20 de janeiro de 2009

Barack Obama é uma esperança para o meio ambiente ?

Barack Obama, que hoje assume o cargo mais importante do planeta, o de presidente dos Estados Unidos, gera imensas expectativas tanto no país quanto em todo o mundo. A crise financeira e o conflito no Orinte Médio devem ser prioridades nos primeiros dias de seu governo. A política ambiental não foi destaque durante a campanha eleitoral norte-americana, mesmo assim o mundo também anseia pelo posicionamento de Obama em relação a um compromisso norte-americano de preservação do meio ambiente e combate às mudanças climáticas.

Mesmo que os Estados Unidos estiveram representados em Poznan por integrantes do governo George W. Bush, na conferência climática organizada pelas Nações Unidas, Obama é visto por ambientalistas e por políticos europeus como esperança de que o governo da maior – e uma das mais poluentes – economia do planeta reveja suas posições sobre proteção climática.

Obama classificou a conferência de Poznan como vital para o planeta e disse que pretende conduzir os Estados Unidos de volta à liderança no combate às mudanças climáticas. "Após oito anos de bloqueio, atraso e recusa, os Estados Unidos vão se unir à comunidade internacional para enfrentar os desafios globais", afirmou Kerry, que representa Obama no encontro.

O mundo anseia pelo posicionamento de Obama em relação a um compromisso norte-americano de preservação do meio ambiente e combate às mudanças climáticas. A crise econômica, no entanto, certamente será a prioridade zero do novo governo. Em abril, uma nova cúpula de países do G20 será realizada em Londres, e deve estabelecer novas regras para o sistema de finanças internacional, e terá uma dose extra de expectativas com o advento da presença de Barack Obama.
Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

  1. O posicionamento de Obama nessa questão é de extrema importância. Saberemos o que esperar do novo presidente norte-americano.

    Abração

    ResponderExcluir
  2. Acredito que Obama não terá o meio ambiente como prioridade. Mas acho que não teremos grandes mudança. Os interesses falam mais alto do que o bem-estar do planeta.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog