23 de janeiro de 2009

Conheça o avaliador de acessibilidade Da Silva

A ferramenta ASES - Avaliador e Simulador de Acessibilidade de sítios permite avaliar, simular e corrigir a acessibilidade de páginas, sítios e portais, sendo de grande valia para os desenvolvedores e publicadores de conteúdo. O principal objetivo da disponibilização do ASES é fornecer instrumentos que viabilizem a adoção da acessibilidade pelos órgãos do governo e, também, pela sociedade.

A solução é resultado da parceria entre o Departamento de Governo Eletrônico e a OSCIP Acessibilidade Brasil e tem sua distribuição livre garantida pelo uso da licença GPL, na versão 2.0 em português.

O Da Silva

O "Da Silva" é um avaliador. Um avaliador é um software que detecta um código HTML e faz uma análise do seu conteúdo, verificando se está ou não dentro de um conjunto de regras. No nosso caso, a análise é feita usando as regras de acessibilidade do WCAG e E-GOV.

A quem se destina o Da Silva?

O Da Silva é a ferramenta ideal para web-designers, web-masters e todas as pessoas que desenvolvem sites para a Internet e tenham a necessidade de torná-los acessíveis.
Com a disponibilização da solução a verificação da acessibilidade das páginas e portais na internet ficou mais fácil. De acordo com Corinto Meffe, coordenador do Portal, trata-se da 20ª solução livre disponibilizada para sociedade e a primeira liberada pelo Ministério do Planejamento.

Algumas funcionalidades:

- Avaliador de acessibilidade (e-MAG e WCAG);
- Avaliador de CSS;
- Avaliador de HTML (4.01 e XHTML);
- Simuladores de leitor de tela (tempo) e Baixa visão (daltonismo, miopia, catarata);
- Ferramenta para selecionar o DocType, conteúdo alternativo, associador de rótulos, links redundantes, corretor de eventos e preenchimento de formulários.

Os participantes do Portal SPB podem entrar diretamente no endereço: http://www.softwarepublico.gov.br/ver-comunidade?community_id=8265263

Fonte: Portal SPB
Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

  1. para mim gravar um DVD, baixar um video ou mesmo usar um antivirus é uma briga e nao consigo...acho cabeludo isso ai mas para quem é do ramo deve ter uma baita valor. abraço.

    ResponderExcluir
  2. Também tenho pouco conhecimento nesta área. Mas acho que são importante para nós que temos sites pois elas avaliam nossos erros e dão dicas para melhorar. O negócio é ler bastante sobre o assunto e consultar os amigos que conhecem melhor para aprender.
    Abraços

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog