14 de outubro de 2009

Jogos de Cartas: El Gato

De origem espanhola, o El Gato combina a dinâmica dos jogos de vaza com o acaso dos jogos baseados exclusivamente na sorte.

Como em qualquer jogo do mesmo tipo a vaza é formada por uma carta de cada um dos jogadores. A originalidade do El Gato está no fato de que os jogadores não podem escolher que carta jogar; eles são obrigados a jogar as cartas na mesma ordem em que foram recebidas.

O El Gato é jogado com o Baralho Espanhol, do qual se retiram os Reis e Cavaleiros dos quatro naipes. Portanto, joga-se com 40 cartas, e podem participar de dois a dez jogadores, desde que o seu número permita a exata divisão das 40 cartas. Após embaralhar, o carteador distribui todas as cartas, uma de cada vez, começando pelo primeiro jogador à sua esquerda. As cartas de cada jogador são colocadas na mesa, com face para baixo e a ordem em que foram recebidas não pode ser alterada.

O primeiro jogador à esquerda do carteador, inicia o jogo, descartando na mesa a primeira carta do seu monte, sendo seguido pelos demais jogadores. Depois que todos descartarem uma carta, a vaza será recolhida pelo jogador que descartou a carta de maior valor, sendo que os naipes têm valor igual. O vencedor da vaza recolhe as cartas sem alterar a ordem, colocando-as embaixo de seu monte.

O objetivo do jogo é ficar sem nenhuma carta na mão, e o perdedor será aquele que ficar com todas as cartas. Como a ordem das cartas recebidas e ganhas na vaza não pode ser alterada, o El Gato é um jogo de cartas que depende exclusivamente da sorte.

Quando duas cartas de valor igual são jogadas na mesma vaza, ocorre a guerra. Se estiverem jogando apenas dois jogadores, eles deixam momentaneamente de lado as cartas empatadas, e iniciam uma nova vaza, sendo que o vencedor é obrigado a recolher as cartas das duas vazas. Quando o empate envolve mais de dois jogadores, ele é decidido por meio de uma vaza jogada apenas entre estes jogadores e o vencedor ficará com todas as cartas.

Se um jogador envolver-se em uma guerra ao jogar sua última carta, para participar do desempate ele deverá receber, fechada, a primeira carta do monte de seu adversário. Essa carta é que será jogada na vaza de desempate.

Fonte de pesquisa: Todos os Jogos, Editora Abril, 1978.

Leia também:

Jogos de Cartas: Copas Básico

Jogos de Cartas: Mate

Jogos de Cartas: Gin Rummy

Jogos de Cartas: Go bum é um jogo fácil e divertido

Jogos de Cartas: Brisca

Jogos de Cartas: A Sueca

Jogos de Cartas: Conheça o Whist

Jogos de Cartas: Cálculo - Conheça as regras da mais difícil das paciências

Jogos de Cartas: Conheça o Tute

Jogos de Cartas: O baralho espanhol

Jogos de Cartas: Saiba como nasceu a paciência

Blog Widget by LinkWithin

Um comentário:

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog