22 de janeiro de 2009

Assistência humanitária na Faixa de Gaza não é trabalho fácil

Depois de ter tido sua clínica destruída na Faixa de Gaza por um ataque israelense no dia 9 de janeiro, a Cáritas Internacional voltou a intervir na região de Jerusalém na prestação de serviços humanitários. Ao retomar os trabalhos, a entidade forneceu as primeiras estimativas da destruição em Gaza.

“Pelo menos 1/6 dos edifícios da cidade foram destruídos pelos bombardeios israelenses, incluindo habitações privadas, escolas e centros de saúde, como no caso da clínica da Cáritas em Al Maghazi, destruída por um ataque aéreo”, diz os dados.

A Cáritas constatou também que de cinco moradores, quatro necessitam urgentemente de algum tipo de assistência humanitária, em Gaza. Além das necessidades materiais, acrescenta-se o impacto psicológico que a ação militar causou a milhares de famílias que perderam seus parentes.

Assistência médica e o fornecimento de produtos de primeira necessidade a quatro mil famílias são as primeiras ações da instituição depois do cessar-fogo. Cerca de 25 mil pessoas estão sendo beneficiadas com a ajuda e o trabalho está sendo mantido como prioritário pela Cáritas Jerusalém.

Segundo o porta-voz da Organização das Nações Unidas (ONU) , Christopher Gunness, as ajudas estão sendo entregues com rapidez, mas a emergência é tão grave que é impossível dar respostas imediatas.

Fonte: CNBB
Blog Widget by LinkWithin

3 comentários:

  1. A reconstrução na Faixa de Gaza será difícil e vai demorar. Toda a ajuda internacional deve ser bem-vinda a região. Agora que Bush se foi, Israel não vai a atacar a região. Pelo menos até o resultado das eleições israelenses em fevereiro.

    ResponderExcluir
  2. Luiz
    Durante vários dias estive acompnahndo seu blog, e quero parabeniza-lo pelo excelente trabalho. Desde su última postagem especialmente sobre a Faixa de Gaza - nas ações comunitárias que temos que destacar e reprovar todo esse processo existente nesse conflito, Ideologio Poitico. Sucesso em seu nobre trabalho.
    Adalberto Day cientista social e pesquisador.

    ResponderExcluir
  3. Adalberto
    Muito obrigado pelo comentário e pela visita. Também tenho acompanhado seu Blog, estou inscrito nele, e é muito interessante. Aproveito também para cumprimenta-lo.
    Grande abraço

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog