17 de julho de 2010

Oficina gratuita de cinema sobre ações sustentáveis

Uma turma de nove jovens, moradores do Campo Limpo, zona sul de São Paulo, acaba de concluir o curso de iniciação ao cinema Criação Audiovisual, uma oficina gratuita de cinema que abarcou todas as fases da produção com aulas de roteiro, produção, direção, fotografia, iluminação, som e edição.


Os jovens cineastas produziram curtas sobre ações sustentáveis promovidas no Campo Limpo, região de alto risco social. Paraíso perdido é uma ficção que trata do descarte do lixo. O curta conta a história de três amigos que se reúnem para brincar em uma praça do bairro e se deparam com um cenário de destruição e sujeira.


Arrasta Lata é um documentário sobre um grupo de percussão homônimo que transforma latas em instrumentos musicais. Já Eco Banners é um documentário-ficção produzido para alertar sobre a utilização das sacolas plásticas e discutir o uso das eco-bags como alternativa sustentável.criacao_audio


O saldo dos quatro meses de projeto são novos talentos descobertos, um aluno aprovado para participar do programa Geração Futura, promovido pelo canal Futura, dois alunos no processo de seleção para o Instituto Criar, excelentes câmeras man, entre muitos outros que além de intimidade com o mundo audiovisual ganharam um impulso a mais para mudar a própria realidade.


A oficina Criação Audiovisual é gratuita e acontece dentro da ONG Arrastão. A realização é da produtora DNA Filmes, com patrocínio do Banco Indusval Multistock.


Os temas eleitos pelos jovens em suas primeiras imersões no universo do cinema reafirmam que a preocupação com a saúde do planeta é presente no cotidiano deles. A pesquisa Dossiê Universo Jovem, produzido pela MTV Brasil apontou que 66% dos entrevistados já repreenderam alguém por jogar lixo na rua. O dado é uma montra de que o jovem brasileiro reconhece que atitudes como essa, mesmo que consideradas simples, já faz diferença.

Fonte: Primeiro Plano

Leia Mais ►

16 de julho de 2010

Estresse pode provocar dores no corpo

Não é raro encontrarmos pessoas que estejam cansadas, estressadas, e com sinais físicos de esgotamento. Algumas pessoas até queixam-se com frequência de dores no corpo, na coluna e com tensão muscular. O estresse, os problemas e o ritmo alucinado do dia-a-dia deixam sequelas no corpo da pessoa. “O organismo é forte, mas tem seus limites. Um dia, ele manifestará os problemas causados pela pressão a qual está constantemente submetido”, ressalta o ortopedista e traumatologista Joaquim Reichmann, diretor da Clínica Reichmann.

O médico explica que o corpo é uma rede de músculos interligados e as reações sempre ocorrem em cadeia. Forçados em posições estranhas, os músculos se travam e deixam de trabalhar direito. Daí, com o tempo surge a dor. “A tensão muscular é fruto de uma intrincada e complexa cadeia fisiológica que tem como "botão detonador" as respostas emocionais que são inerentes a cada pessoa. Esta tensão tende a se acumular em determinadas partes do corpo de acordo com o mapa fisio-emocional individual, começando ndori150uma fase aguda até se tornar crônica, caso não venha a ser tratada”, alerta Reichmann.

Nem todas as pessoas ficam tensas nos mesmos grupos musculares que outras, pois existem diferenças significativas entre cada indivíduo na elaboração de emoções do dia-a-dia, tais como medo, preocupação, frustrações, ansiedades, tristezas, alegrias...

A tensão pode vir a se tornar um problema fisiológico constante se não for buscada suas causas primárias. A soma das tensões musculares adquiridas a partir da infância traduz, ao longo dos anos, uma "couraça muscular".

Esta espécie de armadura emocional vai escrevendo a geografia no corpo de cada pessoa, segundo sua própria história e dificuldades pessoais. Desta maneira, alguns sentimentos podem ser somatizados como: ansiedade, insegurança, medo, solidão, ressentimento, vergonha etc.

Para prevenir a dor muscular, propõe-se alongamento que devem ser realizados sem violência ou solavancos, pois isso poderia lesar ainda mais os tecidos conjuntivos. Outra orientação é a progressão gradual na intensidade do exercício que em geral ajuda a reduzir a possibilidade de dor muscular excessiva. A ingestão de 100 mg diários de vitamina C (cerca do dobro da dose) por um período de 30 dias prevenirá ou pelo menos reduzirá a dor muscular subseqüente. Entretanto, a eficácia do consumo de vitamina C ainda não foi comprovada por meio da experimentação científica.

O estudo da dor que se origina no sistema neuro-músculo-esquelético não está ainda esclarecido. Nenhuma teoria é universalmente aceita e nenhum conceito confirma qualquer entidade patológica dolorosa específica. “A síndrome dolorosa músculo-esquelética, embora prevalente, não está explicada em todas as suas ramificações do que a dor e a incapacidade de qualquer outro sistema de órgãos”, explica Reichmann.

Fonte: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

15 de julho de 2010

Eleições 2010: Eleitor poderá votar em trânsito para presidente

Nas eleições de 2010, o eleitor que souber, com antecedência, que vai estar fora de seu domicílio eleitoral no dia do pleito, tanto no primeiro quanto no segundo turno, poderá votar em presidente e vice-presidente da República. A Resolução 23.215/2010, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determina a instalação de seções especiais nas capitais dos estados para receber esses votos. É o chamado voto em trânsito.


A norma deixa claro que essa modalidade de votação é exclusiva para a eleição presidencial. Dessa forma, comparecendo para votar em trânsito na seção definida, o eleitor terá cumprido sua obrigação eleitoral, não precisando justificar a ausência do voto para os demais cargos em disputa.eleicoes2010

Para exercer seu direito de escolher o chefe do poder Executivo nacional, mesmo fora de seu domicílio eleitoral, o eleitor deverá se dirigir, entre os dias 15 de julho e 15 de agosto, a qualquer cartório eleitoral do país, portando título de eleitor e documento de identidade com fotografia, para informar à Justiça Eleitoral em qual capital vai estar no dia da votação. O TSE ressalta, porém, que só serão aceitos pedidos de eleitores que estejam em dia com suas obrigações eleitorais.


Dentro desse mesmo prazo, o eleitor pode cancelar o pedido para habilitação do voto em trânsito, ou mesmo alterar a informação sobre em qual capital pretende votar.


Confirmada a habilitação e definida a seção especial para o voto em trânsito, o eleitor não poderá votar em nenhuma outra seção, nem mesmo no seu domicílio eleitoral de origem. Portanto, não existe a possibilidade de votar no domicilio eleitoral e, uma segunda vez, no local informado para o voto em trânsito.


A partir de 5 de setembro, o eleitor habilitado a votar em trânsito poderá consultar, na página de internet do TSE, onde estará instalada a seção especial em que deve votar.

Na eventualidade de não poder comparecer no dia do pleito à seção especial para votar em trânsito, o eleitor deverá justificar sua ausência em qualquer Mesa Receptora de Justificativas, inclusive no seu próprio domicílio eleitoral de origem, menos na capital onde indicou que pretendia votar.

Fonte: TSE

Leia Mais ►

14 de julho de 2010

O que é ter valor?

Quero deixar o meu coração falar ao invés da razão; que as emoções brotem em detrimento de um pensamento racionalizado. Detesto mensagens pasteurizadas, feitas sob medida, ao gosto do cliente, a pedido de alguém. Não será o desprendimento do que imaginamos que o outro espera de nós que permite o surgimento de novas descobertas e produções absolutamente originais de toda a ordem? Será essa a essência de uma verdadeira obra de arte, uma música, uma poesia, um texto, um bom livro?

Colado a isso então, o que tem valor? Acostumamos-nos a relacionar o valor de um objeto com o preço que ele tem no mercado. Vale o que é bem cotado, o que é valorizado nas leis mercantilistas e geralmente tem mais valor agregado o que é mais escasso, menos disponível. Quanto maior a oferta menor o preço, menor o valor. Então, escassez parece ter relação direta com valor. A possibilidade de perder algo também é algo que agrega valor. Cuida-se mais do que é mais valioso.coracao

Aparentemente usa-se essa lógica para imputar valor aos objetos e me pergunto até que ponto ela serve também para injetar valor nas pessoas. Pela lógica do mercado atual vale mais quem é mais jovem, mais adequado aos padrões de beleza feminino principalmente, quem tem dinheiro, boa aparência, discurso fácil, uma boa rede de relacionamentos. Vale mais quem aparentemente está sempre muito feliz, com sucesso; quem sustenta uma boa imagem, em detrimento de ser verdadeira ou não. Conclusão: vale mais quem tem uma boa imagem aos olhos dos outros e principalmente dos “outros” que tem importância na vida do sujeito.

Esse pensamento, segundo o psicanalista Charles Melman, na obra “Novas Formas Clínicas no Início do Terceiro Milênio”, está na base das depressões contemporâneas. Uma pessoa fica deprimida quando sente que perde o seu valor aos olhos dos outros, cujo olhar estaria inserido na lógica mercantilista. As perdas teriam a ver com a perda de uma imagem ou lugar valorizado no mercado, como a perda de um emprego, da beleza, da riqueza, etc. As perdas reais podem ser fatores desencadeantes de outros conflitos que tem a ver com a dependência do olhar do outro. Nos primórdios da construção da nossa subjetividade somos dependentes sim do olhar materno e depois do paterno também. Precisamos do investimento afetivo deles em nós para que possamos sobreviver física e emocionalmente. As sementes do amor-próprio e do valor que cada um dá a si mesmo possivelmente estão aí.

A dificuldade em verificar o que tem valor para nós pode ser decorrente da dificuldade de perceber o valor que cada um de nós tem. Se a medida for proporcional ao valor que imaginariamente pensamos que os outros nos dão, estamos sempre à mercê das oscilações do “mercado”, como se diz. É claro que precisamos sim nos sentir aceitos, valorizados, amados por alguém, no mínimo. Porém, o mundo de cada um precisa resumir-se a essa única janela? Somente o desprendimento da demanda do outro nos permite ampliar o nosso campo de mobilidade. Pois, não podemos ser amados simplesmente pelo que somos verdadeiramente embora nunca seja possível agradar a todos? Sofremos pelas nossas imaginações, fantasias, suposições!

Repetindo, “Não será o desprendimento do que imaginamos que o outro espera de nós que permite o surgimento de novas descobertas e produções absolutamente originais de toda a ordem? Será essa a essência de uma verdadeira obra de arte, uma música, uma poesia, um texto, um bom livro?”

Por: Návia T. Pattussi/Psicanalista/naviat@terra.com.br

Fonte: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

13 de julho de 2010

Falha no cinto de segurança: Volkswagen e fabricante terão de pagar indenização

A 1ª Câmara de Direito Civil do Tribunal de Justiça de Santa Catarina rejeitou os embargos de declaração opostos por Volkswagen do Brasil Ltda. e por Chris Cintos de Segurança Ltda. contra o advogado Alceu de Oliveira Pinto Júnior - vítima de acidente de trânsito agravado em virtude do rompimento do cinto de segurança –, por não haver quaisquer obscuridades, contradições ou omissões a serem sanadas.


   Com isso, restou confirmada a indenização por danos morais no valor de R$ 100 mil, pelos danos causados à sua integridade física. Alceu teve o encurtamento da perna esquerda, devido a fraturas na perna, joelho, tornozelo e algumas costelas. O causídico também receberá indenização por perdas e danos no valor de R$ 15 mil, pois deixou de trabalhar em seu escritório por cinco meses, período em que passou por quatro cirurgias e usou muletas para sua recuperação.cinto


    O acidente aconteceu em setembro de 1999, quando Alceu estava no banco do passageiro, usando o cinto de segurança. Ao trafegar na BR-101, de madrugada, o veículo - que estava em velocidade de 80 km/h - colidiu com uma ambulância da Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú, que lhe cortara a frente. Boletim de ocorrência confirmou a infração da ambulância, que perdeu o controle e invadiu a contramão. As empresas alegaram que o cinto de segurança não possuía defeito e que, ao contrário, preveniu a ocorrência de resultado mais trágico.

O relator da matéria, desembargador Carlos Prudêncio, entretanto, considerou inadmissível a 'pura e simples' ruptura do cinto. “O cinto de segurança, que visa resguardar a integridade física da pessoa, teve desvio de finalidade - caso contrário, não seria obrigatória e necessária sua utilização -, independentemente da velocidade que o veículo desenvolvia, do peso da vítima, ou qualquer outro fator”, detalhou.

   Perícia constatou o rompimento e o qualificou como falha grave, o que confirmou a responsabilidade civil da Volkswagen - que colocou o equipamento em seu produto (veículo) - e do fabricante, de forma direta. Com isso, a maior parte da indenização será paga pela Chris Cintos, e caberá à montadora o pagamento das custas processuais e honorários advocatícios.


   O magistrado explicou que Alceu - mesmo sem ser  o proprietário do veículo e não ter, deste modo, adquirido e utilizado o equipamento como destinatário final - equipara-se à condição de consumidor, pois experimentou danos patrimoniais e extrapatrimoniais, direta ou indiretamente, ligados a um acidente de consumo. Com relação ao valor da indenização, o desembargador manteve o estipulado na sentença da Comarca de Biguaçu.


    “A vítima, por ser pessoa jovem, para o futuro - por suposto bastante longo -, ficará privada de lazer que exige esforço físico, de dirigir veículo em longas viagens e de tantas outras limitações, devendo conviver até sua velhice com as sequelas decorrentes da falha do cinto de segurança”, finalizou. A decisão foi unânime. (Embargos de Declaração em Apelação Cível n. 2005.020915-3/0001.00)

Fonte: TJSC

Leia Mais ►

12 de julho de 2010

Eleições 2010: Prazo para solicitar voto em trânsito iniciará dia 15

Os eleitores que precisarem votar em trânsito nas Eleições 2010 poderão solicitar a habilitação do título em qualquer cartório da Justiça Eleitoral entre 15 de julho e 15 de agosto, mediante a apresentação de um documento de identificação com foto. O requerimento pode ser feito por qualquer eleitor apto a votar com inscrição eleitoral em município brasileiro, mas não por aqueles que votam no exterior, em embaixadas e consulados brasileiros.

Só serão admitidos os eleitores que estiverem em dia com as obrigações eleitorais. Caso seja necessário, eles poderão pessoalmente alterar ou cancelar o registro para votar em trânsito, também dentro do período entre 15 de julho e 15 de agosto.eleicoes2010

No pleito deste ano, o eleitor que escolher o voto em trânsito poderá votar somente para presidente e vice-presidente da República, em capitais dos estados ou do Distrito Federal que não sejam o município de seu domicílio eleitoral.

A opção deste tipo de voto pode ser, conforme a necessidade do eleitor, restrita a apenas um turno (1º turno ou eventual 2º turno) ou referente a ambos os turnos (1º turno e eventual 2º turno). Nesse segundo caso, o eleitor pode até optar pelo voto em trânsito em capitais diferentes, sendo, porém, uma capital para cada turno.

Introduzido pela mini-reforma eleitoral (Lei nº 12.034/2009) e regulamentado pela Resolução TSE nº 23.215/2010, o voto em trânsito também exige a obrigatoriedade do ato de votar. O eleitor que não comparecer à seção para votar em trânsito deverá justificar a sua ausência em qualquer Mesa Receptora de Justificativas, inclusive no seu domicílio eleitoral de origem. Ele só não poderá apresentar a justificativa na capital que escolheu para votar.

Para a instalação de uma seção especial para o voto em trânsito, é preciso que a capital do estado tenha recebido o pedido de transferência provisória de, no mínimo, 50 eleitores. Do contrário, a habilitação será cancelada e os eleitores serão informados da impossibilidade de votar em trânsito e deverão justificar o voto ou votar no seu local de origem no dia da eleição.

Em todas as capitais nas quais forem criadas as seções especiais, a Justiça Eleitoral instalará urnas exclusivas para o voto em trânsito, em locais previamente designados pelos tribunais regionais eleitorais. Os eleitores em trânsito poderão conhecer o seu local de votação em 5 de setembro nos sites do TSE ou do TRE do seu domicílio de origem ou da respectiva capital escolhida.

Fonte: Rodrigo Brüning Schmitt
Assessoria de Imprensa do
TRESC

Leia Mais ►

11 de julho de 2010

Copa 2010: Finalmente Espanha!

A Espanha é a campeã do mundo! É o oitavo país na história a conquistar a Copa do Mundo da FIFA. Um título que nunca havia sido conquistado jamais viria facilmente. Foi sofrido. O gol só veio no final do segundo tempo da prorrogação. O herói do título foi Iniesta, que marcou o gol salvador. E o título finalmente veio.

Quem continua, sim, com um estigma desconfortável é a Holanda, que apos 14 vitórias consecutivas entre eliminatórias e as finais da Copa 2010, caiu mais uma vez na partida decisiva, pela terceira vez em sua história, depois das derrotas para Alemanha em 1974 e Argentina em 1978.

As duas equipes começaram o jogo com as formações que venceram na semifinal. Assim, Fernando Torres continuou no banco da Espanha, e Pedro foi titular no ataque. E o artilheiro David Villa ficou preso entre os zagueiros, com pouca mobilidade. A Laranja contou com sua força máxima com as estrelas Sneijder e Robben presentes.

Logo aos cinco minutos, Sergio Ramos acertou uma cabeçada linda que obrigou Maarten Stekelenburg a uma boa defesa. Em seguida, o mesmo lateral direito invadiu a área e obrigou John Heitinga a afastar na boca do gol. Mais um minuto e era David Villa acertando um voleio na rede pelo lado de fora.

Num jogo com 20 faltas ao longo de todo o primeiro tempo, com cinco cartões amarelos. Entre as divididas e disputas acirradas, sobrou uma breve reação holandesa nos últimos minutos, quandEspCampeao a equipe chegou a ameaçar o gol de Iker Casillas, num chute rasteiro de Arjen Robben, já nos descontos da primeira parte.

No segundo tempo o clima continuou tenso com mais oito cartões amarelos no total, além de um vermelho. A Espanha continuou dominando a posse de bola e aparentava estar mais perto de marcar. A principal diferença é que o contragolpe da Holanda começou a funcionar. A Laranja apostou nos contra-ataques e chegou duas vezes perto de Casillas. Mas Xavi chegou ainda mais perto do gol: em cobrança de falta aos nove, a bola passou rente ao travessão.

Aos 18 minutos, Sneijder acertou um lançamento perfeito para Robben entre dois zagueiros espanhóis. O atacante invadiu a área, cara a cara com Casillas, e chutou, mas a bola bateu no pé do goleiro e foi para escanteio. Aos 24, foi a vez de a Espanha desperdiçar a sua melhor oportunidade na final: Navas cruzou da direita rasteiro, Heitinga cortou mal, e a bola ficou com Villa, na pequena área, mas o chute bateu na zaga e foi para escanteio, por cima. Mas com os ataques em um mau dia, os 90 minutos terminaram com 0 a 0.

A prorrogação começou com o mesmo panorama da segunda etapa, com gols sendo desperdiçados. Fabregas, que substituíra Xabi Alonso, recebeu ótimo passe de Iniesta e chutou para defesa salvadora de Stekelenburg com o pé. No lance seguinte, foi a vez da Holanda: Casillas saiu mal do gol em cobrança de escanteio, e Mathijsen não aproveitou, cabeceando para fora.

No intervalo da prorrogação, Del Bosque sacou Villa para a entrada de Fernando Torres, autor do gol do título da Euro 2008. Aos 4min, finalmente a primeira expulsão do jogo: Heitinga derrubou Iniesta na entrada da área e levou o segundo cartão amarelo. Na cobrança da falta, Xavi bateu por cima da meta. Sneijder respondeu aos 9min, também em chute forte na bola parada, mas a bola desviou na barreira e saiu.

O gol, que teimava em não sair, veio aos dez minutos do segundo tempo da prorrogação. Começou com jogada valente de Jesus Navas, que correu em direção ao ataque, teve sequência com troca de passes, até Fabregas dar a assistência para Iniesta chutar cruzado. Andrés Iniesta, que tantas vezes tivera chances de invadir a área holandesa sem poder concluir, não tinha outra opção além da bomba cruzada que bateu Stekelenburg.

As decepções do fracasso na Copa das Confederações e a derrota na estreia do Mundial contra a Suíça, foram esquecidas e o time que melhor toca a bola no planeta deu a volta por cima. E termina 2010 no topo. Parabéns Espanha! Campeã da Copa 2010.

Leia Mais ►

Eleições 2010: Dez candidatos à presidente

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu, dentro do prazo legal – que se encerrou na segunda-feira (5/7), nove pedidos de registro de candidatura à presidência da República.

São eles: Marina Silva e Guilherme Leal do PV, Dilma Rousseff e Michel Temer da coligação Para o Brasil Seguir Mudando, Rui Costa Pimenta e Edson Dorta Silva do PCO, Levy Fidelix e Luiz Eduardo Ayres Duarte do PRTB, Jurna200osé Maria de Almeida e Cláudia Alves Durans do PSTU, José Serra e Índio da Costa da coligação O Brasil Pode Mais, José Maria Eymael e José Paulo da Silva Neto do PSDC, Plínio Arruda Sampaio e Hamilton Moreira de Assis do PSOL e Ivan Pinheiro e Edmilson Silva Costa do PCB.

Já o ex-senador João Américo de Souza protocolou pedido de registro de candidatura à Presidência da República no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na tarde deste sábado (10).  O prazo para registro de candidatura pelos partidos ou coligações terminou no último dia 5. No entanto, de acordo com Lei das Eleições (9.504/97), os próprios candidatos, escolhidos em convenção, podem pedir registro até 10 de julho, caso o partido não o tenha feito. João Américo e Giberto de Souza Leal Junior, registrado como vice-presidente, são filiados ao Partido Social Liberal (PSL).

 

Fonte: TSE

Leia Mais ►

Recomendo

Arquivo do Blog