22 de janeiro de 2009

Uma questão de postura

Depois de horas de pé ou sentado em frente ao computador, a coluna reclama. O problema é mais comum entre mulheres que usam salto muito alto e pessoas que carregam peso sem preparar os músculos, mas é também uma questão de postura. "O ideal ao sentar, por exemplo, é apoiar a sola dos pés no chão e as costas na cadeira, para não deixar a coluna torta", diz Luciana de Oliveira Goncalves, fisioterapeuta e professora da Univali.

Por isso aproveitando tudo o que nos predispomos a mudar em 2009, é importante observar: coluna doendo às vezes pode ser sinal de uma complicação maior. “Nós não podemos pensar que dor é normal”, afirma a fisioterapeuta. “Dor é sinal de que alguma coisa diferente está acontecendo no organismo, então nós precisamos tomar isso como um alerta. Não podemos negligenciar a queixa”, aponta Luciana.

Ela afirma que cuidar da postura é essencial para prevenir complicações musculares. Segundo Luciana, do ponto de vista biomecânico, a postura sentada é a mais prejudicial: “O trabalho sentado é atualmente causador de aproximadamente 80% dos casos de lombalgias e não existe cadeira ergonômica se você não souber utilizá-la corretamente. Existe relação direta entre dores de cabeça, inchaço nas pernas e até prisão de ventre em função do tempo prolongado na postura sentada”, diz a professora.

Se mudar a forma de fazer as coisas for praticamente impossível, algumas práticas podem ajudar a deixar o corpo menos suscetível a dores:

  • É importante conhecer os recursos de ajustes de sua cadeira de trabalho. A altura certa é aquela em que a sola dos pés está bem apoiada ao chão, os joelhos estão a 90º ou em discreta extensão. O ajuste do apoio lombar deve ficar na altura que melhor proporcionar conforto evitando que o apoio fique em apenas uma região da coluna;

  • Quando estiver digitando ou lendo na tela do computador, o ajuste da cadeira deve estar de forma que o ângulo entre as coxas e o tronco fique entre 100º/110º. Procure por um apoio caso os seus pés não fiquem firmes no chão. Utilize a cadeira giratória e com rodízios se tiver que realizar deslocamentos ou rotações de tronco;

  • A distância dos olhos ao monitor deve ser de, no mínimo, 50 centímetros. A altura dele deve ser aquela em que não seja necessário mais do 5º de extensão e 30º de flexão da coluna cervical a partir da linha horizontal;

  • Posicione o mouse junto ao teclado e procure colocar todos os objetos de uso constante (telefone, calculadora e outros) o mais próximo possível do seu tronco evitando assim torções e inclinações desnecessárias.
Além disso, evite colocar objetos ou documentos pesados em gavetas que estejam próximas ao piso. Nelas devem ficar os objetos e documentos menos utilizados. Também é importante, no trabalho constante frente ao computador, que se faça uma pausa de dez minutos a cada, no máximo, uma hora e meia de trabalho. E lembre-se, não vale conferir e-mail durante essa pausa.
Por: Wagner Mezoni Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da Univali
Blog Widget by LinkWithin

4 comentários:

  1. Eu tento sempre seguir essas dicas, mas confesso que após horas no computador me descuido. E depois de 15 anos de profissão vira e mexe meu ciático resolve me perturbar. E a dor é grande! hehe

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá Luiz, essas dicas são muito importantes. O problema é que muitas vezes a gente só começa a seguí-las quando já estamos com problemas sérios na coluna. Devemos nos antecipar a esses problemas para que podemos viver melhor.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Pessoal achei uma barganha!!



    Eu estava procurando cadeiras ergonomicas e acabei achando o site www.idepot.com.br, são vendedores da flexform, Uma exelente marca tanto quando ou melhor que a giroflex ou alberflex, melhor que a aeron, que é importada e neste site custam super barato, se vc pedir orçamento eles dão super descontos além do preço do site que já estão baixos até 40% de desconto. Comprei uma cadeira bacana com todas regulagens por R$250,00 com frete gratis e em 4x sem juros.

    Eu acho que foi um bom negócio.

    A um ano uma similar de uma marca chamada Marelli móveis para escritório,ela quebrou em 6 meses,e a garantia não cobria.Na alberflex a garantia era de 12 meses, também não vou arriscar de novo. Né

    Ainda ganhei 5 anos de garantia pela Flexform!

    ResponderExcluir
  4. ótima dica tenho muita dor nas costa deve ser a coluna preciso mesmo me cuidar.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog