10 de abril de 2009

Saiba tudo sobre uva - 500 Perguntas 500 Respostas

O que é uma videira transgênica? Quais são as principais variedades de uvas americanas? O clima influi na qualidade do vinho produzido? A videira pode ser cultivada em condições desérticas? Quantos enxertos no campo uma pessoa pode fazer por dia? Como se aplica o fertilizante para a manutenção do vinhedo?

Essas e outras questões estão reunidas no livro da Coleção 5500uva00 Perguntas 500 Respostas, dedicado à uva, recém-lançado pela Embrapa Informação Tecnológica, em parceria com a Embrapa Uva e Vinho. O objetivo da obra -, organizada em linguagem acessível aos vários segmentos de público -, é oferecer uma fonte de consulta simples e ao mesmo tempo confiável cientificamente, no que diz respeito aos cuidados com o cultivo de espécies e às novas tecnologias  desenvolvidas nos laboratórios e campos experimentais da Empresa.

Os quinze temas que fazem parte do conteúdo da publicação foram selecionados depois de um levantamento da demanda registrada pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves, RS). Colaboraram com a edição mais de vinte pesquisadores, entre os quais colaboradores da Embrapa Semiárido (Petrolina, PE), da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) e da Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS).

A importância da publicação confirma o interesse e o potencial econômico e social da vitivinicultura no atual cenário brasileiro, revelado principalmente a partir das últimas décadas e que tem motivado a disseminação da espécie em várias regiões do País. A capacidade de adaptação da videira a diferentes climas e o aperfeiçoamento de tecnologias de produção também têm sido fundamentais a esse processo em busca não só da capacidade de geração de emprego e renda, mas de rentabilidade e retorno de investimentos.


Coleção 500 Perguntas 500 Respostas – Uva pode ser adquirido por R$ 25,00, na Livraria Virtual da Embrapa Informação Tecnológica, pelo endereço eletrônico www.sct.embrapa.br/liv, pelo telefone (61) 3340 9999, fax (61) 3340 2753 ou vendas@sct.embrapa.br .

Fonte: Kátia Marsicano ( 03645 MTb/ DF) Embrapa Informação Tecnológica

Blog Widget by LinkWithin

8 comentários:

  1. Bom para desmistificar essa briga em torno dos transgênicos também.

    ResponderExcluir
  2. Este edição contem realmente informações preciosas para os propietários de videiras e deve fazer muito sucesso de vendas no sul e em algumas regiões do nordeste pois la já existem varias videiras, e se não me engano estão até exportando.
    A paz

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante, Luiz. Tenho adoração por vinhos e principalmente pelo assunto vinhos, não só na degustação, mas da preparação, cultivo das uvas, etc.
    Bela dica!

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Sem dúvida, a Bíblia dos vinicultores e fãs de tudo que se refere à uvas, como eu por exemplo.rss

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Boa Noite,
    Meu pai tem em casa um pequeno parreiral, mas que particularmente este ano esta carregado e com cachos lindos. A s frutas estão começando a madurar, no entanto um problema que esta nos afligindo são as abelhas. O ano passado elas acabarao consumindo boa parte da produção. Existe algum repelente natural que não apresente perigo para os humanos e que ao mesmo tempo afugente os insetos??
    Grata

    Cristiane

    ResponderExcluir
  6. Cara Cristiane,

    Acho que este artigo:http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Uva/UvasSemSementes/praga.htm
    poderá lhe ajudar. Grato pelo comentário.

    Abraços e um Feliz 2010!

    ResponderExcluir
  7. Bom Dia,
    Tenho um pequeno parreiral, mas que particularmente este ano esta carregado e com cachos lindos, no entanto um problema que esta nos afligindo são as abelhas,consumiram boa parte da produção. Existe algum repelente que afugente os insetos??
    Grata

    Cleonice Cardoso
    e-mail:cleonice.jacinto@bol.com.br

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog