21 de janeiro de 2009

Gênio americano reconheceu feito de brasileiro

"Um dia o homem há de voar" - profetizou Júlio Verne. Essas palavras gravaram-se como fogo no espírito inflamável do garoto Alberto Santos Dumont, filho de um riquíssimo fazendeiro de Ribeirão Preto, no estado de São Paulo. Desde criança, Alberto era apaixonado por máquinas, motores, inventores e engenhocas. Ainda adolescente, seu pai enviou-o à França, para que lá estudasse. Com apoio paterno enveredou pelas pesquisas aeronáuticas e em 1898, aos 25 anos, sobreavoava Paris num balão esférico.


Mas seu espírito não sossegava, mordido pela vontade de dirigir o balão por onde quisesse, sem depender dos ventos. Experimentou um antigo projeto que combinava um balão com um motor a gasolina. E, em setembro de 1898, o Santos Dumont nº 1, provido de hélice e leme, passeava pelos céus de Paris. Ainda nesta cidade veio a grande consagração, com a conquista do Premio Deutsch de la Meurthe, que pagaria 125.000 francos ao primeiro que, partindo de St. Cloud, circunavegasse a torre Eiffel e voltasse ao ponto de partida num prazo de meia hora.


A bordo do Santos Dumont nº6, o inventor brasileiro finalmente realizou a façanha a 19 de outubro de 1901. A repercussão internacional foi extraordinária. Entre a montanha de congratulações, um telegrama o comoveu em especial: " A Santos Dumont, o pioneiro dos ares, homenagem de Thomas Edison". Era cumprimentado justamente por quem considerava o maior gênio de todos os tempos.


Fonte de pesquisa: Coleção Nosso Século, Abril Cultural 1980

Blog Widget by LinkWithin

8 comentários:

  1. que baita biografia tem o santos dumont/desde sua suposta homosexualidade até seus feitos/ uma bela miniserie/ ser elogiado por edison deve ter valido todo o esforço.

    ResponderExcluir
  2. A invenção do avião nem deveria ser polêmica. Afinal de contas, um avião é um objeto feito pelo homem ,mais pesado que o ar, e que pode decolar e manter-s em voo por seus próprios meios.

    O pseudo avião dos irmãos americanos jamais decolou. Ele teve que ser catapultado para que alçasse voo.

    É que os americanos defendem os seus mais do que nós.

    ResponderExcluir
  3. Santos Dumont, ou simplesmente o pai da aviação. Sem dúvida nenhuma dos maiores brasileiros que já existiu. Para quem não conhece, sugiro uma visita aa Casa de Santos Dumont, em Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro. A casa é muito interessante e logo de cara você já conhece uma das superstições de Dumont: não pode subir a escada começando pelo pé esquerdo. Vistem vale a pena.

    ResponderExcluir
  4. Todos os feitos de Santos Dumont estão registrados e isso é prova suficiente de seu pionerismo.

    ResponderExcluir
  5. Bairrismos à parte, temos que considerar que o homem não era fácil.

    ResponderExcluir
  6. Luiz, muito especial o registro sobre o Pai da Aviação. Não sabia deste telegrama de Thomas Edson - o "Gênio da Lâmpada" à Santos Dumont.
    Abraço, Edu

    ResponderExcluir
  7. E não podemos esquecer que ele também inventou o primeiro relógio de pulso e que inclusive presenteou a rainha da Inglaterra com um relógio de pulso.
    Os americanos não conseguiram nem inventar um nome pro país deles, até hoje não tem nome "Estado Unidos da América" isso não é nome. O nossso país também é formado por Estados Unidos da America do Sul que juntos formam o nosso Brasil!

    ResponderExcluir
  8. Irmãos Right o caralho!!

    Dumont, o pai da Aviação!!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog