1 de junho de 2012

Cuidado com o estresse vocal

Considerada pelos especialistas tão importante quanto a fisionomia, a voz é vista atualmente como parte da identidade pessoal. Portanto, é essencial que as pessoas estejam atentas para alguns sintomas como rouquidão, esforço e cansaço ao falar. Estimativas apontam que 5 a 8% da população têm alguma dificuldade vocal que atrapalha a comunicação no dia a dia.

A voz é produzida na laringe através da vibração das pregas vocais, também conhecidas como cordas vocais, que realizam seu movimento com o fluxo de ar que vem dos pulmões e com a ação dos músculos da laringe. De início o som é baixo e fraco, sendo ampliado pelas cavidades de ressonância, que são a faringe, a boca e o nariz. Após a amplificação, o som será articulado na cavidade oral por meio dos lábios, bochechas, língua, palato e mandíbula.

Segundo a fonoaudióloga do Programa de Medicina Preventiva (Univida) da Unimed Chapecó, Ana Paula de Castro Funai, o pigarro representa um sinal de que algo não vai bem. Quando ocorre com frequência pode estar relacionado a problemas de saúde como alergia, rinite, sinusite, entre outros. Pessoas que sofrem de problemas desta natureza têm maior tendência a apresentar alterações vocais.Voz

“Além disso, doenças como bronquite, asma, rinite, sinusite, laringite e faringite podem provocar edema nas mucosas do trato respiratório, incluindo as pregas vocais, o que dificulta a vibração e gera disfonia”, explica Ana Paula.

A fonoaudióloga alerta ainda que sintomas como rouquidão pela manhã, tosse crônica, dor ou irritação na garganta podem representar a causa primária do refluxo gastresofágico. Neste caso, é necessário procurar um especialista para o tratamento e controle do problema.

Outro fator de risco para problemas vocais é o uso constante do telefone. Isso acontece porque, além de aumentar o volume da voz, toda energia da comunicação está concentrada no ato de falar. O ar condicionado também pode trazer prejuízos, pois algumas pessoas são mais sensíveis, apresentando ressecamento e alteração na voz. “Ingerir pequenos goles de água ao longo do dia auxiliam na hidratação que é um fator importante para o bom desempenho da voz”, orienta a fonoaudióloga.

Para impedir a existência do estresse vocal, a orientação é falar sem esforço e articular bem as palavras. Também é importante evitar gargalhadas exageradas, pigarrear, gritar, conversar durante a prática de exercícios físicos, proferir discursos por longos períodos e sussurrar ou cochichar. “Nessas emissões, a vibração livre das pregas vocais é bloqueada”, justifica Ana Paula.

Fonte: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

29 de maio de 2012

Feira do Empreendedor volta ao seu local de origem: Blumenau

Após 18 anos, a Feira do Empreendedor volta ao seu local de origem: Blumenau. A cidade foi sede do primeiro evento, em 1994, e, neste ano, prepara-se para receber mais uma edição. A feira tem como foco o novo empreendedor e o empresário consolidado no mercado, trazendo inúmeras oportunidades de negócios, capacitação e atendimento para empresas, empreendedores individuais (EI) - formalizados ou não - e pessoas que desejam iniciar uma atividade empresarial. Neste ano, a proposta é de um evento mais sustentável, com ações e soluções inovadoras. A abertura dos portões do Parque Vila Germânica será nesta quinta-feira (31), às 13h.


Ao todo, serão 81 expositores de diferentes segmentos - comércio, indústria, serviços e agronegócio. O critério de seleção do Sebrae em Santa Catarina foi a consistência das oportunidades de negócios oferecidas pelos empreendimentos ao mercado, em especial para a região do Vale do Itajaí. “As empresas escolhidas foram selecionadas entre interessadas de todo o país. Levamos em consideração, principalmente, a possibilidade de gerar novos negócios em Blumenau e região”, enfatiza a analista do Sebrae no estado e coordenadora estadual da feira, Marina Elena Barbieri.
Blumenau foi considerado o melhor município para se viver em Santa Catarina, segundo pesquisa da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, realizada nas médias e grandes cidades brasileiras, que avaliou diversos indicadores, entre eles emprego e renda. “Blumenau é uma cidade acolhedora, boa para os moradores, para os turistas e, especialmente, para os investimentos. Por isso, vemos potencial na realização da Feira do Empreendedor na cidade”, garante Marina.FeiraEmpreend2012

A Feira do Empreendedor 2012 vai reunir informações sobre abertura de empresas, gestão, alternativas de negócios, novos empreendimentos, inovações tecnológicas, acesso a mercados e crédito. A programação inclui palestras, oficinas, oportunidades de negócio, atendimento individual, mostra de artesanato e agronegócios. As inscrições podem ser feitas no local do evento e terão o valor de R$ 3.


A intenção de uma feira mais sustentável começa a tomar forma este ano. São diversas ações que vão marcar a nona edição e que devem prosseguir nos próximos anos, além de servir de exemplo para as outras cidades do Brasil. Uma delas é a redução e o destino correto de detritos, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Outra iniciativa é a contratação de prestadores de serviço observando critérios de diversidade, equidade, inclusividade, ecoeficiência e sustentabilidade.

Para empresários e empreendedores que não moram em Blumenau, o Sebrae em Santa Catarina organizou missões empresariais. Estão planejadas missões dos municípios de São Miguel do Oeste, Chapecó, Joaçaba, Lages, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville e de cidades da região do Vale do Itajaí. Serão mais de 80 grupos, com 3.600 vagas programadas para os quatro dias de evento.

Na feira, os visitantes também poderão contar com atendimento individual, atendimento com contadores, informações e formalizações de empreendedores individuais (EI). Outra grande atração desta edição será lançada no último dia dp evento: o StartupDay, voltado para empresários que possuem empresas e negócios com alto potencial de crescimento. Estão previstas palestras, coquetel de networkig, desafio de startups e premiações. 

Serviço:
Feira do Empreendedor
De 31 de maio a 03 de junho de 2012 – Das 13h às 21h.
Parque Vila Germânica, Blumenau (SC)
Informações para imprensa
Fábrica de Comunicação
Mariana Blessmann ou Viviane Bornholdt – (48) 3027.6000

Fonte: Agência Sebrae de Notícias
Leia Mais ►

27 de maio de 2012

Idosos ativos têm menor risco de sofrer angústia

Atividades físicas podem ser eficazes para auxiliar no tratamento para depressão aos idosos. A afirmação é médico ortopedista e traumatologista Joaquim Reichmann, da Reichmann Ortopedia de Chapecó. “Segundo pesquisadores australianos, pessoas com idade avançada que possuem qualquer nível de angústia podem ser quatro vezes mais propensos a ter limitações funcionais. A boa notícia é que a prática de exercícios pode ajudar a reverter esta situação”, salienta.

De acordo com informações publicadas no Portal Minha Vida, os pesquisadores liderados pelo PhD Gregory Kolt, da Universidade de Westen Sydney, analisaram dados de aproximadamente 100 mil homens e mulheres australianos, com 65 anos ou mais. Os idosos renona200lataram a situação de sua função física, angústia, tabagismo, escolaridade, altura, peso e envolvimento com atividades físicas.

Os resultados, segundo os dados do Portal Minha Vida, mostraram que 8,4% dos idosos sofriam algum nível de angústia. Aqueles com índices moderados no passado apresentaram quase sete vezes mais chances de ter limitações funcionais do que os que não tiveram nenhum sofrimento psíquico. Os idosos fisicamente mais ativos, no entanto, tinham menor probabilidade de sofrer limitações funcionais.

O médico realça que as descobertas dos pesquisadores australianos comprovam a importância de estimular os idosos para que tenham uma rotina de atividades físicas. “Afinal, por meio de um dia a dia mais ativo são obtidos resultados como fortalecimento muscular, maior equilíbrio, alívio de tensões e dores e mais disposição”, justifica.

Rechmann sugere o pilates como atividade para pessoas idosas,pois a combinação dos exercícios é adaptada de acordo com as limitações e o perfil de cada pessoa. O método fortalece os músculos fracos, alonga os encurtados, aumenta a mobilidade das articulações, reduz o estresse, estimula a circulação e melhora o condicionamento físico geral.

    Além disso, permite o alinhamento postural adequado e melhora a coordenação motora. Os exercícios podem ser feitos no solo ou em equipamentos específicos. São trabalhados vários grupos musculares simultâneamente através de movimentos suaves e contínuos, com ênfase na concentração, fortalecimento e estabilização do abdômen, coluna e região pélvica.

Fonte: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

Recomendo

Arquivo do Blog