19 de janeiro de 2009

Caldo de cana é bastante energético

Além de ser uma delícia, a bebida extraída da moagem da cana-de-açúcar, conhecido como caldo de cana ou garapa, é um alimento bastante energético. Conserva todos os nutrientes e minerais como ferro, cálcio, potássio, sódio, fósforo e magnésio, além de vitaminas do complexo B e C.O caldo de cana é composto ainda por antioxidantes (ácidos fenólicos e flavonóides), o que ajuda a reduzir o risco de algumas enfermidades e está associada a ampliação do tempo de vida, pois diminui (ou impede) a ação dos radicais livres que causam o envelhecimento.

A principal fonte de energia para exercícios físicos de grau elevado é o glicogênio muscular (energia acumulada nas células musculares), que municia a atividade por cerca de uma hora. Quando bate o cansaço e o glicogênio acaba, o organismo começa a queimar massa muscular. Aí o atleta precisa interromper ou diminuir a intensidade dos treinamentos.

E é nesse momento que alguns especialistas recomendam a ingestão de caldo (aproximadamente 100 ml), já que em pouca quantidade, a bebida repõe por volta de 60% do glicogênio, além de outras vitaminas, minerais e nutrientes, que ajudam a hidratar e restabelecer o sistema imunológico. Também atribui-se ao caldo de cana a capacidade de repor rapidamente a energia devido aos seus açúcares (sacarose, glicose e frutose).

Mas fique atento(a)! Nada de exageros. Lembre-se que em excesso, os benefícios de qualquer alimento se transformam em complicações à saúde, seja por ganho de peso, surgimento ou agravamento de doenças. Um copo de 100 ml corresponde a 82 calorias.

Fonte: Dionisio Alexandrini Neto - Calorias Inteligentes
Blog Widget by LinkWithin

10 comentários:

  1. tche/eu era viciado nisso/tomava varios copos ao dia quando viajava - com um limaozinho pelo amor de deus...faz alguns anos que eu nao viajo mas tenho saudade pois em pelotas nao rola. vale a pena um caldo de cana bem gelado.

    ResponderExcluir
  2. Que sacanagem em Luiz! Esta muito calor aqui em São Paulo e você fala de caldo de cana. Não sabe a vontade que me deu de tomar um geladinho agora (rs.). Mas falando sério, caldo de cana é muito bom tanto para refrescar, quanto para a saúde. Sempre quando está quente e acho um lugar que vende eu tomo um. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Olha Luiz, não resisto um Caldo de cana bem geladinho, é ótimo. Ótima receita a sua, valeu.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Aqui no sul é muito difícil encontrarmos esse produto, pelo menos na forma feito na hora que deve ser a melhor maneira de se consumir.

    ResponderExcluir
  5. SOU GARAPEIRO EM PARANAÍBA MS ,ADORO GARAPA E PRINC COM SABOR MAIS AINDA TENHO POUCOS SABORES E UMA DELICIA

    BARTULINO GARCIA MACHADO

    PARANAIBA MS 26 DE JANEIRO DE 2009

    ResponderExcluir
  6. Olá Bartulino, grato pela visita e pelo comentário. Quando for a Parnaíba já sei onde tomar uma boa garapa.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. caramba, so 100 ml rsrsrsrsrsr aqui a gente paga 1,00 e bebe ate estourar, eu bebo mais de 3 litros por dia.

    ResponderExcluir
  8. que bom saber que faz tanto bem assim,pois eu sou viciada em caldo de cana todo dia tomo um.

    ResponderExcluir
  9. SE TOMAR DEMAIS DÁ CAGANEIRA E A GENTE FICA CAGANDO MUITO PRETO, MAS E MUITO BOM.....

    ResponderExcluir
  10. Depois de uma corrida tomo um copo pequeno de caldo. Aqui em Cuiabá qualquer esquina tem. Ao invés de tomar maltodextrin tomo caldo. Tomo desde que me conheço por gente e sempre fui magro. Tem gente que fala que engorda. Mas isso depende muito da porção. Td em excesso é ruim.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog