21 de novembro de 2009

Vídeo: Otto Jones o cachorro mais velho do mundo

O Guinness World Records reconheceu Otto Jones como cão mais velho do mundo. Ele nasceu do cruzamento das raças dachshund e terrier, segundo o seu proprietário, Peter Jones de Reabrook, Shrewsbury, na Inglaterra. A idade Otto Jones é de 20 anos e oito meses de idade. Se comparado com humanos isto equivale a cerca de 147 anos. É uma bela idade, não? otto_foto-reprodução_newsbizarre

Os proprietários Lynn e Peter Jones atribuem a longevidade de seu animal de estimação a três fatores: muito amor, comida boa e check-ups regulares em clínicas veterinárias.

Veja o vídeo do cão mais velho do mundo, Otto Jones:

Fonte: The New Bizarres

Leia Mais ►

20 de novembro de 2009

Obesidade e os problemas sexuais

Obesidade e obesidade mórbida tem uma enorme gama de efeitos físicos. Aqueles que sofrem de obesidade têm uma chance maior de desenvolver outras doenças graves, têm menos energia, e sofrem de depressão e baixa auto-estima. Eles também tendem a ter problemas sexuais.


Quando uma pessoa é obesa, sua vida sexual é afetada. Um relatório apresentado em uma reunião da associação norte-americana para o estudo da obesidade da Duke University Medical Center, mostra que os americanos com obesidade mórbida é 25 vezes mais prováveis do que aqueles com peso normal para relatar problemas com suas vidas sexuais. É uma diferença dramática.


Por que esse problema afeta amplamente pessoas obesas? Há uma variedade de razões, tanto física como emocional. Quanto mais obesa for uma pessoa, mais problemas ela apresentará - o desejo sexual e a performance sexual, e até mesmo prazer, vão cair drasticamente. As restrições físicas impostas aos obesos por excesso de peso muitas vezes tornam a atividade sexual muito difícil ou extenuante. Além disso, a falta constante de energia e sensação de letargia tenderá a reduzir o desejo sexual.Obesos


Outro impacto sobre a sexualidade na pessoa obesa é o psicológico. Obesidade traz junto com ela abaixa auto-estima e, muitas vezes sentimentos de vergonha. Estes sentimentos levam a uma falta de vontade de mostrar o corpo ou fazer-se vulnerável ao seu parceiro. Em um estudo com 928 homens e mulheres obesos, que procuram tratamento para sua obesidade 50% tiveram uma diminuição do desejo sexual e problemas sexuais, 42% sentiram que tinham problemas de desempenho sexual, e 41% disseram que evitam o sexo completamente.


A obesidade também afeta a sexualidade através do seu impacto sobre os casamentos e relacionamentos em si mesmos. A vergonha é uma conseqüência comum da obesidade, e que muitas vezes tende a causar um desequilíbrio emocional dentro do relacionamento. Isso acontece quando um dos parceiros se sente "mais inútil" do que o outro parceiro. Além disso, os relacionamentos de pessoas com sobrepeso podem, às vezes, fazer com que o outro parceiro veja o seu parceiro sexualmente atraente.


Isto é especialmente comum quando a maior parte do ganho de peso ocorreu durante o curso da relação. Quando isso acontece em um relacionamento, é doloroso e difícil de enfrentar para ambos os parceiros, e uma comunicação sobre estas questões é normalmente evitada. Mas no final, evitar a esse tópico só cria mais problemas em um relacionamento, uma vez que corta as linhas de comunicação.


A melhor forma de vencer esta batalha é começar a fazer um regime e estar determinado a perder peso. Quando os problemas físicos são tão severamente agravados por problemas psicológicos, como ocorre com os obesos, a disfunção sexual pode parecer um obstáculo intransponível. É importante, porém, procurar ajuda se você estiver enfrentando problemas com o desempenho sexual ou desejo sexual devido à obesidade.

Fonte: www.sitemedico.com.br

Leia Mais ►

19 de novembro de 2009

Segurança nas Redes Sociais

Para conscientizar os usuários dos diversos riscos que podem ser encontrados na Internet e em outros ambientes informatizados, o Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (Cais) da Rede Nacional de Pesquisa (RNP/MCT) promove anualmente o Dia Internacional de Segurança em Informática (Disi).

Este ano, o Disi tem como tema Segurança nas Redes Sociais e se realiza no próximo dia 2 de dezembro, na Universidade Federal da Bahia (Ufba), em Salvador. A inscrição já está aberta e podisi1de ser feita no endereço http://www.rnp.br/eventos/disi/.

O Disi integra as comemorações do Computer Security Day, promovido em todo o mundo desde 1988. A programação, a ser divulgada em breve, inclui atividades como palestras, e debates.O evento será transmitido ao vivo no site do Disi.

O Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (Cais) atua na detecção, resolução e prevenção de incidentes de segurança na rede acadêmica brasileira, além de elaborar, promover e disseminar práticas de segurança em redes. Criado em 1997, o Cais também divulga informações e alertas de segurança e participa de organismos internacionais na área.

Responsável pela introdução da Internet no Brasil, em 1992, a RNP opera a rede acadêmica nacional, a rede Ipê. Sua missão é promover o uso inovador de redes avançadas no País. Mantida pelos ministérios da Ciência e Tecnologia (MCT) e da Educação (MEC), atua no desenvolvimento e na prestação de serviços em três áreas: infraestrutura de redes de alto desempenho, aplicações avançadas e formação de recursos humanos em redes.

A rede Ipê é uma infraestrutura de alto desempenho para colaboração e comunicação em educação e pesquisa que alcança os 26 estados e o Distrito Federal, interligando cerca de 600 instituições de ensino superior e de pesquisa e beneficiando mais de um milhão de usuários.

A RNP está conectada às redes acadêmicas latino-americana (RedClara), europeia (Géant) e norte-americana (Internet2), além de ter conexão própria à Internet mundial.

Serviço:

Evento: Dia Internacional de Segurança em Informática 2009
Tema: Segurança nas Redes Sociais
Data: 2 de dezembro de 2009
Local: Auditório João Gonçalves, Pavilhão de Aulas da Federação I, Ufba, Salvador (BA)
Inscrições: no site
http://www.rnp.br/eventos/disi/.

Fonte: www.14bis.mil.br

Leia Mais ►

Empresário é ator social

Os empresários e suas organizações, na consecução de seus objetivos, direta ou indiretamente trabalham para promover o desenvolvimento sustentado da comunidade local ou regional nas quais estão inseridos. E isso faz da empresa uma eterna protagonista de práticas éticas e morais necessárias na construção de uma sociedade mais justa e menos desequilibrada. Há muito tempo os empresários compreenderam que nenhuma empresa e nenhum empreendimento terão sucesso em uma sociedade devastada pela insegurança e pela miséria.

Refletindo essa compreensão da sociedade contemporânea, pela décima-sétima vez consecutiva, a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (Acic) promove (dia 19, às 20h30, no Clube Recreativo Chapecoense) um dos mais concorridos eventos do setor econômico em Santa Catarina – a escolha do Empresário do Ano a quem será outorgado o “Troféu Nelson Galina”. É uma homenagem ao empresário, como agente dinamizador da sociedade e à empresa, como organização humana capaz de gerar bens e riquezas indispensáveis à vida em comunidade.

A empresa e empresário são os principais agentes de transformação da sociedade e vêm assumindo, hodiernamente, novos papéis, especialmente quando se constata que a sociedade não tem sido bem sucedida na diminuição das desigualdades sociais e na solução de um processo crescente de exclusão não simplesmente econômico, mas das possibilidades de acesso a novas formas de trabalho, a novas formas de conhecimento, a criação de uma sociedade mais justa. Um dos desafios da empresa, na atualidade, é vencer a aparente contradição entre a sobrevivência e o crescimento, sem descuidar a humanização do trabalho e o resgate da dignidade da pessoa humana.

A cidadania empresarial pode ser entendida como uma matriz que contempla basicamente os aspectos legais, econômicos, éticos e, especialmente, o auxílio à sociedade, colaborando com seu desenvolvimento sustentado e na manutenção das condições necessárias à vida. Numa empresa-cidadã não existe a separação entre o planejamento estratégico e as políticas sociais. O social impregna a visão, a missão e os valores da empresa-cidadã.

Responsabilidade social é uma forma de conduzir a empresa de forma sintonizada com as carências e potencialidades da comunidade, não negando nem ignorando os problemas estruturais e conjunturais que a afetam. Para isso, é preciso ajustar a missão da organização de forma a não prejudicar os superiores interesses da coletividade.

A prática demonstra que perseveram nas políticas de responsabilidade social as cooperativas e empresas com reconhecida conduta ética, com genuína sensibilidade social, sincero desejo de colaborar na redução das mazelas sociais e tradição em participação comunitária. Aquelas que vislumbraram nessa prática apenas uma “jogada de marketing”, geralmente desistem dessa atividade tão logo apagam-se os refletores da mídia.

Ao contrário do que possa parecer, o interesse pela comunidade reflete-se no desempenho da organização ao focalizar a cadeia de negócios da empresa e englobar preocupações com todos seus públicos – acionistas, funcionários, prestadores de serviço, fornecedores, consumidores, comunidade, governo e meio-ambiente.

O empresário-empreendedor é quem dinamiza, amplia, fortalece e faz crescer a economia. Por isso, a homenagem vai além do fator econômico e alcança aquele que valoriza e exerce ações de responsabilidade social-empresarial, que, no Brasil, já se caracteriza como uma prática moderna de gestão corporativa. Os empresários compreenderam que é necessário reduzir os elevados índices de desigualdades sociais na busca de padrões de eficiência exigidos pelos mercados nacional e internacional. Essa nova mentalidade empresarial prevê que, em face de inoperância do Estado, deve o setor privado substituir as funções sociais, sobretudo a universalização do acesso a serviços básicos de saúde, educação e bem-estar social. Para que haja desenvolvimento sustentável, todos os atores sociais devem assumir seu papel, cumprindo seus compromissos e respeitando os padrões éticos estabelecidos pela coletividade.

A eleição do Empresário do Ano se configura como uma das mais legítimas e fundamentadas iniciativas porque é uma escolha lastrada no voto da comunidade empresarial, tendo como balizador um conjunto de valores e princípios ético. A credibilidade e o prestígio da comenda derivam da forma democrática e transparente como se elege o homenageado e pelos critérios observados na escolha.

Criado em 1993, a outorga do Troféu Nelson Galina tornou-se um dos momentos mais importantes do calenVicenzo_2dário anual de eventos da Associação Comercial e Industrial de Chapecó porque a honraria foi inspirada no desejo de homenagear lideranças de todos os setores da atividade humana que colaboram de forma efetiva e decisiva para o desenvolvimento econômico, social e cultural do município. Grande, pequeno ou microempreendedor – todos podem votar e ser votados.

 

Por: Vincenzo Francesco Mastrogiacomo/Presidente da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC)

Fonte: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

Av. Getúlio Vargas, 870-N, Ed. Central Park, sala 21, 2° andar, CHAPECÓ (SC)

Telefax (49) 3323-4244, celular (49) 9967-4244

mb@mbcomunicacao.com.br

marcos.bedin@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

18 de novembro de 2009

Órfãos de uma noite de horror

Ele é um dos “órfãos do tornado”. Verno Adam, 69 anos, produtor rural de Sede Flores, ainda treme quando relata o episódio de 7 de setembro, uma “noite de horror” em que um tornado arrasou sua propriedade. Ele, a mulher e um filho somente sobreviveram porque se abrigaram no porão da residência. Casa, criatório de suínos e outras edificações agrícolas foram destroçadas. Há 60 dias vivendo na casa da filha, Verno iniciou a penosa reconstrução. Ele quer voltar a produzir suínos, grãos e fumo no pequeno estabelecimento rural de 25 hectares. E deixar de ser “órfão do tornado”.

Para voltar a atividade econômica, esse produtor rural e outros 5.000 micro e pequenos agentesVernoAdam econômicos do extremo oeste catarinense ganharam, nesta semana, um aliado: o Sebrae e o projeto Recuperação Empreendedora. O projeto será desenvolvido em uma vasta região do extremo oeste de Santa Catarina, onde centenas de propriedades e empreendimentos rurais foram devastadas pela inclemência climática.

O município de Guaraciaba – situado na faixa de fronteira Brasil/Argentina – foi escolhido para o lançamento por ter sido o mais severamente atingido, com quatro mortos, 89 feridos e centenas de edificações residenciais, comerciais, industriais e agrícolas atingidas na cidade e em 24 comunidades rurais. O lançamento do projeto reuniu centenas de pequenos empresários e produtores rurais e foi coordenado pelos principais líderes do Sebrae catarinense – o presidente do conselho deliberativo, José Zeferino Pedrozo; o superintendente Carlos Guilherme Zigelli; o diretor técnico Anacleto Ângelo Ortigara e o coordenador regional Udo Trennepohl.

Utilizando vasto material fotográfico, o prefeito Ademir Zimmermann relatou a extensão dos estragos e a situação de calamidade que o município viveu e da qual ainda busca recuperar-se.

O projeto RECUPEAÇÃO EMPREENDEDORA atenderá, no mínimo, 80% das micro e pequenas empresas da indústria, 70% das micro e pequenas empresas de comércio e serviços e 60% das propriedades rurais atingidas. Para isso, o Sebrae investirá 1 milhão 130 mil reais – 800 mil reais do Sebrae Nacional e 330 mil reais do Sebrae de Santa Catarina – em consultoria e assistência que serão prestados de 16 de novembro de 2009 até 20 de dezembro de 2010.

Serão atendidos cerca de 5.000 empreendedores informais, empresários de micro e pequenas empresas dos setores industrial, comercial e de serviços, além de pequenos produtores rurais do extremo oeste catarinense. Terão preferência os 12 municípios mais afetados pelas intempéries - Anchieta, Campo Erê, Dionísio Cerqueira, Guaraciaba, Guarujá do Sul, Princesa, Saltinho, Santa Terezinha do Progresso, São Bernardino, São José do Cedro, São Miguel da Boa Vista e Tigrinhos.

O objetivo do projeto é apoiar e desenvolver ações para identificar, sensibilizar e principalmente prestar atendimento gerencial e técnico “negócio a negócio”, para a definição de projetos de recuperação dos empreendimentos.

“Vamos ajudar produtores e empresários atingidos pelo tornado e pelas chuvas a recuperarem a capacidade técnico-econômica, social e ambiental, a geração de renda e as oportunidades de trabalho, readquirindo ou elevando a qualidade de vida que desfrutavam antes das trágicas ocorrências”, antecipa o diretor técnico do Sebrae, Anacleto Ortigara.

O Sebrae disponibilizará inicialmente 16.000 horas de atendimento em gestão e técnica “negócio a negócio” para apoiar e desenvolver ações na recuperação dos empreendimentos atingidos pelo tornado e pelas chuvas. Serão prestadas duas modalidades de atendimento:  serviços especializados na forma de um atendimento “negócio a negócio” com duas horas de duração para 4.000 empresas e, ainda, uma consultoria adicional para as empresas que apresentarem demandas mais especializadas com até 12 horas de atendimento individualizado.

Os projetos de reconstrução e de investimento serão financiados pelo Badesc, Banco do Brasil S.A., BRDE, Caixa Econômica Federal e Secretarias de Estado do Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira e de São Miguel do Oeste.

MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

Av. Getúlio Vargas, 870-N, Ed. Central Park, sala 21, 2° andar, CHAPECÓ (SC)

Telefax (49) 3323-4244, celular (49) 9967-4244

mb@mbcomunicacao.com.br

marcos.bedin@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

Trailer do filme Odyssey 2050

A Embaixada Britânica na Costa Rica está produzindo um filme de animação em 3D sobre o tema da mudança climática chamado Odyssey 2050. O filme tem por objetivo motivar adultos e adolescentes a tomarem medidas contra as alterações climáticas.

Um processo interativo vai permitir que jovens de todo o mundo apresentem suas ideias sobreOdyssey2050_site as cenas e personagens para publicação no site do filme. Este processo interativo é chamado Club 2050 e pretende ser divertido e motivador para os jovens agirem sobre a mudança climática.

Para quem quiser participar é só entrar em contato com Bruce.Callow@fco.gov.uk

Este é um trailer do Odyssey 2050 em espanhol.

 

Fonte: Acton Compenhagen

Leia Mais ►

17 de novembro de 2009

Afinal, ela continua virgem, ou não?

Na cidade grande do interior, a donzela - 19 de idade - cuidadosa com sua saúde, foi ao importante laboratório local submeter-se a uma coleta de material. A médica particular, signatária da requisição, buscava dados concretos sobre a origem de intrigante corrimento vaginal.


Vendo, na ficha, entre os dados da cliente - a idade de 20 anos a completar no mês seguinte - a gentil enfermeira sequer preocupou-se em indagar-lhe  se era virgem.  E fez - digamos assim, sem maiores cuidados, um exame "meio a ferro".  virgem2

De volta à residência, a moça relatou à sua mãe que "em decorrência do modo abrupto e equivocado como foi realizado o exame", estava com fortes dores e sangramento vaginal, concluindo que houvera a perda mecânica da virgindade.

 
Algumas semanas depois, o caso estava no Judiciário, numa ação contra o laboratório e seu médico responsável, que apresentaram alentadas contestações. Defendendo-se, eles alegaram que

"o exame foi procedido com prudência e perícia, e que não causou nenhum dano à autora, seja moral, seja material, tanto mais que a médica da própria família atesta que a virgindade da autora não foi maculada".

O juiz da causa espantou-se ante as versões conflitantes e perguntou a si próprio:
- Afinal, ela continua virgem, ou não?

Para prestar a melhor jurisdição, o magistrado foi minucioso na coleta da prova. Mandou a autora à perícia médico-legal, cujo laudo respondeu que
"mesmo havendo uma rotura incompleta do hímen, o evento questionado foi acidental, sem infração sexual, e não caracterizou a perda da virgindade da periciada".

O magistrado também ouviu a ginecologista  que seguira atendendo a paciente. Em Juízo, a médica deu uma resposta objetiva e convincente: 
-
Minha cliente continua invicta!...

O juiz - além de manifestar sua estranheza sobre o valor dado à causa (R$ 100 mil) - julgou a ação improcedente. Mas, sensível,  expressou sua solidariedade com
"o quadro de profunda insegurança, mágoa e abatimento demonstrado pela paciente, diante de sua equivocada percepção de que perdera a virgindade, o que em realidade não aconteceu".

Em grau de apelação, o caso chegou ao tribunal que confirmou a sentença. A Câmara ressaltou 
"a inquestionável certeza do estado virginal da demandante, comprovada pelo laudo médico e pelo depoimento convincente da ginecologista".

A desembargadora relatora deixou uma mensagem consoladora à donzela: "a certeza da manutenção da virgindade por certo representa satisfação muito superior a qualquer montante ressarcitório que se lhe pudesse alcançar".

Fonte: www.espacovital.com.br

Leia Mais ►

Começa a 71ª Festa das Flores em Joinville

O espetáculo "Apoteose de Orquestras" abre nesta terça-feira (17/11) a 71a. edição da Festa das Flores. O público poderá acompanhar uma das maiores orquestras do mundo, com 250 músicos subdivididos em duas Orquestras Sinfônicas, uma Orquestra Filarmônica e duas Orquestras de Câmara. Com entrada franca, a apresentação inédita acontecerá a partir das 18h30,no Complexo Expoville, antecedendo o descerramento da fita que abrirá a Exposição de Flores. O espetáculo terá duração de aproximadamente duas horas e o repertório foi especialmente escolhido com músicas de autores alemães, em homenagem ao tema principal da Festa deste ano: os 180 Anos de Imigração Alemã em Santa Catarina.

Um dos cenários que mais chamará a atenção dos visitantes, será o espaço dedicado à Exposição Fotográfica em Homenagem às Comemorações dos 180 Anos de Imigração Alemã em Santa Catarina. Muitos vão relembrar, ao vislumbrar os painéis, os momentos vividos por seus avós e bisavós.flores


A partir das 18h30 desta terça-feira (17), até domingo (22), um espetáculo grandioso preencherá os ares dos quatro cantos do Complexo Expoville. A 71ª edição da Festa das Flores de Joinville trará mais de 4.500 orquídeas selecionadas por suas belezas exclusivas; uma praça de alimentação com gastronomia típica e choperias artesanais; shows nacionais: com a Banda 14 Bis e a cantora Ana Carolina (este se realizará no Centreventos Cau Hansen); e os grupos musicais da região que animarão as noites da festa. Além disso, apresentações culturais; exposição de carros antigos; rua do lazer; oficinas de cultivo e mercado de plantas e flores; 4ª Feira Casa, Jardim e Lazer, parede de escalada; premiações do Concurso de Jardins e das Orquídeas Campeãs.

A abertura oficial de Festa das Flores de Joinville, terá um atrativo a mais em sua 71ª edição. A Apoteose de Orquestras apresentará a maior orquestra sinfônica do mundo. Composta pela Camerata de Florianópolis, Câmara de Blumenau, Sinfônica de Santa Catarina, Sinfônica de Florianópolis e Filarmônica de Jaraguá do Sul, a Apoteose terá 210 músicos executando composições em cinco palcos montados no Complexo Expoville. O espetáculo gratuito abre as atividades de uma das manifestações culturais mais importantes do norte do Estado.

Para encerrar o espetáculo, os 250 músicos executam juntos uma mesma obra, ao mesmo tempo, num só compasso e repetem o sucesso da apoteose formando a maior orquestra do mundo. Sob a regência dos cinco maestros, serão apresentados um Pout-pourri de valsas de Johann Strauss, com arranjo do maestro José Nilo do Vale, a composição /Unter Donner Und Blitz/ (/Trovões e Relâmpagos/), de Johann Strauss, e /Bottmishce Polka/ (/Barril de Chopp/), de Jaromir Vejvoda, com arranjo do maestro José Nilo do Vale.

Fonte: Fernanda Thiesen/Assessoria de Imprensa Promotur

Leia Mais ►

16 de novembro de 2009

Erva-mate ajuda a perder peso

A erva-mate (Ilex paraguariensis) é uma árvore da família das aquifoliáceas, originário da região subtropical da América do Sul, presente no sul e centro oeste do Brasil, norte da Argentina, Paraguai e Uruguai. Os indígenas das nações Guarani e Quíchua tinham o hábito de beber infusões com suas folhas. Hoje em dia este hábito continua popular nestas regiões, consumido como chá quente ou gelado (muito popular na região sudeste do Brasil), ou como chimarrão no sul do Brasil, principalmente nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, no Uruguai e na Argentina. É também consumido como tereré, em alguns estados brasileiros como o Mato Grosso do Sul, além do Paraguai. A palavra mate deriva do quíchua matty que designa a Cuia ou seja, o recipiente onde o chá é preparado.

Agora um estudo desenvolvido por pesquisadores do curso de Nutrição da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), no estado de Santa Catarina, sugere que o consumo de erva-mate ajude na perda de peso e gordura no fígado, aumento da taxa de HDL (bom colesterol) no sangue e diminuição da taxa de glicemia. Para a pesquisa foram estudados 36 ratos adultos, da linhagem (raça) Wistar, que possuem características fisiológicas parecidas com as do ser humano.mate200


O estudo conclui que a erva-mate comercializada para fabricar o chimarrão pode ter papel cardioprotetor. Em relação às taxas de LDL (mau colesterol) e colesterol total, não ocorreram reduções. Segundo os pesquisadores, um dos efeitos benéficos constatados (perda de peso) pode ser atribuído à substância cafeína, que promove, no organismo, o efeito lipolítico (uma espécie de quebra de gordura), além de elevar o gasto de energia pelo organismo (taxa de metabolismo basal).


O resultado é uma boa notícia aos apreciadores da erva-mate. No Brasil, a média anual de ingestão, é de 1,2 quilos por pessoa. Como a tradição de tomar chimarrão e tererê é mais forte nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, alguns indivíduos bebem isso em uma semana. Os pesquisadores advertem, no entanto, que, apesar dos resultados serem favoráveis ao consumo da erva-mate, a forma como é realizada a ingestão pode não ser a ideal para a saúde humana. No caso do chimarrão, a bebida é consumida quente numa temperatura média de 80ºC. Com isso, a população do Rio Grande do Sul, campeã no consumo de chimarrão, também lidera o índice de incidência de câncer de esôfago no país. O costume de tomar chimarrão em temperaturas fora do recomendável é um dos principais motivos.

Os pesquisadores da Univali relacionam as propriedades terapêuticas ao alto conteúdo de derivados de ácidos caféicos. Estes ácidos e os seus derivados têm exibido propriedade antioxidante em sistemas químicos e biológicos. "É possível que o mate seja um importante condutor de antioxidantes (substâncias capazes de impedir, reparar e reconstituir os danos causados pelos radicais livres nas células, como alteração da molécula de DNA - o que pode levar a mutação - processo de alteração na célula presente no câncer) pela capacidade de suprir os derivados de ácidos caféicos e outros polifenóis", aponta Sandra Soares Melo.


Muitos compostos polifenólicos (presentes também no vinho tinto, chá verde entre outros) têm sido relatados por exibir efeitos preventivos em diferentes sistemas de modelo animal e in vitro por afetar a fase de indução ou promoção da formação do câncer.


Segundo as pesquisas, estes compostos podem inibir a formação de tumores no estômago, cavidade oral e próstata, além de outros órgãos. Entretanto as concentrações utilizadas nos estudos com culturas de células seriam muito superiores àquelas encontradas in vivo e os mecanismos propostos para prevenção do câncer a partir de estudos celulares devem ser capazes de ter os mesmos efeitos demonstrados in vivo.


Testes de genotoxicidade (testa a possibilidade de uma substância ser tóxica ou proteger dos efeitos tóxicos ao DNA da célula) constituem parte importante da pesquisa do câncer para a avaliação de risco de possíveis carcinógenos e seus inibidores. O estudo avaliou o índice de polifenóis totais (substâncias com ação antioxidante) da infusão de erva-mate e seu potencial anti-genotóxico.


A utilização da erva-mate é antiga e remete aos tempos da colonização da América do Sul no século 16, quando os soldados espanhóis aprenderam a apreciar o chá da erva-mate por meio dos índios Guarany. Os historiadores contam que os colonizadores, acostumados a ingerir álcool até a exaustão, sofriam com tremendas ressacas, curadas pelo efeito da erva que ativava o fígado e auxiliava na cura do mal-estar.

Fonte: Univali

Leia Mais ►

Oportunidade de negócios on line

Pequenos, médios e grandes empresários que desejarem aumentar as possibilidades de desenvolvimento de seus empreendimentos poderão conhecer o site Bolsa de Negócios. O ambiente é voltado para facilitar o contato entre empresas de todo o Brasil, utilizando a internet como principal ferramenta de comunicação. No espaço é possível ampliar parcerias, identificar ofertas de compra e venda de produtos e serviços, aumentar a competitividade e a participação no mercado.

A Bolsa de Negócios será um dos destaques da Feira do Empreendedor do Amapá 2009. Um espaço será montado na ocasião, entre os dias 18 e 21 de novembro, como ponto de cadastramento e consulta para os empresários interessados em conhecer o canal.BolsadeNegocios200

Além de informações sobre negócios, o empreendedor ainda contará com estudos e pesquisas, artigos, seminários e eventos, todos acessíveis no momento do cadastro. Relatórios gerenciais e operacionais, indicadores, capacitação, colaboração estarão presentes brevemente no ambiente.

Atualmente o site possui 10.199 empresas de todo o Brasil cadastradas. Dessas, 21 empresas são do Amapá e abrangem os segmentos de engenharia, movelaria, materiais de construções, alimentos, contabilidade, hotelaria, entre outras. Segundo o analista e o gestor do programa Bolsa de Negócios no Estado, Ramon Miccione, o número de empresas amapaenses cadastradas deve aumentar para 31. “Nós iremos cadastrar as empresas participantes do Projeto Comércio Brasil”, observou.

Duas palestras gratuitas serão ministradas na Feira do Empreendedor pelo gerente da Unidade de Acesso a Estratégias Competitivas do Sebrae, Maikon Richardson. Com o tema 'Bolsa de Negócios – Seu computador gerando lucros', os empresários terão à disposição esclarecimentos sobre oportunidades comerciais na internet.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Leia Mais ►

15 de novembro de 2009

Depois do tornado, a recuperação

Há dois meses, um tornado destruiu uma vasta região do extremo oeste de Santa Catarina, devastando centenas de propriedades e empreendimentos rurais. Agora, o Sebrae lança uma ação intensiva e coordenada para auxiliar famílias de produtores e microempresários a retomarem a normalidade de suas atividades econômicas: às 15 horas desta segunda-feira, dia 16, será lançado no município de Guaraciaba, o projeto RECUPERAÇÃO EMPREENDEDORA para atender no mínimo 80% das micro e pequenas empresas da indústria, 70% das micro e pequenas empresas de comércio e serviços e 60% das propriedades rurais atingidas.

O ato será realizado no centro comunitário localizado ao lado da Prefeitura de Guaraciaba, reunindo prefeitos, produtores rurais e empresários da região. O presidente do conselho deliberativo do Sebrae/SC, José Zeferino Pedrozo; o superintendente Carlos Guilherme Zigelli, o diretor técnico Anacleto Ângelo Ortigara e o coordenador regional Udo Trennepohl farão a apresentação do projeto.

O Sebrae investirá 1 milhão 130 mil reais – 800 mil reais do Sebrae Nacional e 330 mil reais do Sebrae de Santa Catarina – em consultoria e assistência que serão prestados de 16 de novembro de 2009 até 20 de dezembro de 2010.tornado

Serão atendidos cerca de 5.000 empreendedores informais, empresários de micro e pequenas empresas dos setores industrial, comercial e de serviços, além de pequenos produtores rurais do extremo oeste catarinense. Terão preferência os 12 municípios mais afetados pelas intempéries - Anchieta, Campo Erê, Dionísio Cerqueira, Guaraciaba, Guarujá do Sul, Princesa, Saltinho, Santa Terezinha do Progresso, São Bernardino, São José do Cedro, São Miguel da Boa Vista e Tigrinhos.

O objetivo do projeto é apoiar e desenvolver ações para identificar, sensibilizar e principalmente prestar atendimento gerencial e técnico “negócio a negócio”, para a definição de projetos de recuperação dos empreendimentos.

“Vamos ajudar produtores e empresários atingidos pelo tornado e pelas chuvas a recuperarem a capacidade técnico-econômica, social e ambiental, a geração de renda e as oportunidades de trabalho, readquirindo ou elevando a qualidade de vida que desfrutavam antes das trágicas ocorrências”, antecipa o diretor técnico do Sebrae, Anacleto Ortigara.

As etapas e respectivas ações compreendem a articulação e contratualização com parceiros locais (preferencialmente parcerias financeiras, para a ampliação das metas estabelecidas no projeto), o lançamento do projeto, a divulgação e sensibilização e o atendimento individual e especializado.

O Sebrae disponibilizará inicialmente 16.000 horas de atendimento em gestão e técnica “negócio a negócio” para apoiar e desenvolver ações na recuperação dos empreendimentos atingidos pelo tornado e pelas chuvas. Serão prestadas duas modalidades de atendimento:  serviços especializados na forma de um atendimento “negócio a negócio” com duas horas de duração para 4.000 empresas e, ainda, uma consultoria adicional para as empresas que apresentarem demandas mais especializadas com até 12 horas de atendimento individualizado.

Dentre os potenciais parceiros do projeto estão Badesc, Banco do Brasil S.A., BRDE, Caixa Econômica Federal e Secretarias de Estado do Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira e de São Miguel do Oeste.

Fonte: Marcos A. Bedin
MB Comunicação Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

Recomendo

Arquivo do Blog