permitiu o parcelamento de dívidas com a Receita em até 100 vezes para os empreendimentos que estão aderindo ao Simples pela primeira vez. O prazo final, tanto para aderir quanto para pedir o parcelamento é o dia 30 de janeiro.

As novas categorias empresariais que poderão entrar no Simples são as de serviços de instalação, reparos e manutenção em geral; decoração e paisagismo; laboratórios de análises clínicas ou de patologia clínica; serviços de tomografia, diagnósticos médicos por imagem, registros gráficos e métodos óticos além de ressonância magnética, serviços de prótese em geral; indústria de bebidas não-alcoólicas e não-refrigerantes; escolas de ensino médio e pré-vestibulares.

O consultor em Políticas Públicas do Sebrae Nacional André Spinola lembra que o parcelamento das dívidas não é permitido às empresas que já foram excluídas do Simples e estão retornando, nem às que já estavam enquadradas no sistema. E o parcelamento em 100 vezes só é garantido para dívidas com a Receita, não valendo para inadimplências com estados e municípios. Nada impede que o empresário tente parcelamento nessas esferas, mas serão negociações caso a caso.

Spínola ressalta ainda que muitos empresários soltam foguetes de alegria com prazos longos de pagamento sem perceberem que, se por um lado vão ter alívio, por outro terão compromisso financeiro e não podem vacilar. “É preciso contabilizar esses custos todo mês. E não podemos esquecer que esses parcelamentos não incluem desconto algum”.

Se a dívida for com o estado ou município, é preciso procurar as respectivas secretarias de Fazenda e Finanças e tentar negociar parcelamentos. “Trata-se de uma nova oportunidade a quem estava fora do Simples, mas é preciso ficar atento aos prazos”, afirma o secretário-executivo do Simples Nacional, Silas Santiago. O secretário informa que no final de dezembro de 2008 foram excluídas 258 mil empresas do sistema, sendo que dessas a grande maioria, 240 mil, estavam sem movimentação.

Por: Alessandro Soares - Agência Sebrae de Notícias
Leia Mais ►

Caldo de cana é bastante energético

Além de ser uma delícia, a bebida extraída da moagem da cana-de-açúcar, conhecido como caldo de cana ou garapa, é um alimento bastante energético. Conserva todos os nutrientes e minerais como ferro, cálcio, potássio, sódio, fósforo e magnésio, além de vitaminas do complexo B e C.O caldo de cana é composto ainda por antioxidantes (ácidos fenólicos e flavonóides), o que ajuda a reduzir o risco de algumas enfermidades e está associada a ampliação do tempo de vida, pois diminui (ou impede) a ação dos radicais livres que causam o envelhecimento.

A principal fonte de energia para exercícios físicos de grau elevado é o glicogênio muscular (energia acumulada nas células musculares), que municia a atividade por cerca de uma hora. Quando bate o cansaço e o glicogênio acaba, o organismo começa a queimar massa muscular. Aí o atleta precisa interromper ou diminuir a intensidade dos treinamentos.

E é nesse momento que alguns especialistas recomendam a ingestão de caldo (aproximadamente 100 ml), já que em pouca quantidade, a bebida repõe por volta de 60% do glicogênio, além de outras vitaminas, minerais e nutrientes, que ajudam a hidratar e restabelecer o sistema imunológico. Também atribui-se ao caldo de cana a capacidade de repor rapidamente a energia devido aos seus açúcares (sacarose, glicose e frutose).

Mas fique atento(a)! Nada de exageros. Lembre-se que em excesso, os benefícios de qualquer alimento se transformam em complicações à saúde, seja por ganho de peso, surgimento ou agravamento de doenças. Um copo de 100 ml corresponde a 82 calorias.

Fonte: Dionisio Alexandrini Neto - Calorias Inteligentes
Leia Mais ►

Sebrae no Campus Party

Realizado há 12 anos na Espanha e considerado o maior evento de inovação tecnológica e de entretenimento em rede do mundo, o Campus Party ganhou uma edição brasileira em 2008 e pela segunda vez será realizado no País, até 25 de janeiro, no Centro Imigrantes, na cidade de São Paulo. A abertura é nesta segunda-feira (19), às 9h30.

Com o objetivo de contribuir para que 2009 seja o ano da inclusão digital para as micro e pequenas empresas, o Sebrae participará do Campus Party com sete atividades, concentradas nas áreas de inclusão digital e no chamado CP Labs, espaço reservado a oportunidades de negócios do mundo digital.

Um dos destaques da programação ficará com o Encontro Nacional de Lan Houses, que terá a participação do Sebrae. Pesquisas sinalizam que o Brasil tem atualmente 43 milhões de usuários de internet e indicam que 45% desses internautas freqüentam pontos de acesso à web, como lan houses, cibercafés, livrarias, entre outros.

Uma das ações do Sebrae no Campus Party será o mapeamento de lan houses e locais para acesso à rede no País. "Estes pontos constituem um fator chave para a inclusão digital da população em geral, das micro e pequenas empresas e dos empreendedores", observa Clarice Veras, gerente-adjunta da Unidade de Atendimento Individual do Sebrae Nacional.

O mapeamento que o Sebrae fará tem a finalidade de conhecer a realidade das lan houses e suas necessidades. A idéia é desenvolver produtos que possam incentivar esse tipo de empreendimento como canal de inclusão social da população e dos negócios em seu entorno.

Além do mapeamento, a Unidade de Políticas Públicas do Sebrae realizará uma palestra sobre questões de legalização relacionadas às lan houses. "A palestra sobre legalização vai levar informações sobre a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e sobre a recém criada figura do Microempreendedor Individual (MEI)", adianta Clarice Veras. O MEI permite a formalização de profissionais com renda de até R$ 36 mil por ano. A palestra será na sexta-feira (23), às 15h.

Na área de CP Labs, o Sebrae participará na bancada de avaliação de projetos de jovens empreendedores na internet. Duas vezes ao dia no evento, um grupo de especialistas - entre eles um consultor do Sebrae - dará assistência para empreendedores na abertura de negócios.

Participam do Campus Party os chamados "campuseiros". São pessoas vindas das mais diversas áreas do conhecimento ligadas à era digital, como estudantes, professores, cientistas, jornalistas, pesquisadores, empresários, artistas e até curiosos. Eles se instalam em barracas com acesso à rede nos dias do evento e trocam informações. Em 2008, o evento brasileiro recebeu mais de 100 mil visitantes e contou com a presença de mais de 3 mil "campuseiros". Em 2009, quase 4 mil já se inscreveram para o evento.


Por: Marcelo Araújo - Agência Sebrae de Notícias

Leia Mais ►

18 de janeiro de 2009

FGV Online divulga seus cursos gratuitos

Mais de 23 mil brasileiros já fizeram os quatro cursos gratuitos do FGV Online no Open Course Ware Consortium (OCWC), o consórcio de instituições de ensino de diversos países que oferecem conteúdos e materiais didáticos de graça pela internet.

A Fundação Getulio Vargas é a primeira instituição brasileira a ser membro do OCWC. Sua estréia foi em julho, com os cursos de Recursos Humanos, de autoria da instituição americana, traduzido para o português e adaptado à metodologia da FGV; e o de Ética, desenvolvido pelo FGV Online. Agora, estamos disponibilizando mais dois cursos: Diversidade nas Organizações e Ciência e Tecnologia. A carga horária de cada programa é de 15 horas.

Para ter acesso aos cursos, basta acessar o site: www.fgv.br/fgvonline/CursosGratuitos.aspx

Só na semana de lançamento do curso, mais de 7.000 brasileiros entraram no portal da OCWC - nenhum outro país havia atingido esse número num período de sete dias. De julho a outubro, 14.686 pessoas fizeram o curso de Recursos Humanos e 8.888, o de Ética.


O OCWC é maior movimento de educação compartilhada da Web e o seu principal objetivo é a promoção da livre difusão de materiais educacionais, filosofia e formas de pensamento, seguindo o mesmo conceito dos softwares de código aberto. Mais de 100 instituições de ensino de renome internacional são membros do consórcio que já atraiu usuários de 215 países de todos os continentes. Entre os integrantes do OCW estão o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT); a Escola de Direito de Harvard; a Universidade de Yale; a Universidade da Califórnia de Irvine; entre outras.


"A educação a distância vem promovendo uma grande democratização do conhecimento, não só no Brasil. O projeto do OCWC está em sintonia com a filosofia do FGV Online e, por isso, queremos disponibilizar cada vez mais cursos nessa grande rede" ressaltou o diretor executivo do FGV Online, Stavros Xanthopoylos.


Fonte: Jacqueline Sobral - Assessoria de Imprensa


Leia Mais ►

Estatística macabra

Levantamento preliminar do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) aponta o assassinato de 53 indígenas em nove Estados brasileiros no ano passado. Apenas no Mato Grosso do Sul foram 40 casos. Em maio, o Cimi divulgará o relatório com dados sobre violações aos direitos indígenas, invasões de terra, assassinatos, desassistência, baseado em informações de comunidades indígenas e da imprensa.

A situação mais grave, no momento, é a do povo Guarani Kaiowá, no Mato Grosso do Sul, que, segundo denúncias do organismo vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, é vítima de genocídio. A falta de terra e o confinamento em pequenas aldeias são as principais razões para o registro macabro de 34 suicídios de guaranis kaiowás no ano passado, de uma população de 40 mil pessoas.

Em 2008, políticos e latifundiários sul mato-grossenses fizeram forte pressão contra o início de estudos antropológicos para identificação de terras ao povo Guarani Kaiowá. O governo federal cedeu, em parte, a essas pressões. O preconceito, a disputa por terras para o agro e hidronegócios são as causas dessas agressões em que, em alguns casos, o próprio Estado, por meio da polícia, é o agressor, denuncia o Cimi.

Na avaliação do Conselho, 2008 ficou marcado pela intensa campanha racista contra os povos indígenas nos principais meios de comunicação de massa, o que constata nas reportagens e informações em torno dos processos judiciais sobre terras da Raposa Serra do Sol, em Roraima, dos Pataxó Hã Hã Hãe, na Bahia, e dos Guarani Kaiowá no Mato Grosso do Sul.

Em comparação a 2007, quando foram registrados 92 casos no país, o número de assassinatos caiu cerca de 40%, mas aumentaram os suicídios no Mato Grosso do Sul. Em 2007, o Estado registrou 22 casos contra 34 no ano que passou.

Fonte: ALCNotícias
Leia Mais ►

Recomendo

Arquivo do Blog