10 de dezembro de 2010

Código na embalagem dará acesso via internet às informações do novo leite Aurora

A Coopercentral Aurora, uma das maiores indústrias de alimentos do Brasil, lança um leite longa vida com a marca AURORA com uma inovação em escala mundial: o sistema ativo de rastreabilidade, batizado de P.A.R. (produto Aurora rastreado). Trata-se de uma solução inédita, totalmente automatizada e transparente, desenvolvida pela Tetra Pak, permitindo que os consumidores tenham acesso aos dados sobre o processamento, envase e qualidade dos leites Aurora e Aurolat.

Por meio do código P.A.R., impresso em cada embalagem, as informações dos produtos poderão ser consultadas no hotsite http://www.auroraalimentos.com.br/par

De acordo com o presidente da Coopercentral Aurora, Mário Lanznaster, a criação do código P.A.R. no leite – o “RG do leite” – garante o monitoramento do processo produtivo, além do controle dos parâmetros de qualidade em tempo real. “A rastreabilidade é uma ferramenta essencial para a verificação dos atributos de credibilidade perante produtores, clientes, fornecedores e consumidores. Tornou-se um indicador de segurança alimentar ao rastrear o produto desde a cooperativa até o produto industrializado", completa Mário.

A Coopercentral Aurora desenvolveu ampla análise das condições reais da cadeia de leite em face das exigências legais, definidas nacional e internacionalmente, para a implantação dessa ferramenta. A adoção da rastreabilidade fortalece o sistema cooperativo, proporciona informação dentro da empresa para facilitar o controle de processos e a gestão, e identifica a origem do alimento. Além disso, agrega valor à marca, potencializa o mercado, fideliza consumidores e, como resultado final, assegura a qualidade e a certificação dos produtos.auroralat

As informações obtidas em tempo real ainda aperfeiçoam o controle da indústria, pois podem ser consolidadas e cruzadas, criando uma visão completa de todo o fluxo de produção dos alimentos. “Com a rastreabilidade, as informações são relacionadas a cada caixinha de leite, e não a um lote. Assim, o sistema permite diagnosticar, solucionar e prevenir eventuais problemas com a utilização de uma ferramenta online que expõe minuciosamente as informações e cruza dados ao longo de todos os processos”, explica o gerente de Sistemas Integrados Especiais da Tetra Pak, Pedro Gonçalves. A empresa, que opera em 160 países, atestou: é o primeiro do mundo.

Do que se trata o sistema de Rastreabilidade Ativa?

A rastreabilidade ativa, lançada em fevereiro de 2009, é um sistema online que traz total controle da cadeia de processamento e envase de alimentos, agregando segurança, transparência, agilidade e confiabilidade. Além do histórico de produção o sistema oferece a possibilidade de detecção de possíveis problemas de produção e intervenção imediata caso necessário. A “Rastreabilidade Ativa” é uma iniciativa pioneira da Tetra Pak para a indústria de alimentos que vai além do histórico limitado de lotes de produção..

O novo sistema possibilita o acesso instantâneo a todas as informações históricas, de forma integrada para cada unidade de produto. Cada caixinha de leite possui um código único que traz consigo inúmeras informações que podem ser acessadas de imediato. Além disso, o sistema possibilita o cruzamento de dados, permitindo um estudo mais profundo.

Como funciona?

A Rastreabilidade Ativa é um sistema de coleta, integração e controle das informações de fabricação de um alimento em todas as suas fases: recepção da matéria-prima, processamento, envase, controle de qualidade e distribuição. As informações podem ser disponibilizadas online para utilização da indústria ou até mesmo para os consumidores finais, por meio de um website, por exemplo. O sistema permite diagnosticar, solucionar e prevenir problemas com a utilização de uma ferramenta online que expõe minuciosamente as informações e cruza dados ao longo de todos os processos.

Ao acessar um hotsite, o sistema fornece detalhes das etapas de processamento e envase, proporcionando mais transparência, agilidade e confiabilidade, além de reforçar o controle da produção. O próprio consumidor, por exemplo, poderá consultar as informações do produto que comprou, já que um código impresso em cada embalagem no momento do envase traz consigo todas as informações sobre aquela unidade de produto específica. Esse código identifica um único produto com todo o seu histórico, desde sua coleta, como um RG. Pelo site na internet, ao digitar o código de rastreabilidade, o consumidor pode obter todas as informações de origem, produção, envase e qualidade do produto.

O que é necessário para implantar este sistema?

A Rastreabilidade Ativa é baseada em três ferramentas: o Tetra PlantMaster TM da Tetra Pak, um sistema de controle, supervisão e operação da produção de alimentos; um sistema de gerenciamento da qualidade e uma plataforma de comunicação via Internet.

O sistema é diretamente conectado a todos os equipamentos, sensores e laboratórios da planta, além dos pontos de controle de entrada de matéria-prima e saída do produto acabado. Os dados coletados em todos esses pontos como: temperatura, vazão, pressão, análise microbiológica e físico-química, limpeza, insumos, alarmes, tempo de operação, entre outros, são consolidados em um único banco de dados.

A indústria tem o acesso a todos os dados em tempo real, por meio de relatórios e ainda pode disponibilizar informações, a seu critério, pela Internet ao consumidor.

Com o lançamento do leite Aurora, a empresa continuará a produção do leite Aurolat? Qual é a diferença entre Aurora e o Aurolat?

Sim, mesmo com o lançamento do leite Aurora, a empresa continuará a produção do Aurolat. A novidade surgiu após uma vitória da Cooperativa, que conquistou o direito de utilizar a marca Aurora na linha de bebidas lácteas.

O leite Aurolat também será rastreado?

Sim.

Qual é o volume de vendas atual do Aurolat? O leite Aurora competirá diretamente com o Aurolat?

A Aurora não revela volume de vendas, no entanto a capacidade total da planta é 55 milhões de litros/mês. Com o lançamento, nossa estratégia é produzir 20% de leite da marca Aurora e 80% da Aurolat. Não consideramos que o lançamento competirá com o produto já existente e acreditamos que a novidade agregará valor às marcas.

Como o lançamento e o sistema será comunicado ao público final? Está sendo realizada alguma campanha para orientar os consumidores? Em caso positivo, qual é o investimento na campanha?

Para comunicar o lançamento a Aurora realiza uma campanha de comunicação em pontos de venda, a partir deste mês de dezembro. Para 2011 também há planos de desenvolver uma campanha maior, no entanto ainda não há valores de investimento destas ações.

O leite será comercializado em todo território nacional?

Não, apenas Sul e Sudeste.

A Aurora já tem rastreabilidade de outros produtos?

Atualmente a Aurora realiza a rastreabilidade de todos os produtos, porém não a “Rastreabilidade Ativa”, automatizada.

A Aurora pretende estender este sistema de rastreabilidade para outros produtos?

Futuramente poderemos evoluir para outros negócios da categoria de lácteos desde que tenham tecnologia disponível.

Qual o objetivo da Aurora em investir neste novo sistema de rastreabilidade?

A Rastreabilidade Ativa Tetra Pak é uma resposta a demanda dos consumidores que, cada dia mais exigentes, querem conhecer e entender a origem dos produtos que adquirem. Além disso, a empresa procura sempre investir em novas tecnologias de modernização de seu parque industrial. A adoção da rastreabilidade fortalece o sistema cooperativo, proporciona informação dentro da empresa para facilitar o controle de processos e a gestão, protege a marca e identifica a origem do alimento. Além disso, agrega valor à marca potencializa o mercado, fideliza consumidores e, como resultado final, assegura a qualidade e a certificação dos produtos.

Nossa planta é uma das mais modernas plantas de leite longa vida do Brasil. A Aurora possui um parque industrial bastante desenvolvido e se utiliza de modernas tecnologias de processamento e envase a fim de disponibilizar alimentos seguros ao consumidor brasileiro.

Qual o investimento da Aurora neste novo sistema?

A empresa investiu cerca de R$ 600 mil para a instalação do sistema. Trata-se de um diferencial competitivo importante, que agrega valor às nossas marcas de leite longa vida.

Quais produtos contarão com a Ratreabiliade Ativa?

Leite longa vida Aurora e leite longa vida Aurolat, nas versões integral, desnatado e semi desnatado.

Quais informações a Aurora disponibilizará aos consumidores?

Origem da matéria prima; data de produção; unidade produtora; linha de envase 1; ultrapasteurizador;validade do produto; data e horário de início e fim da produção; volume de leite produzido no mesmo lote; nº do lote de material de embalagem; fornecedor do leite; análise de qualidade da matéria-prima e data de realização; aprovação do produto.

Qual é a principal vantagem do consumidor saber do rastreamento do produto?

Na sociedade moderna e globalizada, os consumidores se mostram cada dia mais exigentes e interessados em conhecer e entender a origem dos produtos que adquirem. Com a solução inédita os consumidores terão acesso a todo histórico do produto que será consumido. Por meio do código P.A.R. (Produto Aurora Rastreado) impresso em cada embalagem dos leites Aurora e Aurolat, os consumidores poderão consultar no hotsitehttp://www.auroraalimentos.com.br/par informações que garantem a origem, a qualidade e a procedência do produto, trazendo mais segurança.

Os varejistas também se beneficiarão deste novo sistema? Qual seria a principal vantagem?

O sistema de Rastreabilidade Ativa disponibiliza informações aos varejistas que possibilitam garantir a origem dos produtos, oferecendo maior segurança e agilizando um eventual recall.

Por: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

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9 de dezembro de 2010

Deixem os homossexuais em paz

O teólogo presbiteriano Juan Stam, hoje vivendo na Costa Rica, propôs às igrejas evangélicas uma moratória, de cinco anos, para que elas analisem com calma o assunto da homossexualidade, deixem os homossexuais em paz e se fixem em outros temas mais importantes e evangélicos.

Pautada pelas alas conservadoras da Igreja Católica e denominações evangélicas, a homossexualidade entrou com força nos debates durante campanha à presidência da República deste ano. O tema ficou bem demarcado pelas balizas da moralidade, amparado por versículos bíblicos.

“Faria muito bem para nós recordar que as mesmas passagens bíblicas denunciam a avareza – os avarentos não entrarão no Reino dos Deus. “O Novo Testamento diz muito mais contra a avareza e a cobiça do que contra a homossexualidade”, destaca Stam.

A guerra homofóbica está causando dano à igreja, sustenta o teólogo. Evangéhslicos parecem estar presos a uma obsessão pelos temas sexuais, “como se fossem os únicos problemas críticos de nosso tempo e como se deles dependesse o futuro da igreja e da civilização.”

Esse tema domina, de modo a cansar, o discurso de políticos protestantes. Ele indaga, por exemplo, por que igrejas evangélicas e católica não se uniram para organizar marchas contra as guerras do Iraque e do Afeganistão? Ou em protesto contra o golpe de Estado em Honduras e, agora, contra o regime repressivo do seu governo?

Por isso, as igrejas evangélicas “carecem de autoridade moral para que suas campanhas anti-homossexuais sejam convincentes”, afirma, agregando: “Suas arengas contra a homossexualidade caem no ridículo ante os setores pensantes e críticos da população e, às vezes, cheiram a oportunismo e hipocrisia”.

O evangelho, lembra o teólogo, não vive da negação, mas das boas novas. Na América Latina, evangélicos têm se destacado por serem anti: anticatolicismo, anticomunismo, antiecumenismo e agora anti-homossexualidade. “O evangelho é o ‘sim’ e o ‘amém’ de Deus; quando o negativo domina a Igreja, ela está doente”, sustenta.

O viés religioso sobre o homossexualismo, que apareceu na campanha política, deixou de lado dados preocupantes e assustadores para quem defende o valor último da vida. De 1980 a 2009, o Grupo Gay da Bahia contabilizou 3.196 assassinatos de homossexuais no Brasil, uma média de 110 por ano.

O Paraná é o Estado mais homofóbico do país, ao lado da Bahia, e seguido por São Paulo, Pernambuco, Minas Gerais e Alagoas. No ano passado, foram mortos 15 travestis, oito gays e duas lésbicas no Paraná. Entre travestis e transsexuais, 70% já sofreram algum tipo de violência naquele Estado.

O ex-presidente do Grupo Gay da Bahia, o antropólogo Luiz Mott, frisa que a maioria dos crimes contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transsexuais (LGBT) é motivada por “homofobia cultural”.

A comunidade LGBT luta pela aprovação do projeto de lei, em tramitação no Congresso nacional, que criminaliza a homofobia. O presidente da Associação Brasiléia de LGTB, Toni Reis, destaca que o maior empecilho para a aprovação da lei é a oposição de grupos religiosos conservadores.

Ele afirma, contudo, que a reivindicação da comunidade LGBT não é o casamento religioso, mas a união civil. Reis menciona, em matéria no Brasil de Fato, que 53 países têm legislação específica contra a homofobia, dentre eles o Uruguai, a Argentina, a Colômbia e o México.

Fonte: ALC

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8 de dezembro de 2010

Sistema de Gestão de Frotas mais um software livre

No dia 05 de novembro, durante o IV Encontro Nordestino de Software Livre foi lançado o Sistema de Gestão de Frotas desenvolvido pelo município de Fortaleza. Trata-se de uma segunda solução utilizada pela prefeitura de Fortaleza que é disponibilizada no Portal SPB. O Sistema funciona na prefeitura desde 2008 e tem ajudado a gerenciar e controlar o uso dos veículos.


Cristiano Therrien, coordenador de TI da prefeitura, tem a intenção de disponibilizar mais soluções no Portal SPB. Na avaliação do coordenador Fortaleza tem dado exemplo de compartilhamento de soluções para outras prefeituras brasileiras. "A disponibilização de software deveria ocorrer com mais frequencia por parte de outras prefeituras", reforça Cristiano.SoftLivre


A solução pode ser acessada diretamente pelo endereço http://www.softwarepublico.gov.br/ver-comunidade?community_id=23369799


O Sistema de Gestão de Frotas-SGF otimiza o controle de frota em um ambiente único baseado em Software Livre. O sistema foi elaborado visando a transparência, agilidade no acesso às informações, diminuição dos gastos públicos e a construção de uma alternativa ecologicamente viável ao uso do papel.


A Solução tem como objetivos específicos:

- Sistematizar e controlar todo o processo de abastecimento, utilização da frota, veículos nas oficinas e abastecimento de combustível;
- Reduzir o consumo de papel;
- Reduzir os atrasos no resgate das informações;
- Melhorar o controle de utilização dos recursos da frota.

Fonte: Portal SPB

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7 de dezembro de 2010

Desafio Internacional das Estrelas 2010

O evento de kart mais esperado do ano no mundo todo está chegando em sua 6ª edição. Desafio Internacional das Estrelas, dias 18 e 19 de Dezembro de 2010. O Desafio Internacional das Estrelas reunirá em Florianópolis/SC novamente os maiores nomes do automobilismo mundial e para 2010 traz muitas novidades para engrandecer ainda mais o evento.

Com a presença assegurada dos quatro brasileiros que disputaram a recente temporada da Fórmula 1, mais a estréia de um nome consagrado como o de Hélio Castroneves, o grid da edição 2010 do Desafio Internacional das Estrelas está praticamente completo. Vinte e cinco pilotos já estão confirmados e os organizadores deixam aberta a possibilidade de mais um ou dois convidados se juntarem ao elenco de astros no show programado para o período de 17 a 19 de dezembro no kartódromo da Arena Sapiens, em Florianópolis.

Felipe Massa, piloto da Ferrari de F1 é o grande incentivador do evento que tem como objetivo unir o esporte a uma grande ação social aonde a arrecadação com a venda dos ingressos como em todos os anos será revertida paras as instituições  de caridade pré determinadas pela organização.

Será a quinta vez que o evento idealizado por Felipe Massa será realizado na capital catarinense e, desde que adquiriu status internacional após a experiência embrionária em Bauru em 2005, o título ficou sempre em poder dos ídolos da Fórmula 1 - Massa em 2007, Rubens Barrichello em 2008 e Michael Schumacher em 2007 e 2009. Em virtude de compromissos com a família, o alemão não virá ao Brasil neste ano e sua vaga será preenchida pelo espanhol Jaime Alguersuari, da Toro Rosso. Mas não será por falta de talentos que a Fórmula Indy deixará de acabar com esse tabu, já que a série estará representada por Tony Kanaan, Bia Figueiredo, Vítor Meira e Hélio Castroneves.

A mudança para o novo kartódromo contribui muito na melhoria das áreas de estrutura para pkart_2010úblico e convidados. Os patrocinadores terão para 2010 uma área ainda maior de relacionamento nas Arquibancadas Cobertas Uniformizadas, os Paddocks serão novamente na reta de largada dando uma bela visão de todoo evento, e ainda as áreas de arquibancadas para público com uma grande infra estrutura.

Ingressos para a prova continuam à disposição dos torcedores em diversos pontos da capital catarinense e região metropolitana. Os mais baratos, de arquibancadas populares válidos por dois dias, custam R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia). Há ainda uma grande variedade de arquibancadas e camarotes Vips com diversas opções de preço, dependendo da qualidade de serviços incluídos. Pontos de venda e demais informações sobre os ingressos estão disponíveis no site oficial www.desafiodasestrelas.com.br .

Uma das principais novidades do evento em 2010 é o desmembramento das corridas em dois dias. A prova de sábado, com início marcado para as 21h30 depois das sessões de treinos livres, tomadas classificatórias e Top Qualifying, será sucedida por um show de pop-rock com a banda ABR3 apresentando Maurício Manieri. Domingo, a segunda bateria e a definição do vencedor estão marcadas para as 11 horas, com transmissão ao vivo pela TV Globo para todo o Brasil e pela Eurosport para a Europa.

Informações e programação: www.desafiodasestrelas.com.br

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6 de dezembro de 2010

A claudicação familiar

Ao abrir os jornais nas páginas policiais é quase impossível não ter notícias sobre crimes cometidos por menores. Nas escolas vemos professores apavorados com a dificuldade de controlar as crianças e adolescentes. Em casa, nem se fala! É um pedido a cada segundo: mãe, o que é que eu vou fazer agora? Onde vamos? Quero aquele brinquedo! Posso entrar na internet? Isso quando perguntam! Como controlar esta turma?

Talvez nunca tenha sido tão difícil ser pai ou mãe como na época em que vivemos e, possivelmente, a figura de autoridade nunca foi tão questionada como tem sido nas últimas décadas. O poder que era centralizado na figura paterna passa a ser diluído pelos meios de comunicação, pelas “verdades da ciência”, pela gradual mudança de posição da mulher na sociedade em que vivemos. A autoridade está diluída! Não se sabe mais quem manda em quem. Aliado a isso temos uma legislação avançada mas de pouca aplicabilidade em termos de cobrança de suas infrações. Isso começando de cima, onde nossos governantes escracham sem o menor constrangimento a forma corrupta habitual de fazer política, independente de partido político, com poucas conseqüências em termos legais. Além disso, somos extorquidos diariamente por uma carga tributária desumana que nos faz reféns de um “estado” acostumado a gastar mal o nosso dinheiro, sem que haja conseqüência alguma em termos de sanção.Family

Conclusão: problemas com a lei todos temos mas são revelados mais nitidamente pelos nossos “menores”. Para a psicanálise, a infância e a adolescência representam a verdade velada da geração anterior. O quê de nós então, reflete-se e é desvelado pelos nossos “menores”? Uma falta de pai e de mãe? Um pedido de amor? Pois quando uma criança ou adolescente “avançam o sinal” o que eles na verdade querem, sem se darem conta, é que alguém lhes pare, lhes olhe, lhes cuide, lhes dê uma direção e, portanto, lhes ame. Quando um juiz corajosamente arvora-se na turbulenta iniciativa de tentar controlar os jovens é porque isso faz falta. Ele vem então tentar preencher uma função que na verdade não seria a sua, mas sim dos pais. Porém, quando os pais não educam alguém tem que tentar controlar os efeitos que essa claudicação familiar desencadeia.

O que será necessário acontecer ainda para que, nós pais, exerçamos a nossa função sem constrangimento, dando-nos o direito de “errar” sem culpa ao invés de nos sentirmos de alma lavada porque preenchemos um “desejo” de nosso filho, liberando-o para fazer o que ele quer do jeito que ele quer e na hora em que ele quer? Sei que estamos todos fartos de conselhos e fórmulas de psicólogos e pedagogos sobre a necessidade de impor limites em relação aos filhos. É um discurso cansativo, gasto e sem conseqüência alguma pois não cansamos de repetir às pencas a mesma claudicação quanto às nossas funções de educadores, mesmo sabendo a forma “politicamente correta” de agir.

Admitir as dificuldades pode ser um grande “ganho”, tipo aquela situação em que alguém está prestes a se afogar e se dá conta de que ninguém pode ajuda-la. Em função disso acaba inventando um jeito de sair da água, mesmo correndo risco de se afogar. A experiência do profundo desamparo e solidão que efetivamente nos concerne pode mobilizar forças até então adormecidas!

Por: Návia T. Pattussi, psicanalista/naviat@terra.com.br

Fonte: Marcos Bedin

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

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5 de dezembro de 2010

I CAMBUARTES: Feira de Artesanato de Camboriú

Empreendimentos Econômicos Solidários de Balneário Camboriú participaram, neste sábado dia 04 dezembro, da I CAMBUARTES, Feira de Artesanato de Camboriú,que se realizará também nos dias 11 e 18 dezembro, no Ginásio de Esportes Irineu Bornhausen, no centro do município de Camboriú, com apoio da Prefeitura Municipal, SITRUC e Banco do Brasil S/A, através do programa DRS.

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O público que prestigiou a feira pode visualizar e adquirir belíssimos trabalhos feitos de material reciclado, biscuit, cerâmica figurativa, mosaico, doces decorados e trufas, esculturas em madeira e jornal, além de peças em tecido e crochê, produzidos especialmente para o Cambuartes.

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O artesanato de Balneário Camboriú contribuiu com os produtos da Decore, do Grupo Gastronômico Sabor Solidário, do Projeto Mãos da Barra e da COOPERMAR BC Ambiental, que participou com o sabão ecológico fabricado a partir do óleo de cozinha usado, coletado nas diversas feiras da economia solidária em proposta para a conscientização ambiental junto a comunidade.

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A abertura do evento contou com a presença de Luzia Coppi Mathias, Prefeita de Camboriú, Matias Fidelis Angeli, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Altamir Montibeller, Superintendente da Fundação Municipal de Esporte, Adriano Gelsleuchter, Presidente do SITRUC, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Camboriú, e Marlei Machado, gerente do Banco do Brasil S/A, responsável pelo programa DRS, Desenvolvimento Regional Sustentável.

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“Tanto a entrada do evento quanto a exposição são gratuitas. Nossa intenção é divulgar os trabalhos realizados em Camboriú e promover troca de informações”, declarou a coordenadora do Núcleo de Artesãos Empreendedores da ACIBALC, Luciana Andrea de Jesus.

Texto e fotos: Filomena Lavado/Coordenadora Planejamento  e Projetos
nucleo de economia solidária IDESIS

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