31 de dezembro de 2010

Feliz 2011!

A todos que aqui vieram e que aqui virão, e, que muito tem contribuido com este blog. Desejo que as experiências próximas de um Ano Novo lhes sejam Construtivas, Saudáveis e Harmoniosas. Muita Paz, Saúde e Amor em seu contínuo despertar! Felicidades, Realizações e Muitas Alegrias!

Caspass

Lembrem-se: Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.

2011

Não precisa fazer lista de boas intenções para arquivá-las na gaveta. Não precisa chorar arrependido pelas besteiras consumadas nem parvamente acreditar que por decreto de esperança a partir de janeiro as coisas mudem e seja tudo claridade, recompensa, justiça entre os homens e as nações, liberdade com cheiro e gosto de pão matinal, direitos respeitados, começando pelo direito augusto de viver.

tear

Para ganhar um Ano Novo que mereça este nome, você tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre.

Feliz 2011!

Leia Mais ►

30 de dezembro de 2010

Blumenau e a Sommerfest 2011

Blumenau não tem praia, mas tem criatividade para atrair milhares de turistas durante o verão e assim aproveitar seus espaços para realização de eventos. A Sommerfest, que traduzido do alemão quer dizer “Festa de Verão”, é o período que se inicia com o Reveillon de Blumenau e segue até o dia 4 de março.

A programação da festa inclui opções de lazer, cultura, gastronomia e compras, além das seis Noites de Oktoberfest, com desfiles típicos, realizadas nas quintas-feiras no setor 1 do Parque Vila Germânica. No período da SommerfLogoSommerest, a rede hoteleira e o comércio de Blumenau oferecem descontos especiais, o que torna a vinda à cidade ainda mais interessante. 

Uma das grandes novidades da edição de 2011 é o Festival Gastronômico, que ocorrerá de 4 de janeiro a 8 de fevereiro. Entre os participantes estão restaurantes, pizzarias e butiquins, totalizando 16 locais. Os estabelecimentos criarão pratos diferenciados no período da festa que contenham ingredientes típicos da região, com preços acessíveis. Os clientes que degustarem do cardápio receberão um livro de receitas com os ingredientes e modo de preparo de todos os pratos produzidos durante o festival.


Mas é no Parque Vila Germânica que acontece uma das mais animadas atrações da Sommerfest, as Sommerbierfest “Noites de Oktoberfest”. Realizada sempre às quintas-feiras, essas noites reproduzem com fidelidade o que acontece na festa de outubro. A festa ocorre a partir do dia 6 de janeiro e terá edições nos dias 13, 20 e 27 de janeiro e 3 e 4 de fevereiro, sempre a partir das 19h30min, no setor 1 do Parque Vila Germânica. Confira abaixo a programação completa da Sommerfest.

sommerfest2011

Mais informações: secturismo@blumenau.sc.gov.br ou no sitewww.parquevilagermanica.com.br

Veja aqui a Programação Sommerfest 2011

Leia Mais ►

29 de dezembro de 2010

Acredite, nesta cidade a água mineral é grátis

Todos os anos milhares de pessoas escolhem a cidade de Laguna, no litoral sul de Santa Catarina,  para passar a virada de ano. O local preferido do público é a areia do Mar Grosso, e a exemplo dos outros anos, a expectativa é de um público superior de 150 mil pessoas.

Um palco será montado em frente à rua Tubarão, antigo calçadão onde, para animar o público, a partir das 22h, a atração será a dupla João e Mateus, sertanejo universitário, acompanhados da banda. A meia-noite, fogos de artifícios irão colorir o céu do Mar Grosso, e depois, será a vez da banda Industrial Nacional dar as boas-vindas ao ano de 2011.

A história de Laguna começou há seis mil anos com os primeiros registros de comunidades pré-históricas, os sambaquis, chamado pescadores-coletores, formações elevadas compostas de conchas, ossos, restos de fogueiras e artefatos, alguns com 35 metros de altura. Durante os séculos XVII e XVIII, as disputas de terras entre as metrópoles portuguesa e espanhola resultaram no Tratado de Tordesilhas (1494). Desse conflito entre metrópoles, uma extensa colônia passava a se formar.

agualaguna

Agora o que chama a atenção em Laguna, é que a comunidade e turistas encontraram uma forma de economizar. Ao invés de comprar água mineral nos mercados e distribuidoras vão direto na fonte, mais precisamente, na Fonte da Carioca, no centro histórico. Revitalizada este ano pelo Governo Municipal e Iphan, o espaço tem seis vertentes de água, que por mês, liberam dois milhões de litros de água mineral.

O vai e vem de pessoas com garrafas plásticas e comum no final e início do dia. Desde o ano de 1863, através da construção com paredes brancas, que os habitantes do município e visitantes utilizam a água, que surge da terra.


O público conhece a casa das nascentes, que ganhou vidro e revestimento cerâmico. Os velhos canos de PVC, que transportavam a água da Fonte da Carioca, e as torneiras foram substituídos por material inoxidável. A nova estrutura oferece maior segurança sanitária para a população, preservando a qualidade da água. Mas, a Vigilancia Sanitária alerta os consumidores sobre os cuidados com o manuseio, validade do garrafão e também deixar o líquido em local arejado.

laguna

Fonte e fotos: Prefeitura Municipal de Laguna

Leia Mais ►

28 de dezembro de 2010

28ª Festa Pomerana

Nem só de sol e mar é feito o verão de Santa Catarina, mas também de tradições germânicas. Desde 1984, o mês de janeiro se enche de alegria com a Festa Pomerana, evento que celebra o aniversário da cidade de Pomerode e também as origens de seu povo.

trio-de-majestades-da-28a-festa-pomerana-foto-noir-studio

Trio de majestades da 28ª Festa Pomerana(foto Noir Studio)

Durante dez dias, no mês de janeiro, Pomerode, em Santa Catarina, recebe turistas de todo o mundo a procura de música, comida típica, chope e todo o charme da cultura alemã. A cidade mais alemã do Brasil celebra entre os dias 14 e 23 de janeiro de 2011 a 28ª Festa Pomerana, que promete receber 80 mil festeiros.

28FestaPomeranaII

São 10 dias recheados de muito chope, música, dança e comida típica, que transmitem ao visitante toda a riqueza da cultura alemã. Para dar início aos festejos, diariamente ocorre desfile pelas principais ruas da cidade, levando toda a alegria beleza das Majestades da festa, a tradição dos Clubes de Caça e Tiro, dos grupos folclóricos e das bandinhas.

A gastronomia de Pomerode é um dos grandes atrativos da Festa Pomerana. Os restaurantes funcionam no Pavilhão Principal - e a partir desta edição também no Cultural - e no Biergarten (jardim da cerveja), trazendo o melhor da comida típica para os festeiros. Os espaços gastronômicos bem ao centro do Parque de Eventos oferecem lanches rápidos para quem não quer perder nenhum minuto de festa. Para melhorar, moradores inscrevem suas receitas em diversas categorias para o concurso culinário. Quem visita a Pomerana prova os pratos e escolhe o melhor. É uma delícia!

Além da música contagiante e da deliciosa gastronomia, a Festa Pomerana traz atrações para todos os gostos. Há apresentação de danças folclóricas, corais, teatro, shows, concursos culinários, competições típicas e também a Feira Artesanal, Industrial e Comercial, onde é possível conhecer a produção local e adquirir malhas, móveis, objetos de decoração, artesanato típico e produtos alimentícios, entre outros.

Muitas outras atrações compõem a 28ª Festa Pomerana. A programação completa e todos os detalhes deste festejo único da tradição alemã podem ser encontrados no site www.festapomerana.com.br , que além de notícias traz também fotografias e vídeos das edições anteriores.

Com informações de: Vivian Althoff/Assessora de Comunicação Social da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte
imprensatur@pomerode.sc.gov.br

Leia Mais ►

27 de dezembro de 2010

Retocolite Ulcerativa Idiopática, sabe o que é isso?

O último evento do 2o Ciclo de Palestras do Aparelho Digestivo da Unimed Chapecó foi marcado pela apresentação do tema “Retocolite Ulcerativa Idiopática” - enfermidade com características inflamatórias ulcerativas na mucosa do intestino grosso. O evento foi conduzido pelo médico coordenador do Serviço de Endoscopia do Hospital Unimed Chapecó e membro Titular da Sociedade Brasileira de Coloproctologia, Luis Carlos Farret Júnior. Participaram médicos cooperados e colaboradores da cooperativa médica.

Atualmente, segundo o médico, a Retocolite Ulcerativa é a doença intestinal inflamatória (DII) mais frequente no mundo. Sua causa ainda é desconhecida, contudo, a teoria autoimune é aceita mundialmente. A doença se caracteriza por inflamação limitada as camadas superficiais das paredes do intestino grosso. No aparelho digestivo a doença acomete apenas o cólon e o reto, mas as manifestações extraintestinais (artrites, piodermites etc) são bastante comuns (30%). A inflamação sempre tem início no reto.RUI

O diagnóstico é feito através do quadro clínico, videocolonoscopia/retossigmóidoscopia com biópsia diagnóstica. A histologia tem condições de diagnosticar as doenças intestinais inflamatórias e, principalmente, de diferenciar a Retocolite da Doença de Crohn.

O quadro clínico depende da forma de apresentação da doença: proctite, poctossigmoidite, colite esquerda, pancolite. Os sintomas variam desde sangramento evacuatório, mucorreia com ou sem sangue, tenesmo, cólicas abdominais, diarreia, anemia e emagrecimento.

O câncer colorretal (CR) tem incidência maior nos pacientes com retocolite. Quanto maior o tempo de evolução e a extensão da doença, maior a chance da neoplasia. “O maior risco está na doença com início na infância, pancolite e poucas remissões clínicas”, explicou o médico.

O tratamento da retocolite sempre é clínico num primeiro momento. O tratamento cirúrgico fica reservado para os casos que não melhoram clinicamente, transformação maligna, retardo do crescimento ou outras complicações como a hemorragia maciça ou perfuração do intestino.

PalestraRUI

Foto: Palestra reuniu médicos cooperados e colaboradores da Unimed Chapecó

Luis Carlos Farret Júnior alertou que o manejo da RCUI é importante devido a sua alta incidência. As medidas terapêuticas já são protocoladas, variando apenas com a experiência do médico que as aplica. O melhor entendimento da doença e o seu envolvimento com a cascata inflamatória permitiu o desenvolvimento de novos medicamentos que estão ajudando na melhora da qualidade de vida e num maior tempo fora das crises. Contudo, o real entendimento da causa da doença, que permanece desconhecida, impossibilita a cura desta patologia crônica.

Fonte: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

26 de dezembro de 2010

Repensando nossas ações

Refletir sobre como poderíamos atualizar nosso modo de pensar e viver no mundo e quais os padrões que seguimos ao longo de nossa existência, faz sentido, quando obtemos informações sobre os ¨problemas globais que estão danificando a biosfera e a vida humana de uma maneira alarmante ¨ . Da obra Teia da Vida ¨ de Fritjof Capra.

Nos primórdios da humanidade os grupos humanos criavam mecanismos para melhor aproveitar o espaço de natureza que lhes cabia. A vida social se organizava em função da sobrevivência, desejos e manifestações culturais. Cada grupo era único em suas necessidades.

Pouco a pouco o viver foi se transformando. O contato com mais coletividades trouxe novas práticas, o comércio foi ampliado, surgem necessidades, desejos. A partir daí outros modelos de organização social, econômica e cultural foram se impondo.natureza

A grande propulsora desta transformação foi a Revolução Industrial, tornando os métodos de produção mais eficientes. Os produtos passaram a ser produzidos mais rapidamente, com preços menores e o consumo estimulado. Por outro lado, aumentou também o número de desempregados. As máquinas foram substituindo aos poucos a mão de obra humana. A poluição ambiental, o aumento da poluição sonora, o êxodo rural e o crescimento desordenado das cidades, foram consequências nocivas para a sociedade.

A criatividade a serviço do consumo oferece uma vida de melhor qualidade se adquirirmos centenas de coisas, advindas das mais recentes tecnologias. Seremos mais felizes, mais saudáveis e teremos mais tempo se consumirmos uma gama imensa de produtos que facilitam o dia a dia. As ofertas são amplas. As possibilidades para aquisições são generosas. Nenhum aspecto negativo sobre o consumo é salientado. Somos reféns da mídia instigadora.

No ano 2000, foram gastos em nosso planeta, em compras de produtos ou serviços domésticos mais de 20 trilhões de dólares, ou seja, 4 vezes mais do que se gastou em 1960, quarenta anos antes.

Estamos gastando recursos naturais em uma proporção 20% superior ao que a terra consegue renovar, levando a humanidade a um impasse. A possibilidade de um colapso breve na capacidade do planeta de fornecer bens e serviço naturais aos seres humanos, exige ações que vão além da diminuição da emissão de poluentes ou utilização das matérias primas de forma sustentável.

Chapecó, segundo o censo de 2010 tem uma população de 183.009 habitantes e percebam, 106 mil veículos fazem parte da frota chapecoense. De acordo com informações da Empresa Tucano, contratada para recolher os resíduos não recicláveis, aproximadamente 96 toneladas diariamente são enviadas para o Aterro Sanitário da cidade de Saudades. Deste volume grande parte poderia ser reciclada.

Duas Associações de catadores; ACEMARC e Vida Nova fazem a coleta seletiva com caminhões da Prefeitura Municipal. São 70 a 80 toneladas mensais. Já ONG Verde Vida recolhe e compra dos catadores, plásticos, papéis, latas etc, comercializando aproximadamente 245 toneladas, mensalmente.

De acordo com algumas pesquisas produzimos 300 gramas a 1 quilo de resíduos diariamente. Que destino é dado aos nossos resíduos? Estamos entregando aos catadores ou estamos enviando ao Aterro Sanitário de Saudades. Perguntamos: todos somos sabedores de que pagamos para que os resíduos sejam depositados em outra cidade?

A Associação SOS TERRA Arte em ação convoca a sociedade chapecoense e mundial a se engajar neste processo de cuidado com o meio ambiente repensando nossos hábitos de vida, padrões, quiçá ultrapassados.

O Planeta Terra é um organismo vivo e como tal está sofrendo as consequências das ações agressivas do homem. É hora de nos reintegrarmos a natureza da qual fazemos parte e dela cuidarmos como quem cuida da única casa que temos para habitarmos.

Por: Ingrid F. Wentz Antunes/Presidente da Associação SOS TERRA - Arte em Ação

Fonte: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

Recomendo

Arquivo do Blog