19 de setembro de 2009

Como a Acupuntura bloqueia a dor

Experiências feitas no University College, de Londres, e nas universidades de Southampton e York, com grupos de voluntários, obtiveram excelentes resultados.

A Acupuntura pode eliminar a dor desativando a região do cérebro que comanda esse tipo de sensações e funcionar como anestesia, de acordo com pesquisas de cientistas britânicos.

Pesquisadores do University College, de Londres, e das universidades de Southampton e York, realizaram experiências com grupos de voluntários em quem colocaram agulhas em pontos determinados do dorso da mão.

Em alguns casos, a agulha foi introduzida superficialmente, à uma profundidade de apenas um milímetro, enquanto em outros chegou-se a um centímetro de profundidade.

Os cientistas, que examinaram com um scanner o cérebro dos voluntários durante os testes, descobriram que a introdução superficial da agulha ativava as áreas do córtex motor, o que representa uma reação normal à dor.

Pelo contrário, se fosse colocada mais a fundo, o sistema límbico do cérebro era desativado, eliminado a dor, e o paciente só sentia uma espécie de formigamento.

Mark Lythgoe, neurocientista do University College londrino, que supervisionou os testes, qualificou a descoberta de importante porque mais uma vez fica demonstrado o efeito físico da Acupuntura no cérebro.

A professora Kathy Sykes, da Universidade de Bristol, foi testemunha de uma operação realizada com o coração aberto praticada em um paciente que, graças à Acupuntura, não teve que ser anestesiado. O fato foi abordado em sua tese.

Fonte: AmbaNews/University College of London

Leia Mais ►

18 de setembro de 2009

As relações de poder

Não me sai da cabeça a imagem de um fiel da igreja do Bispo Macedo que doou R$ 60.000,00 à instituição.

Por: Návia T. Pattussi/Psicanalista/naviat@terra.com.br

Este cidadão está aposentado por invalidez referida a problemas mentais e justifica que fez tal doação por que o pastor lhe assegurou que se assim o fizesse Deus lhe livraria do tormento emocional que grassa sua vida.

A situação parece absurda, pois foge à nossa capacidade de raciocínio uma postura como essa: uma relação de total submissão e entrega por parte de um, ao mesmo tempo que uma posição de exercício de poder quase que absoluto, uma violência simbólica, por parte do outro. Sim, pois a violência pode ser real, se demonstrada de uma forma concreta através de agressões físicas, ou simbólica quando dissimulada através de palavras doces ou de atos que escondem as reais intenções de explorar o outro ou de submetê-lo a serviço dos próprios prazeres ou interesses, sem que ele se dê conta disso. Acho essa, uma das situações mais perniciosas, pois desse tipo de violência é mais difícil, quando não, impossível do sujeito se defender. Temos também como exemplo disso os casos de pedofilia onde a exploração do outro se faz através da demonstração de um suposto afeto.

Usar o outro, sem o seu consentimento ou tendo a sua anuência através de argumentos enganosos a mim fere o mínimo princípio de respeito ao próximo. Porém, como alguém pode se deixar enganar dessa forma? Existe um mecanismo poderoso, muito conhecido pelas psicoterapias, que se chama “sugestão” onde o paciente submete-se cegamente ao poder e saber do terapeuta, o que é semelhante ao que ocorre numa relação amorosa, onde os amantes entram numa espécie de “transe” e de fantasias de toda a ordem. Mas o problema não é se essas relações são reais ou fantasiosas mas o quanto o detentor do poder pode se utilizar da fragilidade ou do estado de êxtase do outro para explorá-lo ou dirigi-lo. Essa uma questão ética premente no nosso dia a dia de terapeutas e nos exige um alerta constante.

Esses fatos colocam em xeque a relação que temos com a realidade e as pessoas, pois na verdade sempre corremos o risco de ver somente o que queremos ou suportamos enxergar. Por certo o mundo não é cor de rosa como imaginávamos na infância, mas é difícil “enterrar” isso e viver na crua ostensividade dos fatos que são a prova da factibilidade ou não do que pensamos.

Porém, viver mais com os “pés no chão”, como se diz, também pode nos revelar uma outra forma de estar no mundo nos fazendo pensar em estratégias e nos tornando menos vulneráveis ao poder que colocamos no outro, que tanto pode ser uma pessoa como uma instituição. Sim, pois o poder de alguém não é inato. Se ele assim aparece é por que alguém coloca o poder lá. Quem faz o líder, o ditador ou o explorador é aquele que assim o vê e esse olhar pode ser mudado.

Fonte: Marcos A. Bedin
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

LG II GD335: O celular islâmico

O celular carrega o Corão, com música e imagens de texto que desliza na tela seguindo a recitação, e permite a sua tradução para várias línguas.

O Conselho Superior Islâmico aprovou o celular dotado de “funções islâmicas”, ofertado pela coreana LG aos muçulmanos, um mercado potencial estimado em 1,5 milhão de pessoas, de Casablanca até a Indonésia. O LG II GD335 traz, ainda, o anúncio das horas de oração, o convite à oração e tem, embutida, uma bússola eletrônica que indica a direção de Meca.

Outra sofisticação dirigida exclusivamente ao consumidor islâmico é a calculadora do celular, que determina com exatidão a quantidade de “zakat” – esmola, um dos cinco pilares do Islã -, que o seguidor de Maomé deve destinar aos pobres de acordo com o volume de seus ganhos anuais.

A sueca Nokia e a norte-americana Apple correram na frente nesse mercado e ofereceram aplicações específicas para o mês de Ramadã, nono mês do calendário islâmico, quando os muçulmanos praticam o jejum, o quarto dos cinco pilares do Islã. Esse é um tempo de renovação da fé e da prática mais intensa da caridade.

“No ano passado, mais de dois milhões e meio de muçulmanos baixaram em seu celular as aplicações para o Ramadã e, com base nos pedidos dos nossos clientes, melhoramos neste ano a oferta de novas aplicações”, disse para o La Repubblica o vice-presidente da Nokia para o Oriente Médio e África, Chris Braam.

A Igreja Católica e setores dela também têm recorrido às novas tecnologias de comunicação. O papa Bento XVI criou o sítio web “pope2you”, como ferramenta para enviar preces aos enfermos.

A Associação do Senhor Jesus (ASJ), seccional brasileira com sede em Campinas, São Paulo, e que se dedica à evangelização, contratou empresa de tecnologia para criar um sítio de relacionamentos com conteúdo essencialmente católico.

A página “nação católica” tem, segundo o jornalista James Cimino, da Folha de São Paulo, mais de 13 mil usuários e funciona como o Orkut, com perfis e comunidades, como a que está dedicada aos jovens de perfil atlético, que, contudo, não cultuam o corpo, mas a alma.

Fonte: ALC

Leia Mais ►

17 de setembro de 2009

Estresse no trabalho: é importante admitir e buscar um equilíbrio

O estresse é uma patologia moderna, resultante da indisciplina imposta pelo estilo de vida atual

O Programa de Medicina Preventiva da Unimed Chapecó (Univida) desenvolveu, na última semana, no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Chapecó, palestra com o tema “Estresse no trabalho”, para profissionais da Companhia Catarinense de Água e Saneamento (Casan). A atividade fez parte da Semana Sipat da empresa e foi conduzida pela psicóloga Liciane Dalla Costa.

A exposição permitiu compreender o que é estresse, como afeta e como as pessoas podem identificar os fatores que o desencadeia. “O estresse é uma patologia moderna, resultante da indisciplina imposta pelo estilo de vida atual, ou seja, nossas horas de sono, alimentação e lazer não são adequadas à nossa saúde e o resultado é a fadiga crônica”, ressalta Liciane.

O estresse pode ocorrer por diversos fatores relacionados à família, trabalho e ambiente social, tanto por acontecimentos agradáveis como desagradáveis, que fogem do controle e geram desequilíbrio. Segundo a psicóloga, o dano ao organismo será maior ou menor dependendo de como a pessoa reage diante dos acontecimentos, como os interpreta e os sente, muito mais do que os acontecimentos em si. “Para lidar com o estresse é importante admiti-lo e identificar as fontes do seu desenvolvimento”.

As reações podem ser identificadas em diferentes estágios: o de alerta; quando o organismo libera hormônios na corrente sanguínea, causando rubor facial, transpiração, sensação de aperto no estômago e tensão muscular nos braços e pernas; resistência, quando causa enxaqueca, hipertensão arterial, lombalgia, insônia, irritação e angústia; quase exaustão, quando a tensão excede o limite, diminuindo a resistência física e emocional, e o mais crítico estágio é o de exaustão, caracterizado pela queda acentuada dos mecanismos de defesa, podendo causar doenças mais graves.

No organismo, as reações podem ser emocionais, concentração e raciocínio ou fisiológicas. O estresse também provoca mudanças no comportamento como intranqüilidade, excesso de preocupação, descuido com a aparência, com o aprendizado, baixa auto-estima, angústia, problemas de saúde e dificuldade de relacionamento profissional e pessoal.

Ao abordar a questão “como o estresse afeta o trabalho”, a psicóloga reforçou que algumas das causas estão relacionadas ao desemprego, a alta competitividade, a excessiva carga de trabalho, o alto nível de cobranças e pressões que independem do desempenho pessoal para acontecer. Destacou que um fator muito importante a ser observado é que o trabalho satisfatório determina prazer, alegria e pode ser considerado um investimento afetivo. Já, quando é desprovido de significação, ou seja, não é reconhecido ou é uma fonte de ameaças à integridade física e/ou psíquica, acaba causando sofrimento ao trabalhador.

Para diminuir o estresse no trabalho, Liciane orienta a adoção de uma postura diferente. “O ideal é fazer uma lista das situações que não podem ser alteradas e das que podem ser modificadas, trabalhando cada uma, individualmente, a cada dia. Com a identificação do problema é mais fácil descobrir a solução”. Reforça ainda que, para a saúde mental, é importante buscar atividades com as quais se identifique e as realize com amor”

Para contribuir com a palestra, a Educadora Física Marlete Schneider, ensinou a respiração diafragmática e técnicas para alívio do estresse.

Fonte: Marcos A. Bedin
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

Jamaica: Derrame de ácido sulfúrico alarma ambientalistas

Derrame acidental de 300 toneladas de ácido sulfúrico em águas jurisdicionais da Jamaica colocou autoridades jamaicanas e ambientalistas em alerta.

O fato, ocorrido na sexta-feira, 11, está sendo investigado pela polícia, que emitiu comunicado no final de semana destacando que o acidente pode trazer graves conseqüências ao ecossistema da região, mas sobretudo para a vida humana.

A agência para o manejo das emergências na ilha informou que o ácido se encontrava em recipiente no porto de Kingston Harbor, onde ancoram boa parte dos navios de carga.

O ácido sulfúrico pode produzir gases venenosos quando entra em contato com a água. Autoridades alertaram que as águas próximas ao porto e à praia de Greenwich Town Fishing Beach apresentam importante concentração de ácido, assim que pesca e banho no local estão proibidos.

O produto é usado na elaboração de fertilizantes e na indústria petroquímica.

Fonte: ALC

Leia Mais ►

Embrapa apresenta softwares gratuitos

Os softwares serão apresentados durante a feira organizada na Embrapa Informática Agropecuária, em Campinas

Os visitantes da Feira de Software para o Agronegócio terão a oportunidade de conhecer nesta quinta-feira (17), três sistemas gratuitos para análise de troncos de madeira, de cobertura vegetal do solo e para análise de folhas, desenvolvidos pela Embrapa Instrumentação Agropecuária, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Os softwares serão apresentados durante a feira organizada na Embrapa Informática Agropecuária, em Campinas (SP), na qual cerca de 30 empresas vão expor seus produtos. O evento será realizado durante todo o dia e é destinado a produtores rurais, empresários, pesquisadores, professores, estudantes e profissionais de tecnologia da informação, interessados em gerar negócios e fortalecer parcerias entre instituições públicas de pesquisa, empresas privadas e universidades.


O pesquisador Lúcio André de Castro Jorge explica que o sistema Anatro Livre é uma metodologia precisa e poderosa para os pesquisadores e sivicultores avaliarem o crescimento da árvore e a qualidade da madeira. “O software utiliza técnicas avançadas de análise de imagens com os recursos necessários para extrair as informações ali contidas e transformá-las em decisões gerenciais, possibilita o registro de crescimento passado de uma árvore, mediante a contagem e medição dos anéis de crescimento de seções transversais tomadas a diversas alturas no troco”. De acordo com o pesquisador, a análise de inventário qualitativo (Dendrocronologia) permite, entre outras coisas, a sincronização das medidas dos anéis de crescimento e determinação do número de anéis ausentes como indicadores do grau de danos sofridos pelas árvores.

O Siscob, também desenvolvido com técnicas avançadas de processamento baseadas em sistemas inteligentes é para avaliações rápidas e precisas da cobertura vegetal do solo, classifica as imagens adquiridas para facilitar a quantificação de alterações e geração de mapas temáticos visando o monitoramento de pragas, doenças, deficiências na lavoura ou até em necessidades específicas.


Já para a análise foliar, incidência de doenças, pragas e deficiências, a partir de imagem digital será apresentado o AFSoft. De acordo com Castro Jorge, esta análise auxilia na identificação e diagnóstico de deficiências nutricionais, incidência de doenças e ataque de insetos, além de permitir medições de área, comprimento e largura da folha e de regiões danificadas.


Os softwares estão prontos para download na página do Laboratório de Imagem e Modelamento no endereçohttp://www.cnpdia.embrapa.br/labimagem. Os interessados ainda podem baixar os manuais e artigos complementares. Para cada sistema é solicitado o preenchimento de um cadastro com informações sobre o profissional que deseja a ferramenta. A página do laboratório foi desenvolvida de forma a permitir acesso rápido, sendo bem ilustrada com gráficos e imagens para facilitar a compreensão e aplicação do sistema.

Fonte: Joana Silva/Embrapa Instrumentação Agropecuária (São Carlos/SP)

Leia Mais ►

16 de setembro de 2009

Entrevista: Diretor do Sebrae fala sobre o Empreendedor Individual

Nesta entrevista, o diretor técnico do Sebrae/SC, Anacleto Ortigara, esclarece dúvidas sobre o programa.

O Empreendedor Individual – programa que visa oportunizar os trabalhadores a atuar em emprego formal, ter direito aos benefícios previdenciários e acesso ao crédito especial está disponível em Santa Catarina. A confirmação foi feita no início deste mês, pelo secretário de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Edson Lupatini. As inscrições podem ser feitas pelo portal www.portaldoempreendedor.gov.br . Dessa forma, trabalhadores autônomos com renda de até R$ 36 mil por ano poderão ingressar no mercado formale ser legalizado como pequeno empresário. Nesta entrevista, o diretor técnico do Sebrae/SC, Anacleto Ortigara, esclarece dúvidas sobre o programa, que contará com assessoria do Sebrae/SC, destacando as vantagens oferecidas pela Lei Complementar nº 128, de 19 de dezembro de 2008, que criou condições especiais para o trabalhador informal, ter condições de se tornar um Empreendedor Individual legalizado.

Explique o procedimento que o empreendedor individual deve adotar para a formalização?ortigara200

Anacleto Ortigara - O empreedendor individual poderá ter acesso de forma gratuita pelo portal www.portaldoempreendedor.gov.br . Após concluída a inscrição pelo portal, deve encaminhar uma via do requerimento e uma via da Declaração de Enquadramento de Microempresa (que deverão ser assinados), juntamente com cópia da carteira de identidade no verso do Requerimento de Empresário para a Junta Comercial – JUCESC. O envio deve ser feito em até 60 dias, contados do primeiro dia útil posterior ao envio dos dados através dos correios e no envelope deve constar a inscrição de microempreendedor. O endereço a ser enviado é Avenida Rio Branco, 387 – Centro, Florianópolis-SC Cep 88015-201. Por meio deste portal, o empreendedor receberá a inscrição provisória na Junta Comercial (NIRE), no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas – CNPJ e Previdência Social. Quem não tiver acesso a internet, poderá solicitar auxílio nos escritórios de contabilidade, que constam na relação disponível no portal do empreendedor - link de acesso:http://www.fenacon.org.br/esc-simples.php) ou Sebrae (http://www.sebrae.com.br/atendimento) para efetuar a inscrição.

Quais são os requisitos para realizar a inscrição?

Ortigara - Podem se inscrever pessoas que não sejam titulares, sócios ou administradores de outra empresa; não tenham filiais; não tenham mais de um empregado e exercer atividades que constem do Anexo Único da Resolução CGSN nº 58, de 27/04/2009. Além de ter recebido receita bruta, no ano anterior, de até R$ 36.000,00, o empreendedor deve ser optante pelo Simples Nacional. É importante lembrar que o empreendedor individual pagará apenas o valor fixo mensal de R$ 52,15 (comércio ou indústria) para cobertura de taxas do INSS e ICMS ou R$ 56,15 (prestação de serviços), para cobertura de taxas do INSS , ICMS e ISS. Para empresas que optarem por atividades simultâneas incidirá mais R$ 1,00 , totalizando assim R$ 57,15, que será destinado à Previdência Social e ao ICMS.Esses valores serão atualizados anualmente, de acordo com o salário mínimo.

Quais categorias o trabalhador deve exercer para aderir ao programa?

Ortigara - Para se inscrever, o trabalhador deve exercer atividades nas categorias de comércio em geral ou Indústria em geral, tais como serviços de natureza não intelectual sem regulamentação legal, como por exemplo, ambulante, camelô, lavanderia, salão de beleza, artesão, costureira, lava-jato, reparação, manutenção, autoescolas, chaveiros, organização de festas, borracheiros, digitação, usinagem, solda, dentre inúmeros outros. Não podem aderir ao programa os prestadores de serviços intelectuais, de natureza técnica, científica, desportiva, artística ou cultural, que constitua profissão regulamentada ou não, bem como serviços de instrutor, de corretor, de despachante ou de qualquer tipo de intermediação de negócios como por exemplo, profissionais da medicina, serviços de consultoria, administração e locação de imóveis etc.

A concessão do alvará de localização depende da observância das normas contidas nos Códigos de Zoneamento Urbano e de Posturas Municipais. Como será disponibilizado este serviço?

Ortigara - A maioria dos municípios mantém o serviço de consulta prévia para o empreendedor investigar se o local escolhido para estabelecer sua empresa está de acordo com essas normas. Além disso, outras normas deverão ser seguidas, como as sanitárias, por exemplo, para quem manuseia alimentos. Assim, o empreendedor deve consultar as normas municipais para saber se existe ou não restrição para exercer a atividade no local escolhido, além de outras obrigações básicas a serem cumpridas. O Portal do Empreendedor tem documento pelo qual o interessado irá declarar que está cumprindo a legislação municipal. Esse documento terá o valor de alvará provisório por até 180 dias. É importante que o trabalhador conheça as regras municipais antes de fazer o registro, com relação ao tipo de atividade e ao local onde irá trabalhar.

O Empreendedor Individual pode ter um empregado ganhando até um salário mínimo ou o piso salarial da profissão. Como funciona essa contratação?

Ortigara - O Empreendedor Individual deve preencher a guia do FGTS e Informação à Previdência (GFIP) que é entregue até o dia 7 do mês seguinte ao pagamento do salário, através de um sistema chamado Conectividade Social da Caixa Econômica Federal. Ao preencher e entregar a GFIP, o empreendedor deverá depositar o FGTS, calculado à base de 8% sobre o salário do empregado. Além disso, deverá recolher 3% desse salário para a Previdência Social. Dessa forma, fica livre de reclamações trabalhistas e seu funcionário terá direito a todos os benefícios previdenciários .

Destaque os principais benefícios de um empreendedor individual:

Ortigara - Entre as vantagens estão a formalização gratuita através da internet, obtenção do número de CNPJ, acesso a produtos e serviços bancários como pessoa jurídica, incluindo crédito com taxas diferenciadas; segurança para o desenvolvimento da atividade; cobertura previdenciária para o empreendedor e família; possibilidade de negociação de preços e condições nas compras de mercadorias para a revenda, prazo junto aos atacadistas e melhor margem de lucro; emissão de nota fiscal para venda para outras empresas ou para governo; dispensa da formalidade de escrituração fiscal e contábil e desempenho de atividade de forma legal; apoio técnico do Sebrae/SC, entre outros.

De que forma o Sebrae/SC apoiará no desenvolvimento do negócio?

Ortigara - O Sebrae/SC estará orientando e assessorando os Empreendedores que assim o desejarem. Serão cursos e planejamentos de negócios com vistas capacitar os empreendedores, tornando-os mais aptos a manterem e desenvolverem as suas aptidões. O empreendedor individual também poderá pelo Programa Negócio Certo, que visa orientar na abertura de novos negócios e auxiliar empresários que já possuem uma empresa a melhorar a sua administração. Os interessados podem ter acesso ao programa de qualquer local de Santa Catarina, através da internet, http://www.sebrae-sc.com.br/negociocerto/ ; agências do Sebrae em Santa Catarina; em CD Rom ou material impresso, que pode ser solicitado pelo telefone 0800 6430401.

Fonte e Foto: Marcos A. Bedin
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

Dia Internacional de Proteção a Camada de Ozônio

O dia Internacional de Proteção a Camada de Ozônio é comemorado em 16 de setembro data que marca o aniversário da ratificação do Protocolo de Montreal, ocorrido em 1987.


O tratado visa à redução e à proibição de substâncias que destroem a camada de ozônio, como gases CFC (cloro-flúor-carbono). Neusa Paes Leme, pesquisadora do laboratório de ozônio do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), afirma que quase todos os países do mundo já assinaram este acordo.


O ozônio é um gás atmosférico azul-escuro que se concentra na chamada estratosfera, região esta situada entre 20 e 40 km de atitude. A diferença entre ozônio e oxigênio dá a impressão de ser muito pequena, pois resumi-se a um átomo, uma molécula de oxigênio possui dois átomos, uma molécula de ozônio possui três.


A pequena diferença que existe entre eles é fundamental para a manutenção de todas as formas de vida na terra. A camada de ozônio funciona como um escudo que nos protege dos raios solares de intensidade mais elevada, perigosos maléficos à vida. Hoje o câncer de pele é considerado uma das doenças que mais mata no mundo, é consequência da exposição da pele a esses raios.


A humanidade há anos vem lançando grandes quantidades de gás carbônico na atmosfera, o que está causando diminuição da camada de ozônio e aquecimento de nível global. As geladeiras com CFC´s (cloro-flúor-carbonos, gases muito agressivos à camada de ozônio, carros movidos a álcool também emitem uma pequena parcela de gás carbônico).


Sempre que gases poluentes são emitidos no ar, tendem a ocupar todo o espaço. Os gases que emitimos sobem muito lentamente , demoram cerca de 15 anos para atingir a camada de ozônio, isto quer dizer que se paramos de poluir hoje, só em setembro do ano de 2023 teríamos um reparo na camada de ozônio.


Hoje a maior parcela de gases está concentrada nos polos terrestres, o que está causando um enorme buraco nesta camada nessas áreas. Como consequência a terra está passando por transformações gradativas, atualmente a área de gelo permanente que fica congelada durante todo o ano, foi reduzida em 14%, o equivalente a um país como Turquia ou Paquistão.


As geleiras suíças perderam mais 15% de sua área de superfície nas últimas décadas e podem desaparecer quase que inteiramente em um século se as mudanças climáticas não forem reduzidas. O 16 de setembro tem por objetivo conscientizar as pessoas de que a camada de ozônio desempenha uma função muito importante na vida terrestre e marinha.


Todos devem fazer sua parte para a preservação!

Fonte: www.universitario.com.br

Leia Mais ►

15 de setembro de 2009

Depois de 50 anos Cuba permite a celebração de cultos religiosos nas penitenciárias

Pela primeira vez em 50 anos da revolução cubana, a celebração de cultos e missas em penitenciárias cubanas recebeu autorização das autoridades.

A experiência começa a partir deste mês. A autorização foi anunciada, na quinta-feira, 10, em reunião da presidência do Conselho de Igrejas de cuba (CIC). A reunião teve a participação de líderes de diferentes denominações evangélicas, pastores e leigos.

Em 1988, ministros de igrejas tiveram autorização das autoridades de prestar acompanhamento àquelas pessoas presas que assim o desejassem. Agora, as autoridades permitiram a constituição de dois grupos de cinco pessoas, entre leigos e pastores, que serão encarregados de organizar a celebração dos serviços religiosos nas prisões.

O CIC nomeou o reverendo Francisco Rodes, diretor do centro Kairós, de Matanças, como capelão maior por sua vasta experiência neste tipo de trabalho. Além de organizar o trabalho de capelania evangélica na Ilha, Rodes vai ministrar cursos de capacitação para atuar nas prisões.

Afora as celebrações, pastores e capelães vão poder levar às prisões Bíblias, devocionários, hinários, até mesmo câmaras fotográficas para registrar esses momentos. Os cultos não poderão exceder, contudo, duas horas de duração, uma vez por mês. Ministrantes não poderão atuar de maneira sectária, a fim de evitar qualquer ação proselitista.

A nova medida faz parte da abertura religiosa que vem ocorrendo na ilha, de maneira paulatina, desde o histórico encontro entre 74 líderes evangélicos e o presidente Fidel Castro, em 1990.

O secretário executivo do CIC, reverendo anglicano Pablo Oden Marichal, declarou para a ALC que o organismo evangélico aceitará o desafio “com a convicção de que Deus vai nos ajudar a ser instrumentos de bênção e de regeneração para essas pessoas que, muitas vezes, a sociedade estigmatiza.”

O CIC não pretende apenas trabalhar com presos, mas também com seus familiares. “Penso que uma sociedade que tem medidas para ordenar a vida social e evitar delitos e crimes tem que ter, também, o entendimento necessário para evitar todo tipo de rejeição”, agregou Marichal.

Até o momento, apenas católicos e evangélicos foram autorizados a celebrarem missas e cultos nas prisões.

Fonte: José Aurelio Paz/ALC

Leia Mais ►

Atrizes presas por posarem nuas na ponte

Cinco atrizes da série "Diários de Vampiro", da emissora"CWTV", foram presas em Smarr, no Estado da Geórgia (EUA), acusadas de mostrar seus seios para motoristas em uma ponte perto de Macon.

Veja a reportagem e as fotos no site do jornal Atlanta Journal-Constitution.

 
A polícia do Condado de Monroe afirmou que vários motoristas ligaram para o serviço de emergência, dizendo que "um grupo de mulheres estava mostrando seus seios e realizando manobras perigosas na ponte". Segundo a porta-voz da polícia, Allison Selman-Willis, as atrizes alegaram que "estavam fotografando para um show".

Ao checar a câmera do fotógrafo Tyler Shields, de 27 anos, os agentes encontraram as imagens que haviam sido relatadas pelos motoristas. O incidente aconteceu no dia 22 de agosto, mas foi divulgado apenas na última sexta-feira (11) pelo jornal. Foram detidas pela polícia as atrizes Nina Dobrev, de 20 anos, Sara Canning, de 22, Kayla Ewell, de 24, Krystal Vayda, de 23, e Candice Accola, de 22, além de Tyler Shields, fotógrafo.


Eles foram acusados de "conduta inadequada, capaz de causar tumulto" - e soltos depois do pagamento de fiança fixada por um juiz, a quem os seis foram apresentados.


A série ´Vampire Diaries´ recém estreou na televisão dos EUA - mas ainda não no Brasil. O primeiro livro da série “Diários do Vampiro” foi lançado no dia 24 de agosto. Seu título é “O Despertar”, que conta a história de um triângulo amoroso entre dois vampiros e uma bela jovem.

Fonte: Espaço Vital

Leia Mais ►

Avicultura mundial será debatida durante o evento

Um dos mais renomados eventos técnicos do setor avícola nacional terá a 8ª edição no próximo mês de outubro em Balneário Camboriú.

Realizado pela Associação Catarinense de Avicultura (ACAV), com apoio da Embrapa, o Simpósio Técnico de Incubação, Matrizes de Corte e Nutrição será de 21 a 23 de outubro, no Centro de Convenções do Sibara Flat Hotel.

A programação inicia no dia 21, quarta-feira, às 20 horas, com solenidade de abertura e palestra com o Dr. Ariel Mendes, presidente da União Brasileira de Avicultura (UBA) e com o Dr. Francisco Turra, presidente da Associação Brasileira de Exportadores de Frango (ABEF), seguida de coquetel de confraternização.

Um dos destaques da programação será no dia 23, sexta-feira, das 10h30 às 11h30, com Antônio Mário Penz Junior, que abordará o tema “Melhorando a performance de matrizes através da nutrição”. Penz explicará que é importante levar em conta as particularidades de criação de cada lote de reprodutoras e lembrar que a utilização dos nutrientes pode ser afetada pela forma de arraçoamento empregado na recria, que pode variar com as instalações, com a curva de peso, com a uniformidade objetivada e com os alimentos utilizados.

No início de produção, as reprodutoras devem ter seu peso similar àquele de suas progênies com 6 semanas de idade. A consequencia desta seleção genética para rápido crescimento e maior eficiência na conversão alimentar exige que as reprodutoras sejam submetidas à restrição alimentar, gerando maior ansiedade dos animais e maior dificuldade na manutenção da uniformidade dos plantéis.

No passado, as dietas pré-postura tinham a exclusiva função de fornecer cálcio intermediário às aves, possibilitando uma adequada transição para a fase de produção. Estes benefícios são percebidos ainda hoje, já que a medula óssea funciona como reserva de cálcio para a produção da casca. Atualmente, as matrizes de corte são mais precoces e atingem o pico de postura mais rapidamente do que ocorria no passado, já que temos picos de produção antes das 30 semanas. Portanto, a ração pré-postura tem maior importância na preparação das reprodutoras para sustentar esta elevada produtividade e persistência. Se neste período as reprodutoras não conseguirem atingir o pleno desenvolvimento, seu desempenho durante a produção comprometerá a qualidade dos ovos e dos pintos.

No manejo da alimentação de reprodutoras durante a fase de postura (25 semanas em diante), não há duvidas de que o desempenho na fase de produção está ligado ao resultado obtido na fase de recria. O melhor desempenho observado para aves com alta uniformidade é decorrente do sincronismo da sua maturidade sexual.

Na nutrição de matrizes influenciando o embrião e o pinto (progênie) existem variações individuais de consumo entre as aves do lote que podem causar deficiências de nutrientes à progênie. A nutrição das reprodutoras tem efeito determinante no desenvolvimento dos embriões até o nascimento dos pintos, sendo que um bom “status” nutricional dos pais é crucial na transferência adequada e balanceada dos nutrientes necessário ao desenvolvimento do embrião no ovo.

O metabolismo da gordura tem importância critica para o embrião e isto pode ser influenciado pelo nível de gordura e pela composição da dieta da reprodutora. Galinhas alimentadas com menos gordura saturada tiveram progênie com melhor desempenho e melhor rendimento de processamento, avalia Penz.

A ficha de inscrição deve ser enviada para o e-mail acav-chapeco@hotmail.comcom o comprovante de depósito bancário, ou via fax (49) 3322-4350. Informações no sitewww.acavsc.org.br .

Fonte: Marcos A. Bedin
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

14 de setembro de 2009

Musculação: os perigos da prática incorreta

A busca do corpo perfeito e a influência da ditadura da moda imposta pela mídia, que valoriza excessivamente as formas a partir de um padrão de beleza, levam as pessoas à prática impulsiva de atividades físicas, na maioria dos casos, sem preocupação com a orientação e o acompanhamento de um profissional.

Esta realidade merece atenção alerta o médico ortopedista e traumatologista Joaquim Reichmann, diretor da Clínica Reichmann.

“A boa condição da musculatura é imperativa para manter o corpo bonito, saudável e a postura correta, mas ao contrário do que muitos pensam, a musculação em academias de ginástica ou em casa podem ser um agravante nos casos de desvios posturais e exercícios incorretos”, afirma Reichmann.

A prática da musculação deve ser acompanhada por um professor de educação física com conhecimento de biomecânica para evitar lesões que podem ser simples estiramentos e problemas nas cartilagens dos joelhos a outros mais graves como hérnia de disco na coluna vertebral.

Existem músculos agonistas e antagonistas ou flexores e extensores. Para que haja uma postura correta é necessário que exista alongamento adequado e equilíbrio entre estas duas forças musculares. Como exemplo podem ser citados os músculos peitorais que são fortes e flexores. Para corrigir a postura dos ombros necessitamos alongar os peitorais e fortalecer a musculatura das costas.

Já nos membros inferiores, devemos nos preocupar mais com o alongamento dos músculos posteriores e internos das coxas, joelhos e pernas. Quando estes grupos musculares estão encurtados, são responsáveis pela mudança da posição da bacia e então são causas da má postura, assim como podem causar estiramentos e dores nos joelhos e na coluna.

Enquanto este equilíbrio muscular não for atingido, a musculação e exercícios aeróbicos de impacto são contra indicados. Natação e hidroginástica, são bons programas aeróbicos, porém não alongam.

A conclusão é que alguns grupos musculares devem ser predominantemente alongados para que se consiga o máximo de rendimento nas articulações, responsáveis pelo movimento. Músculos muito fortes, porém muito curtos não são adequados e podem causar problemas articulares.

O médico explica apontando como exemplo a potência de um chute no futebol, que se trata do resultado da velocidade vezes a massa de impacto do pé com a bola. “Os músculos fortes e curtos tem potência maior e velocidade menor e então o resultado final é pior do que músculos não tão fortes, no entanto alongados que tem muito mais velocidade, sem falar no risco de lesões”, explica Joaquim Reichmann.

Como sugestão o ortopedista orienta para um programa de alongamento de alguns minutos ao se levantar pela manhã e à noite antes de dormir. “Isso é suficiente para a manutenção do vigor muscular e quanto mais idade tivermos, mais alongamentos devemos fazer, para compensar a perda da elasticidade dos músculos que vai acontecendo com o passar dos anos “, reforça Reichmann.

Fonte: Marcos A. Bedin
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

Recomendo

Arquivo do Blog