19 de janeiro de 2009

Sebrae no Campus Party

Realizado há 12 anos na Espanha e considerado o maior evento de inovação tecnológica e de entretenimento em rede do mundo, o Campus Party ganhou uma edição brasileira em 2008 e pela segunda vez será realizado no País, até 25 de janeiro, no Centro Imigrantes, na cidade de São Paulo. A abertura é nesta segunda-feira (19), às 9h30.

Com o objetivo de contribuir para que 2009 seja o ano da inclusão digital para as micro e pequenas empresas, o Sebrae participará do Campus Party com sete atividades, concentradas nas áreas de inclusão digital e no chamado CP Labs, espaço reservado a oportunidades de negócios do mundo digital.

Um dos destaques da programação ficará com o Encontro Nacional de Lan Houses, que terá a participação do Sebrae. Pesquisas sinalizam que o Brasil tem atualmente 43 milhões de usuários de internet e indicam que 45% desses internautas freqüentam pontos de acesso à web, como lan houses, cibercafés, livrarias, entre outros.

Uma das ações do Sebrae no Campus Party será o mapeamento de lan houses e locais para acesso à rede no País. "Estes pontos constituem um fator chave para a inclusão digital da população em geral, das micro e pequenas empresas e dos empreendedores", observa Clarice Veras, gerente-adjunta da Unidade de Atendimento Individual do Sebrae Nacional.

O mapeamento que o Sebrae fará tem a finalidade de conhecer a realidade das lan houses e suas necessidades. A idéia é desenvolver produtos que possam incentivar esse tipo de empreendimento como canal de inclusão social da população e dos negócios em seu entorno.

Além do mapeamento, a Unidade de Políticas Públicas do Sebrae realizará uma palestra sobre questões de legalização relacionadas às lan houses. "A palestra sobre legalização vai levar informações sobre a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e sobre a recém criada figura do Microempreendedor Individual (MEI)", adianta Clarice Veras. O MEI permite a formalização de profissionais com renda de até R$ 36 mil por ano. A palestra será na sexta-feira (23), às 15h.

Na área de CP Labs, o Sebrae participará na bancada de avaliação de projetos de jovens empreendedores na internet. Duas vezes ao dia no evento, um grupo de especialistas - entre eles um consultor do Sebrae - dará assistência para empreendedores na abertura de negócios.

Participam do Campus Party os chamados "campuseiros". São pessoas vindas das mais diversas áreas do conhecimento ligadas à era digital, como estudantes, professores, cientistas, jornalistas, pesquisadores, empresários, artistas e até curiosos. Eles se instalam em barracas com acesso à rede nos dias do evento e trocam informações. Em 2008, o evento brasileiro recebeu mais de 100 mil visitantes e contou com a presença de mais de 3 mil "campuseiros". Em 2009, quase 4 mil já se inscreveram para o evento.


Por: Marcelo Araújo - Agência Sebrae de Notícias

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog